Instagram

Aprenda o passo a passo de como recuperar a senha do Instagram

Imagem ilustrativa de como recuperar senha do instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Atualmente, saber como recuperar senha do Instagram deve ser tratado como um aprendizado fundamental. Sobretudo para quem gerencia uma conta empresarial, a segurança do acesso garante a manutenção do trabalho na rede social.

Você não é a primeira pessoa a buscar informações sobre como recuperar senha do Instagram. Portanto, não precisa se desesperar! Esse é um problema comum e que, felizmente, tem solução. Afinal, milhares de usuários se encontram nessa situação diariamente, o que é bastante comum não só nessa rede social, mas em vários serviços.

Por vezes, pode ser difícil definir uma senha que seja fácil de se lembrar e ao mesmo tempo esteja nos padrões de exigência do Instagram. Geralmente, esse é o motivo pelo qual costumamos esquecer. E como não é recomendável anotar essas senhas no celular, há menos um recurso para ajudar a ter em mente essa credencial de acesso.

Por isso, este conteúdo vai ensinar você a recuperar sua senha do Instagram de maneira simples e rápida, por meio de um passo a passo. Acompanhe e descubra como fazer!

É possível mudar a senha do Instagram depois de esquecer ou perder?

Sim, é possível mudar a senha do Instagram, desde que você tenha acesso ao e-mail utilizado para realizar seu cadastro na rede social. O processo de recuperação depende diretamente disso, já que as novas credenciais de acesso serão enviadas para esse endereço. Essa é uma forma segura de garantir que a alteração está sendo realmente solicitada pelo usuário dono daquela conta.

Como recuperar a senha do Instagram?

Você pode recuperar a senha do seu Instagram de diferentes formas, o que ajuda a deixar o processo mais fácil e conveniente para você, de acordo com sua necessidade de uso da plataforma.

A seguir, separamos os métodos mais comuns e explicamos como fazer. Confira!

Android

Na tela de login do Instagram em seu smartphone Android, toque na opção “Obter ajuda para entrar”. Na sequência, você precisará inserir um nome de usuário e um e-mail, para em seguida optar por “Entrar com o Facebook”.

Depois, basta seguir os passos mostrados e então você conseguirá fazer a recuperação completa da sua senha do Instagram.

iPhone

Na sua tela de login do Instagram no iPhone, selecione a opção “Esqueceu sua senha?”. Em seguida, toque em “Nome de usuário” e insira seu e-mail, nome de usuário e clique em avançar.

Os próximos passos são bastante intuitivos e simples de serem seguidos, de acordo com as instruções do Instagram. Você não terá dificuldades no processo de recuperação da senha.

Computador

Você costuma usar o computador para acessar seu Instagram? Se sim, há uma forma simples de relembrar a senha, principalmente se você utiliza o Chrome como navegador principal. Você, basicamente, vai acessar suas senhas salvas no computador.

Para isso, vá no menu do Chrome (três pontos no menu superior direito), acesse “Configurações” > “Senhas e formulários” > “Gerenciar senhas”.

Em seguida, você precisa encontrar “Instagram” na barra de pesquisa do lado direito, na parte superior. Quando encontrar, clique em “Mostrar”. Se seu computador tiver senha, você precisará digitá-la e, em seguida, conseguirá acessar a senha do Instagram que está salva no seu computador pessoal.

Como evitar esse problema e manter sua senha forte?

Agora que você já sabe como recuperar senha do Instagram, vale a pena se manter atento à segurança da sua conta. Isso evitará não só esquecimento e perda da informação de acesso, mas também reduzirá as chances de invasão do seu perfil. Aqui vão algumas dicas para você seguir daqui em diante!

Evite escolhas óbvias

Senhas óbvias são mais comuns do que você pensa. E o motivo pelo qual as pessoas a escolherem é justamente por serem mais fáceis de serem lembradas. O clássico “123456” é extremamente óbvio e, apesar de ser simples de memorizar, também deixa fraca a segurança da sua conta. Então, evite a qualquer custo essa sequência.

De maneira geral, é altamente recomendável que você não selecione nenhuma senha muito óbvia, como seu nome, nome dos seus familiares, sua data de nascimento ou algo que outra pessoa possa descobrir sem maiores esforços. Quanto menos sentido fizer sua senha em relação a você, maiores as chances de ser uma combinação segura.

Mescle letras maiúsculas, minúsculas números e caracteres especiais

Deixar a senha mais complicada pode parecer algo pouco funcional para você, mas funciona muito em termos de segurança. Afinal, a primeira preocupação deve ser sempre em relação ao nível de proteção que ela vai oferecer para a sua conta. Por isso, mescle maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais na sua senha.

Se você sentir dificuldades de lembrar, faça o seguinte: anote em um pedaço de papel e guarde em um local seguro, na sua casa. Sem muito mistério, esse método é antigo, mas não é ultrapassado. Assim, você consegue ter a segurança de saber onde consultar caso esqueça das suas credenciais de acesso.

Diversifique as senhas em diferentes plataformas

Um dos principais erros que se pode cometer na hora de definir senhas é acreditar que ter uma senha só para todas as plataformas é uma boa ideia. Descarte essa opção agora mesmo. O motivo? Se uma pessoa descobrir sua senha, ela simplesmente poderá acessar todas as suas contas com a mesma informação. Já parou para pensar no tamanho do problema que você terá?

O mais recomendável é ter uma senha para cada usuário de rede social ou até mesmo ferramentas digitais que você utilize. E aqui, siga a mesma dica do tópico anterior: anote tudo em um papel e guarde em um lugar seguro na sua casa.

Mude de tempos em tempos

Mudar a senha regularmente é importante para que você consiga driblar a ação de malwares e de possíveis invasores das suas contas. Essa é uma recomendação forte e muito utilizada por departamentos de TI, obrigando funcionários de empresas a trocarem suas credenciais de acesso de dois em dois meses, pelo menos.

Pense sempre pelo lado positivo: por mais que seja trabalhoso ter que redefinir a senha regularmente, essa é uma garantia a mais de que seus acessos estarão seguros. Pode ser muito pior ter que tentar recuperar seus perfis futuramente.

Saber como recuperar senha do Instagram é fundamental atualmente. Em épocas em que a plataforma é fundamental até mesmo para a estratégia de marketing das empresas, garantir segurança se torna uma prioridade.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.