Pesquisar
Close this search box.

Redes Sociais

Como vender no LinkedIn: saiba tudo neste guia completo para empresas

Por Marina Correa

1 mês atrás
Imagem ilustrativa para como vender no Linkedln.

Entenda tudo sobre como vender no LinkedIn e usá-lo para aumentar seu lucro, com orientações desde a criação do perfil até estratégias avançadas de prospecção de clientes e anúncios assertivos. 

O LinkedIn é uma rede social completa e poderosa para profissionais de todas as áreas criarem conexões. Mas você sabia que ele também pode ser uma ferramenta influente nas suas vendas? 

Não importa se você é um pequeno empreendedor, um grande empresário, um vendedor B2B (business to business), ou um gerente de vendas, aprender como usar o LinkedIn pode transformar sua estratégia de vendas e multiplicar suas chances de sucesso.

Qual a importância de usar o LinkedIn para vendas?

Apesar de não ser uma rede conhecida para vendas, o LinkedIn empresarial pode ser uma excelente ferramenta de negócios. E, por mais desafiador que pareça, você consegue converter esta rede social em uma ferramenta de vendas com a estratégia certa. 

Atualmente, o LinkedIn já é a maior rede social profissional do mundo, contando com mais de 700 milhões de usuários ao redor do planeta. 

Essa plataforma permite que você desenvolva um networking, crie sua rede profissional e, para além, te ajuda a encontrar e interagir com potenciais clientes. 

Se você está em busca de aprender mais sobre como vender online ou quer expandir as vendas da sua empresa, ele é, sem dúvida, uma mina de ouro. O LinkedIn para empresas é ótimo para vendas B2B e oferece ferramentas específicas para maximizar o seu alcance e engajamento.

Um bom exemplo de uso do LinkedIn como ferramenta de crescimento é a empresa Workmotion que, depois de trocar as campanhas de geração de leads por uma estratégia de conteúdo focada em todas as etapas do funil de conversão no LinkedIn, conseguiu alcançar 125% de aumento nas taxas de conversão.

Ele não é apenas uma rede social profissional; é também um espaço onde empresas podem encontrar leads, fazer networking e construir um posicionamento de marca ainda mais forte. As empresas que usam o LinkedIn de forma eficaz conseguem acessar um público qualificado e engajado.

Assim, nosso guia completo te entregará todo um passo a passo para vender no LinkedIn, para você começar a usar a ferramenta para comercializar de forma mais assertiva. 

Como criar e otimizar seu perfil empresarial no LinkedIn?

Para começar, crie uma página empresarial. Isso permite que você tenha um perfil dedicado à sua empresa, separado do perfil pessoal. 

Uma página bem-feita transmite profissionalismo e autoridade no seu setor. Por isso, te ensinamos como criar um perfil de vendas campeão no LinkedIn: 

Passo a passo para criar a sua página empresarial

Faça login no LinkedIn: para começar, você precisa ter uma conta pessoal. Se já tiver, acesse-a no LinkedIn; se não tiver, crie uma conta pessoal e faça login. 

Acesse a página de criação de empresa: toque no ícone “trabalho” (um ícone com nove quadrados) localizado no canto superior direito da página inicial do LinkedIn. Depois, toque em “criar uma página empresarial” no menu que aparecer.

Escolha o tipo de página: após tocar em criar uma página, selecione o tipo de página que deseja criar.

As opções atuais incluem:

  • Página de empresa;
  • Página de pequenas empresas (as com menos de 200 funcionários);
  • Página de instituição de ensino;

Preencha as informações da empresa: após selecionar o tipo de página, inclua todos os detalhes básicos da sua empresa (como nome, endereço da página da sua empresa no LinkedIn), site da empresa, setor de atuação, tamanho da empresa e tipo de empresa.

Adicione uma imagem de perfil e uma imagem de capa: faça o carregamento do logotipo da empresa (imagem de perfil) e também de uma imagem de capa que represente a marca da sua empresa.

Preencha os detalhes adicionais: inclua uma descrição concisa e detalhada da empresa, localizações, hashtags relacionadas e outras informações que sejam relevantes para o cliente. 

Verificação e publicação: faça a revisão de todas as informações e toque no botão “criar página” para finalizar o desenvolvimento do perfil da empresa no LinkedIn.

Não se esqueça de otimizar seu perfil com palavras-chave relevantes e associadas à categoria da sua empresa e às buscas dos usuários na web. 

Se necessário, use ferramentas de análise de dados, como o Google Trends ou Google Analytics para conhecer os tópicos e temas mais buscados e que se relacionam com a atuação da sua empresa. 

Além disso, criar uma descrição clara e informativa, usar imagens profissionais e bem visíveis e investir em detalhes sobre a sua empresa também são pontos que melhoram a visibilidade da sua página nas buscas do LinkedIn.

Passo a passo para vender no LinkedIn:

O LinkedIn para empresas permite que sua empresa tenha uma presença online forte e consolidada. Para isso, você pode construir a página e focar em compartilhar atualizações, criar bons artigos e postagens de blog, divulgar vagas de emprego e muito mais.

Para vender no LinkedIn de forma ainda melhor, é interessante que você escolha seu público alvo ou crie uma persona, porque isso vai te auxiliar a criar um perfil de cliente. 

E para identificar e conectar-se de forma ainda mais certeira com os potenciais clientes (ou prospects) é indispensável criar um perfil interessante e relevante. Você pode usar as seguintes estratégias: 

  • Use uma foto de perfil de alta qualidade, que transmita profissionalismo.
  • Tenha um título personalizado que descreva claramente sua função e valor.
  • Liste suas experiências profissionais focando nos resultados obtidos.
  • Peça para que seus de colegas e clientes deixem recomendações, isso aumentará sua credibilidade.

Também é interessante descrever cargo de vendas no LinkedIn, para isso  foque nos resultados alcançados e nas habilidades adquiridas ao longo de todo o processo. 

Uma descrição de cargo bem-feita não só informa suas responsabilidades, mas também destaca seus sucessos e habilidades únicas, atraindo recrutadores e clientes em potencial.

Recorra a dados e números para comprovar suas conquistas e use informações como “aumentei as vendas da empresa X em X% ao longo de um ano”.

Estude social selling, uma abordagem de vendas que utiliza redes sociais para encontrar, conectar, entender e nutrir relacionamentos com potenciais clientes. Seus principais benefícios são: 

  • Construção de confiança: estabelece uma relação de confiança com os potenciais clientes.
  • Maior visibilidade: aumenta a visibilidade da marca.
  • Abordagem personalizada: facilita abordagens mais relevantes.
  • Ciclo de vendas mais curto: pode encurtar o ciclo de vendas ao engajar leads de forma mais eficaz.
  • Competitividade: ajuda a sua empresa a se destacar em mercados concorridos, onde a personalização e o relacionamento são diferenciais.

Busque interagir com os leads e use a pesquisa avançada do LinkedIn para encontrar leads qualificados. Envie mensagens personalizadas para iniciar conversas e construir relacionamentos.

Você também pode criar conteúdo de valor para atrair clientes, como postagens e artigos que resolvam problemas comuns do seu público-alvo, ou vídeos e webinars para demonstrar seu conhecimento e gerar uma conexão mais pessoal com ele.

Recorra a técnicas de networking e engajamento participando de discussões nos grupos, comunidades onde profissionais com interesses semelhantes compartilham conteúdo, discutem tendências e fazem networking. 

Participar de grupos relevantes pode aumentar sua visibilidade e conectar você com potenciais clientes, interaja oferecendo percepções inteligentes e respondendo a perguntas.

Você também pode usar os grupos para fazer comércio direto, use essas estratégias para achar grupos para vender no LinkedIn:

  • Use a barra de pesquisa: digite palavras-chave relacionadas ao seu setor.
  • Explore grupos sugeridos: o LinkedIn sugere grupos baseados no seu perfil e interesses.
  • Participe ativamente: contribua com discussões relevantes e compartilhe opiniões valiosas.

Outra possibilidade muito interessante e viável é usar o Sales Navigator, ele oferece ferramentas avançadas de pesquisa e monitoramento de leads, facilitando a identificação e o engajamento com potenciais clientes.

E sempre estude casos de sucesso para entender como outras empresas alcançaram resultados positivos e aplique essas lições ao seu negócio. 

Mas se você já conhece essas dicas e quer saber como fazer funil de vendas no LinkedIn, fique conosco e descubra abaixo: 

Como fazer funil de vendas no LinkedIn?

O funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente percorre, desde o conhecimento do produto até a decisão de compra.

Ele será desenvolvido por meio da fusão dessas abordagens apontadas anteriormente, estruturada para guiar potenciais clientes desde a conscientização até a conversão, utilizando as diversas ferramentas e funcionalidades da plataforma. 

Para implementar um funil de vendas no LinkedIn siga as seguintes etapas: 

  • Crie conteúdo específico para cada etapa do funil: 

– Topo do funil: atraia atenção com postagens interessantes, artigos informativos e posts de blog.

– Meio do funil: engaje com conteúdo educacional e informativo, como estudos de caso e webinars.

– Fundo do funil: converta leads com demonstrações de produto e ofertas especiais.

  • Monitore métricas como taxa de cliques, conversões e engajamento para medir o sucesso de suas campanhas.
  • Ajuste suas estratégias baseadas nas métricas coletadas para otimizar continuamente seu funil de vendas.

Preparados para começar a vender no LinkedIn? 

Para vender ainda mais no LinkedIn você também pode usar o recurso de anúncios da plataforma. 

Como fazer anúncios de vendas no LinkedIn:

  • Crie uma conta de anúncios: acesse o LinkedIn campaign manager.
  • Defina seu objetivo: escolha entre objetivos como reconhecimento de marca, geração de leads ou conversões.
  • Segmentação: utilize filtros de segmentação avançada para atingir seu público-alvo.
  • Criação do anúncio: desenhe anúncios com imagens atraentes e chamadas para ação claras.
  • Acompanhamento e otimização: monitore métricas como taxa de cliques, conversões e engajamento para ajustar suas estratégias continuamente e melhorar o desempenho das campanhas. 

Em suma, para a performance dos seus anúncios ser a melhor possível, defina claramente seu público-alvo e mensagem, use imagens atraentes e chamadas para ação convincentes e monitore e ajuste as campanhas regularmente.

Estude como empresas de sucesso utilizaram o LinkedIn para alcançar seus objetivos de vendas e analise as estratégias e táticas que elas usaram, você pode aprender e replicar. 

Adapte essas boas práticas ao seu contexto e esteja sempre disposto a ajustar sua abordagem com base nos resultados.

Fique atento a novas funcionalidades e tendências para manter sua estratégia atualizada. Sempre invista em aprendizado contínuo e esteja aberto a experimentar novas abordagens e tecnologias.

Lembre-se de que o LinkedIn é uma ferramenta poderosa para vendas, mas exige uma abordagem estratégica e dedicada. Ao seguir as melhores práticas e evitar erros comuns, você pode transformar seu perfil e página empresarial em máquinas de geração de leads e oportunidades de vendas. 

Vender no LinkedIn requer uma combinação de um perfil bem elaborado, estratégias de conteúdo eficazes e uma abordagem proativa no engajamento com leads. 

Se você quer ficar por dentro das melhores táticas e transformar seu LinkedIn em uma ferramenta funcional para sua empresa, conecte-se conosco no LinkedIn e continue aprendendo a otimizar sua prospecção de clientes e maximizar suas conversões.

Não se esqueça de que, para lojas virtuais, ter um site bem estruturado é essencial. Seu site é sua vitrine digital e um ponto de conversão crítico para clientes potenciais. 

Certifique-se de que ele oferece uma experiência de usuário excelente, informações claras sobre seus produtos e um processo de compra simplificado.

Se você precisa de ajuda neste processo, precisa conhecer melhor a Bagy. A Bagy se destaca como uma plataforma de e-commerce ideal para quem busca criar e gerenciar uma loja virtual de maneira intuitiva e eficaz. 

Com mais de 20 mil lojistas utilizando a plataforma para impulsionar suas vendas online, ela oferece uma experiência de usuário excelente, focada na simplicidade e na funcionalidade.

A plataforma também se destaca pelo suporte dedicado oferecido aos seus usuários. Com acesso a atendimento via chat, WhatsApp, e-mail e sessões de mentorias ao vivo, os lojistas podem contar com assistência especializada em todas as etapas do processo de criação e operação da loja virtual.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual agora

Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Comece agora

Tenha um site pronto para sua loja vender!