Redes Sociais

Como ganhar dinheiro no Tik Tok? Conheça 5 formas de lucrar com o aplicativo

Imagem ilustrativa de como ganhar dinheiro no tik tok

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O TikTok, aplicativo que disparou entre os internautas no ano de 2020, consiste em uma platafroma popular e de simples acesso que revolucionou as redes sociais com sua proposta.

Atualmente, o comércio digital, desde o tempo que passamos dentro da pandemia, passou a virar o principal meio de compra, se já não for, de grande parcela mundial. O fato de não ser necessário fazer um esforço imenso para se deslocar de casa até um centro comercial ou um shopping, passou a ser um definidor para a mudança de comportamento dos consumidores. 

Contudo, em um mundo quase totalmente digital, é preciso que as marcas inovem seus métodos de captação de clientes. Mas como isso poderia ser feito? Hoje em dia está sendo cada vez mais comum ver empresas fazendo o uso de redes sociais, como o Twitter, Instagram, etc. Dentre essas, um aplicativo que recebeu grande destaque no ano de 2020 e bombou durante a pandemia foi o Tik Tok! Vem que a gente te conta mais sobre esse aplicativo e a forma como ele revolucionou a maneira das marcas ganharem dinheiro.

O que é o Tik Tok? 

A chamada “Geração Z” busca, cada vez mais, novas alternativas de inovar seus meios de comunicação e lazer, usando principalmente a internet. E isso não seria diferente quando o assunto é lucrar. Mas, quais são as formas – que se distinguem tanto dos meios convencionais –  de se conseguir dinheiro nesse aplicativo? Estamos falando do Tik Tok, que é bastante popular. 

Hoje em dia é difícil encontrar pessoas que ainda não estejam conectadas às redes sociais. Uma delas,  o Tiktok, vem conquistando a todos os públicos de inúmeros jeitos: a plataforma, que  há dois anos é a mais citada e utilizada entre os internautas, conta com um leque muito extenso de opções de conteúdo que, com ajuda do algoritmo, aparecem para o usuário em sua “For you” – espécie de “feed” preparado especialmente para o consumidor a partir dos seus principais gostos e interesses – de maneira totalmente personalizada .

Desse modo, os “tiktokers” – criadores de conteúdo  da plataforma – passam a ter liberdade de exporem suas ideias de entretenimento e, a partir disso, gerarem dinheiro com vídeos rápidos e dinâmicos.

Conheça as diferentes versões do Tik Tok

A partir do que já te contamos sobre o Tik Tok, vamos te mostrar o quão grande é essa rede. Conforme o passar do tempo, o aplicativo vem criando cada vez mais versões que busquem otimizar o trabalho daqueles indivíduos que fazem uso do seu espaço e das suas ferramentas para ganharem dinheiro com suas criações. Já sabe sua versão ideal? Então vem conferir com a gente!

Tik Tok Lite

O Tik Tok Lite é a versão do Tik Tok compacta, ou seja, ela é mais leve e menor quando se comparada a versão original do aplicativo. Mas, diferentemente do que alguns acham, essas não são as únicas diferenças entre uma modalidade e outra, sendo seus principais pontos de diferença os seguintes: os recursos e efeitos, o tamanho e a performance do tipo somado ao seu visual. Vem que vamos te mostrar um pouco mais sobre uma das várias versões dessa rede em ascensão.

A começar pelos seus recursos e efeitos, esses mecanismos costumam apresentar uma diferença notável ao se comparar uma versão com a outra. O Tik Tok Lite traz uma proposta mais simples no que diz respeito à disponibilidade de efeitos e a variedade de recursos especiais. No fim das contas, o Tik Tok Lite e a versão base possuem as mesmas funções originais que consistem em gravar, assistir e compartilhar os vídeos, sendo essa a primeira opção mais recomendada para aqueles usuários que costumam ter pouco armazenamento disponível no telefone.

Falando em armazenamento, a diferença das versões quanto ao tamanho consiste no fato de o Tik Tok Lite ter um espaçamento de 15 MB o que é uma opção positiva como já dito anteriormente para aquele indivíduo que busca ter a experiência oferecida pela rede mas que não tem tanto espaço livre no celular. A versão normal, diferentemente dessa, dispõe de 65 MB, o que já representa um problema para alguns usuários.

Por último, quanto a performance e visual das versões, o Tik Tok Lite costuma apresentar uma velocidade mais lenta ao se comparar com a rapidez com que os vídeos e demais funções operam na modalidade normal do aplicativo. 

Tik Tok Pro ou Business

A modalidade chamada de Tiktok Pro ou Business representa uma abreviação para profissional. Mas no que consiste essa versão do Tiktok? Bom, basicamente esse lado do Tiktok é idealizado especialmente para criadores de conteúdo, empresas e influenciadores que buscam delimitar o seu alcance para uma função específica que ajude na sua monetização.

A teoria aparenta trazer algo que não se diferencia tanto do que realmente já acontece nas outras versões do aplicativo. Entretanto, na verdadeira prática, pode-se notar a forma como essa modalidade Pro mostra o seu diferencial.

Os usuários Pro terão acesso a uma série de possibilidades próprias desse tipo. Graças a esse modo, fica fácil, por exemplo, acessar relatórios que oferecem ao indivíduo dados específicos acerca da forma como os seguidores estão reagindo e interagindo com sua publicação, o que ajuda demais no assunto que se trata de entender a forma como o seu público alvo funciona.

Com isso os criadores de conteúdo, influenciadores e as empresas passam a ter maior facilidade para melhorarem seu desempenho na plataforma e ganharem cada vez mais seguidores e visualizações.

Mas como faz pra ter acesso a essa versão do TikTok? Fácil! A rede social possibilita que qualquer usuário mude sua conta pessoal para uma conta do tipo Pro, de forma gratuita, apenas mudando as funções determinadas nas configurações do aplicativo. 

Além disso, caso você queira, é super possível de administrar uma mesma conta nas mesmas funções, ou seja, ter tanto a modalidade profissional quanto a modalidade comum. Simples né?

Tik Tok For Business 

A versão conhecida como Tiktok For Business foi anunciada em junho pela empresa ByteDance que é totalmente voltada para o público de anunciantes. A partir dessa alternativa, o foco é tornar mais fácil o acesso ao dispositivo de publicidade já conhecido na plataforma como Tik Tok Ads Manager, o qual é responsável por criar e administrar os anúncios que rondam a rede social. 

Agora, como faz para utilizar o Tik Tok For Business? 

Passo 1. Acesse o site do Tik Tok;

Passo 2. Tocar em “Iniciar”, ferramenta a qual está posicionada no centro da tela; 

Passo 3. Selecionar o país de origem e tocar na opção “Negócios”; 

Passo 4. Por fim, basta clicar em “Próximo” para ter acesso a essa função do aplicativo. Uma boa opção para aqueles que buscam crescer no setor de negócios utilizando essa nova ferramenta midiática.

Tik Tok Ads Manager

Basicamente essa versão do Tiktok consiste na promoção de anúncios pela própria plataforma. Nessa modalidade, os usuários podem criar propagandas por meio de uma ferramenta chamada Gerenciador de Anúncios que consegue fazer com que o usuário crie anúncios usando imagens, vídeos e demais outros tipos de conteúdo em vários formatos comerciais.

Tem como funções principais: o gerenciamento facilitado das propagandas que rodam pela rede social, a definição precisa do público-alvo segundo suas particularidades, como gênero, faixa etária, interesse e localização, e a dinamização do sistema operacional. A campanha que é realizada para que um anúncio seja divulgado demanda um investimento de 50 dólares diários como custo inicial para o projeto. Esses pequenos comerciais geralmente variam de 5 segundos a 1 minuto, conforme as disposições do aplicativo permitem. 

O Tiktok Ads vai também ter uma questão: nem todas as suas opções são liberadas em todos os países. Ou seja, a depender da região de uso do usuário, terão diferentes tipos de anúncio disponíveis para serem criados e consumidos. Alguns dos principais exemplos dessa versão são: por meio de anúncios de feed, anúncios de vídeo, anúncios spark, etc. 

Além disso, é válido mencionar que as marcas que tiverem um representante de vendas do Tiktok estarão permitidas a fazerem uso de tipos de anúncios especiais, que, normalmente, usuários comuns não têm acesso. Para saber se sua marca poderia ter esse diferencial, basta entrar em contato com o representante do Tiktok responsável e verificar a possibilidade de usar esse jeito diferente de criar anúncios na plataforma. Inovador!

Como ganhar dinheiro com o aplicativo? 

Para ter um perfil no TikTok, basta o usuário aceitar os termos de uso, sem necessidade de demais implicações. A rede, inclusive, é conhecida  por ter monetização mais livre e flexível, diferentemente, por exemplo, do Youtube, o que representa um forte motivador para se estar utilizando constantemente e buscando saber mais sobre essa recente rede que pretende continuar revolucionando o mercado.

O TikTok permite que o criador de conteúdo consiga renda a partir de maneiras alternativas: como a partir de parcerias com marcas, anúncio de produtos próprios, lives e outras possibilidades.

A questão em foco é: o Tiktok trouxe para aqueles que dependem do marketing digital uma forma de monetizar orgânica, ou seja, de anunciarem os produtos que objetivam vender de um jeito criativo e com auxílio de várias ferramentas. O usuário conta, por exemplo, com o uso de palavras chave, #’s que estão em alta nos trending topics, músicas e áudios específicos que dão um toque descontraído e atraente àquilo que se pretende anunciar. 

O Tiktok não é a rede do momento por um mero acaso: ela mudou completamente a maneira como as pessoas se relacionam com o público, que possui indivíduos de todas as faixas etárias, e  também com os mecanismos de criação que, quando utilizados estrategicamente, conseguem atingir como resultado o vídeo perfeito para gerar tendência no mercado. 

A partir do que foi dito, te mostramos a seguir algumas opções de ganhar dinheiro de jeito fácil e rápido com o aplicativo.

Monetize seus vídeos e lucre como criador de conteúdo

 Figuras públicas, perfis que criam conteúdo de valor para marcas e empresas, ou até mesmo influenciadores digitais devem optar pela opção de conta de criador de conteúdo. Para ganhar dinheiro com essa função basta com que o usuário acesse o ícone com os três pontinhos no canto superior da página em que se localiza o seu perfil.

Depois disso, basta clicar na opção “Gerenciar conta” a qual te levará para uma aba que apresentará mais três opções: “trocar para conta pessoal”, “trocar para conta corporativa” e “trocar para conta de criador de conteúdo”. 

Pra quem busca entrar nessa modalidade de criador de conteúdo, deve clicar na terceira opção e confirmar a sua decisão. Após isso, o usuário deve selecionar as melhores categorias com as quais o seu modelo de conta se encaixa para que, assim, o seu conteúdo alcance o seu público alvo ideal.

As contas de criadores de conteúdo, geralmente, dispõe de uma série de mecânicas especiais que são exclusivas para esse setor de usuários da rede. Um exemplo delas é a de fazer uma análise geral do seu perfil. Nela, o administrador do perfil poderá encontrar informações em variados formatos gráficos que consistem no seu número de visualizações diário, no número de seguidores, a dimensão do alcance das postagens, dentre demais outros saberes chave. 

Com isso, fica muito mais fácil pro criador de conteúdo conhecer seus seguidores e entender seus padrões de consumo, buscando, dessa forma, a melhor forma de gerar monetização para seus vídeos e demais criações a serem expostos em seu perfil.

Ganhe dinheiro assistindo vídeos

Se você prefere uma atividade em que não é necessária tanta complicação, essa será a melhor forma de você render lucro usando o tiktok: as missões diárias. Essas tarefas consistem num conjunto de desafios que precisam ser cumpridos pelo usuário, de maneira imprevisível, para que com a conclusão deles seja obtida a bonificação. 

Logo, já que essas missões não estão disponíveis a qualquer momento, o usuário é levado a ficar atento, em todos os momentos que conseguir, à rede para não perder essa oportunidade simples de ganhar dinheiro. A task que os usuários mais gostam de cumprir no dia para ganhar dinheiro é assistindo os vídeos que a rede disponibiliza.

A cada missão cumprida, o indivíduo consegue um número específico de “rubis”, que correspondem a moeda da rede social. Conforme as moedas são juntadas, em algum momento, a depender da quantia, poderão ser trocadas por dinheiro real. 

Para se ter uma noção, lá no tiktok uma quantia de 10 mil rubis ou moedas equivale a 1 real. Interessante ganhar dinheiro vendo um vídeo ou outro de vez em quando, né?

Convide seus amigos para utilizar o aplicativo

Os códigos representam um meio fácil e dinâmico para se compartilhar algo na internet: um indivíduo compartilha o seu código com conhecidos, que, quando baixam o aplicativo, geram um benefício para ambas as partes. Esse benefício é chamado de Tik Bônus: um tipo de bonificação utilizado na própria plataforma. O link anteriormente gerado possui uma validade de 10 dias para ser utilizado.  Passado o prazo, será necessária a emissão de um novo código.

A rede também cria várias promoções relâmpago, que acabam gerando uma bonificação melhor que a normal! Assim, todo mundo consegue aproveitar essa alternativa oferecida pela rede de monetização: fácil e prática!

Faça lives e distribua presentes para os espectadores

As chamadas lives são uma alternativa que viabiliza o criador de conteúdo a ganhar dinheiro por meio do TikTok. Entretanto, para isso, é necessário o cumprimento de algumas condições para que o “tiktoker” consiga produzir uma transmissão ao vivo e, consequentemente, produzir alguma forma de lucro: é necessário que o criador de conteúdo tenha o mínimo de 1.000 seguidores e estar operando no modo Pro. As contas no modo profissional costumam dispor de características específicas: ferramentas que ajudam o criador a verificar a forma como está andando o engajamento e o desempenho dos seus posts. 

Tendo essas condições, a conta passa a ter domínio sobre uma ferramenta chamada “Presentes”, um tipo de benefício que os seguidores dão para o influenciador que seguem. Com ela, surgirá um botão específico que terá como ícone um presente que estará visível para todos os seguidores do tiktoker, e, por meio dessa ferramenta, eles poderão reagir positivamente ao conteúdo que está sendo transmitido. 

Assim, toda vez que esse botão for apertado, o criador de conteúdo receberá “mimos” que depois podem ser trocados por dinheiro – normalmente 50% do rendimento dos presentes é convertido em dólares. Mas o que são os presentes?

Como já explicado, os presentes aparecem nas lives produzidas pelos criadores de conteúdo. Eles normalmente aparecem como emojis que são enviados como um tipo de recompensa para o criador enquanto ele transmite sua live, sendo uma forma de interagir com o criador de conteúdo e também oferecer um agrado. 

Os seguidores conseguem ter acesso a esses presentes por meio da compra deles por moedas, na própria plataforma. Assim, todo mundo consegue reagir às lives dos seus criadores preferidos oferecendo uma espécie de bonificação para eles.

De fato, a dinâmica dos presentes pode não parecer tão vantajosa para os seguidores, que acabam fazendo uso do seu próprio dinheiro para presentear os criadores de conteúdo, e, por isso, acabam ajudando na monetização.

Contudo, essa atividade serve como estratégia para os que desejam crescer na plataforma e que, com o envio de presentes, passam a ganhar visibilidade na rede social. Isso acontece porque quando presenteiam os tiktokers, acabam recebendo um destaque na live. Isso também faz com os influenciadores, como forma de agradecimento, destaquem o nome de usuário durante a transmissão ao vivo, o que ajuda fortemente a conta a ter visibilidade pela comunidade – uma curiosidade é que esta prática bastante utilizada é chamada de “shout out”: “gritar” em português.

Compartilhe conteúdos de marca (#publis) 

Essa opção é voltada para donos de marcas. A alternativa acontece quando uma equipe própria de monetização da plataforma entra em contato com produtores de conteúdo e, a partir disso, já promove a produção de um vídeo que tenha como foco o produto a ser divulgado. Nesse tipo de proposta, os donos de empresa conseguem fazer uma conexão fácil com a rede e, assim, conseguem oferecer uma visibilidade, para o seu item a ser vendido, ampla e prática, de modo que qualquer pessoa em qualquer lugar consiga ver o que está sendo oferecido e, caso queira, consiga comprar. Essa espécie de conteúdo pode inclusive ser encontrada pela hashtag “promoção paga”, onde se pode encontrar todos os tipos de propaganda feita com auxílio do TikTok. 

Esse benefício exposto, entretanto, só poderá ser usado pelos usuários que apresentarem as seguintes condições:

Tem mais de 10 mil seguidores;

É maior de idade;

Publicou, no mínimo, 3 vídeos nos últimos 30 dias e tem, pelo menos, 1 mil visualizações neste período.

Além disso, os indivíduos que normalmente conseguem monetizar a partir dessa alternativa no Tiktok costumam ter um cronograma de postagens frequente, um bom número de seguidores e de visualizações o que, para aqueles criadores que costumam trabalhar integralmente com a rede, não costuma ser muito difícil.

Com isso te convidamos a nesse momento pegar seu celular e baixar o mais rápido possível essa rede social que costuma agradar a todos os perfis possíveis. Que tal depois de te apresentamos várias formas de ganhar dinheiro pelo Tiktok você não tente também?

Antes, lembramos a importância de consultar, de forma prévia a qualquer iniciativa, um site profissional que te auxilie estrategicamente para atingir o seu sucesso!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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