Redes Sociais

Melhores horários para postar no Tiktok: saiba tudo que precisa para bombar seu perfil

Imagem ilustrativa de melhores horários para postar no Tiktok

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Estar presente pode ser muito bom para o seu negócio. Compreender os melhores momentos para gerar engajamento vai te ajudar muito, por isso é importante saber os melhores horários para postar no TikTok.

Ter presença nas redes sociais é uma questão muito importante nos dias atuais, especialmente porque elas são uma excelente ferramenta para conquistar o público. 

Usar as redes sociais pode te ajudar a crescer e a conquistar a simpatia e interesse de potenciais consumidores. Entre essas redes, é importante destacar o TikTok. 

O TikTok está crescendo cada vez mais. Por isso, é interessante que você tenha um perfil profissional na rede para se conectar com esse público, que passa tempo navegando e buscando assuntos de interesse por lá. 

Então, se você procura meios para crescer entre os internautas e aumentar suas vendas online, investir em hashtags para vendas, presença nas redes e conquistar mais clientes, você precisa ter um perfil engajado!

No entanto, provavelmente você deve ter dúvidas sobre quais os melhores horários para postar no TikTok. Especialmente porque existem momentos de pico que vão te trazer melhores resultados. 

Mas, para entender melhor, é importante saber o que faz com que os horários de engajamento sejam relevantes. Entenda: 

Por que o horário de postagem é importante?

Os algoritmos do TiKTok entregam os seus conteúdos para os usuários com base em uma interação deles com a sua produção. Assim, postar as produções em momentos de maior contato pode te ajudar muito. 

A página inicial do TikTok chama-se “For You” (para você), e aponta os conteúdos de interesse para cada usuário de acordo com as preferências e interesses dos mesmos. 

Para que o seu conteúdo seja direcionado ao “For You” e chegue ao conhecimento de mais usuários, ele precisa receber mais engajamento. Quanto mais pessoas interagirem com o seu conteúdo, maiores as chances de ele ser considerado relevante. 

O resultado disso é uma cadeia, em que os vídeos mais vistos são considerados relevantes e direcionados para mais usuários. Por isso, os horários para postagem são importantes. 

Contudo, é interessante compreender como funciona a ferramenta. O TikTok exibe os vídeos para seus internautas de duas maneiras, uma pelo feed (que mostra os vídeos das pessoas que se seguem) e outra pelo  “For You” (que exibe os vídeos de acordo com o que é de interesse do usuário).

Uma das formas de ingressar no novo conteúdo disponível nas páginas do TikTok é fazer com que o algoritmo da rede visualize a sua produção como sendo relevante. Isso vai acontecer com as interações dos usuários. 

Quanto mais usuários estiverem online na plataforma no momento da postagem do seu conteúdo, mais interações você vai receber nos vídeos e, por isso, o seu conteúdo será encaminhado para um número maior de usuários. 

Assim, os próprios internautas te ajudam a alcançar um novo público e contribuem para que a entrega do seu conteúdo chegue a novos usuários. Essas pessoas que não conhecem o seu perfil são seguidores e, principalmente, clientes em potencial. 

Outro fator interessante para conhecer os melhores horários para postar no TikTok é avaliar as suas próprias métricas. De acordo com as interações dos seus seguidores com seu perfil, você faz essa avaliação. 

O sistema identifica toques, comentários, curtidas e compartilhamentos. Por isso, cheque na aba de análise os padrões de interação com os horários em que os conteúdos foram postados, isso vai facilitar a verificação de dados para a construção das suas estratégias.

Por tudo isso, é muito importante considerar os melhores horários para postar no TikTok. Fazer sua publicação nos horários em que mais usuários estão online no aplicativo pode ser excelente para aumentar o seu alcance!

Como o algoritmo do TikTok funciona?

O algoritmo do TikTok faz recurso do aprendizado de máquina, que aprende mais sobre os usuários de acordo com a interação e uso da plataforma, para determinar quais conteúdos são mais interessantes para cada um. 

De acordo com o tipo de interesse, o usuário se envolve com o conteúdo e interage com o mesmo. Assim, a rede aprende cada vez mais sobre as preferências do usuário, com o comportamento dele. 

Ele é capaz de identificar vídeos semelhantes aos que o internauta tenha curtido e, assim, direcioná-lo a conteúdos parecidos, de acordo com seu desejo. No entanto, o TikTok utiliza outras ferramentas para determinar quais os interesses do navegador, desde o momento da criação do perfil.

Cada perfil deve direcionar suas preferências no ato de criação, isso facilita para a rede identificar o que interessa a ele. Além disso, publicações que recebem muitas curtidas, comentários e compartilhamentos também geram bons dados sobre o engajamento

Logo, para conquistar cada vez mais seguidores, você precisa cativar aqueles que já chegaram às suas redes. Para que o TikTok entregue o seu conteúdo aos novos seguidores, você precisa provar que é relevante àqueles que já te seguem. 

Utilizando os dados dos seus seguidores, das suas redes e das interações com os seus vídeos, o TikTok consegue fazer uma varredura do público que poderia estar interessado no seu conteúdo e, se suas produções receberem engajamento, entregá-las a novos potenciais seguidores. 

Contudo, além da interação orgânica com as pessoas que acompanham o seu perfil, você deve investir em outros fatores que são levados em conta. Alguns são hashtags, legendas, efeitos e músicas que estejam em alta. 

Ao avaliar a presença desses itens na produção, o TikTok faz a distribuição de conteúdo de acordo com os resultados da análise de sua varredura. Praticamente tudo o que faz parte da produção e veiculação de um conteúdo é levado em conta durante sua distribuição. 

Por isso, você deve estar atento ao liberar o seu conteúdo na plataforma. Assim, ela vai ser uma aliada na entrega aos novos potenciais seguidores e clientes. Utilize os algoritmos a seu favor

Entenda que o TikTok é capaz de avaliar e compreender as preferências de cada usuário e, assim, entregar a ele conteúdo que o interesse de fato. Logo, você deve definir muito bem o seu nicho e público, para produzir conteúdo direcionado a eles. 

O algoritmo do TikTok funciona usando, entre outros fatores, uma equação aproximada de como os vídeos são pontuados. Essa equação promove uma previsão, impulsionada pelo aprendizado de máquina. 

Juntamente com esse aprendizado, ele usa o comportamento real do usuário. Esses fatores são somados aos três seguintes parâmetros: curtidas, comentários e tempo de reprodução, assim como uma indicação de que o vídeo foi exibido.

Ou seja, a máquina calcula a relevância do vídeo com base em seu próprio conhecimento e na experiência dos usuários. O sistema conecta os vídeos apreciados pelo usuário a novos vídeos de conteúdo similar e contas que possuam os mesmos interesses. 

Assim, é criada uma rede de vídeos em comum que passa a exibir conteúdos parecidos para ambos os perfis que demonstrarem interesse no tema proposto. 

Além disso, os algoritmos avaliam o comportamento do usuário em toda a rede. Ou seja, toda forma de navegação no sistema do aplicativo é contabilizada na experiência do usuário. 

Por isso, é importante que as interações do seu perfil priorizem essas métricas e que você incentive os usuários na interação com o conteúdo. Produzir bons vídeos vai te trazer resultados, mas ter noções sobre os melhores horários para postar no TikTok vai facilitar esse processo. 

Quais são os melhores horários para postar no TikTok?

Para descobrir quais são os melhores horários para postar no TikTok, você deve explorar ao máximo os dados do aplicativo sobre a sua conta. Assim, você consegue checar o comportamento e reação dos seguidores ao seu conteúdo

Para facilitar, busque ter uma conta Pro, pois algumas funcionalidades e informações só estarão disponíveis para esse tipo de perfil. Depois de mudar a sua conta e veicular conteúdos, você vai passar a verificar as métricas em cada um deles. 

O recurso TikTok Analytics vai te mostrar os horários em que você recebe mais interações, quais tipos de público o seu conteúdo está atingindo, a qualidade e a forma dessas trocas com os usuários. 

A aba “análise” vai te permitir conferir dados sobre os seus seguidores (informações sobre eles e o desempenho do seu conteúdo), visão geral (informações gerais sobre o desempenho da conta) e, especialmente, conteúdo (trazendo dados  relevantes sobre as publicações). 

É neste espaço do aplicativo que você pode conferir métricas vindas das suas publicações e avaliar o resultado das mesmas. Ali você pode checar o número e tempo de visualizações, curtidas e comentários.

Apesar de o TikTok oferecer dados personalizados para os usuários e criadores de conteúdo, existem algumas previsões gerais sobre o uso do aplicativo e os horários com maior presença de internautas e engajamento.

Essas estatísticas são obtidas por meio da avaliação do comportamento de diversos perfis, sendo mais amplas e generalistas. Confira quais são os melhores horários para postar no tik tok, segundo a empresa Influencer Marketing Hub:

  • Segunda: 06h, 10h e 22h
  • Terça: 02h, 04h e 09h
  • Quarta: 07h, 08h e 23h
  • Quinta: 9h, 12h e 19h
  • Sexta: 05h, 13h e 15h
  • Sábado: 11h, 19h e 20h
  • Domingo: 07h, 08h e 16h

Veja a tabela criada com base na análise de comportamento dos usuários, oferecida pelo site:

Melhores horários para postar no Tiktok
Foto: Reprodução do site oficial do Tiktok

Lembre-se que o algoritmo do TikTok trabalha de uma maneira diferente dos do Facebook e Instagram, portanto considere as informações fornecidas pela própria rede ao avaliar as métricas  e dados para as suas postagens. 

Para ter informações mais precisas, poste não somente nos horários apontados, mas também em outros momentos. Isso vai te permitir conhecer mais sobre o comportamento dos seus seguidores, no seu nicho. 

Primeiro, realize os testes para saber mais sobre o seu público e a relação dele com seu perfil. Depois, faça um bom planejamento de postagens que consiga abranger os melhores horários para postar no TikTok, de acordo com as métricas gerais e com o seu próprio perfil. 

Lembre-se de que para ter informações mais precisas e adequadas, você precisa conciliar a avaliação sobre o seu próprio perfil com as informações oferecidas pela rede, sobre os usuários em geral. 

Isso acontece porque, tendo em vista o comportamento dos internautas, existe um determinado padrão de uso do aplicativo, picos de acesso e interação. Logo, use as informações gerais da rede e específicas do seu perfil para achar a melhor resposta.  

As definições vão evoluir com o tempo, de acordo com o crescimento do seu perfil e o desenvolvimento da sua conta. Tudo é muito dinâmico no ambiente digital, por isso você deve sempre buscar atualizações e estudar o seu perfil para obter boas informações. 

Acompanhe seus resultados! 

Se atente às informações oferecidas pela própria rede social. Se puder, use o serviço do TikTok analytics e verifique os horários em que o seu conteúdo recebe maiores interações. Essa é uma ferramenta que pode te trazer os esclarecimentos que você precisa. 

Além disso, você vai precisar estudar cada vez mais o comportamento dos seguidores em relação ao seu perfil para determinar os padrões e interesses, no comportamento deles. 

Ao utilizar a ferramenta “Análise” você consegue saber e aprender mais sobre eles, especialmente na aba “Atividade do seguidor”. Ali estarão disponíveis informações que podem te ajudar a conhecer dados concretos que vão amparar as suas estratégias.

Considere pontos como: seu fuso horário, atividades dos seguidores, performance dos concorrentes, e estude a fundo o seu perfil. Com isso, você vai conseguir criar boas estratégias, aliadas aos melhores horários para postar no TikTok e aumentar o seu engajamento na rede.

Não existe uma fórmula mágica para crescer nas redes sociais, especialmente quando você as utiliza como ferramentas para os seus negócios. Porém, com a experiência e conhecimento sobre o público, fica cada vez mais simples traçar boas estratégias para utilizá-las. 

E se você busca expandir o seu negócio e usar as redes sociais como aliadas, você precisa se fazer presente nos sites e apps, que vão te conectar ao público

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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