Carnaval, Dia da Mulher, Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados são apenas algumas das datas que prometem agitar o varejo em 2024 e que não podem faltar no seu calendário comercial. Confira outros no artigo!
Já está na hora de se preparar para 2024 e tirar o máximo proveito da sazonalidade nas vendas da sua loja!
Um calendário comercial estrategicamente planejado não apenas direciona as ações do seu negócio, como também ajuda a impulsionar as vendas e a fortalecer o relacionamento com os clientes ao longo do ano.
No Brasil, felizmente os lojistas contam com diversas oportunidades para promover suas marcas e seus produtos. Há grandes comemorações e eventos na maioria dos meses do ano!
Neste artigo, fizemos um apanhado do assunto e indicamos as principais datas de 2024 para o varejo, ou seja, aquelas que não podem faltar no seu planejamento. Vem conferir!
O que é calendário comercial?
O calendário comercial é mais do que uma simples lista dos dias com maior expectativa de demanda, é uma ferramenta estratégica que destaca as principais datas em que as atividades comerciais ganham destaque e que todo o comércio está mais ativo.
Para os lojistas, o mais valioso é a possibilidade de planejar cuidadosamente suas estratégias, antecipando-se aos eventos e garantindo que suas campanhas estejam alinhadas com o comportamento do consumidor em cada época.
Qual é a importância das datas comemorativas para o comércio?
Além de impulsionar as vendas, as datas comemorativas desempenham um papel crucial na economia e na vida dos consumidores. As comemorações e eventos não só estimulam as compras, como também aquecem diversos setores e fortalecem a relação entre clientes e marcas.
Ao se organizar para cada data, sua loja evita surpresas e consegue atuar com mais tranquilidade, especialmente em vista da grande concorrência observada em muitas datas. Sai na frente quem se planeja e investe em estratégias de venda eficazes.
Quais meses de 2024 têm datas comemorativas?
Há datas comemorativas na maior parte dos meses do ano, aqui no Brasil. Se destacam, porém, os meses de março e dezembro, que reúnem três datas importantes, cada um. Confira os meses para você ficar de olho no seu calendário comercial:
- datas comemorativas de fevereiro: Carnaval (10 a 13);
- datas comemorativas de março: Dia Internacional da Mulher (8), Dia do Consumidor (15) e Páscoa (31);
- datas comemorativas de maio: Dia das Mães (12);
- datas comemorativas de junho: Dia dos Namorados (12);
- datas comemorativas de agosto: Dia dos Pais (11);
- datas comemorativas de setembro: Semana do Brasil e Dia do Cliente (15);
- datas comemorativas de outubro: Dia das Crianças (12);
- datas comemorativas de novembro: Black Friday (29);
- datas comemorativas de dezembro: Cyber Monday (2), Natal (25) e Ano Novo (31).
Quais são as principais datas comemorativas de 2024?
É hora de montar o seu calendário sazonal. De janeiro a dezembro, confira as principais datas comemorativas de 2024 e sugestões para caprichar na divulgação e no relacionamento com seus clientes no ano que vem!
Carnaval (Fevereiro)
O Carnaval é uma das festas mais animadas e esperadas no Brasil, marcando um período de intensa celebração e descontração. Em 2024, a folia acontecerá no meio do mês de fevereiro, nos dias 10, 11, 12 e 13.
Esta época é marcada pela busca por produtos e serviços para as festividades, como fantasias, adereços e itens de decoração. É uma das maiores oportunidades de impulsionar as vendas no ano, especialmente para setores específicos, como lojas de artigos de festa, moda e acessórios.
Dia Internacional da Mulher (Março)
O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é uma data marcante que busca homenagear a luta e as conquistas das mulheres, bem como reforçar ações em prol da igualdade de gênero e da garantia de direitos às cidadãs.
Na data, são muito comuns campanhas de marketing que destacam histórias inspiradoras e ações de apoio a organizações que lutam pela causa. Não é uma data comemorativa tão voltada para o consumo, mas é uma oportunidade de se aproximar da sua audiência, especialmente se o seu público tem grande representação feminina.
Dia do consumidor (Março)
Dia 15 de março é o Dia do Consumidor, considerado por muitos setores umas das datas comemorativas mais importantes do varejo, perdendo apenas para a Black Friday no e-commerce.
É o momento perfeito para fortalecer o relacionamento com seus clientes e, claro, oferecer promoções atrativas. Estratégias de marketing direcionadas, como campanhas por e-mail, redes sociais e anúncios online, são eficazes para aquecer a audiência e comunicar ofertas exclusivas. Programas de fidelidade, cupons de desconto e brindes são também abordagens eficientes para conquistar a preferência dos consumidores nesse período.
Páscoa (Março)
Em 2024, a Páscoa será no dia 31 de março. A data é marcada por duas grandes demandas, a de alimentos (que engloba os tradicionais ovos e outros chocolates) e a de artigos religiosos. Entretanto, vários outros segmentos também costumam apresentar aumento na procura, como o de presentes personalizados.
Cestas de Páscoa, ovos decorativos e produtos artesanais, por exemplo, têm grande apelo. Além disso, a criação de promoções especiais, como brindes exclusivos ou descontos para compras antecipadas, pode ajudar a impulsionar as vendas. Estratégias que incorporam elementos visuais festivos e mensagens familiares também reforçam a atmosfera acolhedora da Páscoa.
Dia das Mães (Maio)
O Dia das Mães, celebrado no dia 12 de maio, é uma das datas mais emocionantes do calendário comercial, centrada no reconhecimento e na celebração das mães. É uma época em que os consumidores estão mais dispostos a procurar e investir em presentes que demonstrem sentimentos ou reforcem memórias.
Campanhas que destacam histórias emocionantes, ofertas exclusivas para mães e experiências personalizadas são muito comuns. Se destacam as marcas que conseguem despertar emoções no consumidor, seja por meio de vídeos inspiradores, seja por meio de mensagens personalizadas. É uma grande oportunidade de criar conexão e empatia com o seu público.
Dia dos Namorados (Junho)
Evento celebrado no dia 12 de junho, no Brasil, o Dia dos Namorados é outra data marcada por muito sentimentalismo, onde a busca por presentes e experiências emocionantes é muito grande.
As oportunidades de negócio são diversas, atendendo a uma ampla gama de nichos de mercado. Campanhas de marketing que promovem experiências compartilhadas, produtos personalizados e ofertas para casais fazem sucesso. Brindes e descontos especiais para compras são também uma forma de incentivo.
Vale se atentar à diversidade nesta data comemorativa. Cada vez mais marcas percebem a importância de englobar diferentes públicos em sua divulgação, como campanhas que trazem casais de diferentes idades e etnias, bem como ações voltadas para o público LGBTQIAPN+.
Dia dos Pais (Agosto)
Em 2024, o Dia dos Pais será no dia 11 de agosto, sempre no segundo domingo do mês. É uma data reservada para expressar o afeto e o reconhecimento aos pais.
Para os lojistas, essa é uma oportunidade de oferecer promoções para incentivar as vendas. Campanhas de marketing que destacam itens como roupas, ferramentas, experiências gastronômicas e produtos personalizados são uma boa pedida.
Semana do Brasil (setembro)
A Semana do Brasil, também chamada de “Black Friday verde e amarela”, é um evento criado pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em parceria com associações comerciais e grandes empresas do varejo no país.
Sua primeira edição foi em 2019 e a semana do evento engloba o feriado de 7 de setembro (dia da independência), que, por si só, já gera muita movimentação em todos os cantos do Brasil.
A proposta da Semana do Brasil é antecipar o aquecimento das vendas de fim de ano e melhorar o desempenho do comércio brasileiro. É mais uma data comemorativa onde reinam os descontos e promoções, e, com o apelo do governo, tende a movimentar o comércio em todo o país, tanto em lojas físicas quanto nas lojas virtuais.
Dia do cliente (Setembro)
Equivalente ao Dia do Consumidor, o Dia do Cliente é mais uma data para impulsionar as vendas no comércio nacional. É realizado no dia 15 de setembro e, junto à Semana do Brasil, é frequentemente visto como um aquecimento para a temporada de fim de ano.
Assim como na Black Friday, os consumidores buscam promoções e preços baixos na data. Por isso, vale se planejar para trazer ofertas atraentes e condições especiais na época. Essa é também uma oportunidade de criar laços com o seu público e aumentar suas vendas nos meses seguintes.
Dia das crianças (Outubro)
O Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, é uma celebração da infância, e o comportamento do público nesse período gira em torno da busca por presentes lúdicos e divertidos para a criançada. Brinquedos, roupas infantis e experiências voltadas para os pequenos são uma aposta certa.
Campanhas de marketing que promovem ofertas especiais para famílias e lançamentos de produtos temáticos também ajudam a cativar o público. Outra sugestão são eventos ou promoções que envolvam atividades interativas, como concursos ou workshops, para aumentar o engajamento.
Black Friday (novembro)
A Black Friday é sinônimo de frenesi de compras e descontos irresistíveis. Em 2024, a grande data será 29 de novembro, respeitando a tradição de realizar o evento na quarta sexta-feira do mês.
Não há dúvidas de que essa é uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas, mas a competição é acirrada. É preciso ter boas estratégias e, nesta data, se saem bem as campanhas que geram senso de urgência, como promoções relâmpago ou de estoque limitado.
Cyber Monday (dezembro)
A Cyber Monday é no dia 2 de dezembro de 2024. É um evento exclusivo do e-commerce, logo após a Black Friday, e seu principal objetivo é oferecer descontos imperdíveis dentro da internet.
Observe que a Cyber Monday funciona como uma espécie de “segunda chance” para quem perdeu as ofertas da Black Friday, e você pode usar isso a seu favor, estendendo promoções e condições especiais. Continuam valendo aqui as ofertas relâmpago, os cupons de desconto e o tão desejado frete grátis.
Natal (dezembro)
O Natal é uma das datas mais aguardadas. Celebrado no dia 25 de dezembro, é marcado pelo espírito festivo e por eventos religiosos. O comportamento do consumidor durante este período está voltado para a compra de presentes, itens de decoração e alimentos para as festividades.
Para os negócios, esta é uma oportunidade crucial de crescer as suas vendas. Campanhas de marketing que trazem promoções sazonais, produtos exclusivos e decorações temáticas são muito bem-vindas. Vantagens que enfatizam a conveniência, como opções de embrulho de presentes e envio direto, também são muito valorizadas pelos consumidores.
Ano novo (dezembro a janeiro)
O Réveillon não apenas marca a passagem do ano, como também traz um grande simbolismo, sendo entendido como um momento de renovação e esperança. O público está imerso em um clima festivo, reunindo-se com amigos e familiares para celebrar, contexto em que as oportunidades de venda são vastas.
Entre roupas, presentes, e itens para os festejos, as estratégias de marketing que enfatizam a renovação e a realização podem atrair a atenção de consumidores em busca de um começo de ano diferente e animador.
Essas são as principais datas comemorativas de 2024, mas elas não são suficientes para completar o seu calendário comercial. Há também celebrações e eventos regionais, bem como datas exclusivas do seu setor ou nicho. Não vai se esquecer delas, eim!
E ai? Preparados para as datas comemorativas de 2024?
Em resumo, o calendário comercial é um guia valioso para o sucesso nas vendas ao longo do ano. Cada data comemorativa representa uma oportunidade única de se conectar com o seu público e alavancar as vendas do seu negócio. Ao nos prepararmos estrategicamente, não apenas evitamos imprevistos, como chegamos com muito mais segurança nas datas importantes!
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