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Vendas

Como preparar a sua loja online para o Dia dos namorados

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás

Você pode preparar sua loja para o Dia dos Namorados entendendo o perfil do seu cliente, cuidando da segurança na hora de vender, planejando suas ações com antecedência, montando a logística e tendo uma boa estratégia de precificação.

Algumas datas do ano são super aguardadas pelos consumidores e, principalmente, pelos lojistas que querem vender muito: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal… essas são datas comemorativas que movimentam muito o comércio, sendo o Dia dos Namorados uma das mais esperadas.

E não pense que por causa da pandemia as pessoas estão ligando menos para essas datas. Muito pelo contrário! O distanciamento social, está fazendo as pessoas repensarem sobre a importância das relações, e durante esse período as demonstrações de carinho a distância têm se tornado uma grande tendência.

Bom, e é claro que as marcas do varejo virtual irão desempenhar um papel importante nesse período, representando as pessoas queridas que não poderão estar por perto e celebrando os apaixonados. 

Com certeza você deve estar se perguntando: como fazer algo especial mesmo em tempos tão difíceis de isolamento social? Pensando nisso, criamos esse artigo com várias dicas para você preparar a sua loja online para fazer ações incríveis, e é claro, vender muito neste dia dos namorados! Vamos lá? 

O que é o Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil sempre no dia 12 de junho. Diferente do restante do mundo que comemora no dia 14 de fevereiro, no Valentine’s Day. Já no Brasil, o Dia dos Namorados foi criado com um fim comercial, para movimentar as vendas no primeiro semestre, que costumavam abaixar em junho após o Dia dos Mães.

Credita-se sua invenção ao publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo. A ideia teria nascido em 1948, como resultado de uma campanha para a loja Exposição Clipper.

Já a escolha do dia teria relação com a celebração de Santo Antônio, que acontece no dia seguinte, devido à sua fama como “santo casamenteiro”. No ano seguinte, diversas outras lojas já tinham adotado a data, que posteriormente tornou-se uma celebração nacional.

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Entenda o perfil do seu cliente no Dia dos Namorados

Sempre falamos aqui da importância de conhecer bem a sua persona, pois quem conhece seu cliente tem uma grande vantagem competitiva. Isso porque, embora existam categorias campeãs de procura no dia dos namorados, como eletrônicos, livros e perfumes, praticamente quase todos os nichos podem se beneficiar da celebração: é tudo questão de entender o perfil do seu cliente.

Entretanto, existe um ponto muito importante a ser considerado no dia dos namorados: na grande maioria dos casos, quem realizará a compra não é a mesma pessoa que consumirá o produto. Por isso, muito mais do que entender a persona tradicional do negócio, é preciso compreender como o real comprador pensa. Parece difícil, mas não é. 

Vou dar um exemplo de lojas de itens esportivos. Em vez de concentrar a propaganda exclusivamente nos apaixonados por esporte, também é necessário pensar que a pessoa que presenteará esse item pode não entender tanto desse tema assim.

Por isso, investir em descrições detalhadas dos produtos, explicando de maneira clara os valores agregados deles, é fundamental.

Imagine um consumidor que não entende nada de tecnologia mas que namora alguém fissurado no assunto. Não adianta só dizer que o processador do celular é X ou que ele tem a função Y. É essencial demonstrar nitidamente que aquele é o presente ideal para quem ama smartphones.

Como vender com segurança no Dia dos Namorados

Períodos de aumento das vendas são ótimas oportunidades de atrair novos clientes para o seu negócio.

Mas para isso é necessário que você ofereça uma ótima experiência de compra para os seus clientes. Sendo assim, é fundamental que você tenha um site que ofereça segurança para os clientes na hora da finalização da compra.

Afinal, problemas como fraudes de cartão de crédito e roubo de informações podem não só causar grandes prejuízos como comprometer definitivamente a confiança que os consumidores têm em sua marca. 

Além da adoção de precauções como certificados de segurança e gateways de pagamento confiáveis, escolher uma plataforma de e-commerce preparada para esse tipo de situação e que ofereça suporte técnico nesses casos é fundamental.

Então se você ainda não tem um site para vender no dia dos namorados, você precisa conhecer a Bagy. Com a Bagy você cria seu site em menos de 15 minutos, com toda a segurança necessária. Além disso, seu site é integrado com o Instagram e o Mercado Livre. Quer saber mais? Clique aqui para conhecer. 

Planeje suas ações de Dia dos Namorados com antecedência! 

É importante que a gente entenda como foi o comportamento dos consumidores, no ano passado para planejar as ações deste ano. É claro que, como falei antes, este ano temos um fator relevante que é a pandemia do coronavírus, que impactou bastante a economia e está gerando mudanças no comportamento das pessoas

Por isso, é importante lembrar que por ser um ano totalmente atípico, não temos muito como prever o que vai acontecer mas, mesmo assim, é bom analisar como foi 2019. 

Segundo dados da pesquisa realizada pela Social Miner, em 2019 o engajamento dos consumidores atingiu o seu maior pico 18 dias antes do evento. Ou seja, na semana do dia 25 de maio.

Isso quer dizer, que as pessoas já começam a pesquisar e pensar nos presentes com alguns dias de antecedência. Por isso, programe suas ações e suas campanhas para antes da data. 

Tenha uma boa estratégia de precificação para o Dia dos Namorados

Esse é um momento em que muitos lojistas erram. As datas comemorativas geram verdadeiras guerras de preço e é preciso tomar muito cuidado para não cair na tentação de oferecer mais do que se pode.

É comum que grandes empresas apostem em estratégias bem agressivas de vendas nesse período de crise, tentando conquistar novos consumidores a todo custo. Porém, é preciso avaliar se o mesmo pode ser feito no seu e-commerce. 

Devido ao período que estamos enfrentando, uma boa solução é oferecer o frete grátis, para algumas regiões ou por algum valor mínimo de compra. Isso ajuda a estimular o cliente a comprar da sua loja, sem você necessariamente ter que entrar em uma guerra de preços.

Na Bagy, você consegue criar fretes personalizados para atender toda a sua demanda de ofertas. 

Planeje a logística para o dia dos namorados

Lembre-se que em datas comemorativas, não é apenas a sua loja que terá um aumento nas vendas. Por isso, é muito comum que nesses períodos ocorram atrasos na entrega e outros problemas de logística devido ao grande volume de pedidos.

O grande segredo para evitar problemas como esses é o planejamento. Para isso, estabeleça previamente parcerias com transportadoras e, se necessário, contrate alternativas extras para essa época, como motoboys.

Lembre-se que esse investimento se converterá no aumento da satisfação do seu cliente, que receberá o seu produto no prazo esperado. E em datas comemorativas esse fator é ainda mais importante, já que um atraso inesperado pode fazer com que a pessoa passe a celebração sem presente, causando grande insatisfação e afetando a reputação da sua marca.

Controle de estoque no Dia dos Namorados

Quando o assunto é controle de estoque, existem dois pontos que podem ser extremamente prejudiciais para a sua loja: a ausência de produtos e a sobra deles após o fim do pico de vendas.

Para isso, é importante utilizar os dados históricos das suas vendas sobre os produtos que costumam ter mais saída nessa data para que não haja falta, frustrando o comprador e fazendo com que ele opte pelo concorrente. 

Além disso, tenha atenção aos fatores externos como a situação econômica do país. Esse aspecto afeta o poder de compra das pessoas, alterando o ticket médio, fazendo com que um ano seja bem diferente do outro.Por isso, analisar os fatores internos e externos é essencial para evitar prejuízos.

Como lidar com trocas e devoluções no Dia dos Namorados?

As trocas e devoluções dos produtos costumam ser uma grande preocupação para clientes e lojistas nas lojas online. Mas essa situação não precisa ser uma experiência traumática para nenhuma das partes e sim uma ótima oportunidade de fidelizar esse cliente.

Por isso, é muito importante que a sua loja tenha uma boa política de trocas e devoluções. E além de ter uma boa política, é importante que ela seja bem clara para o seus clientes.

Uma boa estratégia para esse período de isolamento social, é estender o prazo de troca para o seu cliente. Essa estratégia deixará o cliente mais confiante em comprar na sua loja. 

Faça parcerias com outros segmentos no Dia dos Namorados 

Em todos os anos no dia dos namorados, o setor de serviços de gastronomia (restaurantes e bares) e o de turismo (hotéis e pousadas), ficavam com uma grande parcela da intenção de consumo por parte dos casais.

Este ano, no entanto, isso não será possível. Isso não significa, que as pessoas não irão buscar por restaurantes e jantares no dia dos namorados, mas sim que elas terão que fazer isso em casa. 

Então aproveite essa oportunidade de proporcionar experiências para os casais aproveitarem dentro de casa.

Um exemplo disso é: se você tem uma loja de roupas que tal criar um kit de presente com produtos da sua loja, mais uma garrafa de vinho, chocolates e um jantar de algum restaurante? Faça parcerias com restaurantes, e crie kits de experiências completas para os casais aproveitarem sem sair de casa.

Esse tipo de estratégia, é ótima pois facilita a vida dos consumidores (que vão encontrar tudo em um só lugar) e ainda é ajuda na divulgação da sua loja.

Invista em anúncios pagos no Dia dos Namorados

Hoje em dia, investir em anúncios pagos nas redes sociais, deixou de ser um diferencial e passou a ser um item básico das lojas online.

Por isso, se você deixou sua estratégia para a última hora, esse passo é ainda mais importante. Assim, é possível estar onde o seu público poderá ver você, além de usar opções como o remarketing para recuperar os consumidores indecisos.

Vá além da venda no Dia dos Namorados

Mas importante que pensar nas vendas durante o período do dias namorados, é pensar em como fidelizar os clientes que comprarem de você nessa data. Para isso, é importante que você ofereça coisas que vão além do seu produto.

Por exemplo: crie conteúdos de sugestões de presentes. Muitas pessoas, têm dúvidas na hora de presentear. Então, que tal oferecer uma consultoria pelo WhatsApp? 

Uma marca pode transmitir seu posicionamento através das ações mais simples.

Por exemplo: consciente do afastamento social em que vivemos atualmente, que sem dúvida vai fazer com que muitos casais passem esse Dia dos Namorados à distância, sua loja pode demonstrar compreensão e empatia ao oferecer serviços simples, como a customização de cartões para acompanhar a entrega dos pedidos ou até disponibilizar embalagens especiais, que deem ao produto aquela cara de presente.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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