Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

E-commerce

O que é URL do site e como fazer uma amigável?

Imagem ilustrativa do que é URL

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A URL é o endereço virtual de uma página na web, de um website ou de alguma rede social. A sigla significa “Uniform Resource Locator” (Localizador Uniforme de Recursos, em tradução livre) e possui origem na língua inglesa.

Ao montar uma loja virtual ou um espaço online para divulgar seus produtos, é normal focar em outros elementos e esquecer de conferir o que é URL do site. Embora pareça só mais um componente do seu site, ela é mais importante do que você imagina.

Afinal, esse endereço será o responsável por levar os usuários e clientes para as suas páginas, e passar a confiança necessária para mantê-los ali.

Isso porque a internet não trouxe apenas facilidades para os empreendedores digitais, mas também permite que algumas pessoas mal intencionadas utilizem essa ferramenta para cometer fraudes e golpes.

Por esse motivo, é importante que o cliente se sinta seguro na sua página, e, claro, possa encontrar o que precisa de maneira prática.

Assim, ao criar um site de e-commerce ou um perfil comercial para a sua loja, é fundamental se atentar para esses pequenos detalhes, que fazem toda a diferença na experiência do usuário.

Para quem está começando e não sabe o que é URL do site ou como elaborá-la de maneira amigável, nós preparamos um guia especial, com dicas importantes para pensar nesse elemento de forma estratégica.

Confira agora!

O que é URL do site?

O conceito que define o que é URL do site é simples, uma vez que se trata de uma sigla para Uniform Resource Locator ou, em português, Localizador Uniforme de Recursos.

Como o nome indica, nada mais é do que um caminho utilizado dentro da rede para levar os usuários até a página que eles desejam. Algumas pessoas, inclusive, conhecem esse termo como “endereço de site” ou “endereço da web”.

Assim como uma cidade, Estado ou País, a internet é um grande espaço que possui milhões de localidades. Para chegar nesses locais, é preciso ter um endereço, correto?

Nesse caso, ao criar a sua página ou a sua loja virtual, você está construindo uma nova propriedade na rede, e, como tal, ela precisa de um caminho.

Esse caminho é o que define o que é URL do site.

Como um domínio, esse localizador também pode especificar um:

  • endereço para uma página ou arquivo específico;
  • portal de rede a ser usada para fazer outra conexão;
  • ponto de referência específico dentro de um arquivo, como uma âncora nomeada  em um arquivo HTML;
  • resultado ou parâmetros de pesquisa usados, como uma pesquisa dentro de outro site.

Quando você procura no Google, ou clica em um link, eles localizam a URL correspondente, que permite encontrar a página desejada.

Qual a importância de ter uma URL amigável?

Além de entender o que é URL do site, para ter uma página otimizada e que atraia os clientes é fundamental desenvolver um endereço amigável.

Esse caminho está intrínseco a todo portal criado dentro da rede, isto é um fato.

No entanto, uma URL amigável não apenas permite que a sua loja seja publicada e fique online, como também pode conquistar a confiança do usuário.

Isso porque quanto mais simples e intuitivo o caminho, mais facilmente ele poderá convencer o cliente a clicar naquele link, ou encontrá-lo no Google.

Imagine você, quando encontra uma URL cheia de números, caracteres e letras aleatórias. Este endereço não parece muito mais suspeito do que um caminho simples, com o nome da página, apenas?

E é exatamente essa impressão que você deve passar ao seu cliente.

Além disso, milhares de vírus, fraudes e golpes ocorrem por meio de URLs suspeitas, e os usuários estão cada vez mais desconfiados dos links que recebem.

Assim, entender o que é URL do site amigável e implementá-la na sua página ajudará a convencer o visitante a entrar no seu endereço.

E, claro, um endereço simples é encontrado mais fácil, o que contribui diretamente para o seu posicionamento.

Qual a estrutura de uma URL?

Depois de entender o que é URL do site, vale a pena conhecer a estrutura desse endereço. Embora possa parecer complexo, quanto mais você saber, mais fácil será para pensar em uma estratégia para o seu portal.

Por isso, veja mais sobre como um localizador de endereço é composto:

Scheme

O scheme é a parte da URL ligada aos protocolos de comunicação relacionados à rede. Eles podem ser, por exemplo:

  • HTTP – HyperText Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, que permite que as pessoas acessem um site;
  • HTTPS – HyperText Transfer Protocol Secure, Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, que permite que as pessoas acessem um site com maior segurança;
  • FTP – File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de Arquivos, para troca de dados entre dois computadores conectados à internet.

Normalmente, usamos nas navegações os protocolos HTTP ou HTTPS. Você pode perceber que eles antecedem o endereço na sua URL.

Escolher um protocolo seguro aumenta a confiança no seu site, e torna a experiência do usuário mais garantida.

Subdomain

O subdomínio é o endereço complementar ao caminho do site principal. 

Normalmente, ele conduz o usuário para as páginas dentro do seu portal, que é composto por vários caminhos.

Por exemplo, o endereço sualoja.com.br é o domínio principal, enquanto blog.sualoja.com.br traz o subdomínio “blog”. 

No entanto, vale a pena reforçar que o Google entende o subdomínio como uma página diferente.

Top-level domain

Ao aprender o que é URL do site, podemos conferir, também, o Top-level domain, ou TLD. Esse componente é o nome ou a identificação do seu negócio na internet.

Basicamente, o que permite aos usuários encontrarem o seu site nas pesquisas, ou mantém as suas páginas no ar.

Por exemplo, o nosso top-level domain, ou domínio maior, é Bagy.

Second-level domain

Logo após o TLD vem a extensão, ou o second-level domain, como pode ser conhecida.

No Brasil, as mais comuns são “.com.br”, e isso quer dizer que é uma URL brasileira (“.br”) e com fins comerciais (“.com”).

No entanto, apesar de ser o convencional, é possível escolher diferentes tipos de second-level domain, conforme sua página e necessidade.

Ao entender o que é URL do site, ficará mais fácil pensar em uma extensão estratégica para o seu endereço.

Subdirectory

Por fim, o subdirectory, ou subdiretório, é o que complementa o seu endereço com as páginas, produtos e direcionamentos.

Por exemplo, o link sualoja.com.br é o domínio principal. Enquanto isso, o endereço sualoja.com.br/produtos/produto01 traz um subdiretório chamado “Produtos”. 

Quanto mais componentes e extensões alocadas, mais subdiretórios aparecerão na URL, o que pode comprometê-la, como sualoja.com.br/produtos/produtos-novos/rosa/produto01. 

Percebe quantas pastas? Isso pode deixar o caminho menos amigável e difícil de encontrar.

Como fazer uma URL amigável para o site?

Agora, conhecer o que é URL do site é o primeiro passo para saber como criar um endereço mais amigável para a sua loja.

Diversas plataformas e hospedagens permitem que o administrador defina os caminhos para suas postagens, uma autonomia que torna mais simples a escolha de componentes que aparecerão para o usuário.

No entanto, é fundamental montar as suas URL estrategicamente, a fim de ter um domínio mais amigável.

E para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas práticas de como fazer isso de forma ideal:

Represente seu nicho

Uma forma de elaborar URLs amigáveis para o seu site é representar o seu nicho dentro dos endereços. 

Dessa forma, o usuário poderá conferir imediatamente do que se trata o portal, além de contribuir para o seu posicionamento nas pesquisas.

Por exemplo, em vez de colocar somente o nome da sua empresa, como exemplo.com.br, procure colocar uma identificação de nicho, como maquiagensexemplo.com.br.

Mesmo blogs de conteúdo ou portais de catálogo podem se beneficiar com essa segmentação, por conta das buscas do usuário.

Escolha palavras fáceis

Uma das principais recomendações para quem está aprendendo o que é URL do site e como montar endereços amigáveis é escolher palavras fáceis.

Termos muito complexos dificilmente aparecerão nas pesquisas, o que compromete a visibilidade da sua página.

Além disso, o usuário se sentirá mais seguro encontrando um caminho simples, com palavras que ele conhece e pesquisou.

Prefira uma URL curta

Na hora de montar uma URL amigável, dê preferência para títulos e extensões curtas, de até 80 caracteres.

Um endereço muito extenso pode aumentar o receio do usuário ao entrar no seu site, além de comprometer o posicionamento técnico da página.

Quanto mais curta for a URL, mais facilmente o cliente identifica o assunto ou nicho, além de apresentar o objetivo do caminho de maneira mais clara.

Use referências ao seu negócio

Fazer referências ao seu negócio é uma das dicas mais relevantes para montar endereços amigáveis para os clientes.

Isso promove maior confiança para os usuários que visitarem o site, especialmente por encontrarem indicações sobre a loja em mais de um endereço. Ou seja, trata-se de um domínio seguro.

Evite letras maiúsculas, números e símbolos

Para quem não sabe o que é URL do site, deixar que o portal determine um endereço aleatório pode ser a opção mais prática. No entanto, isso pode prejudicar a experiência do cliente.

O uso de letras maiúsculas, números e símbolos em excesso torna o caminho confuso, além de não indicar o objetivo da página.

Para o usuário, uma URL com muitos caracteres dispostos de maneira pouco estratégica pode ser um sinal de um site menos confiável.

Dessa forma, é importante pensar nos endereços de maneira simples e acessível, de preferência com a palavra-chave ou referência do negócio, para garantir mais segurança ao cliente.

Use hífen para separar palavras

Raramente será possível estabelecer a URL com um único termo, por vários motivos, como divisão dos diretórios ou referência que distinguirá cada página no futuro.

No entanto, uma recomendação importante é não unir as palavras, mas, quando possível utilizar hífens para separá-las dentro do endereço.

Com isso, será mais simples para o usuário ler o caminho e entender do que se trata aquele conteúdo.

Ainda, esse formato é mais amigável e simples, visualmente falando. Por exemplo, a URL sualoja.com.br/blog/o-que-e-url é mais fácil de entender do que o caminho sualoja.com.br/oqueeurl.

Além de ser melhor para visualizar, também otimiza a experiência do seu usuário.

Faça uma URL individual para cada produto/serviço

Embora possa parecer um trabalho complicado, fazer uma URL individual para cada produto e serviço dentro da sua página é uma sugestão importante.

Isso porque esses caminhos levam para uma subdivisão do seu site, que terá um determinado impacto para o cliente.

No entanto, misturar os conteúdos ou produtos dentro de um mesmo caminho pode atrapalhar a experiência, ou comprometer a decisão final do usuário.

Por outro lado, ter um endereço para cada produto não apenas torna a sua página mais profissional, como orienta o cliente a encontrar exatamente o que ele procura.

Como saber se escolhi uma boa URL para o site?

Entender o que é URL do site e como montar uma amigável pode ser complicado, especialmente para quem está começando a atuar nesse segmento. Por isso, podem surgir dúvidas sobre a escolha do endereço.

Nesse caso, existem algumas ferramentas que podem auxiliar na conferência estratégica dos caminhos do seu site.

Por exemplo, mecanismos que verificam a quantidade de visitas ou cliques dentro de cada página. Se você busca atrair determinado público ou palavra-chave, pode verificar se obteve sucesso nesse propósito.

Além disso, os índices de conversão também permitem verificar se você escolheu uma boa URL, como quantidade de usuários que entraram na página ou seguiram as chamadas de ação para outros locais.

Em resumo, acompanhar as movimentações da sua página e verificar o comportamento dos clientes dentro dela é uma maneira prática de entender se a sua estratégia de URL foi adequada.

Exemplos de URL

Finalmente, para entender o que é URL do site de fato e como são feitos os endereços amigáveis, veja alguns exemplos para se inspirar:

  • www.sualoja.com.br/contato;
  • www.sualoja.com.br/blog;
  • www.sualoja.com.br/produtos;
  • www.sualoja.com.br/blog/o-que-e-url;
  • blog.seunegocio.com/o-que-e-url;

Agora, confira URLs que não são tão amigáveis:

  • www.sualoja.com/blog/175217;
  • www.sualoja.com.br/5465476produto&&8374657;
  • www.sualoja.com.br/2020/12/15/post/ .

Ficou mais claro? Entender o que é URL do site e como montar as suas pode parecer difícil, no início, mas, com algumas dicas, essa tarefa se torna mais simples.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.