Redes Sociais

O que é Threads? Saiba mais sobre usar a principal concorrente do Twitter

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Threads é a nova plataforma do ecossistema Meta, que se baseia no modelo de interação por meio de textos curtos e promete ser a rival número 1 do Twitter.

A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, surpreendeu o mercado ao anunciar o lançamento de uma nova rede social que promete concorrer diretamente com o Twitter. 

Chamada de Threads, a plataforma está disponível para Iphone e Androide, e já conta com uma base, impressionante, de mais de 30 milhões de usuários. 

A nova rede apresenta um modelo de interação baseado em textos curtos e conversas públicas. 

O termo “threads” tornou-se popular no Twitter, sendo usado para descrever uma série de comentários conectados por um fio e que abordam um mesmo tema. 

As semelhanças entre as duas redes já são evidentes desde o nome da plataforma, que revela claramente a intenção de Zuckerberg.

O que é e como funciona o Threads? 

Threads é a nova rede social da Meta, que tem o objetivo de permitir que os usuários compartilhem textos curtos e alimentem conversas públicas, com um modelo bem semelhante ao já existente Twitter. 

A diferença entre o Twitter e o Threads é que a nova plataforma está integrada com o ecossistema da Meta, permitindo sincronizar os dados do Instagram com a nova rede, ou seja, crie uma conta com apenas alguns cliques, acessando com o mesmo login e senha, além de utilizar o @, a bio e até mesmo seguindo as mesmas contas do Instagram.  

Para quem tem ambas as contas conectadas, o número de inscrição no novo aplicativo será exibido na bio do Instagram, permitindo que os seguidores cliquem e sejam direcionados para a nova rede social. 

Com isso o Threads sai na frente, contando com a facilidade da criação da conta e com a integração entre as plataformas. 

No Threads, os usuários têm a possibilidade de:

  • Fazer publicações com textos de até 500 caracteres;
  • Compartilhar fotos;
  • Publicar vídeos com duração de até 5 minutos.

Como baixar e usar o Threads

A plataforma é bem simples, inspirada no Twitter, o novo site também é voltado para o compartilhamento de textos curtos, links e imagens. 

Para começar você precisa baixar o aplicativo em seu celular, para isso siga os passos abaixo:

  1. Faça o download do aplicativo “Threads” no Google Play Store ou na App Store.
  2. Para iniciar, localize o ícone do aplicativo e toque nele.
  3. Em seguida, procure pelo botão “instalar” e clique. 
  4. Depois que o download for concluído, clique em “abrir” para iniciar o aplicativo.

Agora que você já tem o aplicativo instalado, basta seguir os passos a seguir para começar a usar o Threads: 

  1. Localize o aplicativo em seu celular e toque no ícone para iniciar. 
  2. O login é simplificado, caso você já tenha uma conta no Instagram, basta acessar a nova rede usando o mesmo login e senha. 
  3. Logo nas primeiras telas após o primeiro acesso, haverá a possibilidade de usar a mesma biografia, o @ e a foto de perfil do Instagram.
  4. Em apenas 1 clique o Threads te permite seguir todas as mesmas contas que você já segue no Instagram. 
  5. Opte por um perfil privado ou público. 
  6. Para publicar na plataforma, clique no ícone que representa um papel e uma caneta, posicionado no menu inferior e após escrever o seu texto e/ou anexar fotos e vídeos, aperte para “Publicar”. 

Se você deseja utilizar o Threads no seu computador, siga estas instruções:

  1. Acesse o site Threads.net.

Feito isso, é só navegar no feed e visualizar as novas publicações dos usuários em tempo real.

O Threads já existia antes? 

Se você acompanha os lançamentos da Meta, deve se lembrar que o “Threads” já foi utilizado anteriormente para outro aplicativo da empresa. 

Durante o período de 2019 a 2021, o Instagram Threads servia como um complemento da rede social, permitindo o envio de mensagens e o compartilhamento de status com amigos próximos, sendo considerado uma espécie de “Snapchat do Instagram”.

No entanto, o aplicativo não obteve o sucesso esperado e seus recursos acabaram sendo incorporados ao próprio Instagram, enquanto o Messenger assumiu o papel principal como plataforma de mensagens.

Agora, a nova versão do Threads está disponível para ser explorada. Para conhecê-la, acesse o endereço threads.net ou faça o download do aplicativo para dispositivos Android e iOS. 

O Threads pode ser uma ameaça para o Twitter?

Nos últimos tempos, o Twitter passou por uma mudança de foco, deixando de priorizar a satisfação dos usuários para se concentrar mais nos ganhos financeiros da plataforma.

Após a aquisição por Elon Musk, em uma transação de 44 bilhões de dólares, a empresa relaxou sua política de moderação de conteúdo e realizou uma série de demissões, o que não foi bem recebido pelo público.

A verificação de contas, anteriormente gratuita, agora é obtida por meio de assinatura desde abril de 2023. Além disso, recentemente Musk anunciou um limite de visualizações no aplicativo, beneficiando apenas aqueles que comprarem o selo azul.

Apesar de ter voltado atrás em sua decisão de limites de visualizações para usuários não pagantes, essa sequência de erros foi o suficiente para desmotivar os usuários do Twitter. Levando muitos a abandonarem a plataforma do passarinho azul. 

O Threads, nova rede social do Mark Zuckerberg, vem ganhando espaço e já conta com uma base de mais de 30 milhões de usuários.

O lançamento dessa nova rede social foi certeiro e no momento mais crítico do Twitter potencializando o interesse dos internautas para testar e quem sabe migrar de vez de plataforma. 

Especialistas e analistas do setor afirmam que o Threads, o novo aplicativo da Meta, possui potencial para se tornar uma grande ameaça ao Twitter de Elon Musk. 

Isso se deve à facilidade de acesso a bilhões de usuários do Instagram, uma interface semelhante à do concorrente e o poder publicitário da gigante das redes sociais.

É possível excluir o Threads sem apagar o Instagram? 

A resposta a essa pergunta é curta e simples: Não é possível, se você deseja excluir permanentemente sua conta no Threads, será necessário excluir sua conta no Instagram, pois os acessos estão vinculados.

No entanto, para aqueles que não desejam tomar uma medida tão radical, é possível desativar a conta no Threads e continuar com a conta do Instagram.

Para fazer isso, siga as instruções: 

  1. Basta acessar sua conta no Threads e tocar no menu superior direito com dois traços.
  2. Em seguida, vá em Configurações > Conta > Desativar Perfil.

Ao tentar realizar essa operação, o aplicativo do Threads informa que a desativação do perfil é temporária. 

Seu perfil, threads, respostas e curtidas ficarão ocultos até que você faça login novamente na conta. 

Portanto, quando você desativar, na verdade, se torna invisível por um tempo. Suas interações e as publicações ficam ocultas até que você reative seu perfil. No entanto, sua conta não é excluída de fato.

Ao integrar o Instagram ao Threads, a Meta busca estabelecer uma conexão máxima entre os usuários, evitando que optem por utilizar apenas um dos serviços e não os dois. Essa estratégia promove a necessidade de utilizar ambas as plataformas simultaneamente.

A relação estreita entre as redes sociais contribui para explicar a rápida adesão ao Threads. 

Vale ressaltar que o Instagram alcançou a impressionante marca de 2 bilhões de usuários ativos globalmente no ano passado, o que significa que a base é imensa e as chances de grande parte deles migrar é alta. 

5 curiosidades sobre o Threads 

Como tudo que é novo, são muitas as dúvidas sobre o Threads, pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre a nova plataforma do Meta. 

Sem o Instagram sem o Threads  

Não é possível ter uma conta no Threads sem abrir uma conta no Instagram, isso significa que as contas são vinculadas e não é possível entrar para a nova rede sem participar da principal plataforma da Meta: O Instagram. Ter uma conta no Facebook, por exemplo, não é o suficiente.

A nova rede social de escrita vai funcionar como um braço direito do Instagram, que atualmente é mais focada em fotos e vídeos curtos. 

Recursos importantes não estão disponíveis

O Thread acabou de chegar e por isso, muitos recursos ainda estão faltando na nova rede social, o que mais vem sendo pedido pelo público é o feed cronológico e focado em quem você realmente segue, no momento o usuário vê conteúdos sobre tudo e sobre todos, sem muito critério. 

Outra funcionalidade pedida pelos usuários é a de # e de ranking com os assuntos mais falados do momento na rede, o que ainda não está disponível.

Apesar das faltas, os internautas estão confiantes na melhora da plataforma, já que Zuckerberg é experimente quando o assunto é rede social. 

Não é possível apagar a conta sem dar adeus ao Instagram

Como já falamos anteriormente, para apagar definitivamente o Threads é preciso abrir mão da conta do Instagram, já que as contas estão vinculadas e funcionam simultaneamente com os mesmos dados. 

Entretanto, é possível desativar a conta temporariamente, ocultando os posts e interações até que a conta seja reativada. 

Versão web não é completa

A versão web do Threads funciona apenas para leitura, o objetivo principal da plataforma é ser acessada pelo app no celular e por isso a versão web tem limitações. 

No website oficial da plataforma (threads.net), é possível encontrar o nome da rede e um código QR para o download do aplicativo. 

No entanto, se você possui um link direto para uma postagem ou perfil específico, como threads.net/@bagy.com.br , é possível visualizar o conteúdo, comentários e perfis das pessoas sem a necessidade de fazer login.

O compartilhamento de dados é extenso

Ao entrar no Threads você autoriza o compartilhamento de vários dados pessoais com a plataforma. Como, por exemplo: 

  • Informações confidenciais;
  • Diagnóstico;
  • Compras;
  • Localização;
  • Contatos;
  • Histórico de Buscas;
  • Identificadores;
  • Histórico de navegação;
  • Conteúdo do usuário;
  • Informações de uso;
  • Dados sobre saúde e condicionamento físico;
  • Informações financeiras;
  • Informações de contato.

No entanto, é importante ressaltar que as práticas de privacidade podem variar conforme os recursos utilizados por cada usuário nos aplicativos. 

Por exemplo, caso você não utilize a função de localização no Threads, essa informação não será compartilhada com a rede social, conforme destacado pela App Store.

Crie seu site com a Bagy com 1 Real! 

Se você tem ou pretende ter uma loja online e o seu perfil do Threads não possui um link para o site da sua loja, você está perdendo oportunidades de vendas.

Atualmente, a abordagem de chamar os clientes no WhatsApp ou Direct para finalizar uma compra já não é mais eficaz. A autonomia é a chave. E é aí que o link na bio faz toda a diferença. Com apenas um clique, o cliente pode comprar e receber o produto sem estresse ou longas conversas.

A Bagy pode auxiliá-lo na criação do site completo e altamente personalizável que você sempre sonhou. Com uma variedade de funcionalidades e integrações com aplicativos, você estará no caminho certo para impulsionar o seu sucesso.

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.