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E-commerce

Provador virtual: o que é e como utilizá-lo para melhorar a experiência do cliente no e-commerce

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de provador virtual

O provador virtual é uma ferramenta presente nas lojas online que ajuda os clientes a escolherem o tamanho ideal na compra de roupas e sapatos.

Lojistas que trabalham com negócios virtuais precisam conhecer as estratégias para melhorar e potencializar a experiência dos clientes em seus comércios. 

Ao comprar produtos pela internet, o consumidor sempre vai buscar saber mais sobre o que está comprando. Por isso, algumas ferramentas e técnicas podem facilitar esse processo. 

O assunto fica ainda mais sério quando falamos sobre roupas e acessórios, que tem uma diversidade grande de cores, formas e tamanhos. Logo, o cliente tem mais opções e possibilidades. 

Ao organizar uma loja de roupas e variedades, o lojista percebe essa diversidade. Então, é interessante se aliar a tecnologias e ferramentas que expandem a conexão do cliente com as peças. 

Assim, os possíveis erros na numeração, cor, formato e afins podem ser reduzidos. Uma boa técnica para facilitar essa interação são os provadores virtuais. Entenda: 

O que é provador virtual?

O provador virtual, também conhecido como provador digital ou online, é uma ferramenta que utiliza recursos tecnológicos para facilitar a experiência e interação dos clientes com produtos. 

Por meio de inteligência artificial, o provador virtual viabiliza a interatividade dos clientes com a loja. Facilitando, assim, o processo de conhecer e adquirir seus itens. 

Com técnicas de realidade aumentada, câmeras, inteligência artificial, Light Detection And Ranging e medidas corporais, o provador virtual oferece uma experiência que une o físico e o virtual

Essa fusão tem nome, conhecida como phygital (fusão das palavras físico e digital, em inglês), e integra as funcionalidades do meio digital com a experiência física. 

Tudo isso conecta os clientes aos produtos e suas compras de maneira inovadora. Assim, a experiência de compra online dos consumidores se torna cada vez mais profunda e real

Buscando resolver problemas associados ao tamanho, formato e características das peças, o provador virtual facilita a recomendação dos produtos adequados e ajuda na decisão final do cliente. 

Como funciona o provador virtual?

O provador virtual funciona por meio de uma simulação do perfil do consumidor e sua relação com as informações sobre o produto vendido, por meio de aspectos característicos de ambos. 

Cruzando dados como peso, idade, sexo, medidas, e informações afins, o provador virtual oferece a resposta mais próxima do real para a dúvida do cliente sobre qual tamanho comprar. 

Algumas lojas orientam os clientes a tirarem suas próprias medidas, tornando o cálculo do tamanho ideal para a compra de seus produtos ainda mais adequado. 

Outras investem em mais tecnologia e interatividade para facilitar a vida do cliente, calculando o tamanho das peças ideais de acordo com as informações oferecidas pelos consumidores.

No geral, os objetivos e funcionamento do provador virtual são orientados pela melhora na experiência de compra do cliente e a aproximação desta com as compras em meio físico. 

Quais as tecnologias usadas no provador virtual?

O provador virtual pode ser implementado por meio de diversas tecnologias. Com elas, a sua loja oferece interatividade com os produtos aos clientes. Confira algumas possibilidades: 

  • Realidade Aumentada: a realidade aumentada permite que o cliente veja informações digitais no meio físico, simulando a presença de determinados itens por meio do uso da câmera do celular ou dispositivos afins. 
  • Inteligência Artificial: um dos principais recursos utilizados no meio de provadores virtuais, é a aplicação da inteligência de máquinas no processo de experimentar as roupas digitalmente.
  • Câmeras: as câmeras facilitam o processo de interação do cliente no provador virtual, aliadas aos recursos de realidade aumentada e inteligência artificial permitem que o cliente “se veja” usando o produto.  
  • Light Detection and Ranging: essa tecnologia também é conhecida como LiDAR, e usa a luz para determinar pontos e coordenadas 3D. Usando laser pulsado, a LiDAR permite a captação de imagens precisas do corpo do cliente. 
  • Feedback de clientes: o feedback de clientes não é uma tecnologia, mas facilita aos consumidores conhecer seus produtos. Você pode solicitar fotos e vídeos dos clientes usando suas peças, o que permite que outros vejam como elas ficam no corpo. 
  • Vídeos e imagens: outra possibilidade para os provadores virtuais são vídeos e imagens de modelos usando os produtos, isso faz com que o cliente consiga se ver ali (especialmente se os conteúdos forem produzidos levando em conta a diversidade). 

Os provadores virtuais utilizam dessas tecnologias e estratégias apontadas, além de outras disponíveis no mercado, para ajudar o consumidor a escolher os produtos de forma adequada. 

As possibilidades são diversas, desde experiências imersivas e com alta tecnologia e interatividade até possibilidades mais simples que, no entanto, se mostram bastante eficazes. 

Quais as vantagens do provador virtual?

O provador virtual é uma experiência personalizada, que oferece diversas vantagens, tanto ao lojista quanto aos clientes. Entender essas possibilidades pode te auxiliar na implementação de um bom provador. 

Cerca de dois terços dos consumidores desistem de realizar uma compra online por fatores diversos, dentre eles está a má experiência de compra nas lojas online

Oferecer um provador virtual pode melhorar essas estatísticas e alinhar as expectativas dos clientes aos produtos e serviços oferecidos pela sua loja. Confira algumas vantagens de oferecer esse serviço: 

Experiência personalizada 

Ao oferecer um provador virtual aos seus clientes, você também consegue entregar mais interatividade com os seus produtos e, portanto, uma experiência diferenciada aos clientes. 

Com a possibilidade de testar os produtos, conhecer suas cores, modelos e formatos, o cliente sentirá que a sua loja se importa com os desejos e a opinião dele, o que faz parte de uma experiência personalizada de compra. 

Aumento das conversões

Quando o lojista entende o que é provador virtual e oferece boas possibilidades para o cliente interagir com seus produtos, a chance de converter o potencial consumidor em cliente aumenta. 

Ao experimentar o provador virtual, o cliente sente que a loja é mais segura e confiável. Logo, as objeções dos consumidores àquela compra diminuem e o interesse pelos produtos aumenta. 

Desse modo, ele vai deixar de ser um espectador ou curioso e vai passar a navegar pelo seu e-commerce como um cliente. Assim, suas vendas e faturamento são impulsionados

Fidelização de clientes

Ao vivenciar uma boa experiência de compra, em que o produto se aproxima do cliente, esse consumidor passa a notar a sua loja como referência

Isso faz com que ele busque o seu negócio por conhecer e confiar nos seus produtos e serviços. As suas possibilidades de fidelizar esse consumidor são aumentadas pela confiabilidade. 

Redução de trocas e devoluções

No mundo das vendas online, cerca de 30% dos produtos comprados são devolvidos. Isso acontece em função de vários fatores, especialmente a insatisfação do cliente com o item adquirido

Essa insatisfação surge em decorrência de diversos fatores, entre eles o produto ser inadequado para aquele consumidor. Ao oferecer um provador virtual, você consegue minimizar esses números. 

Assim, ao comprar um produto que se adequa aos desejos e expectativas, o cliente dificilmente irá devolvê-lo. Se, ainda assim, isso acontecer, ele saberá que a loja ofereceu alternativas para viabilizar a compra. 

Estímulo à compra

Ao oferecer um provador virtual, a sua loja também estimula a aquisição dos produtos pelo cliente. Testando as possibilidades oferecidas por esse recurso, o consumidor se sentirá mais confortável para comprar. 

O provador digital também é um diferencial no mercado de produtos online, visto que não são todas as lojas que oferecem serviços do tipo. 

Logo, ao perceber que a sua loja se importa com a opinião e satisfação, o cliente será incentivado a adquirir itens com você. Isso acontece em função da confiabilidade e atenção transmitidas a ele. 

Aumento do ticket médio

Basicamente, o ticket médio é um indicador de performance de vendas. Esse índice é calculado de acordo com o valor das vendas por um determinado período de tempo, por clientes ou afins. 

Com o uso dos provadores virtuais, você consegue aumentar o valor das suas vendas online. Isso acontece porque o índice de satisfação dos clientes com a experiência de navegação na sua loja melhora. 

Assim, aqueles visitantes que tiverem uma boa experiência ali vão consumir valores e quantidades mais consideráveis e, portanto, aumentar o ticket de vendas. 

Vantagem competitiva

Ao investir em um bom provador virtual, você ganha uma vantagem competitiva no mercado em relação às lojas que não aderiram a este serviço e não fazem uso dessas  tecnologias. 

Ao minimizar as trocas e devoluções de produtos em sua loja, você também consegue manter os índices de satisfação com as compras em um quadro mais alto

Tudo isso vai representar, na prática, uma vantagem em relação aos concorrentes que não aderem ao sistema de provador virtual. 

Quais são os dados analisados?

Para definir os tamanhos, formas e características dos produtos a serem adquiridos pelos clientes, o provador virtual avalia alguns dados fornecidos pelos mesmos. 

Assim, a precisão é maior e os produtos se adequam ainda mais ao desejo e intenção dos clientes. Isso significa uma maior satisfação e interesse dos mesmos, tanto pelos itens individualmente, quanto pela loja. 

Dentre os dados analisados estão algumas métricas principais, como medidas de partes do corpo, altura, idade, sexo, largura, etc. Tudo isso aumenta o índice de informações oferecidas. 

Assim, a inteligência artificial é capaz de planejar as indicações oferecidas aos consumidores de modo tridimensional. 

Outros dados também podem ser analisados no processo de provador virtual, de acordo com as tecnologias e possibilidades aplicadas no serviço a ser oferecido aos clientes. 

Como implementar o provador virtual no e-commerce?

O provador virtual é uma estratégia que profissionaliza a sua loja, oferecendo melhores condições de compra para os clientes e potencializando as suas vendas. 

Portanto, se você deseja elevar o nível do seu comércio, é interessante pensar em implementar a estratégia. Para isso, procure empresas que sejam especialistas nesse tipo de solução

Também é interessante conhecer as tecnologias e possibilidades, de modo a planejar o seu orçamento para investir nessa técnica. 

Como pontuamos, existem diversas possibilidades de provadores, você não precisa necessariamente gastar muito dinheiro para aplicá-los. Use sua criatividade e fortaleça as suas conexões com os clientes

Existem empresas no mercado que auxiliam lojistas a oferecer esse serviço, faça pesquisas, estude e alinhe as suas expectativas com o saldo disponível para investir na técnica. 

Com a ajuda dos seus clientes e parceiros, você conseguirá definir as melhores soluções para a sua loja. Assim, estará conectado às demandas do mercado e será capaz de oferecer um serviço de primeira qualidade

Quais lojas de roupas já utilizam provador virtual?

Diversas lojas já utilizam o provador virtual, algumas delas com tecnologias mais avançadas, outras com sistemas mais simples que, no entanto, se mostram funcionais. Confira exemplos: 

Dafiti

A Dafiti oferece possibilidades para o cliente descobrir a modelagem ideal dos produtos. É possível checar as medidas ao comprar itens de diversas marcas. 

Para isso, basta selecionar a opção “descobrir o meu tamanho” ao avaliar as peças e inserir as medidas solicitadas. O próprio site vai calcular, usando a inteligência artificial, e oferecer a melhor indicação. 

Netshoes 

A Netshoes também oferece opções para os clientes que não têm certeza de qual tamanho comprar. Os tamanhos variam de acordo com a marca e as informações oferecidas. 

Além disso, o site também tem uma tabela de medidas personalizada para auxiliar o cliente na escolha de seus produtos. 

Riachuelo

A Riachuelo também oferece a possibilidade de os clientes experimentarem as roupas virtualmente, usando o sistema de inteligência artificial. 

Por meio dos dados oferecidos pelo cliente e as informações sobre os produtos, a loja indica a melhor opção para compra.  

Hering

O sistema de provador virtual da Hering é bem parecido com o da Riachuelo, que utiliza dados oferecidos pelo próprio cliente para, então, auxiliá-lo na compra. 

O cliente consegue inserir medidas de maneira bem específica, o que ajuda o sistema a identificar as opções mais adequadas para seu biotipo. 

Renner

A Renner utiliza a tecnologia de inteligência artificial com cruzamento de dados em seu provador virtual. O cliente pode inserir medidas e delinear o formato de seu corpo para conseguir as informações sobre o tamanho. 

O provador vai oferecer a resposta sobre o tamanho adequado e como aquele produto deverá ficar no corpo da pessoa, de acordo com as informações oferecidas por ela. 

Além dos exemplos apontados, diversas lojas fazem uso das tecnologias para oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes. Isso coloca esses comércios em um patamar elevado, atraindo os consumidores. 

Não fique de fora das atualizações do mercado, só assim você consegue potencializar suas vendas, fidelizar seus clientes e aumentar cada vez mais seus lucros!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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