Se você quer trabalhar por conta própria, existem várias ideias para negócio próprio. A internet traz uma série de oportunidades em vários nichos, como criação de conteúdos, vendas e marketing digital. Além disso, opções como trabalhar com infoprodutos e alimentos também são populares.
Está procurando ideias para negócio próprio para começar do zero? A Bagy pode te ajudar! Afinal, ter uma empresa e trabalhar de forma autônoma é o sonho de muitas pessoas, seja para alcançar a independência financeira ou complementar a renda.
No entanto, pode ser difícil saber por onde começar ou como escolher o nicho perfeito para atingir os seus objetivos financeiros.
Além disso, o mercado está cada vez mais diversificado, e existem várias alternativas para investir em 2022. Nesse caso, conferir algumas sugestões pode ajudar a reduzir as opções e facilitar o seu planejamento.
Pensando nisso, separamos 21 ideias para negócio próprio para você colocar em prática, além de trazer dicas de como fazer essa escolha e ter mais chances de sucesso. Confira abaixo as recomendações mais populares!
Por que abrir um negócio próprio?
Existem muitos motivos para abrir um negócio próprio, desde o sonho de ter uma empresa, até a busca por uma renda complementar.
Nos últimos anos, o número de autônomos trabalhando de forma independente aumentou consideravelmente.
Só em 2021, foram criados mais de 3 milhões de cadastros de microempreendedores individuais no Brasil. Atualmente, o Brasil tem cerca de 14 milhões de MEIs ativos, que representam quase 70% das empresas em atividade, segundo dados do Ministério da Economia, divulgados pelo portal G1.
A principal justificativa, para a maioria dos empreendedores, é a possibilidade de conseguir mais dinheiro para pagar as contas ou atingir uma meta financeira.
Com ideias para negócio próprio, é possível atingir vários sonhos, juntar uma renda extra ou quitar as dívidas, por exemplo.
Além disso, muitos empreendedores também desejam a independência financeira. Ou seja, deixar de ser contratado e se tornar o seu patrão.
Essa liberdade pode não apenas ajudar no quesito de recebimentos, como também trazer mais qualidade de vida e satisfação para os trabalhadores.
Por esse motivo, vale a pena conhecer algumas sugestões de nichos para investir no Brasil, e aproveitar a oportunidade de ter o próprio negócio.
21 Ideias para negócio próprio:
Se você busca autonomia no trabalho, mas não sabe por onde começar, veja 21 ideias para negócio próprio que separamos para te ajudar a ter o seu próprio empreendimento:
1. Loja virtual
Com a popularização do e-commerce e a migração dos consumidores para a internet, ter uma loja virtual é uma das principais ideias para quem quer ter um negócio próprio.
Além de ser prático, também ajuda a consolidar a sua marca na web, aumentando as vendas dos seus produtos e a sua visibilidade.
E uma vez que existem vários formatos para trabalhar, essa opção se torna ainda mais versátil e flexível.
Para quem deseja ter um negócio profissional, é possível contar, ainda, com as plataformas integradas, como a Bagy, que te ajuda a montar a sua loja virtual de maneira completa, e pode otimizar os seus resultados.
2. Rastreamento veicular
Uma das ideias para negócio próprio que vem ganhando popularidade é o rastreamento veicular, uma atividade que ajuda empresas e motoristas.
Utilizando equipamentos modernos e acessíveis, com conexões pela internet ou via satélite, é possível monitorar entregas e viagens, garantindo a segurança da mercadoria e dos condutores.
Ainda, é uma forma de prestar serviços para companhias que desejam informar os clientes de todas as etapas do envio, ou cuidar para que as suas frotas sigam com garantia pelo trajeto esperado.
Para começar com esse negócio, é possível investir em equipamentos de rastreamento e instalações simples.
3. Beleza e estética
A área de Beleza e Estética é uma das mais procuradas quando falamos sobre ideias para negócio próprio.
Afinal, existem várias alternativas disponíveis para trabalhar neste nicho, como:
- maquiagem;
- manicure;
- corte de cabelo;
- massagem.
Esse é um segmento que também é simples de trabalhar, e não exige local físico ou mesmo equipamentos muitos profissionais.
Diversos empreendedores começam atendendo em casa, e aprimoram suas habilidades com cursos gratuitos oferecidos pelo Governo, como as escolas profissionalizantes.
Assim, para quem quer começar uma empresa de beleza e estética, é possível avaliar várias possibilidades, ou formalizar uma atividade que você já fazia como hobby.
4. Consultoria digital
Para ter uma empresa própria e conseguir a independência financeira, vale a pena utilizar a internet como uma ferramenta de trabalho.
Esse é o caso da consultoria digital, uma área que permite flexibilidade e autonomia para os profissionais.
Se você possui algum tipo de formação técnica ou superior, pode orientar outras pessoas diretamente pela web, sem precisar de estabelecimento físico ou burocracias de atendimento.
O nicho está se tornando popular entre os freelancers, principalmente, por não demandar contratos de trabalho e permitir que ambas as partes sejam beneficiadas de maneira prática e simples.
Basta orientar o cliente na área do seu entendimento e acompanhá-lo em busca dos melhores resultados, remunerado de maneira mais simples.
5. Importação de produtos
A falta de produtos importantes no mercado brasileiro também torna essa uma das melhores ideias para negócio próprio para investir.
Vários segmentos possuem defasagem de itens e lançamentos modernos que já são populares no exterior, mas ainda não existem no Brasil.
Nesse caso, ao trabalhar com essa alternativa, você pode montar uma loja virtual ou física e trabalhar com a venda de produtos diferenciados.
Além dos preços poderem ser mais acessíveis no exterior, também é uma opção que pode ser expandida para vários segmentos, desde produtos simples e baratos, até eletrônicos, por exemplo.
6. Dropshipping
Se você não tem ideias para negócio próprio, mas quer começar a trabalhar de forma independente, vale a pena conhecer o dropshipping.
Esse formato de parceria possibilita a venda de produtos de terceiros pela internet, sem que você precise se preocupar com o armazenamento ou entrega da mercadoria.
Após realizar a venda no seu site ou rede social, um parceiro físico envia o produto do armazenamento e cuida de todos os trâmites do despacho.
É uma alternativa simples para quem quer trabalhar com vendas na internet, mas não deseja produzir ou ter seu próprio estoque em casa.
7. Infoprodutos
Comprovando que a internet é uma das melhores ferramentas para ter ideias para negócio próprio, os infoprodutos são mais uma alternativa disponível no mercado.
Como o nome indica, trata-se de mercadorias digitais, feitas e consumidas online, de maneira mais prática e simples.
Alguns dos principais exemplos incluem e-books e cursos, por exemplo. Eles são disponibilizados em sites apropriados, e os clientes podem conferir diretamente pelo computador, sendo uma transação prática para ambos os lados.
Se você produz infoprodutos, pode disponibilizá-los gratuitamente em várias plataformas de vendas, e lucrar com as compras.
8. Redação de conteúdos
A demanda por conteúdos digitais continua crescendo no mercado, e se tornar um redator pode ser uma alternativa interessante para você.
Mesmo sem experiência, várias plataformas de freelancer permitem que você entre em contato com clientes e agências para trabalhar escrevendo.
Existem diversas demandas disponíveis, desde artigos simples, até livros e cursos, por exemplo. Você também terá a liberdade para escolher qual a área que deseja trabalhar, e montar seus próprios horários.
Ainda, é uma opção acessível, que não exige muitos equipamentos ou investimento para começar. Com um computador ou mesmo um celular, você já pode ser um redator de conteúdos e começar a ganhar com isso.
9. Marketing de afiliados
Quer trabalhar com infoprodutos, mas sem produzi-los? O marketing de afiliados pode ser a alternativa ideal.
Esse mercado permite vender as mercadorias digitais de outras pessoas, e lucrar com porcentagens de comissão.
Existem plataformas especializadas nesse segmento, como a Hotmart ou a Eduzz, que disponibilizam não apenas um espaço para os criadores de conteúdo, mas também para os afiliados que desejam trabalhar com esses itens.
Além de ser uma forma de aumentar a visibilidade dos produtores, os usuários podem ganhar dinheiro sem precisar de um negócio ou de um produto próprio.
10. Desenvolvimento e venda de apps
Para quem tem conhecimentos em programação, trabalhar com o desenvolvimento e venda de aplicativos pode ser uma das melhores ideias para negócio próprio.
Essa área acompanha a evolução da tecnologia e a popularidade dos canais digitais, sendo uma opção interessante para ter lucros de forma independente.
As ferramentas para essa criação são acessíveis, a maioria sendo gratuita, e muitas pessoas que já conhecem sobre o tema terão facilidade em desenvolver softwares para vender na internet ou sob demanda.
Além disso, para quem se interessa pelo segmento, existem cursos e treinamentos na internet, também sem custos, para desenvolver suas habilidades e começar uma carreira nesse segmento.
11. Designer gráfico
O mesmo vale para pessoas com conhecimentos e técnicas de desenho, que podem trabalhar com designer gráfico na internet.
Essa é uma área abrangente, que engloba não apenas a criação de artes, mas também ilustrações e produção de conteúdos online.
Principalmente com o aumento do marketing digital e a importância das redes sociais, o designer gráfico se tornou importante para a elaboração de artes e postagens estratégicas para os clientes.
Essa é uma carreira que permite atuação freelancer, de modo que o usuário pode conquistar clientes quando e como preferir, ou mesmo se filiar a uma agência como colaborador.
12. Tradução
Para quem sabe falar outra língua, uma das principais ideias para negócio próprio, atualmente, é trabalhar com tradução.
Existem diversos conteúdos estrangeiros que chamam a atenção de empreendedores no Brasil. Mas, para comercializá-los, é necessário que estejam em português, e adaptados para a nossa cultura.
Nesse caso, os clientes procuram os tradutores para converterem o arquivo, gerando uma demanda interessante para freelancers.
Várias plataformas de trabalho remoto conectam clientes e profissionais, e existe a possibilidade de atuar na sua própria rotina, usando apenas o computador.
13. Serviços de SEO
O marketing digital proporciona várias ideias para negócio próprio, e uma delas são os serviços de SEO, ou Search Engine Optimization.
Esse conjunto de estratégias é responsável pelo posicionamento orgânico e por melhorar os resultados de sites, lojas e todos os tipos de perfis que trabalham na internet.
Aplicar as técnicas certas é fundamental para se posicionar diante dos concorrentes, ganhando visibilidade nos buscadores e conseguindo melhorar os seus resultados.
Todas essas atuações devem ser monitoradas por um profissional de SEO, que presta seus serviços de diferentes formas.
Assim, se você tem conhecimentos ou formação nessa área, pode se arriscar e iniciar um negócio para ajudar outras empresas nas suas estratégias de marketing.
14. Edição de vídeos
Com habilidades, técnica e ferramentas, é possível começar um negócio próprio de edição de vídeos.
Esse trabalho é igualmente acessível, e demanda pouco investimento, com possibilidade de grande retorno.
Basta encontrar as demandas na internet, por meio de plataformas de freelancer ou agências de colaboração, e realizar as atividades de acordo com cada cliente.
Existem várias possibilidades de atuação, desde edições simples, para redes sociais, até alterações de vídeos para YouTube, cursos virtuais, entre outros formatos.
Além disso, para quem quer começar do zero, existem vários tutoriais gratuitos que ensinam as melhores técnicas de edição, desde iniciantes até avançados.
15. Assistência virtual
O serviço de assistência virtual é famoso na internet, e pode ser uma das ideias para negócio próprio que vão te ajudar a encontrar a sua independência financeira.
Essa atuação também demanda baixo custo inicial, usando apenas um computador, e permite ajudar empresas e outros clientes com as suas demandas.
É uma área flexível e que pode ter trabalho em vários nichos, desde gerenciar atendimentos, agendas, ou mesmo organizar planilhas e outros documentos.
A flexibilidade de trabalho remoto e a rotina autônoma permitem que você tenha vários clientes, e trabalhe de forma confortável auxiliando pela internet.
16. Gerenciamento de redes sociais
É fato que um dos principais negócios que cresceram nos últimos anos foi o gerenciamento das redes sociais.
Não apenas pelo aumento do número de usuários e empresas nesse segmento, mas também pela necessidade de ter estratégias assertivas para se destacar no mercado.
Cada vez mais pessoas e companhias buscam esse tipo de orientação para não perderem tempo com publicações, mas terem os resultados esperados que acompanham uma boa visibilidade.
Por esse motivo, se você tem conhecimentos sobre redes sociais e se interessa pela área, pode criar uma empresa para cuidar das contas dos clientes e ter sucesso com as melhores estratégias.
17. Compra e venda de domínios
Os domínios são os endereços que os sites precisam comprar para manter seus conteúdos no ar. Basicamente, é a forma que os clientes encontram as empresas na internet.
Nesse caso, trata-se de um elemento concorrido, pois as companhias desejam ter um endereço prático e estratégico para serem encontradas.
Por isso, a compra e venda de domínios pode ser um negócio interessante para você. Uma vez que eles precisam ser adquiridos e renovados, é possível trabalhar com essa negociação diretamente com as companhias interessadas, gerando lucros a partir da demanda.
18. Especialista em Google Ads
O marketing digital gerou várias ideias para negócio próprio, assim como o especialista em Google Ads.
Essa ferramenta do Google serve para gerar tráfego pago estratégico para as empresas, a partir da compra de campanhas que são publicadas e anexadas em vários lugares.
No entanto, para isso, é necessário ter um planejamento eficiente, feito por um profissional que entende do recurso.
Então, se você tiver conhecimento e habilidades nesse nicho, vale a pena trabalhar em parceria com clientes interessados em se posicionar melhor frente aos concorrentes.
19. Venda de alimentos
A venda de alimentos é sempre uma boa ideia para quem quer começar o próprio negócio, pois é flexível e acessível.
Com pouco investimento, é possível criar vários tipos de empresas, como produção de salgados, doces, receitas específicas ou gourmets.
Muitas pessoas iniciam essa atividade para ter renda extra, e constroem um negócio lucrativo ao conquistar o público com alimentos diferenciados.
Por isso, é um segmento interessante para avaliar, especialmente se você tiver proximidade com essa área e contar com um produto que pode fazer sucesso.
20. Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura são uma das ideias para negócio próprio que podem interessar quem trabalha com produtos diferenciados.
Esse formato permite o envio de diferentes itens a cada período mediante pagamento de uma assinatura.
É uma possibilidade de vendas para quem quer conhecer coisas novas, seja alimentos, cosméticos ou mesmo conteúdos digitais.
Além disso, é possível não apenas trabalhar com essa alternativa para seus produtos, como também se filiar a uma empresa e atuar como prospector.
21. Criação de conteúdo
Por fim, a internet se tornou um local abrangente para ter o próprio negócio a partir da criação de conteúdos.
Seja como influenciar, blogueiro ou youtuber, é possível ganhar dinheiro trabalhando na web. Muitas contas se consolidaram dessa forma, e desenvolveram sua própria empresa a partir dessas criações.
Para começar, basta ter equipamentos simples de gravação, e apostar em um nicho que seja familiar para você, sendo confortável para criar conteúdos engajadores e cativantes.
Como escolher o negócio próprio ideal?
Com tantas alternativas, pode ser difícil escolher as melhores ideias para negócio próprio. Nesse caso, o primeiro passo é conhecer o seu perfil.
Veja quais são as suas habilidades e o que você mais se identifica. Isso tornará mais fácil encontrar o nicho ideal para desenvolver a sua empresa.
Além disso, vale a pena considerar as formas mais acessíveis para você no momento, que não exijam tanto investimento inicial.
E, claro, não deixe de avaliar a concorrência do mercado próximo a você, para ter mais chances de sucesso nas suas atividades.
Com essas dicas, será mais simples escolher o negócio próprio ideal, e realizar o seu sonho de ter um empreendimento.
E se você quer realizar o sonho de ter um empreendimento, a Bagy é uma ótima maneira para colocá-lo em prática. Conheça nossa plataforma, veja como ela pode ajudar o seu negócio e comece a vender para todo o Brasil agora mesmo!