O gerenciamento de redes sociais é a criação de um planejamento estratégico para ter ações práticas e conquistar a audiência da sua empresa.
Que a sua marca precisa estar nas redes sociais você já sabe, mas na prática tem muitas coisas que envolvem esse gerenciamento. Como escolher as redes em que precisa estar, entender a audiência, produzir conteúdos, responder aos questionamentos e etc.
A verdade é que as redes sociais podem alavancar o seu negócio ou virar um problema no dia a dia da empresa. Por isso, o planejamento e o gerenciamento das redes são importantes.
Confira agora tudo que você precisa saber para o sucesso das suas redes sociais, fazendo um gerenciamento de qualidade!
O que é gerenciamento de redes sociais?
O gerenciamento de redes sociais é um grupo de ações estratégicas que acontecem nos canais em que a sua marca está. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados dentro das redes sociais da sua empresa.
Muitas vezes essa atividade é confundida com a simples criação de imagens e textos para uma rede, mas na verdade é preciso planejar, ter um posicionamento, execução, monitoramento e analisar os resultados para usar as redes sociais a seu favor.
Tarefas como SAC 3.0, agendamento e publicação de conteúdo, alertas para gestão da marca em situações que possam virar uma crise, estudo do mercado, criação de conteúdo, publicar e mensurar resultados, são atividades comuns e principalmente, frequentes, para que a presença digital seja estratégica.
Por isso, é importante que o gerenciamento de redes sociais seja planejado e acompanhado por um profissional que entenda da área. Infelizmente é comum os donos de empresas acharem que qualquer pessoa pode fazer essas atividades, mas isso não é verdade. Para que tudo isso seja bem feito, é importante ter uma pessoa ou time responsável exclusivamente pelos canais sociais.
Se você entendeu o que é o Gerenciamento das Redes Sociais no dia a dia de uma empresa, confira agora o porque essa gestão deve ser feita com qualidade e por onde começar.
Por que fazer uma boa gestão de redes sociais?
Um levantamento da empresa NordVPN sobre os hábitos digitais dos brasileiros aponta que o tempo que os brasileiros passam na Internet durante a semana é bem alto. Em média, as pessoas começam a se conectar às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13, se somarmos esse tempo durante uma semana, o brasileito teria passado 91 horas online.
Ou seja, as pessoas estão online e, para alcançar novos clientes, você precisa atingir cada vez mais pessoas, isto é, investir nos ambientes em que elas estão, as redes sociais!
Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok são alguns dos canais que estão na rotina dos indivíduos e por isso, se usados de maneira estratégica, podem se tornar aliados da marca.
Além de poder ajudar no aumento das vendas e fidelizar os clientes, atualmente, a confiabilidade de uma marca está diretamente associada à sua presença nas redes sociais, onde são feitas indicações e, é o primeiro lugar que um cliente em potencial vai procurá-lo.
É importante destacar ainda que as redes sociais também podem funcionar como um termômetro do seu cliente e ajudar a entender mais sobre os seus produtos e a sua marca. Aos poucos você pode tirar insights dos feedbacks dados pelos seus seguidores para mudar algum produto ou criar novos.
Ou seja, o Gerenciamento de Redes Sociais pode impactar diretamente em:
- Aumentar a sua visibilidade online;
- Atingir e despertar interesse de novos potenciais clientes;
- Aproximar o relacionamento com o seu cliente, com um canal para feedbacks;
- Ser encontrado nas buscas do Facebook, Instagram, que estão cada vez mais sendo usados para realização de buscas;
- Divulgação de eventos, promoções;
- Economizar com equipes comerciais e outros meios de prospecção;
No entanto, as redes sociais são repletas de perfis de marcas que estão em busca da mesma visibilidade que você. Por isso, a melhor forma de se destacar e de fato, atingir os seus objetivos, é fazendo uma boa gestão das redes sociais, para conquistar os usuários e se diferenciar dos concorrentes.
Em meio a tantos conteúdos criativos, dinâmicos e atraentes, conseguir despertar a atenção do público não é fácil. É preciso manter-se atualizado e entender o comportamento dos usuários.
Continue lendo e confira dicas práticas que podem ser úteis para você aplicar diariamente num gerenciamento de redes sociais bem sucedido.
Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?
Você precisa saber que não basta criar perfis em todas as redes sociais apenas para estar na internet. É preciso saber como se posicionar, atrair o público ideal e comunicar as mensagens da empresa de maneira estratégica.
Ou seja, é preciso pensar num plano de ação que inclua análise de dados, relacionamento e produção de conteúdo específico para cada rede.
Mas o planejamento é a parte principal para o sucesso da gestão das redes sociais, mas a primeira coisa que você precisa pensar é em quais redes sociais vale a pena estar. E para tomar essa decisão você precisa levar em consideração alguns detalhes:
- Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, por sua abrangência de públicos, exigem que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, estejam presentes. Já outras, como o TikTok e o Pinterest, trazem resultados para alguns nichos mais específicos. Então, analise bem onde o seu público está.
Observe o comportamento dele, identifique que tipo de conteúdo agrada mais a sua audiência e faça testes. Você pode criar uma rede social, planejar conteúdos para ela e analisar se o seu público está lá e se não funcionar, mudar a estratégia.
Além disso, entenda quais são os seus objetivos nas redes sociais: atrair mais clientes? Divulgar o seu produto? Receber feedbacks sobre o seu negócio? Fidelizar clientes? Mapeie tudo que você gostaria de conquistar a partir das redes sociais.
Mas leve em conta que é essencial que apenas um objetivo seja o principal na sua estratégia, para impulsionar o aspecto mais importante para a sua empresa no momento.
Por fim, o público alvo e os seus objetivos podem mudar ao longo do tempo de empresa e por isso, fique atento! Use as redes sociais a seu favor mudando o perfil de conteúdos e até mesmo a rede, quando achar estratégico.
Após criar um planejamento, é hora de colocar em prática o plano de ação. Desenhe um cronograma desde a criação da rede social até os conteúdos que precisa criar para cada rede. Leve em conta as ferramentas utilizadas nos diversos canais, o atendimento ao cliente e separe um tempo para analisar os resultados gerados mensalmente.
Na prática, separamos 6 dicas para um bom gerenciamento de redes sociais:
- Dedique tempo às suas redes sociais.
Crie uma rotina de trabalho que reserve tempo suficiente para cuidar de suas redes sociais. Da produção do conteúdo à análise.
- Poste com regularidade.
Estabeleça uma frequência nas postagens para gerar um bom relacionamento constante com a sua audiência.
- Responda a todos os comentários de forma educada.
Responder comentários é parte importante do relacionamento com o cliente, para que ele goste e divulgue o seu atendimento. Mas também é uma forma de aprender mais sobre o seu público e produto. Use suas redes sociais para gerar discussões interessantes e analise o que vier.
- Fique atento ao que dizem sobre a sua marca.
A gestão de redes sociais não se faz somente nos perfis oficiais da marca, use hashtags e pesquise palavras chaves sobre o seu produto, assim saberá tudo que está sendo dito e poderá usar isso a seu favor. Outra dica é conferir o que os seus concorrentes andam fazendo, isso pode gerar algumas ideias para você.
- Analise os insights com frequência.
A todo momento as redes sociais estão lhe entregando relatórios automáticos, tire um tempo para analisá-los e aprenda com eles.
- Consuma conteúdos sobre Redes Sociais
Quanto mais conteúdos consumir, mais insights você pode ter conferindo o que se diz, as novidades do marketing digital.