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Vendas

Entenda o que é o plano de vendas e como criá-lo para sua loja

Por Marina Correa

4 anos atrás
Plano de vendas

O plano de vendas consiste em estratégias estipuladas para atrair e fidelizar os clientes. Por esse motivo, se torna essencial que as empresas estabeleçam objetivos e metas para impulsionar suas vendas. Neste artigo você vai ler sobre a temática.

Se manter ativo e lucrativo no mercado online requer o uso de algumas táticas. Nesse artigo iremos falar sobre o planejamentos de vendas e como elaborá-lo. Partindo da ideia de que o presente e o futuro apontam para o comércio online, é preciso então saber se firmar no mercado. 

Nesse sentido, reconhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa como um todo é uma excelente maneira de se adaptar, seja entendendo sua equipe, seu público alvo, ou estar atento às críticas e sinais vindos tanto de quem a consome ou revende.

Neste artigo vamos explicar o que é, quais as vantagens e como criar um plano de vendas para o seu negócio. Confira a seguir!

O que é plano de vendas?

O planejamento das vendas vai muito além de conhecer o seu público alvo. Essa prática, na verdade, aponta toda a estrutura para cativar antigos e novos clientes por meio de objetivos e metas. 

Dito isso, o plano de vendas é uma série de tópicos a serem seguidos durante um período de tempo que mostrará onde a empresa deve ou não otimizar sua estratégia de venda. Acima de tudo, o planejamento deve ser adaptável, para se adequar ao cenário em que a empresa e o mercado se encontram.

Para que serve um planejamento de vendas?

Na prática, o planejamento de vendas serve para alavancar a captação de clientes e, consequentemente, o número de conversões e visitas no seu site. Sendo assim, utilizamos de vários recursos, como a análise da taxa de conversão, a abordagem e a jornada do cliente. 

Conhecer os interesses e ideias da sua equipe e se inteirar do comportamento do mercado digital também são excelentes formas de reforçar o seu plano de vendas.

Conheça a seguir quais são as vantagens de um plano de vendas!

Conheça as vantagens de um plano de vendas

Você já deve ter percebido que tudo requer planejamento, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de trabalho. 

Sabendo disso, selecionamos alguns benefícios quando criamos um plano de vendas bem estruturado.

Banner de oferta da plataforma Bagy

Aumento da taxa de conversão

Como dissemos anteriormente, o plano de vendas nada mais é do que processos a serem seguidos durante um período para impulsionar as vendas. É através dele que aumentaremos não somente a cartela de clientes como também o número de vendas.

Direcionamento para o marketing

A propaganda é a alma do negócio, por isso não poderíamos deixar de mencionar. 

Quando possuímos um plano de vendas, devemos saber também quem é o nosso público alvo e, assim,  traçar estratégias o atinja, tornando o marketing digital e a abordagem nas redes sociais ainda mais assertivos.

Fidelização e planejamento futuro

Se você registra estratégias e define seu plano de vendas, fica muito mais fácil de você entender o seu cliente! Assim, você consegue planejar quais produtos investir, quais destaques você deve dar para que ele fidelize ao seu negócio e, consequentemente, você consiga continuar a vender. 

Vale lembrar que um cliente fiel facilmente vira um divulgador espontâneo da sua marca!

Como elaborar um plano de vendas

Agora que você sabe o que é um plano de vendas, entenda como é simples elaborá-lo quando se tem uma boa equipe e um bom conhecimento do seu público alvo!

Estabeleça metas

Objetivos nos movem, não é? Com uma empresa não seria diferente. Inicialmente é preciso, dentro de sua realidade, estabelecer onde você quer que sua empresa chegue, e pode até ousar um pouco ao planejar sua meta dos sonhos. 

Além disso, ter um propósito pode manter sua equipe motivada e alinhada, o que pode refletir nos seus resultados e no ambiente de trabalho.

Pesquise o mercado

É primordial que você saiba bem o que e para quem você está vendendo. Não deixe de conhecer esses pontos que são essenciais para que direcione o conteúdo do seu planejamento na direção certa.  Conheça também sua concorrência e fique de olho nas tendências do segmento que você trabalha para não ficar para trás!

Conheça a sua equipe

A sua equipe é ponto importantíssimo para aumentar suas vendas! Crie a cultura de envolvê-la no processo de vendas e no planejamento. Ouça suas ideias e críticas, o que eles ouvem dos clientes.

É sempre muito bem vindo o conhecimento que sua equipe tem do mercado, não somente como profissional mas também como consumidor.

Dê atenção no pós venda

Engana-se quem acredita que após a compra do cliente ser finalizada, o vínculo com a empresa acaba alí. É justamente nesse ponto que precisamos focar ainda mais naquele cliente específico! Afinal, é mais certeiro incentivar um antigo cliente a adquirir um novo produto da sua marca (que ele conhece e aprova).

Não meça esforços para manter um antigo cliente na sua cartela de consumidores.

O que é determinante para implementação dessas estratégias?

Nos passos anteriores mencionamos os principais tópicos que não podem faltar no plano de vendas e, apesar de simples, é preciso ter bastante atenção. 

No momento da elaboração das estratégias, é preciso ter a certeza da realidade da sua empresa. Recursos disponíveis, lugar no mercado e o objetivo entre os funcionários são importantes para basear o seu planejamento.

Mas afinal, por que o planejamento é tão importante para as vendas online?

No e-commerce, ao mesmo tempo em que sua marca compete com muitas outras, você consegue atingir muito mais pessoas, oferecendo mais chances de compartilhamento, e até a reconsideração da compra interrompida, como o carrinho abandonado

Por isso é importante criar um planejamento de vendas bem estruturado. É preciso conhecer seu produto, o propósito da sua marca e conhecer o seu público. 

Além disso, tal plano auxilia a traçar estratégias e a prevenir imprevistos. Adotar essa prática, por fim, permite que você ao final tenha um diagnóstico do que deu ou não certo de acordo com o seu planejamento, e assim, traçar os próximos. 

Além de um bom planejamento, ofereça ao seu cliente um ambiente e uma experiência agradável para que mais vendas sejam efetuadas. 

Para isso, a Bagy ajuda você. Sua loja online criada com umas das plataformas mais completas do mercado, com o apoio de uma equipe especializada, e com diversos recursos para que você coloque seu plano de vendas em prática! Conheça a Bagy e verá como nossa equipe ajudará você a impulsionar o seu negócio.

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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