Como se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre muitos empreendedores. Pensando nisso, resolvemos trazer este artigo explicativo para abordar sobre a temática e apresentar dicas práticas para você se tornar uma referência no mercado. Confira!
Você já percebeu que quando pensamos em alguns produtos, sempre temos uma marca na cabeça? Vou dar um exemplo, sempre que eu preciso de uma caneta eu penso imediatamente na caneta Bic. Chinelos de borracha? Óbvio que penso em Havaianas. Poderia ficar horas dando outros exemplos para você, mas o tema de hoje é: como se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação.
Pensando na relevância do tema, apresentamos este post para tirar dúvidas e trazer dicas sobre como ser uma autoridade do seu nicho. Quer saber como? Confira no artigo!
O que significa ser uma autoridade?
Não estamos exagerando quando dizemos que o auge do sucesso de uma empresa é alcançado quando ela se torna uma referência em seu segmento de atuação.
Principalmente, para os pequenos empreendedores que usam as estratégias de conteúdo. Afinal, se tornar uma autoridade é uma validação incontestável da credibilidade, não é mesmo?
E, é por isso que construir autoridade, um legado, é tão importante para qualquer empresa.
Entretanto, este não é um processo simples, e na grande maioria das vezes nem mesmo é rápido. Pelo contrário. Construir autoridade requer muita paciência. Tornar-se uma autoridade – ou, em outras palavras, uma fonte respeitada – em seu nicho de mercado leva um certo tempo. Este é um status que, para ser alcançado, exige muito trabalho e dedicação. Mas uma coisa eu garanto: gera grandes resultados.
Por que é importante ser uma autoridade em seu nicho?
Se você ainda está se perguntando qual é a importância de se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação, nós vamos acabar com essa dúvida.
Uma autoridade em determinado assunto, é aquela pessoa que detém o respeito e a admiração das pessoas. Isso significa que as pessoas vão ler o seu conteúdo e vão ouvir o que você tem a dizer sobre o seu nicho.
Ou seja: o seu conteúdo será capaz de influenciar outras pessoas. E assim, você terá mais facilidade em se comunicar com o seu público, o que deixa o relacionamento muito mais estreito e fácil de realizar vendas.
Lojas pequenas podem ser autoridades na área?
E, se você estiver se questionando: mas minha loja é pequena, não faz sentido para mim. Saiba que você está errado. Ainda que o seu nicho seja composto por uma parcela pequena de consumidores, vale a pena apostar nele. Isso porque eles costumam ser esquecidos pela maioria das grandes empresas.
Ao conquistar esse público e mostrar que você entende bem as necessidades dele, ele tende a valorizar cada vez mais a sua empresa. Com isso, junto à baixa concorrência, seus produtos e serviços podem começar a ter uma margem de lucro muito maior. E o que isso quer dizer? Aumento na lucratividade e fortalecimento da marca!
Como se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação?
Agora que você já entendeu que ser uma referência é importante e que qualquer empresa pode conseguir, vamos mostrar como começar esse processo. Confira as dicas sobre como ser uma autoridade no seu nicho de atuação!
Pesquise bastante sobre o seu nicho
Não existe nenhuma marca que seja referência no mercado que não saiba muito sobre o seu nicho de atuação. O conhecimento é a grande chave do sucesso e, portanto, deve ser a primeira coisa a se buscar.
Para isso, faça uma boa pesquisa sobre as necessidades do seu nicho e da sua persona. Entenda qual é o tipo de comunicação mais usada e leia os diferentes conteúdos produzidos por outras pessoas do mercado.
Assim, você consegue identificar qual o melhor assunto e melhor formato para entregar ao seu público.
Esteja sempre em busca de se atualizar
Entenda também, que não basta fazer uma pesquisa antes de começar a produzir os conteúdos. Os estudos e aperfeiçoamentos precisam ser constantes. Você precisa estar sempre por dentro das novidades que acontecem no mercado.
Por isso a dica é: busque sempre se atualizar, converse com pessoas influentes e detentoras de informação.
E lembre-se também que o seu reconhecimento como uma autoridade digital está atrelado a imagem que você transmite para as pessoas. Ou seja, é preciso considerar o que elas falam de você para os outros e quais os referenciais que elas fornecem sobre o seu trabalho.
Conheça os seus concorrentes
Se você deseja ser autoridade em determinada área precisa saber analisar bem os seus concorrentes. Neste ponto, é importante estudar as estratégias que os seus concorrentes usam antes de começar a elaborar a sua. Assim, você terá mais chances de se diferenciar dos demais e conquistar o seu espaço.
Esteja próximo do seu público
Como falamos antes, se tornar uma autoridade não é um caminho rápido. Então, até se tornar uma autoridade, não fique parado. É importante que você participe de grupos e comunidades; se engaje em discussões e sempre se posicione. Só assim você conseguirá influenciar outras pessoas.
É importante lembrar que o título de autoridade é atribuído a você por outras pessoas. Isso quer dizer, que não é um título que você pode se apropriar por conta própria. Ou seja: o que interessa aqui é a opinião das pessoas, por isso você precisa estar cada vez mais próximo delas, oferecendo sempre, um conteúdo rico e de qualidade.
Defina a imagem que você deseja transmitir
Como você quer ser visto pelo seu público? Como uma marca criativa? Que pensa no meio ambiente? Que empodera mulheres?
Construir uma imagem sólida é parte fundamental desse trabalho para se tornar uma autoridade. A imagem da sua marca precisa estar diretamente relacionada ao produto ou serviço da sua empresa e ao perfil dos seus clientes. Afinal, a ideia é que eles se identifiquem com a marca.
Invista em uma identidade visual adequada
Outro fator muito importante, que ajuda a transmitir a imagem que você deseja, é a identidade visual.
Isso porque ela é capaz de aproximar a empresa do seu nicho de mercado e transmitir uma mensagem. Sendo assim, vale a pena investir na elaboração de uma identidade visual forte e, ao mesmo tempo, adequada ao negócio.
Produza conteúdo especializado
Quando falamos no início da etapa de pesquisa, onde você deve identificar as necessidades do público, lembra? A pesquisa é importante pois a partir dela, fica mais fácil produzir conteúdo especializado, que faça parte do seu domínio.
Lembre-se de que produzir conteúdo generalista não faz empresa nenhuma se tornar autoridade. Por fim, atente-se para usar a linguagem que crie conexão com o seu cliente.
Utilize vários canais
Se o objetivo é ser uma referência em seu nicho de atuação, utilizar apenas um ou dois canais não é suficiente.
É preciso diversificar e usar diferentes canais para falar com o seu público. Ou seja, investir no marketing de conteúdo no blog, canal do YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Lembre-se, que antes de sair produzindo conteúdo para todos os canais, veja em quais o seu público está.
Assim, a empresa conseguirá interagir com os clientes com uma maior proximidade.
Lembre-se:seu objetivo não é apenas vender, mas construir autoridade em seu nicho!
Antes de começar a planejar qualquer conteúdo, tenha sempre em mente: o objetivo principal de uma autoridade de mercado NÃO é apenas vender.
O objetivo principal é a conquista da confiança de seu público-alvo. Da mesma forma, tome cuidado com a autopromoção. Sendo assim, elimine qualquer vestígio egocêntrico de seus conteúdos, isso afasta os usuários.
Então qual seria a melhor forma de construir uma autoridade? A resposta é simples: quem deseja se tornar um influenciador digital precisa assumir a missão de ensinar. Tenha sempre em mente que seu produto precisa atender a um destes dois propósitos: ajudar o público a resolver um problema ou a realizar um sonho.
Sendo assim, é extremamente importante que você esteja atento aos desejos e expectativas da sua persona. Para isso, apostar em postagem de tutoriais, explicando como usar determinado produto costuma ter um retorno extremamente positivo.
Lembre-se: todo mundo adora uma boa história: num estágio mais avançado, apresente clientes que tiveram sua trajetória transformada por seus produtos, enumerando os benefícios a que eles tiveram acesso.
Finalizando
Como vimos, construir autoridade em seu nicho de mercado pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Mas a sua preocupação primordial deve ser a conversão do conhecimento em conteúdo. Para que você se torne uma referência em seu segmento, use toda a sua bagagem e experiência para encantar e conquistar o seu público. Se quiser receber outros conteúdos como esse, se inscreva para a Universidade Bagy gratuitamente.