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E-commerce

Relacionamento com fornecedores: importância e dicas de como melhorar!

Por Marina Correa

6 meses atrás
Imgame ilustrativa para relacionamento com fornecedores

Um bom relacionamento com fornecedores melhora muito o desempenho do seu negócio. Com isso, você pode otimizar seus processos e oferecer uma melhor experiência de compra, com preços mais competitivos, produtos de qualidade e disponibilidade de estoque.

Muitas empresas focam no relacionamento com consumidores, como estratégia para atrair e fidelizar clientes, mas acabam esquecendo o outro lado: o relacionamento com fornecedores. 

Você pode achar que eles são apenas responsáveis por disponibilizar mercadorias, prestar serviços ou fazer entregas para a sua loja. No entanto, uma série de fatores, como a qualidade dos produtos e serviços e a capacidade de cumprimento de prazos, influenciam diretamente na performance do seu negócio e na experiência dos clientes.

Por isso, é importante aprofundar a relação com a sua lista de fornecedores, de maneira que eles dediquem mais atenção ao seu negócio. Agora, vamos entender melhor a importância do relacionamento com fornecedores e como estabelecer uma boa parceria com eles!

O que são fornecedores?

Fornecedores são pessoas físicas ou jurídicas que oferecem produtos ou serviços para uma empresa, com a qual estabelecem uma relação comercial a fim de atender suas demandas, de forma contínua ou pontual.

Para o Código de Defesa do Consumidor, “fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços”.

Como mostra a legislação brasileira, fornecedores podem ter diferentes estruturas e enquadramentos. Mas sua principal característica é oferecer algum tipo de produto ou serviço a outro negócio, de maneira que ele seja capaz de cumprir suas atividades.

Um fornecedor de matéria-prima, por exemplo, é responsável por fornecer um insumo fundamental para uma indústria. Se houver atrasos, problemas de entrega ou qualquer descumprimento de acordos, os resultados da indústria são afetados.

Por isso, é fundamental que toda relação comercial com fornecedores seja estabelecida cumprindo critérios e padrões de qualidade.

Por que manter um bom relacionamento com fornecedores?

Embora o relacionamento com fornecedores fique de lado em muitas empresas, é importante dar atenção a isso. Você pode perceber muitas vantagens quando estabelece uma boa relação com eles. Vamos entender agora a importância do relacionamento com fornecedores:

Preços mais competitivos e margens para negociação

Quando você mantém uma boa relação com fornecedores, é possível obter preços mais competitivos e mais margens para negociação. 

Se você já tem uma relação saudável e duradoura com um fornecedor, por exemplo, é possível negociar valores devido à sua fidelidade. Afinal, o fornecedor também procura e valoriza bons parceiros de negócio, em quem possa confiar.

Segurança sobre prazos de entrega e qualidade dos produtos

Trabalhar com fornecedores confiáveis, com quem você mantenha uma boa relação, dá mais segurança na hora da venda. Você sabe que pode oferecer ao cliente um produto de qualidade, com disponibilidade no estoque e garantia de entrega no prazo. 

Isso ajuda a aprimorar os processos de vendas, sem atrasos e sem rupturas de estoque. Além disso, você ganha tranquilidade para vender, enquanto o seu cliente aproveita uma melhor experiência de compra.

Consolidação da cadeia de suprimentos

Mudar de fornecedor a todo momento traz grande insegurança para o seu negócio, já que você precisa de tempo para saber se pode confiar no seu parceiro. Na gestão de fornecedores, o ideal é consolidar parcerias de longo prazo, que mantenham a roda girando sem gerar maiores preocupações.

Por isso, estabelecer relações de confiança com fornecedores é importante para reduzir a rotatividade e consolidar sua rede de abastecimento.

Suporte contínuo do fornecedor

Problemas e imprevistos acontecem. E você deve saber se pode contar com seus parceiros quando precisar deles.

Um bom relacionamento com fornecedores permite que você tenha suporte deles quando tiver alguma necessidade, como fazer um pedido maior em um período de alta nas vendas. Ter flexibilidade para lidar com esses momentos é fundamental para uma boa relação.

Tipos de fornecedores: saiba com quais você pode trabalhar

Existem diferentes tipos de fornecedores para atender uma empresa. Vamos ver agora quais são as possibilidades e como podem atender às suas necessidades:

Monopolistas

Monopolistas são fornecedores que vendem produtos exclusivos, com pouca ou até nenhuma concorrência. Isso faz com que o fornecedor tenha maior poder de barganha e possa cobrar preços mais altos, já que o comprador não tem outras opções.

Quando você se relaciona com fornecedores monopolistas, é importante manter uma relação estreita com eles, para evitar desentendimentos que levem a uma subida de preços ou até a saída do fornecedor. Por outro lado, vale a pena manter uma pesquisa constante para encontrar outras opções de fornecedores.

Habituais

Os fornecedores habituais ou tradicionais são aqueles que fornecem produtos ou matérias-primas básicas, que atendem a vários tipos de empresas e têm vários clientes. Para esse tipo de fornecedor, a concorrência é grande, por isso os valores tendem a ser mais competitivos, com maior poder de barganha para o comprador.

Quando você lida com esse tipo de fornecedor, é importante ter várias opções de empresas para contatar e fazer tomadas de preço para identificar os mais vantajosos. Por outro lado, procure estabelecer parcerias duradouras em vez de ficar pipocando, pois isso cria uma relação de maior confiança e resulta em um melhor atendimento.

Especiais

Já os fornecedores especiais ou ocasionais atendem pedidos pontuais dos compradores. São demandas que surgem eventualmente para as empresas, como produtos vendidos em datas sazonais.

Geralmente, não são encontrados com os fornecedores habituais, por isso tendem a ter um preço mais alto. Mas também não costumam ser monopolistas, então você pode encontrar outras opções no mercado e negociar preços.

Como ter um bom relacionamento com fornecedores?

A seguir, vamos ver quais são os pilares de um bom relacionamento com fornecedores. Você vai ver que não é muito diferente de qualquer relação que você estabelece na sua vida para que ela seja sólida e duradoura. Confira:

Parceria

Entenda o relacionamento com fornecedores como uma relação de parceria. Parceiros se unem para alcançar objetivos em comum e se beneficiar mutuamente. Vocês não precisam ser melhores amigos, mas devem trabalhar com diálogo e flexibilidade. Estabeleça uma relação de proximidade, com profissionalismo, a fim de criar essa parceria.

Confiança

Confiança é fundamental para boas relações, tanto na vida pessoal quanto profissional. Você deve saber se pode contar com o fornecedor para atender suas demandas, cumprir prazos e entregar o que promete. A confiança se constrói com o tempo, mas transparece já nos primeiros contatos, com comprometimento e responsabilidade na parceria.

Transparência

Uma boa relação entre comprador e fornecedor também exige transparência. Você deve saber como a empresa funciona, seus padrões de entrega, bem como suas capacidades e limitações. Do outro lado, o fornecedor também deve saber como o seu negócio trabalha e como pode contar com você. Uma relação transparente tende a ser muito mais saudável.

Respeito

Respeito é imprescindível. Jamais perca a compostura no trabalho com os fornecedores, mesmo que tenham falhado em algum processo. Fale sempre com gentileza para receber o mesmo em troca. Dessa maneira, as relações tendem a durar mais, porque passam pelas dificuldades com mais maturidade.

Longo prazo

Foque em criar relações de longo prazo com os fornecedores. Isso evita que você tenha que ficar buscando novas opções a todo momento, além de favorecer preços e negociações. O mesmo vale para o fornecedor, que também se beneficia de relações duradouras, construídas com confiança, alinhadas em seus objetivos e responsabilidades.

Dicas de bom relacionamento com fornecedores: 6 estratégias para a sua loja

Agora, vamos ver algumas dicas práticas para aprimorar o relacionamento com fornecedores. Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para melhorar essa relação. Acompanhe as nossas dicas:

1. Faça uma boa pesquisa antes de contratar fornecedores

Estabelecer uma boa relação com os fornecedores começa por conhecê-los bem. Para isso, faça uma pesquisa na hora de encontrar parceiros para o seu negócio e se informe sobre seu histórico, reputação, estrutura e funcionamento. Veja os principais aspectos:

  • Histórico e reputação: informe-se sobre a maturidade e crescimento da empresa no mercado, principais clientes e as críticas e elogios que costumam receber.
  • Saúde financeira: saiba sobre a capacidade financeira dos fornecedores, se sabem administrar as finanças, se estão crescendo ou em declínio etc..
  • Capacidade de entrega: investigue sobre a capacidade de entrega, ritmo de produção, frequência de reposição e se possuem equipamentos e mão de obra suficientes.
  • Preços e condições: saiba sobre a precificação dos produtos, condições de pagamento e margens de negociação — mas cuidado para não focar apenas no que é mais barato!

2. Crie parcerias colaborativas

Para melhorar o relacionamento com fornecedores, foque em criar parcerias colaborativas. Entenda o fornecedor como um parceiro — juntos, vocês devem conquistar melhores resultados para os dois. Para isso, ambas as empresas devem colaborar na parceria.

Então, faça a sua parte e colabore com o seu fornecedor. Esteja disponível para ajudar os parceiros — por reciprocidade, eles também vão ajudar você quando tiver alguma necessidade.

3. Faça reuniões regulares de alinhamento

Para manter o relacionamento sempre em dia, faça reuniões regulares com os fornecedores. É importante reforçar as combinações, restabelecer os acordos conforme mudanças que ocorrerem, além de conversar francamente para resolver problemas ou desentendimentos.

Manter-se presente no dia a dia dos fornecedores ajuda a fortalecer a relação. Você mostra que está sempre ao lado dos seus parceiros e pode ser beneficiado com mais margem para negociação ou vantagens para compradores fiéis.

4. Crie uma rotina de feedbacks mútuos

É importante saber o que o seu parceiro está achando da relação com a sua empresa. Da mesma forma, o fornecedor também deve saber se a sua empresa está satisfeita com o serviço ou se há algo que pode melhor.

Por isso, estabeleça uma rotina de feedbacks no relacionamento com fornecedores. Para isso, é importante acompanhar os indicadores de desempenho dos fornecedores, de maneira que você tenha dados para conversar com seus parceiros. Você também pode apresentar métricas do seu negócio para apontar o que está funcionando e o que é possível melhorar.

Os feedbacks podem ocorrer nas reuniões regulares de alinhamento. Em alguns casos, pode ser interessante utilizar instrumentos de avaliação, como questionários ou formulários de preenchimento simples, que permitam documentar os feedbacks.

5. Utilize os canais de comunicação definidos

Parcerias com fornecedores podem envolver muita troca de informações e alinhamentos de acordos e combinações. Para isso, é importante ter canais de comunicação bem definidos com os parceiros, para evitar ruídos, mal-entendidos e incômodos.

Pode ser que você use um canal indevido para transmitir uma demanda, e essa informação se perca. Pode ser também que você mande uma mensagem fora de hora para falar com o fornecedor, mas ele prefira a comunicação por e-mail. Então, alinhe com o fornecedor as práticas de comunicação antes que isso gere problemas.

6. Estabeleça contratos bem definidos

Por mais que você tenha proximidade com os parceiros do seu negócio, não se esqueça de que são relações comerciais. Então, trate o relacionamento com fornecedores com profissionalismo.

Então, deixe a informalidade de lado e estabeleça um contrato com as diretrizes da relação entre as partes, os acordos estabelecidos, bem como direitos e responsabilidades. Dessa forma, o contrato traz mais clareza e segurança para a relação, que eventualmente pode passar por contratempos.

Por fim, entenda que o relacionamento com fornecedores é tão importante quanto as estratégias para estreitar as relações com os clientes.

Estabelecer uma parceria colaborativa com os fornecedores ajuda a melhorar seus processos, otimizar os seus custos e oferecer uma melhor experiência de compra. Além do mais, você pode administrar seu negócio com tranquilidade e segurança.

O fornecedor da plataforma de e-commerce também é fundamental para o sucesso do seu negócio na internet. Você precisa de um parceiro confiável, com uma estrutura robusta e maturidade no mercado, que ofereça a melhor experiência de compra para o cliente e de gestão da plataforma para o lojista.

Por isso, aproveite agora para conhecer a Bagy e todas as funcionalidades da nossa plataforma de e-commerce. Conte com a gente para começar a vender na internet de forma simples e rápida!

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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