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Como encontrar bons fornecedores de papelaria?

Fornecedores de papelaria

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para ter um negócio de sucesso é fundamental contar com fornecedores de qualidade. Nesse sentido, ocorre o mesmo com as papelarias. Pensando nisso, confira neste artigo dicas sobre como encontrar os melhores fornecedores de papelaria para aumentar suas vendas!

Para ter uma papelaria bem sucedida é importante ter um bom planejamento e principalmente produtos de qualidade. Ou seja, a melhor forma de se garantir e conquistar os clientes é ter bons fornecedores! 

Vamos te contar as vantagens de ter fornecedores de papelaria parceiros e como encontrar os que valem a pena para te ajudar a vender mais e alcançar o sucesso do seu negócio! 

Qual a importância de encontrar bons fornecedores de papelaria?

Os fornecedores são os responsáveis por entregar para o seu negócio o produto que chegará ao consumidor final. Assegurar qualidade, reposição em tempo hábil, bons preços para o seu cliente e para você, aumentando a sua margem de lucro, é crucial para a escolha de um fornecedor.  

Separamos algumas dicas para você que está em busca de bons fornecedores de papelaria para o seu negócio vender muito. Confira!

Dicas para encontrar bons fornecedores:

Confira a seguir algumas dicas!

Primeira: saiba bem quais produtos você quer colocar na sua papelaria

Busque responder perguntas como: “O que você precisa?” e “Qual é a quantidade?”  Esse exercício te ajuda a organizar uma lista de produtos, facilitando a busca pelos fornecedores de atacado que oferecem o que você procura. 

Algumas sugestões de produtos que tem maior saída são: cadernos,  lápis e canetas diferentes e criativos, borrachas criativas, clipe para papel, colas, apontadores, envelopes, fitas em geral, diversos tipos de papel, pastas, grampeadores, massinhas de modelar e tintas. 

Segunda: tenha um planejamento básico 

Ao montar a sua papelaria, faça um planejamento estratégico. Isso irá te ajudar a definir metas, entender quais são os pontos de atenção e te dará um norteador de por onde começar. 

É interessante que o seu planejamento responda perguntas como: “Em quanto tempo vou precisar repor e qual o prazo de entrega de cada fornecedor?”, “Quanto de dinheiro eu tenho para investir em estoque?”, “Qual o espaço que disponho para o estoque?”, “Esse fornecedor é de pronta entrega ou só por encomenda?” “Posso trabalhar com produtos mais artesanais ou o meu público é tradicional?” 

Terceira: pesquise opções de fornecedores e distribuidores

Uma boa pesquisa pode fazer toda a diferença. Por isso, que tal fazer uma lista dos critérios mais importantes que seu fornecedor deve ter? Tendo a sua lista em mãos você pode pesquisar online ou na concorrência onde encontrar tudo que precisa. 

Porém, algumas observações são importantes na escolha dos fornecedores, como por exemplo: 

  • Qualidade dos produtos: o diferencial de um negócio de sucesso é entregar para o consumidor qualidade nos produtos. Isso começa ao encontrar fornecedores que estão mais qualificados para entregar bons produtos por condições de preço e pagamento que correspondem com as suas expectativas. 
  • Entregas com bons prazos: em geral os fornecedores e distribuidores combinam um prazo de entrega padrão. No entanto, se você criar um bom relacionamento e garantir uma parceria, ficará mais fácil negociar prazos e entregas mais ágeis dos produtos de maior rotatividade na sua papelaria. 
  • Preços mais interessantes: como comentamos, uma parceria com o fornecedor promove vantagens não só garantindo que o seu consumidor final fique feliz, como também na entrega e preços. Quanto melhor for a parceria, maiores são as chances de negociações nas condições de pagamento e nos preços da mercadoria. Você poderá adquirir produtos por um valor competitivo e assim, aumentar suas vendas lucrando mais. 

É importante lembrar que: uma comunicação clara e fluída é essencial para que o trabalho evolua. Mas você sempre pode diversificar os seus fornecedores. O seu foco precisa ser a qualidade que o consumidor final irá reparar, oferecer bons produtos melhora o nível de satisfação aumentando as chances de fidelizar um cliente. 

Importante: a seleção dos melhores fornecedores também pode vir da avaliação e o monitoramento de como vai a parceria de vocês. Para garantir um bom fluxo de mercadorias e produtos de qualidade no comércio, estar ciente do que o seu consumidor mais gosta e de como o seu fornecedor trabalha, pode ajudar na produtividade do negócio. 

Embora o preço seja muitas vezes um dos fatores decisivos na hora de escolher um fornecedor, não se esqueça de que às vezes o barato pode sair caro. É crucial avaliar outros aspectos além do financeiro para ter bons parceiros, fazer uma boa gestão dos fornecedores e assim, deixar seus clientes finais satisfeitos.

Onde encontrar fornecedores de papelaria? 

Agora que você já sabe que os critérios importantes para encontrar um fornecedor são: qualidade do produto, qualidade na prestação de serviço, agilidade na entrega, condições de pagamento flexíveis e experiência do fornecedor, ficará mais fácil de encontrar boas opções na sua pesquisa. 

Algumas sugestões são: 

  • JC distribuição: essa distribuidora trabalha com diversos tipos de produtos, inclusive de materiais para papelaria. Você pode conferir o catálogo e orçar a entrega dos produtos. 
  • Compras Faber-Castell: a empresa é famosa por fabricar lápis, canetas, apontadores e uma diversidade de outros produtos. Ela criou um  site exclusivo para lojistas comprarem seus produtos no atacado.
  • Reval: considerada uma das maiores distribuidoras de itens para papelaria do Brasil,  trabalha com mais de 400 marcas variadas de produtos.
  • Jandaia Atacado de Papelaria: uma distribuidora de papelaria que faz parte do Grupo Bignardi (um dos grandes fabricantes de cadernos do Brasil). Além de fornecer cadernos em geral, você encontra diversos outros produtos de papelaria para comprar.
  • Wespi Atacado: esse fornecedor de papelaria tem uma grande variedade de produtos, inclusive de artigos para escritório e informática, caso você tenha interesse em diversificar o que tem disponível na loja. 
  • Astral Atacado: uma empresa atacadista de artigos de papelaria, artigos de época, brinquedos, artigos de casa, produtos de beleza, entre outros. 
  • Costa Mega Store: um distribuidor de papelaria e artigos para festas, além de materiais de escritório.
  • Datasupri: essa distribuidora é muito focada em suprimentos para informática, materiais para escritório, papelaria, eletrônicos e atua no mercado desde 1987, tendo um histórico de entregas de qualidade e um catálogo amplo. 

Uma dica: não deixe de conferir em canais de compra online como o Mercado Livre. Você pode encontrar produtos específicos que valem a pena para o seu negócio. 

E caso você entenda que o seu público se interessaria por materiais de papelaria mais artesanais, não deixe isso de fora! Procure pequenos produtores, negocie valores e prazos e observe os resultados junto ao consumidor final! 

Importante: Saiba que é comum que fornecedores e distribuidores peçam um cadastro para fazer as compras no atacado. 

Algumas marcas costumam exigir a necessidade de um cadastro e de CNPJ e isso pode garantir preços mais baixos na negociação. Além disso, é normal que haja um valor mínimo para a compra. Essa compra mínima pode ser definida de acordo com cada fornecedor e isso também pode impactar em valores mais baixos no produto final. 

Faça as contas e sempre observe se a negociação está sendo benéfica para a sua papelaria. Caso fique na dúvida, pesquise mais opções! Sempre haverá um fornecedor mais coerente com a sua expectativa de negócio. 

Com a sua papelaria deslanchando você pode testar novas possibilidades, como vender online de um jeito prático e rápido. Uma loja virtual te ajuda a abranger mais públicos além daquele que está na região da sua loja e alavancar ainda mais as suas vendas. 

Observe produtos que tem um diferencial interessante e monte o seu catálogo com a ajuda da Bagy!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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