Uma mensagem de agradecimento para o cliente é uma excelente maneira de estar presente na rotina do seu consumidor, fidelizá-lo e conseguir ainda mais fãs da sua marca. Saiba por onde começar a escrever a sua mensagem.
Enviar um agradecimento para cada cliente pode parecer bastante exaustivo ou forçado. Além disso, à medida que a sua empresa crescer, essa tarefa se tornará ainda mais complicada e exigirá que mais pessoas, além de você, trabalhem nesta atividade para dar conta dos envios.
Mas não se assuste, apesar de parecer um grande desafio, enviar uma mensagem de agradecimento aos clientes ainda é uma das melhores maneiras de estar presente em todos os momentos da jornada de compra do consumidor, seja no início da venda ou no pós-venda, possibilitando resultados ainda maiores, como:
- aumento do reconhecimento de marca;
- fidelização dos clientes;
- aumento do número de fãs da sua marca;
- mais vendas upsell;
- e muito mais.
Se isso faz sentido para você, continue lendo e veja a seguir a importância de enviar mensagens de agradecimento ao cliente e por onde começar. Confira!
Por que enviar uma mensagem de agradecimento para os clientes?
Enviar uma mensagem de agradecimento é uma excelente maneira de proporcionar incríveis experiências de compra, indo além do processo básico de compra e venda e contribuindo para a fidelização e confiança dos clientes, os transformando em fãs da sua marca.
Apesar de parecer ser uma ação simples ou muito básica, uma mensagem significa atenção aos detalhes e demonstra que a sua empresa se preocupa com o consumidor.
Neste sentido, ao atender um cliente você não deve perder a oportunidade de reforçar o atendimento com uma mensagem de agradecimento, ajudando a mostrar o lado humano da marca e garantindo resultados surpreendentes.
Quando devo enviar uma mensagem de agradecimento para o meu cliente?
Você deve criar o hábito de observar as interações com o seu cliente, para identificar oportunidades para enviar agradecimentos. Lembre-se que esta deve ser uma atitude espontânea e pessoal, não robótica.
No entanto, se esta é a sua primeira vez enviando mensagens de agradecimento aos seus clientes, você pode aproveitar as seguintes situações:
- pontos marcantes da jornada de compra: finalização de uma compra, a primeira compra do cliente, a compra de número X para um cliente que compra com recorrência, entre outras;
- início de contato: como a primeira compra, a presença do cliente em um evento de lançamento, inauguração da loja ou de um novo produto;
- depois de uma crítica: caso o cliente tenha enviado uma crítica à sua loja, esta também pode ser uma excelente oportunidade para enviar uma mensagem de agradecimento pelo feedback e fazer o possível para reconquistar este cliente;
- resposta de pesquisa: caso você esteja fazendo uma pesquisa de satisfação, NPS ou de outro tipo e os seus clientes responderam, aproveite o momento para enviar uma mensagem de agradecimento;
- momentos comemorativos: aproveite datas comemorativas, feriados, épocas festivas, como natal e ano novo, ou aniversários para enviar uma mensagem;
- reconhecimento da empresa: caso a sua empresa tenha ganhado um prêmio, batido uma meta importante ou recebido algum tipo de reconhecimento, ainda que seja um momento especial da loja, aproveite a ocasião para incluir os seus clientes como parte importante desse momento;
- tempo de fidelidade: faça uma lista dos clientes recorrentes e envie mensagens de agradecimentos para aqueles que já estão com você há 1, 2 ou mais anos, por exemplo;
- clientes importantes: este ponto pode depender do que você considera importante, no entanto você pode pensar, por exemplo, naquela pessoa que foi o seu primeiro cliente, o seu cliente de número 100 ou 1.000 ou então o cliente que mais compra com você ou é o maior fã da sua marca.
Estes são apenas alguns exemplos que você pode utilizar para enviar mensagens e reconhecer os seus clientes.
Planeje com cuidado como essas ações acontecerão, para isso você pode criar um calendário com antecedência ou utilizar uma plataforma CRM para rastrear estas informações e notificar você quando as datas estiverem se aproximando.
Desta forma, você evita enviar as mensagens em cima da hora e de qualquer jeito e consegue manter esse hábito na sua rotina, sem atrapalhar as suas outras atividades diárias.
Como criar uma mensagem de agradecimento?
Não existe uma fórmula mágica que vai te fazer escrever uma mensagem de agradecimento para o cliente do dia para o outro. O ideal é não ter medo de tentar e continuar praticando.
Com o passar do tempo, você compreenderá que cada situação exige um tom certo e que cada pessoa pede uma maneira de falar diferente.
Lembre-se que, por mais simples que seja, qualquer reconhecimento ou lembrança já é o suficiente para o seu cliente e ele será extremamente grato por isso.
Além disso, fique atento: agradeça sem querer receber algo em troca, ou seja, evite empurrar produtos ao cliente disfarçando em uma mensagem de aniversário, por exemplo. O foco é apenas agradecer.
Por isso, nós separamos algumas dicas que podem ajudar nesta construção:
Elabore uma mensagem com significado
Quando for criar a sua mensagem, pense nas possibilidades de personalização. Pode ser utilizar o nome do cliente, adicionar alguma característica pessoal dele ou relembrar alguma situação passada.
Desta forma, a sua mensagem ganha um significado especial e deixa de ser apenas um texto copiado e colado, para se tornar, de fato, um agradecimento que irá tornar o dia do seu cliente mais especial.
Não existe fórmula secreta para isso, o ideal é pensar com cuidado e atenção em cada mensagem e evitar copiar mensagens da internet, apenas se inspire.
Faça um planejamento de qual é a melhor maneira de enviar
Lembra do calendário de datas para enviar uma mensagem aos clientes?
Enquanto estiver planejando as suas datas, aproveite para também pensar como as mensagens serão enviadas.
Terá algum design diferente? Será por meio de uma rede social? E-mail? Ou quem sabe via alguma outra plataforma? Você vai personalizar de que forma?
Estas e outras perguntas podem ser feitas durante o planejamento, porém o ideal é pensar nisso com alguns meses de antecedência e incluir esta atividade na sua rotina, evitando escrever tudo de última hora.
Busque enviar junto a um presente
Não se desespere. Esse presente não tem a obrigatoriedade de ser físico, lembre-se que o céu é o limite e a internet traz muitas possibilidades quando se trata de inovar.
Neste caso, ao enviar uma mensagem para o cliente, caso você queira agregar o momento com um presente, além do mimo físico, você também pode optar por cupons de desconto, frete grátis ou outro tipo de brinde digital.
Estabeleça um canal de comunicação para fidelizar o cliente
Quanto mais próximos você estiver do seu cliente, melhor. Para isso, escolha um canal de comunicação e trabalhe constantemente para mantê-lo próximo e fidelizado.
Por exemplo:
Se você tiver escolhido o WhatsApp, você pode utilizar a versão business e automatizar mensagens, categorizar os clientes, criar listas de transmissões ou criar outra maneira de otimizar o seu trabalho e fidelizar os clientes por meio deste canal.
Veja alguns exemplos de mensagens que você pode enviar!
Confira alguns exemplos de mensagens de agradecimento para o cliente. Lembre-se que o ideal não é copiar e colar, mas sim inspirar e escrever as suas próprias mensagens.
“Querido cliente, a nossa dedicação e empenho em realizar um trabalho cada vez melhor tem um motivo: fazer você feliz.”
“Somos orgulhosos por você ter nos escolhido. Por isso, desejamos a você um feliz dia do cliente.”
“Você nos inspira e a sua preferência sempre será a nossa maior satisfação. Feliz dia do cliente.”
“Você faz parte desta história. Obrigado por nos ajudar a concretizar os nossos sonhos e inspirar o nosso trabalho diariamente.”
“Não há palavras para agradecer o seu reconhecimento pelo nosso trabalho. Por isso, nos esforçamos diariamente para retribuir a sua confiança. Obrigado e volte sempre!”
“A sua confiança nos inspira a sempre manter um serviço/produto de qualidade. Obrigado pela parceria.”
“Esperamos que você fique sempre satisfeito com o serviço que prestamos e que o sorriso que você nos presenteia ao chegar, seja ainda mais radiante ao sair. Obrigado pela escolha.”
“Obrigado pela sua colaboração. Você nos ajuda a construir produtos/serviços ainda mais incríveis e, por isso, somos extremamente gratos.”
“Nada disso faria sentido sem a sua contribuição. Comprando, elogiando, sugerindo ou criticando, você sempre será bem-vindo. Obrigado por tudo.”
“Pessoas especiais merecem comemorações especiais. Feliz aniversário, somos muito felizes em ter você como nosso cliente. Desejamos o melhor na sua vida.”
“Um bom dia a você, que torna os nossos dias sempre melhores. Obrigado, querido cliente.”
“É por pessoas como você, que sempre nos dedicamos a aperfeiçoar o nosso trabalho constantemente. Muito obrigado e volte sempre!”
Você gostou deste artigo e acredita que enviar uma mensagem de agradecimento para o cliente faz sentido na sua loja?