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Marketing

Como fazer projeção de vendas na sua loja virtual? Passo a passo completo

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como fazer projeção de vendas

A projeção de vendas é uma ferramenta importante para o planejamento de vendas de um negócio. Desta maneira, consegue-se prever o volume de vendas de um determinado período e ajudar nos planos de médio e longo prazo.

Você já pensou nos benefícios que a projeção de vendas pode trazer para a sua loja virtual? 

Essa é uma ferramenta super importante de controle para o seu negócio, e pode te ajudar a aumentar o seu faturamento!

Ganhar bem fazendo vendas pela internet é o sonho de muitos empreendedores, claro.

Mas, para isso, existem algumas ações estratégicas que precisam fazer parte do dia a dia da sua gestão.

Caso contrário, você não conseguirá acompanhar a evolução dos seus resultados, nem saber o que esperar do futuro! 

Por isso, se você deseja ter mais poder de decisão para a sua loja virtual, e saber como elaborar ações comerciais verdadeiramente eficientes, precisa aprender mais sobre projeção de vendas.

E nós estamos aqui para te ajudar! 

Confira esse guia especial que preparamos e saiba os principais detalhes sobre o assunto, entendendo o que é e como fazer essa análise administrativa tão importante.

O que é projeção de vendas?

Projeção de vendas é uma análise que permite fazer estimativas do volume de vendas em um período futuro.

Como o nome mesmo indica, você, como gestor do seu negócio, irá projetar os resultados dos próximos meses, e traçar expectativas para a sua loja virtual.

Essa prática é comum em diversos tipos de empreendimentos, inclusive lojas físicas.

Isso porque a ferramenta permite que a equipe de administração tenha uma base concreta para planejar suas próximas ações.

Além disso, a projeção de vendas pode ser feita com base em uma série de elementos, como:

  • base de dados e histórico da loja;
  • tendências de mercado;
  • expectativas de marketing;
  • faturamento desejado.

As perspectivas também podem ser mensais, trimestrais ou anuais, dependendo de quanto tempo você planeja calcular. 

Basicamente, existe a autonomia para utilizar esse recurso da maneira que você achar mais conveniente para a sua loja.

Previsão de vendas x projeção de vendas

Claro, se estamos falando de projeção de vendas, é fundamental pontuar as diferenças com outra ferramenta, a previsão de vendas.

Na teoria, esses dois conceitos não são tão diferentes. Afinal, ambos buscam determinar o faturamento da sua loja.

Entretanto, existem alguns pontos distintos na prática, como o período que define a sua análise. 

A previsão de vendas é uma avaliação de curto prazo, geralmente associada a algum evento ou campanha. 

Por exemplo, se a sua loja está realizando uma promoção especial, é importante realizar uma previsão de vendas. 

Ou seja, buscar prever a quantidade de negócios que a sua loja poderá fazer neste período de campanha.

Enquanto isso, a projeção de vendas é uma estratégia mais abrangente, e, geralmente, engloba um período maior.

É comum que os comércios realizem projeções de até um ano!  Assim, terá uma base sólida para trabalhar ao longo dos meses.

Dessa forma, embora ambas as práticas busquem determinar a quantidade de vendas, é importante se atentar para o período e os objetivos que cada uma apresenta.

Para que serve a projeção de vendas?

Existem vários motivos para você fazer uma projeção de vendas na sua loja virtual.

Para começar, trata-se de uma ferramenta muito importante de controle do seu negócio.

Afinal, com ela você poderá ter uma estimativa do quanto poderá vender, com base em dados e históricos anteriores.

Dessa forma, poderá ter uma maior autonomia no seu poder de decisão, utilizando informações reais e concretas para basear suas estratégias.

Por exemplo, se, ao analisar os dados anteriores, você determinar que o período do final do ano será mais fraco, fazer campanhas de marketing focando nesses meses pode te ajudar! 

Além disso, mesmo sendo uma loja virtual, você ainda tem gastos fixos. 

Energia elétrica, compra de matérias-primas e pagamento de fornecedores são despesas recorrentes, e você precisa vender para manter seu empreendimento ativo.

Assim, fazer uma projeção de vendas te ajudará a prever seu fluxo de caixa nos demais meses, para tomar decisões mais sérias quanto a isso.

E, claro, como falamos, planejamento de conteúdos de marketing e publicidade dependem diretamente das suas projeções

Isso porque você deseja criar campanhas que sejam eficientes, e atingir o seu público da melhor maneira possível.

Desse modo, adotar ferramentas como a projeção de vendas também ajuda nesse tipo de planejamento.

E não podemos esquecer das suas atividades práticas, como o controle de estoque. 

Ele também é diretamente influenciado pelas suas projeções, pois elas permitem que você identifique períodos onde podem ocorrer mais ou menos saídas.

Com isso, você poderá se planejar para repor o estoque ou evitar ter mercadorias paradas.

O que deve constar na projeção de vendas?

Depois de conhecer mais sobre a importância da projeção de vendas para o seu negócio, vale a pena conferir o que não pode faltar na sua análise.

Assim, sua base de dados será muito mais concreta, e você terá mais confiança na hora de tomar decisões para gerir a sua loja virtual.

Por isso, veja o que deve constar na sua análise:

Valor previsto de receita

Se estamos falando sobre vendas, um dos componentes mais importantes da sua análise certamente é o valor previsto de receita.

Ou seja, quanto a sua loja virtual poderá ter de faturamento. 

Claro, nesta etapa, é importante focar nos recebimentos, embora calcular as despesas também seja importante.

No entanto, é mais simples prever somente a receita, a partir do volume de vendas, desconsiderando outros gastos.

Para isso, você pode considerar vários dados do seu negócio, como ticket médio de vendas e receitas anteriores.

É fundamental ter uma boa base de comparação, para que as suas projeções de vendas sejam o mais reais possíveis.

Volume previsto de produtos vendidos

Além disso, também não podemos desconsiderar o volume previsto de produtos na sua projeção.

Isso porque não apenas a média de faturamento é importante, mas também a quantidade de mercadorias que serão movimentadas.

Dessa forma, você poderá controlar a saída de produtos com mais confiança, além de ser fundamental para a organização do seu estoque.

Embora a projeção de vendas com base na receita seja fundamental, os valores podem não corresponder ao número de mercadorias em quantidade.

Por isso, se você utilizar esses dois componentes em sua análise, poderá ter um planejamento mais completo.

Prazo de conclusão das metas

Uma gestão eficiente sempre deve considerar metas e objetivos a longo prazo.

No entanto, você pode estar se perguntando como isso se relaciona com a sua projeção de vendas.

A resposta é simples: elas estão diretamente ligadas! 

Afinal, muitas das suas metas dependem das suas vendas e do seu faturamento.

Mesmo propósitos mais subjetivos, como aumentar o número de clientes ou de seguidores nas suas redes sociais, contam com boas campanhas de marketing.

E isso só é possível com uma base sólida de dados, para criar estratégias relevantes para a sua loja virtual.

Nesse caso, monitorar suas metas junto com uma projeção de vendas também te ajudará na organização do seu empreendimento.

Uma vez que o período de projeção é de longo prazo, ele pode coincidir com as etapas do seu planejamento de metas, e, por isso, também é importante constar isso na sua prática.

Canal de distribuição

Por fim, se você deseja ter uma projeção de vendas concreta, também deve levar em consideração os seus canais de distribuição.

Isso porque podem existir mais de uma plataforma para as suas vendas.

Por exemplo, você pode ter uma loja virtual e também física. Nesse caso, os seus negócios se dividem em dois canais, e isso pode influenciar na sua projeção real.

Nesse caso, uma indicação importante é diferenciar cada canal e, se possível, criar uma projeção para cada.

Desse modo, você poderá organizar seus resultados com mais clareza, além de tomar decisões assertivas para cada cenário.

Se a sua loja virtual estiver apresentando uma projeção, e a loja física outra, você já terá possibilidades distintas para trabalhar. 

Por esse motivo, lembre-se de considerar também os seus canais mais ativos, e fazer previsões diferentes com base em cada um.

Como fazer projeção de vendas? Veja 6 passos fundamentais

Finalmente, depois de conhecer mais sobre o que é uma projeção de vendas e o que é essencial constar nele, existem alguns passos que podem te ajudar na sua prática.

Cada loja virtual tem uma necessidade, claro. Mas vale a pena conferir algumas dicas básicas, para guiar iniciantes nesse processo.

Por isso, veja 6 passos que separamos para te ajudar na sua projeção de vendas:

Histórico de vendas

Antes de mais nada, você vai precisar do seu histórico de vendas para traçar uma projeção real e mais próxima da realidade.

Contar com dados anteriores é fundamental para qualquer planejamento futuro. Afinal, com uma base concreta é possível traçar perspectivas para o futuro.

Dessa forma, é importante levantar seu histórico de vendas, em mais de uma plataforma, se possível.

Por exemplo, confira relatórios de receitas, documentos de contadores e até mesmo registros do site onde a sua loja virtual atende.

Quanto mais relatórios estiverem disponíveis, melhor será a sua base de dados, e, com isso, melhor será a projeção de vendas.

Além disso, uma dica importante é considerar históricos de mais de um ano, para comparar os períodos e ter informações mais sólidas.

Se conseguir, levante, no mínimo, histórico de três anos anteriores, ou quanto tempo for possível.

Estudo de mercado

Enquanto isso, engana-se quem pensa que uma boa projeção de vendas se baseia apenas em históricos.

As tendências do mercado também são fundamentais para a sua análise! 

Afinal, elas podem impactar diretamente nas suas vendas.

Nesse caso, é fundamental estudar o mercado e buscar prever como ele irá se comportar nos próximos meses.

Claro, o mercado é volátil, e pode ser difícil prever todas as tendências.

Mas estar antenado nas notícias é uma maneira interessante de realizar esse estudo, além de acompanhar o comportamento do seu público.

Além disso, sempre é possível atualizar suas projeções com base nessas mudanças.

Indicadores econômicos

Assim como as movimentações do mercado influenciam nas suas vendas, os indicadores econômicos também são importantes.

Trata-se dos dados estatísticos que analisam índices de:

  • renda;
  • emprego;
  • inflação;
  • consumo.

Ou seja, como o seu público estará daqui alguns meses, e se poderão comprar as suas mercadorias. 

Por isso, conhecer os indicadores econômicos do mercado também é tão importante quanto conhecer seus próprios dados.

Pesquisa de concorrência

E já que estamos falando sobre análises de mercado, uma projeção de vendas profissional e eficiente também precisa considerar a concorrência.

Existem vários componentes que podem interferir nos seus resultados, como o comportamento das empresas que competem diretamente com você. 

Assim, também é importante realizar uma pesquisa de concorrência, e saber quais as tendências que serão adotadas pelos demais negócios.

Isso não apenas influenciará no seu controle e organização, como estoque e estratégias de vendas, como também poderá te ajudar a ter uma projeção mais firme.

Análise do funil de vendas

Ainda, em termos práticos, é importante que você analise o seu funil de vendas na hora de traçar sua projeção.

Isso significa conhecer o comportamento dos seus clientes e em quais estágios eles estão.

Por exemplo, como está o seu funil no topo, com pessoas que conhecem e acompanham os seus conteúdos. 

E também quais estão presas no meio, começando a encarar o problema, mas ainda não consideram você como solução.

Claro, também não se pode deixar de considerar o público que está no fundo do funil, e podem se tornar clientes fidelizados.

Ter essa análise ajudará a encarar possíveis estratégias para converter as vendas, e ter uma projeção melhor no futuro.

Projeção de receitas

Finalmente, depois de analisar todos os indicadores possíveis para a sua projeção de vendas, é hora de traçar as perspectivas para o futuro.

Sua base de dados será composta por históricos, análises de mercado, avaliações sobre a sua empresa e também sobre as outras.

Ou seja, você poderá compor um planejamento mais completo e sólido das suas receitas.

Como fazer uma planilha de projeção de vendas?

Ter uma projeção de vendas é importante para o seu negócio, mas, muitas vezes, as etapas podem ser confusas e complexas.

Nesse caso, você pode considerar algumas soluções mais modernas, como uma planilha ou um software de projeção.

Com isso, poderá cumprir esses passos com muito mais facilidade, além de correr menos riscos de erros no caminho.

Para fazer uma planilha de projeção de vendas, você pode contar com modelos já prontos, ou montar um documento em ferramentas como Google Sheets ou Excel. 

Esses programas de planilhas já trazem recursos de somas, comparação de dados e outros serviços que ajudam a montar um documento completo.

Por isso, não deixe de considerar uma planilha para a sua projeção de vendas.

Além de economizar tempo e recursos, você também terá acesso a um resumo de fácil alteração, para acompanhar e mudar conforme as suas vendas.E não se esqueça de unir suas projeções com outros documentos importantes para a saúde da sua loja, como um relatório de vendas. Conheça mais sobre o assunto em nosso conteúdo especial!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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