Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Controle de pagamento: qual a importância e como fazer essa gestão da melhor maneira

O que controle de pagamento e como fazer uma boa gestão

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O controle de pagamento te ajuda a monitorar os pagamentos feitos e recebidos, a fim, principalmente, de evitar fraudes. É importante também fazer uma boa gestão de pagamentos para que você entenda exatamente o comportamento de seus clientes através da forma de pagamento que ele mais emprega. 

Um empreendedor bem sucedido precisa ficar de olho em todas as partes de sua empresa. E a gestão financeira é vital para que todas as outras operações continuem funcionando de maneira saudável e lucrativa. Portanto, é preciso muita atenção na hora de organizar a gestão do controle de pagamento dos seus clientes. Saber quem já quitou seus débitos é quem ainda falta para deixar tudo em dia traz diversos benefícios para sua loja.

Mas, se você pensa que essas operações são muito complicadas e trabalhosas, não se assuste e fique calmo. Hoje em dia existem diversas formas e opções flexíveis para trabalhar com os meios de pagamento para e-commerce dentro de sua empresa. Escolha a solução que mais se encaixe em seus propósitos e comece hoje mesmo a se organizar. Você verá que é tudo incrivelmente simples e prático. 

Continue lendo este artigo para aprender mais sobre controle de pagamento e a importância dessa prática para o bom andamento de seus negócios! 

Mas, antes de continuarmos nossa conversa, vamos entender o que de fato é o controle de pagamento. 

O que é controle de pagamento de clientes?

O controle de pagamento é uma prática vital para a saúde financeira de sua loja. É através do conhecimento preciso de como andam os pagamentos feitos para a sua empresa que você consegue estipular boas projeções de entradas e saídas. Além disso, projeções mais equilibradas trazem segurança para que você consiga expandir seus negócios e crescer de maneira sustentável e contínua.

Portanto, podemos dizer que o controle de pagamento de clientes é saber exatamente quem já pagou o que devia para sua loja, quem ainda está com débitos para acertar e quem está em atraso com suas obrigações. Ter esse panorama todo em mente permite que você se organize e consiga, inclusive, melhores preços com seus fornecedores. 

Essas vantagens podem ser todas repassadas para seus clientes, aumentando a satisfação de seus clientes! Continue conosco neste texto para aprender sobre a importância desse controle.

Qual a importância desse controle?

Sabe aquela sensação de que seu negócio está bem lucrativo, mas, ainda assim, você nota que seu capital de giro anda baixo ou que algumas contas não fecham no fim do mês? Pois é, todas essas percepções desagradáveis podem ter a ver com a falta de um controle adequado na hora de verificar se o pagamento dos clientes foi executado na data prevista. Mas, calma, é possível melhorar essa questão com algumas atitudes bastante simples e eficazes. 

Mas, antes de saber como fazer uma melhor gestão de controle de pagamento, saiba que é importante se aplicar bastante nessa parte do negócio porque, com as contas em dia, você consegue melhores prazos de pagamento, condições mais atraentes para seus clientes e um planejamento eficaz e realista quanto aos próximos passos que sua loja dará em direção ao sucesso.  

Condições de pagamento satisfatórias também são boas estratégias para vender mais pela internet. Veja como esse tema está relacionado ao controle de pagamento de clientes nos próximos tópicos deste artigo! 

Como o controle de pagamento impacta a saúde financeira e os resultados do seu negócio?

Pense por um instante: se você não sabe bem quanto recebeu e de quais clientes é necessário cobrar, fica complicado fazer investimentos em seus negócios que ajudem no crescimento de sua loja , correto? É por isso que o controle de pagamento de clientes impacta tão diretamente na saúde financeira de sua empresa. Portanto, quando for fazer essa gestão, é preciso estar atento, inclusive, para as contas que ainda precisam ser pagas.

Para que você consiga benefícios com fornecedores e bancos, por exemplo, é preciso estar com as contas em dia. E, para que você esteja com todas essas contas em dia, é necessário estar com os pagamentos também em dia. Você precisa pensar que sempre é preciso ter fluxo de caixa disponível para qualquer emergência ou ampliação. Isso só é possível quando os clientes estão todos em dia com seu e-commerce.

Caso eles não estejam, é importante ter boas estratégias para solucionar os problemas. Mas isso só é possível se você tiver total consciência de seu negócio. E o controle de pagamento de clientes é imprescindível nessa hora. Afinal de contas, saber vender bem é uma arte que pode ser aprendida e saber como administrar bem essas vendas para que seu negócio continue saudável é uma habilidade que precisa ser exercitada. 

Ficou em dúvida sobre como fazer esse controle? Sem problemas. Continue a leitura para aprender todos os macetes relacionados ao controle de pagamento! 

Como fazer o controle de pagamento de clientes?

Para fazer um controle de pagamento de clientes eficaz, que traga informações interessantes para sua empresa e um bom fluxo de caixa, algumas técnicas podem ser empregadas. Com baixo investimento e um pouco de tempo você consegue organizar sistemas dentro das operações do dia a dia que trabalhem em conjunto com suas necessidades de gestão imediatas. 

Uma técnica que você pode empregar, a depender do tamanho de sua empresa, é formatar planilhas onde você consiga ver as vendas de um determinado período, o que já foi pago dessas vendas e o que ainda falta pagar. A princípio pode parecer um trabalho muito laborioso, mas os resultados compensam os esforços. Existem outras maneiras de fazer essa gestão, algumas incluem até o custo da mercadoria vendida pela sua loja. Bom, não é?

Portanto, continue a leitura deste artigo informativo para aprender mais sobre esse tema tão importante! 

Por que contar com uma solução tecnológica

As planilhas elaboradas em softwares especializados podem ser interessantes quando você começar a trabalhar com a gestão de pagamentos em sua loja. Mas, à medida que você for crescendo e se profissionalizando, é aconselhável refinar seus processos para que a gestão, seja ela uma gestão de estoque ou de entradas e saídas, aconteça da maneira mais profissional e eficaz possível. 

Hoje em dia, o mercado de programas para computador especializados em gerir entradas e saídas estão super modernos e podem, inclusive, serem integrados a outros programas já usados por sua loja. Muitos já conseguem, inclusive, separar as compras feitas por débito, crédito à vista, parcelado, boleto ou PIX. Com essas informações na mão é possível, inclusive, fazer promoções e ações para incentivar o pagamento à vista.

De posse de todas essas informações colhidas com a ajuda de programas especializados, ainda é possível conseguir melhores prazos junto aos fornecedores mais próximos. Tudo isso pode te ajudar a empreender com mais segurança, além de aumentar as possibilidades de concluir bons negócios junto aos clientes. As novas tecnologias e ferramentas são amigas de quem vende online.

Saiba fazer uma boa gestão de controle de pagamento de clientes e consiga o equilíbrio financeiro que você precisa para expandir seus negócios de maneira satisfatória! 

Um bom controle de pagamento de clientes traz saúde e equilíbrio para sua empresa

Trabalhar com todas as ferramentas e estratégias disponíveis para a manutenção de um bom controle de contas a receber e a pagar requer algum tempo dentro de sua rotina produtiva. Mas, tenha em mente que todo esse tempo deve ser encarado como um investimento certo em seus negócios, afinal de contas, se você não consegue saber quanto terá para receber no próximo mês, fica difícil também saber quanto poderá investir em seu e-commerce.

De posse dessas informações você consegue fazer boas promoções, chamando o cliente para perto de você e de sua loja. Você também consegue cultivar um capital de giro para emergências, além de poder pleitear melhores condições de preço e pagamento com todos os fornecedores com quem você já trabalha ou pretende trabalhar. Seja detalhista quando for fazer as contas referentes ao seu negócio e saia ganhando em todos os aspectos. 

Além de todas essas enormes vantagens que trouxemos para você neste texto, outro ponto relevante é que, sabendo gerir adequadamente o fluxo de pagamento de sua empresa você também consegue saber quando, e como, deve agir com aqueles clientes mais esquecidinhos que, por algum motivo, não honraram com suas obrigações em determinado momento. 

Aqui na Bagy, os nossos lojistas contam com o BagyPay. Este é um gateway de pagamento exclusivo e foi desenvolvido em parceria com a Vindi, também parte do Grupo Locaweb. A ideia é apoiar os nossos lojistas, trazendo uma solução prática e de fácil uso, 100% focada em aumentar os lucros do negócio.

Investir em melhorias para seu negócio é trabalhar para a continuidade de sua empresa no mercado. Assim, ela será atuante e competitiva, conquistando novos clientes a cada dia, com saúde financeira e boa gestão. Para continuar se aprofundando nesse tema aqui no blog do Baggy, acompanhe outros conteúdos que podem complementar este. 

Uma dica interessante é se informar melhor sobre como aumentar a receita de sua loja virtual seguindo onze estratégias infalíveis que vão te ajudar a vender mais. 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.