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5 melhores ferramentas para vender direto pelo Instagram e aumentar seu faturamento

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Conheça ferramentas para vender direto pelo Instagram

Bagy, Sacolinha do Instagram, Bagy.bio, Shop Social, e Etus são algumas ótimas opções de ferramentas para você vender direto pelo Instagram.

As redes sociais deixaram de ser apenas para postar fotos e vídeos das vidas particulares de seus usuários. Agora elas são os melhores locais na internet para vender algum produto ou serviço. E foi com base nisso que foram desenvolvidas várias ferramentas para vender direto pelo Instagram.

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas foram obrigadas a fechar suas portas. Graças à tecnologia, o processo de aumentar a quantidade de lojas online foi bem rápido.

Segundo o site E-commerce Brasil, as vendas online aumentaram quase 74% em 2020. Com este crescimento, os criadores de softwares colocaram para jogo, as ferramentas para facilitar a vida desses milhares de lojistas, desenvolvendo ferramentas que ajudam a vender mais no Instagram.

Sei que você ficou super interessado em saber quais são elas e quais são as melhores ferramentas. Continue com a leitura!

O que vender no Instagram?

A criatividade é livre! Use-a para vender no Instagram coloque profissionalismo nele. Com credibilidade e uma rede de contatos consolidada você pode chegar muito longe.

Muita gente acha que para vender no Instagram precisa ter dinheiro. Na verdade, você pode até precisar de dinheiro para pagar pelos anúncios, mas o principal é ter estratégia, foco na persona e criar uma linguagem única, algo criativo e inovador.

Se você gosta de culinária, já pensou em montar uma loja de bolos online e  vender por encomenda ou até mesmo para retirada imediata e entrega? Aposto que você agora vai pensar em várias ideias e receitas.

Mas se você é ligado à moda, existem várias formas de vender roupa no Instagram também. Uma coisa que te indicamos neste ramo, é que você defina o seu nicho, seu público-alvo e vire autoridade nele. Roupa social, moda praia, roupa de bebê, público feminino ou masculinino, são várias das opções que você tem para vender no Instagram.

Lá você pode oferecer seus serviços como aluguel de carro, de massoterapeuta, salão de beleza, implante para calvície, personal trainer, etc. Tenha atenção, leia as regras e os termos de privacidade do Instagram para não burlar alguma e ter sua publicação removida.

Então o que você pode vender no Instagram abrange tudo aquilo que você quer vender, mediante esta regrinha aí acima. Aproveite o mundo de possibilidades e utilize as ferramentas que vamos te ensinar sobre elas!

Por que o seu e-commerce precisa estar no Instagram?

Hoje, o Instagram é a rede social mais acessada no mundo, e vem deixando de ser de uso apenas dos mais jovens, dando espaço para a turma de mais idade navegar e comprar através dele.

Estes são os dados de pesquisas mais recentes referente aos usuários do Instagram:

  • 75% das pessoas entre 18 a 24 anos usam o Instagram;
  • 47% das pessoas entre 30 a 49 anos usam o Instagram;
  • 23% das pessoas entre 50 a 64 anos usam o Instagram;
  • 8% das pessoas acima de 65 anos usam o Instagram.

De acordo com isso, as suas chances de faturamento são altíssimas, muito mais do que estando apenas no Facebook e WhatsApp. Afinal, além de ter um alto número de acessos e visibilidade, o Instagram dispõe de ferramentas para facilitar a vida do cliente que estiver comprando no seu e-commerce.

Como vender no Instagram?

Existem várias formas de você vender no Instagram. A principal delas é publicar os produtos no feed e nos stories todos os dias e criar conteúdos legais, onde sua audiência vai gostar de assistir e criar desejo pelo que você está vendendo.

Os seus seguidores compram pela necessidade de ter o que você está oferecendo, mas acredite que podem comprar também apenas por causa da forma que sua empresa se apresenta e o trata. Por isso partimos da premissa de criar uma conexão com a sua audiência para que as vendas surjam.

Nós vamos falar sobre as 5 melhores ferramentas para vender mais no Instagram, inclusive sobre a tão sonhada Sacolinha do Instagram associada à ferramenta da Bagy.

Mas antes, vamos criar o perfil para suas vendas caso você ainda não tenha. E se sua empresa já tiver um perfil no Instagram, confira abaixo se está feito de forma correta.

Comece pelo perfil comercial

O perfil comercial no Instagram é sua porta de entrada para as vendas online, é ela que vai conectar as ferramentas que vão te ajudar a vender mais na internet, por isso, cuide bem das informações que as pessoas terão acesso logo de cara.

Se você ainda vende os seus produtos ou oferece serviços através do seu perfil pessoal, quer aumentar as suas vendas, crescer no seu ramo e na internet, crie agora mesmo o seu perfil comercial e conecte o seu site e o seu catálogo de produtos para vendas online nele.

Coloque em criar conta, acione o botão “comercial”, e siga o passo a passo que o Instagram vai mostrar até que você complete todas as informações pedidas.

No perfil comercial, você terá acesso a informações importantes no gráfico do próprio Instagram que o perfil pessoal não disponibiliza. Como por exemplo: gênero, idade, cidade e estado de onde mais as pessoas acessam o seu perfil.

A partir daí, você poderá analisar se as estratégias de divulgação estão atingindo a sua persona, e ajustar isso caso elas não estejam satisfatórias.

Sincronize a sua conta do Instagram com a página do seu negócio no Facebook e promova publicações através do Google Ads, para que a postagem com a oferta escolhida chegue ao seu público alvo, e aumentar as suas chances de vendas, pois, as postagens estão chegando às pessoas certas agora.

O perfil comercial além de tudo, você pode integrar o seu site a ele e ter a Sacolinha do Instagram, um recurso que permite a fixação de uma tag de compra em um produto que está à venda. 

Desenvolva uma boa biografia

O nome do perfil terá que ser fidedigno ao nome do seu negócio. Caso não esteja disponível, escolha um caractere no final do nome ou um número, mas é importante que as pessoas achem facilmente o seu perfil pelo nome, por isso, essa não é a hora de enfeitar demais e usar muitos caracteres.

Evite coisas como “.”, “_”, “-”, ”9875”, etc. Muitos caracteres deixam o nome complicado de serem encontrados e acabam atrapalhando o algoritmo do Instagram de rankear o seu perfil ao invés de ajudar!

Importante que você preencha o endereço, mesmo que seja uma loja apenas online, e você atende na sua própria residência, coloque ao menos o bairro e nome da cidade da sede da empresa, essa atitude gera confiança nas pessoas.

Além disso, lembre-se de colocar o telefone no botão “contato”, o link para o seu site ou para o seu catálogo de vendas no campo “URL SITE” e o e-mail para contato direto com o e-commerce.

A foto de perfil deve ser a logomarca do seu negócio, se você ainda não tem uma, é importante que faça de acordo com a identidade visual dele, respeitando cores e fontes.

Pense em uma identidade visual

Ficou em dúvida quando dissemos para sua logomarca ser a foto do perfil e que ela deve seguir os padrões da sua identidade visual, né? Pode ficar tranquilo que nós te ajudamos a entender o que é isso agora mesmo.

A identidade visual vai determinar como você quer que as pessoas vejam a sua empresa, cores fortes ou cores mais clarinhas e suaves, além de tamanhos e tipos de fontes utilizadas, tudo tem um propósito.

Ela é um conjunto de todos os aspectos visuais do produto, empresa ou serviço. Ícones, formas e mascotes também fazem parte do conjunto que forma a identidade visual.

As cores podem ser escolhidas de acordo com os seus significados. Por exemplo:

  • Rosa: remete a delicadeza e harmonia;
  • Vermelho: transmite energia e melhora a auto-estima;
  • Marrom: expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade;
  • Cinza: muitas vezes utilizada para expressar elemento sofisticado;
  • Azul: costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade;
  • Verde: relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude;
  • Amarelo: estimula raciocínio e criatividade e pode representar alegria e jovialidade;
  • Roxa: muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo;
  • Branco: representa a paz, purificação, inocência e clareza. Ajuda a atingir o equilíbrio;
  • Preto: está relacionada a morte, isolamento e solidão. Além disso, é considerada uma cor elegante e sofisticada.

A identidade visual é muito mais além do que se pode ver, é criar conteúdo de valor que agregue conhecimento à sua audiência, com assuntos referentes ao seu nicho e que essa prática se torne uma constante.

Se o seu e-commerce é de maquiagem, crie tutoriais e assim, as pessoas sempre lembrarão de comprar os produtos que você vende, por que viu os tutoriais.

Mas se você tiver um restaurante ou um supermercado on-line, pode dar dicas de como utilizar os ingredientes, como harmonizar com vinhos e sua audiência certamente ficará com a sua marca na cabeça quando o assunto for esse.

Ter uma identidade visual é isso, fazer as pessoas lembrarem de você através de características da sua página.

Planeje os seus posts

Para planejar os posts, é bom criar o conteúdo com antecedência. Algumas empresas planejam a semana, outras por 15 dias ou 1 mês. Por quanto tempo você vai planejar os seus posts, não é uma regra, faça de acordo com sua necessidade e possibilidade.

Neste planejamento, você terá mais liberdade e organização. Com as ferramentas certas você vai programar a publicação para o dia e hora que quiser, ficando despreocupado com a sua promoção ou conteúdo que deveria ir ao ar e não foi porque você ficou sem tempo ou sem conexão com a internet na hora que deveria ter postado.

Infelizmente o Instagram não disponibiliza essa função dentro do próprio aplicativo. Por isso nós trouxemos três aplicativos para te ajudar nisso:

Canva

Um dos queridinhos hoje em dia, porque além de programar a postagem, você pode brincar de ser designer, criando você mesmo ótimos cards com sua identidade visual.

Ele tem a versão gratuita e a paga. Para ter acesso aos agendamentos, somente na versão paga do app.

Postgrain

Além de agendar os posts, este aplicativo permite que o usuário gerencie toda programação de conteúdo, story, direct e comentários.

Oferece 7 dias gratuitos como teste e planos para pagamento de acordo com a quantidade de perfis que você deseja gerenciar através dele.

MLabs

Ele agenda as publicações para postagem no Instagram, inclusive as dos stories e publica o mesmo conteúdo em diversas redes sociais que estejam integradas ao aplicativo, cria grupo de hashtags e assinaturas para as publicações.

O aplicativo disponibiliza 7 dias de uso gratuito para teste.

Tenha constância nas publicações

Nenhuma empresa vai ter sucesso se abrir suas portas apenas de vez em quando. Não seria diferente na internet, por isso o correto é que a empresa faça publicações no seu perfil todos os dias, para que as pessoas percebam a presença da sua empresa na internet.

Ter constância e presença fazem as pessoas lembrarem de você quando precisarem do que a sua empresa está oferecendo. Afinal, nem todo mundo compra no mesmo dia em que a postagem aparece na sua timeline ou feed.

Além das diversas ferramentas para te ajudar a postar os conteúdos, ofertas e tudo mais, você pode contratar uma empresa para gerenciar o seu Instagram, como um Social Media, que vai criar os conteúdos e estratégias digitais para o seu negócio.

Analise os resultados

Para saber se a sua estratégia está dando retorno, de tempos em tempos faça uma análise através de dados financeiros, e de estoque para saber se as suas estratégias de vendas estão dando certo.

5 melhores ferramentas para vender direto pelo Instagram

Sacolinha do Instagram

Desde que o Instagram ativou esta nova ferramenta, que os empreendedores donos de e-commerces ficaram ansiosos para colocar nas suas fotos.

Ela é um recurso onde pode ser interligado o valor da peça com o link para compra direto no site. Dessa forma, aumenta as chances de o comprador finalizar o pedido mais facilmente e diminui os riscos dele sair da página sem comprar nada.

Ela é uma ferramenta gratuita, porém precisa de critérios para ser ativada no seu perfil. Para ter a sacolinha do Instagram siga todo o passo a passo que o suporte da Bagy criou com todo carinho para te auxiliar.

Shop Social

Com o Shop Social, você cria galerias com os produtos que estão na foto e tenha um grande número de vendas, já que a tendência é que a pessoa leve mais de um produto ou até todos que estão marcados na foto.

O valor do app é de R$ 49,00 mensal ou R$ 490,00 anual.

Bagy

No Bagy, você tem tudo que precisa para aumentar as suas vendas na internet e nem precisa entender nada de tecnologia. Ele te ajuda a criar o seu próprio site de vendas online em menos de 15 minutos e integra às suas redes sociais.

Seus clientes poderão comprar sozinhos sem que você precise estar 24 horas online. O gerenciamento de tudo é feito através de um app super simples que cabe na palma da sua mão, no seu próprio celular.

Valor do investimento é R$ 29,90 mensal ou R$ 358 anual. Podendo fazer teste gratuito antes de realizar o pagamento.

Etus

A Etus é uma ferramenta gerencia várias redes sociais ao mesmo tempo, gera relatórios em PDF e agenda stories, imagem, vídeo, e até links, além de inserir a logomarca da empresa em todas as publicações automaticamente.

Tanto para Android ou iOS, ele está disponível em versão gratuita, mas para adquirir mais recursos, é necessário comprar a versão pró.

Bagy.bio

O Instagram permite apenas um link na bio do seu perfil. Mas com a Bagy.bio, um agregador de links, conhecido popularmente como “árvore de links”, você pode criar páginas personalizadas.

O que diferencia ele para as demais ferramentas que estão no mercado, é que nele o usuário pode inserir catálogos de produtos, mosaicos de fotos e vídeos.

O melhor é que ele é gratuito!

As ferramentas para vender direto pelo Instagram são inúmeras, escolha a melhor para a sua empresa e aproveite as dicas que trouxemos para você nesse artigo!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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