O modelo SaaS é uma tecnologia que pode ser traduzida para “Software como um Serviço”. Ele permite que as empresas usem programas em servidores externos, sem precisar instalar eles nos computadores. Essa inovação traz vantagens como economia de custos, maior segurança no compartilhamento de dados e melhor custo-benefício.
Você sabe o que é SaaS? Embora a sigla pareça estranha, esse serviço está presente em muitas empresas e empreendimentos.
Isso porque ele apresenta uma série de benefícios que tornam a rotina do gestor e dos colaboradores mais fácil e dinâmica.
Afinal, com o avanço da tecnologia no setor corporativo, foi possível que as organizações parassem de desperdiçar recursos em grandes espaços para data center, ou continuassem presas a modelos lentos de troca de dados.
Com as ferramentas digitais, surge uma nova possibilidade de atuação, mais prática e acessível. E ela não apenas influencia nas atividades da empresa, como também ajuda na tomada de decisões e na elaboração do planejamento estratégico de todo o negócio.
Em outras palavras, vale a pena entender o que é SaaS e investir nessa tecnologia para a sua loja.
Conheça mais sobre esse modelo de serviço, como ele funciona e quais as vantagens você poderá aproveitar.
O que é SaaS?
SaaS é a sigla em inglês para “Software as a Service”, que pode ser traduzido como “software como um serviço”. Trata-se de ferramentas ou aplicativos que funcionam na nuvem, e permite que os usuários realizem funções pela internet.
Uma empresa possui diversos tipos de plataformas, programas de computador e componentes que tornam suas atividades possíveis.
Afinal, é preciso não apenas transferir dados entre os setores, mas também ter uma comunicação fluida.
Para isso, se usavam softwares que eram instalados em cada uma das máquinas, ou soluções próprias da empresa.
No entanto, com o SaaS, o negócio não precisa mais ter os programas, podendo fazer assinaturas e pagar para ter esses serviços online.
De acordo com uma pesquisa da DevSquad, a projeção de crescimento desse modelo para 2022 é de 44%.
Hoje, 94% dos profissionais já utilizam algum tipo de solução na nuvem, e grande parte das empresas do mundo todo já está se atualizando.
Assim, é possível entender o SaaS como uma tendência de mercado que está ganhando cada vez mais popularidade.
Como surgiu o modelo Software as a service?
O modelo SaaS ganhou força no final da década de 1990, com a popularização da internet e a hospedagem de softwares na rede.
No início, a criação dos computadores determinava que os programas deviam ser instalados apenas no seu mainframe, porque não existia outra possibilidade.
Assim, todos os programas necessários precisavam estar na rede local, administrados pela equipe de Tecnologia da Informação (TI).
Em 1990, os primeiros provedores começaram a ser disponibilizados para os clientes pela Internet.
No entanto, existiam algumas limitações, pois cada cliente precisava da sua própria versão do software, o que significava instalar uma versão no computador dos usuários. Embora o serviço se comunicasse com a internet, ainda era lento e pouco eficiente.
Contudo, o início dos anos 2000 trouxe as primeiras versões do SaaS que conhecemos atualmente.
Com ela, não era preciso instalar nenhum tipo de programa, pois todos os serviços estavam na Nuvem. Bastava ter conexão para utilizá-los em qualquer dispositivo.
Esse modelo se consolidou, tornando-se um dos mais populares no mercado, e facilitando a rotina de diversas empresas.
Afinal, como funciona esse serviço?
O SaaS é um serviço que funciona pela internet, armazenado em um servidor externo conhecido como Nuvem.
Qualquer pessoa pode acessar essa rede se for autorizada, e utilizar as ferramentas que estão dentro desse local.
Dessa forma, em vez da empresa instalar o programa em seu computador, para usar apenas naquela máquina ou em um servidor interno, a companhia passa a usar as funções na internet.
O acesso é liberado por meio de uma assinatura, que permite operar as plataformas na rede, ou fazer o download em qualquer dispositivo, sem restrições de máquina.
Além disso, a comunicação da empresa também passa a ser integrada, e o compartilhamento de dados se torna mais simples, pois também é feito no servidor externo.
Um exemplo conhecido de SaaS, por exemplo, são os programas de armazenamento na Nuvem, que permitem guardar documentos dentro da plataforma, em vez de usar um servidor local.
Assim, todos os colaboradores com a senha podem visualizar ou editar os arquivos pela internet, de modo mais simples.
Empresas SaaS: entenda o modelo e seus diferenciais
As empresas SaaS são organizações que oferecem softwares ou soluções tecnológicas por meio da internet para outros negócios.
Dessa forma, elas desenvolvem os programas para atender a certas demandas, e administram o uso por meio de assinaturas.
O principal diferencial das empresas SaaS é a praticidade de acesso que elas oferecem, facilitando a rotina de atividades da organização que contrata a ferramenta.
Além disso, oferecem suporte e manutenção para os clientes, que não precisam mais se preocupar com esse gerenciamento, uma vez que ele é responsabilidade da operadora.
Ainda, todas as atualizações dos software também são feitas automaticamente, sem que seja preciso instalar novamente a plataforma.
Empreendimentos que contratam uma empresa SaaS podem ficar mais despreocupados no dia a dia, focando apenas nas atividades que precisam realizar com os softwares, sem cuidar da sua gestão ou administração.
Quais são as vantagens em trabalhar com SaaS?
Lojas e empresas que trabalham com o SaaS podem aproveitar uma série de vantagens nas suas rotinas. Veja algumas das principais que se destacam:
Menor custo-benefício para utilização
A manutenção de servidores internos ou data centers completos exige recursos e orçamento, além de ter colaboradores especializados para monitorar esses equipamentos.
Enquanto isso, o SaaS apresenta um custo-benefício maior, sendo mais acessível, com mais funcionalidades disponíveis, por um valor reduzido.
Afinal, a empresa precisa apenas de uma assinatura para poder acessar a solução quando quiser, no dispositivo que precisar.
Inclusive, diversas operadoras disponibilizam pacotes promocionais para os empreendimentos, o que torna o valor ainda menor.
Redução de infraestrutura e manutenções
Ao contratar uma solução em software externa, a empresa deixa de se preocupar com manutenções na sua infraestrutura.
Não é mais necessário realizar a gestão de servidores internos, ou cuidar da instalação dos programas em cada um dos computadores.
Essas e outras responsabilidades passam a ser da companhia que oferece o SaaS, trazendo mais praticidade para o gestor e sua equipe.
Além disso, é possível reduzir a estrutura que acomoda os data centers, direcionando esse espaço para outro setor ou mesmo economizando com a sua eliminação total.
Segurança de dados
Muitas vezes, o uso de servidores internos pode comprometer a segurança dos arquivos, o que não acontece com o SaaS.
Esses dispositivos são desenvolvidos utilizando tecnologias criptografadas, que garantem a proteção dos dados que estão sendo compartilhados.
Além disso, apenas colaboradores autorizados podem acessar as informações, reduzindo as chances de roubos ou invasões no servidor.
Possibilidade de acesso em qualquer lugar
Ao contrário dos softwares que precisam ser instalados individualmente em cada máquina, o SaaS permite o acesso em qualquer lugar e dispositivo.
Isso porque a empresa precisa apenas de conexão com a internet para ser capaz de acessar o espaço na rede e os documentos que estão na Nuvem.
Utilizando os dados de login, é possível verificar e alterar documentos em qualquer equipamento conectado, com a mesma segurança e sem a necessidade de instalar o programa novamente.
Atualizações de forma automática
Por fim, é importante reforçar que uma das vantagens do SaaS são as atualizações de forma automática.
Os upgrades que os programas precisam para acompanhar as demandas do mercado são de responsabilidade da operadora.
Dessa forma, a empresa não precisa se preocupar em desenvolver essas atualizações, pois a companhia que possui o software realiza todas as manutenções necessárias.
E uma vez que ele está localizado em servidores externos, todas as mudanças são atualizadas automaticamente, já disponíveis para que os empreendimentos possam continuar usando conforme sua necessidade.
Vale a pena usar o modelo SaaS?
Com a variedade de produtos e sistemas que existem no mercado, vale a pena considerar o modelo SaaS no seu negócio.
Essa ferramenta traz uma série de possibilidades para a companhia, que não precisa mais ter todos os softwares instalados localmente.
Além de economizar espaço e recursos com manutenções, também possibilita aproveitar atualizações automáticas e mais segurança na hora de realizar as atividades.
A diversidade de soluções disponíveis faz com que seja possível encontrar produtos que sejam vantajosos para o seu negócio, mesmo com nichos e rotinas diferentes.
Por isso, é interessante conhecer mais sobre o SaaS e como ele funciona, para implementar essa tecnologia na sua rotina e facilitar as suas operações.
Assim, seu negócio ficará mais moderno e pronto para vender na internet.