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Conheça o recurso minhas avaliações Google e saiba como visualizá-las!

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de minhas avaliações google

O recurso de minhas avaliações Google é essencial para que os empreendedores conheçam as opiniões dos seus públicos, podendo transformar essas informações em soluções para seus negócios.

O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma das ferramentas mais importantes para qualquer empreendedor que deseja se destacar, certo? Por isso, é preciso fazer o uso mais inteligente possível desse recurso, mas você deve estar se perguntando: “como vejo as minhas avaliações Google?”.

Essa é uma dúvida muito comum, mas é preciso saber respondê-la para, afinal de contas, conseguir aproveitar todos os benefícios de ter o seu negócio listado na principal plataforma de buscas da internet, não é mesmo? Mas, enfim, como isso pode ser feito na prática?

Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas e conseguir ver as suas avaliações no Google, preparamos este conteúdo completo sobre o assunto. O que acha de dar o próximo passo e entender como conferir todos esses feedbacks? Continue a leitura para saber mais!

O que são as avaliações no Google?

As avaliações no Google são os comentários deixados pelos consumidores sobre suas experiências em uma loja específica. Qualquer negócio que esteja cadastrado no Google Meu Negócio pode ser avaliado por clientes ou usuários que ainda não compraram seus produtos/serviços.

Qual a importância dessas avaliações?

Em um mercado tão competitivo, a prova social é um dos recursos mais relevantes para que os consumidores consigam avaliar uma empresa. Afinal, nada melhor do que ouvir a opinião de quem já consumiu um produto ou serviço de um negócio, não é mesmo?

Dessa forma, verificar o recurso de minhas avaliações no Google é muito importante para que você tenha em mente quais são os feedbacks que os seus clientes têm para passar e, assim, você possa melhorar cada vez mais o seu negócio, corrigindo esses pontos e melhorando suas avaliações.

Como ver as avaliações no Google?

Como essas avaliações são tão importantes, o que pode ser feito para visualizá-las? A boa notícia é que existem duas formas de se fazer isso e elas são bastante simples de serem feitas. Confira!

No smartphone

No celular Android ou iOS, você vai abrir o Google Maps ou utilizar uma pesquisa no Google normalmente. Em seguida, você abre o perfil da sua empresa e selecione “Avaliações”. A partir desse momento, você consegue visualizar todos os feedbacks.

No computador

Acesse a página do Google Meu Negócio e faça login com a mesma conta que utilizou para criar o seu perfil no buscador. Em seguida, selecione a opção para visualizar “Comentários”. Rapidamente você vai poder conferir todos as avaliações que foram deixadas ali.

Posso excluir as avaliações negativas?

Essa não é uma prática recomendada, afinal, você está escondendo um feedback de um consumidor. Caso o cliente esteja errado e até mesmo falando de uma maneira com pouca educação, você pode respondê-lo e pedir para que entre em contato com a sua empresa.

Por mais que seja importante não deixar avaliações negativas em grande número, você não deve apagá-las, mas sim trabalhar para que os seus feedbacks se tornem cada vez melhores com o passar do tempo, o que só pode ser feito com melhorias específicas.

Quando as avaliações não forem verdadeiras, ainda é possível fazer uma denúncia para que o Google exclua aquela mensagem seguindo o seguinte passe a passo: Google Meu Negócio > Comentários > clique nos 3 pontinhos verticais > Sinalizar como impróprio > Off-topic > Ok.

Como melhorar as avaliações no Google?

Além de receber os feedbacks dos seus clientes, é importante investir na melhoria das próximas avaliações, não é mesmo? Confira, então, algumas dicas que podem ser muito úteis para melhorar as suas avaliações no Google!

Adicione fotos

Para melhorar as suas avaliações no Google, uma das melhores práticas é adicionar mais fotos do seu negócio. Em um mercado tão concorrido e com tantos consumidores ainda desconfiados de negócios com ofertas mais atrativas, ter mais imagens aumenta a sua credibilidade.

Além de ser uma forma de facilitar com que o consumidor entenda mais sobre a experiência que é oferecida na sua loja, alguém que nunca tinha ouvido falar sobre a sua marca vai se sentir muito mais confiante antes de fazer uma compra, entendendo que, de fato, é uma loja existente.

Confirme os locais

Outra questão que precisa ser colocada em prática para melhorar as avaliações no Google é a confirmação dos seus locais. Imagine que você tem uma loja física e virtual, tudo bem? O consumidor pode comprar virtualmente ou no espaço físico e, por isso, o cliente precisa ter as informações.

Qualquer pequena mudança pode significar uma frustração muito grande para o seu negócio. Já pensou se o consumidor vai até o endereço antigo e não encontra a sua loja? Isso pode prejudicar bastante a sua reputação, especialmente no longo prazo. A confirmação dos locais ajuda bastante.

Aumente a relevância

Além de todos esses cuidados, é importante que você também aumente a relevância da sua marca. Como fazer isso? Investindo em uma estratégia voltada para o marketing de conteúdo é um exemplo do que pode ser feito na prática.

Quanto mais conteúdos forem publicados — desde que relevantes —, maiores são as suas chances de conseguir um rankeamento estratégico no Google. E no momento que isso acontece, se torna mais fácil ter boas avaliações no buscador, já que os usuários estarão mais e mais satisfeitos.

Insira os dados completos

Outro erro muito comum que pode prejudicar as avaliações de um lojista é não inserir os dados completos. Quando o consumidor utiliza o Google, isso já é um forte indicativo de que ele procura mais detalhes sobre a sua loja e, por isso, você deve entregar todas as respostas.

Seja para adicionar os canais de contato, seja para detalhar o horário de funcionamento da sua loja física. Tudo depende do seu tipo de funcionamento, mas é essencial que todos os detalhes mais relevantes sobre o seu negócio estejam disponíveis no Google Meu Negócio.

Como pedir para os clientes deixarem avaliações?

As avaliações do Google são tão importantes que qualquer negócio deve sempre estimular os clientes a deixarem seus feedbacks. Mas como isso pode ser feito de uma maneira mais natural? Confira algumas dicas!

Simplifique o processo

As avaliações no Google costumam ser bastante orgânicas, ou seja, os próprios consumidores gostam de definir o momento de deixarem o feedback. Mas nada impede que a sua marca estimule esse processo e, para fazer isso, você pode simplificar o processo, entregando, por exemplo, um link fácil de ser acessado.

Por que não colocar um QR Code no seu site — ou mesmo na sua loja física — indicando ao consumidor qual endereço ele deve acessar? Isso vai, sem dúvidas, agilizar o processo de tomada de decisão do consumidor ao deixar o feedback.

Tenha um script

Outro ponto importante é ter um script — até mesmo para facilitar o contato em múltiplos canais de atendimento —, utilizando alguns pontos específicos para que a sua mensagem seja a mais eficiente possível e consumidor se sinta estimulado a deixar sua opinião.

Não demore muito para pedir avaliações

A experiência do usuário exige também que todas as ações sejam rápidas. Por isso, você não pode demorar muito para pedir as avaliações, elas precisam acontecer o mais rápido possível, garantindo que o consumidor tenha aquela experiência ainda recente na sua memória.

Profissionalize o seu negócio

É indicado responder as avaliações?

A interatividade com os consumidores sempre é uma prática importante, independentemente do canal utilizado. Mas não se trata de um espaço para que a sua marca “bata boca” com um cliente insatisfeito, por exemplo. A ideia é demonstrar transparência e suporte.

Viu uma reclamação? Você pode responder informando os seus principais canais de contato e pedindo ao consumidor que entre em contato com o seu suporte, por exemplo. Em outros casos, você pode apenas explicar melhor a situação e até mesmo pedir desculpas por algum ocorrido específico.

O importante aqui é não deixar os consumidores sem respostas. Quando você interage com os usuários que se importaram a ponto de escreverem um feedback, você também está se aproximando desses clientes e construindo uma relação mais natural e próxima.

Dessa forma, você deve sempre responder as avaliações, mas com alguns cuidados: nunca estimular um atrito com o consumidor, por mais que ele esteja muito irritado com alguma experiência anterior. Além disso, é importante ter cautela em cada resposta para não piorar um feedback negativo.

Conseguir visualizar o recurso das minhas avaliações Google é uma tarefa que todo empreendedor deve colocar como prioridade. Afinal, é o feedback dos seus consumidores, certo? Nada melhor do que analisar essas avaliações para conseguir aprimorar cada vez mais o seu negócio!Além das informações muito úteis que podem ser coletadas dos feedbacks dos seus clientes, existem outras fontes interessantes, certo? Como a newsletter da Bagy, com conteúdos gratuitos entregues na sua caixa de entrada para que você consiga potencializar as suas vendas online!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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