Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona uma parceria no Instagram, está no post certo! Muito se fala sobre publis, influenciadores e patrocínios, mas ninguém parou para explicar o que é tudo isso. E, foi por isso que preparamos esse conteúdo especial para você!
Afinal, mesmo que muitas pessoas não saibam o que é essa prática, ela ainda é extremamente popular e vantajosa para o seu negócio. Assim, vale a pena aprender mais sobre como funciona uma parceria no Instagram e quais são os detalhes que compõem essa relação.
Dessa forma, você vai poder se tornar um expert e aplicar essa estratégia com a sua marca, para aumentar o seu faturamento e, principalmente, aprender como vender no Instagram e em outras redes sociais.
Continue acompanhando com a gente para saber como funciona a parceria no Instagram e porque ela se tornou tão popular nos últimos tempos!
Como funciona a parceria no Instagram?
Pode parecer complicado, mas entender como funciona a parceria no Instagram na verdade é bem simples. Isso porque, como o próprio nome já indica, trata-se de uma parceria. E, como toda relação de parceria, existe uma troca entre dois elementos.
Nesse caso, a troca ocorre entre um usuário, que é o influenciador digital, e uma empresa, ou uma marca. A parceria no Instagram também pode acontecer entre dois usuários. Mas é importante lembrar que ela sempre busca oferecer um produto ou um serviço. Por isso, um dos usuários vai estar atuando como uma marca, oferecendo a sua mercadoria. Assim, os dois elementos realizam um acordo, que oferece algum tipo de retorno para cada um deles.
Em um primeiro momento, fica mais fácil de entender como funciona a parceria no Instagram na sua forma tradicional. Ou seja, a empresa contrata um influenciador para divulgar seu produto em troca de uma remuneração.
Em outras palavras, o usuário se torna um divulgador daquela mercadoria ou serviço, recebendo um pagamento em dinheiro, enquanto a empresa tem seu produto divulgado para milhares de pessoas. Com isso, a marca consegue realizar uma das promoções mais orgânicas que existem na internet, que é a divulgação por meio de um influenciador digital.
O que é um influenciador digital?
Muito se fala sobre os influenciadores, e não é à toa! Afinal, sem eles, não tem como entender como funciona a parceria no Instagram. Influenciadores digitais nada mais são do que pessoas que têm o poder de influenciar uma audiência por meio dos seus canais de conteúdo.
Simples, não é?
Algumas pessoas podem pensar apenas em grandes influenciadores, aqueles usuários que cansamos de ver nas redes sociais, com milhões de seguidores. Claro, eles são uma ilustração perfeita do que é um influenciador. Mas, não precisa ter anos de carreira ou milhões de seguidores na conta para ser considerado assim.
Muitas pessoas podem ser influenciadores pequenas, dentro do seu núcleo, da sua cidade ou do seu grupo de amigos. Se ela publica conteúdos e de alguma forma exerce uma influência no seu meio social, já é um influenciador digital! Depois de conhecer eles, fica mais fácil entender como funciona a parceria no Instagram.
Isso porque os influenciadores são pessoas com mais visibilidade e credibilidade nas redes sociais. Por isso, são ideias para fechar negócios com as empresas e divulgar seus produtos. Quando isso acontece, ocorre uma parceria, onde a marca oferece algo para o influenciador e, em troca, ele divulga o produto conforme combinado.
Claro, existem outros tipos de parceria no Instagram. Por exemplo, a marca pode enviar um produto grátis para o influenciador testar e, em troca, ele fala sobre isso com seus seguidores. Não existiu um pagamento em dinheiro, mas a parceria também é legítima! Além disso, os acordos podem acontecer entre assessorias, no caso de influenciadores maiores, ou por contato direto, com usuários que ainda estão começando.
O que é embaixador da marca?
Ao aprender como funciona uma parceria no Instagram, algumas pessoas podem encontrar termos mais confusos, como embaixador da marca. Mas, calma que a gente explica!
Isso acontece mais comumente com grandes influenciadores, mas também pode ocorrer com usuários menores. A marca pode contratar o perfil por longas campanhas de divulgação, e realizar a renovação da parceria de forma recorrente. Em algum momento, o influenciador acaba se tornando a “cara” do produto. Assim, a empresa pode convidá-lo para se tornar um embaixador da marca.
É exatamente o que o nome indica. O influenciador passa a ser o rosto oficial que estampa aquele produto, serviço ou campanha. Isso faz com que as pessoas associem mais o produto e a personalidade, pois ela aparece em mais divulgações, e tem sua imagem oficialmente ligada à empresa. Os embaixadores já eram comuns antes, especialmente artistas e famosos.
Agora, com a era das redes sociais, muitas personalidades das redes sociais também se tornam embaixadoras das empresas. No entanto, para quem está entendendo como funciona a parceria no Instagram, não precisa ficar confuso, pois a operação ainda é a mesma! Ou seja, um sistema de troca onde a marca e o influenciador ganham algo com os posts.
O que é publipost?
Não dá para falar de como funciona a parceria no Instagram sem mencionar os famosos publipost. O termo é a junção de “publicidade” e “post”, sendo nada mais do que uma publicação feita pelo influenciador digital que está sendo remunerado para falar sobre aquilo.
Ou seja, ele deixa claro que se trata de uma postagem patrocinada, para que os seguidores saibam que ele foi pago para falar sobre aquele produto ou serviço.
É comum que o publipost tenha indicações de que se trata de uma publicação paga, como uma hashtag ou legenda.
Além disso, qualquer conteúdo pode ser um publipost, como:
- postagem padrão;
- artigo;
- imagem com legenda;
- vídeo ou Reels;
- stories.
Ainda, o influenciador pode escolher participar do post ativamente, falando ou mostrando, ou só publicar uma foto com o produto, por exemplo.
Quem pode ser considerado influenciador digital?
Como mencionado, os influenciadores digitais são importantes para entender como funciona a parceria no Instagram, e podem ser identificados por algumas características. A mais comum é o número de seguidores na sua conta. São chamados mega influenciadores aqueles que possuem mais de 1 milhão de seguidores e alto engajamento.
No entanto, também existem os micro influenciadores, que têm entre 10 mil a 100 mil seguidores, normalmente. Seu nicho também é menor e mais específico. Contudo, para ser considerado um influenciador digital, é preciso, justamente, influenciar o público.
Não é preciso ter um grande alcance ou repercussão, mas é essencial identificar que os seguidores consideram o conteúdo daquele usuário. Dessa forma, a marca poderá saber que terá uma parceria vantajosa.
Quando começar a fazer parcerias?
Depois de entender melhor como funciona uma parceria no Instagram, muitas marcas podem considerar aderir a essa estratégia. No entanto, elas podem ter dúvidas sobre quando é o melhor momento para começar. Nesse caso, é fundamental avaliar as necessidades da sua empresa e o momento pelo qual ela está passando.
Fazer parcerias nas redes sociais é uma excelente alternativa para divulgar os seus produtos, mas é importante saber quando é o momento ideal. Isso porque trata-se de uma estratégia que demanda recursos, para contratar o influenciador certo.
Além disso, as parcerias costumam ser opções mais interessantes para o lançamento de novos produtos, ou reforçar os serviços mais populares da empresa entre outros públicos. Se não for isso que você está buscando, pode ser melhor considerar outras opções antes.
Ainda, é importante saber como funciona a parceria no Instagram para verificar se a sua marca se identifica com esse tipo de ação publicitária. Às vezes, pode não ser o perfil da marca que você construiu. Por isso, começar uma parceria no Instagram é indicado para divulgar seu negócio e alcançar novos públicos, mas, antes, é importante avaliar se você está nessa etapa.
Como escolher o influenciador certo?
Claro, com tantos usuários e influenciadores em ascensão, pode ser difícil saber qual o certo para a sua empresa. Nesse caso, existem algumas dicas que podem te ajudar na sua escolha. O primeiro passo é avaliar o perfil do influenciador, claro. Ele possui o número de seguidores compatíveis com a sua empresa e com os seus recursos? Seria viável contratá-lo?
Além disso, qual o nicho que ele atua? Combina com o seu produto? Ele tem muitos seguidores? Seu engajamento é orgânico e bem posicionado? Essas e outras perguntas são essenciais para te ajudar a escolher o influenciador certo.
Afinal, ele precisa ter o perfil ideal para que você associe sua marca com essa personalidade, e tenha os resultados esperados. Por isso, a maior dica é traçar as principais informações sobre os usuários que você considere, e escolher aquele que estiver mais alinhado ao seu negócio e ao que você procura.
Só o número de seguidores importa?
Com certeza não são só os números que importam! Ao aprender como funciona uma parceria no Instagram, muitos podem achar que o melhor influenciador é aquele com mais seguidores. No entanto, não é só isso que importa. Existem outros fatores igualmente importantes para avaliar.
Por exemplo, se o perfil tem um engajamento bom. Afinal, não basta apenas ter seguidores, é preciso que eles interajam e realmente consumam o conteúdo. Além disso, ser uma autoridade no assunto também é fundamental. Ou seja, entender do que está falando, como relacionar o produto ao nicho trabalhado.
E, claro, carisma e personalidade também são igualmente essenciais para um influenciador digital. É assim que ele cativa seu público e realiza as publicidades. Por isso, números são importantes, mas certamente não são a única coisa que importa!
Como saber se o influenciador está alinhado com os valores da marca?
Mesmo entendendo como funciona a parceria no Instagram, muitos podem ter dificuldade em saber se o influenciador está mesmo alinhado com a sua marca. No entanto, para isso, não existe segredo: É preciso pesquisar.
Somente com uma pesquisa detalhada sobre as suas opções você poderá saber se o usuário está de acordo com o que você procura. No caso, é importante acompanhar o perfil, seus conteúdos e o que ele posta antes de cogitar a contratação.
Veja como ele interage, sobre o que ele fala no dia a dia e se existem outras publis feitas pelo influenciador. Assim, você poderá garantir que ele segue os seus valores e pode trazer uma boa parceria.
Como solicitar os trabalhos?
Entendeu como funciona a parceria no Instagram e escolheu o influenciador perfeito? É hora de solicitar um acordo! Para isso, existem várias maneiras de fazer contato, e depende da sua empresa e também do perfil. Se ambos forem pequenos, ou estiverem começando, você pode enviar uma mensagem privada, por exemplo. Assim, já começam as negociações o quanto antes.
No entanto, se a sua empresa for maior e tiver uma equipe de marketing ou de relações públicas, é interessante que a assessoria realize esse contato inicial. O mesmo vale para o influenciador, se ele tiver uma equipe. Dessa forma, o contato será mais profissional, e todas as dúvidas poderão ser tiradas.
O mais comum é estabelecer contato via rede social, mas prosseguir com mensagens por e-mail ou outro canal assim, para oficializar o contrato. Assim, vocês poderão enviar suas propostas e solicitar a parceria.
Como fazer um contrato de parceria?
Por fim, se o trabalho for sério ou de longo período, é possível fazer um contrato formal entre as duas partes.
Iniciantes podem realizar acordos somente por mensagens, para conhecer o trabalho, por exemplo.
Em seguida, é possível estabelecer os detalhes da parceria, incluindo:
- período da parceria;
- produtos anunciados.
- remuneração do influenciador;
- possíveis cláusulas decididas entre as partes.
Com isso, ambos terão mais segurança na hora de executar o trabalho, podendo ter um documento formal ou apenas um acordo.
Por que fazer uma parceria no Instagram?
Mesmo depois de entender como funciona a parceria no Instagram, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre porque adotar essa estratégia. No entanto, ela pode ser extremamente vantajosa para a sua marca e também para o influenciador! Isso porque você tem a chance de divulgar seu produto e serviço para milhares de seguidores, de maneira orgânica e interativa.
É uma forma de atingir outros públicos ou tornar a sua marca mais conhecida. Além disso, ter uma autoridade falando sobre os benefícios dos seus produtos é interessante para confirmar a sua credibilidade
Dessa forma, o acordo se torna uma estratégia interessante para ambos, mas especialmente para a marca, que tem na parceria uma forma de consolidar sua imagem em um mercado super competitivo.
Como mensurar os resultados?
Claro, depois de aprender como funciona a parceria no Instagram e colocá-la em prática, é preciso acompanhar os resultados.
Para isso, você pode criar alguns indicadores, como métricas de comparação. Por exemplo:
- índice de vendas;
- saída dos produtos;
- aumento do número de seguidores ou de visualizações;
- procura pela mercadoria;
- interação dos clientes.
Existem vários índices que ajudam a mensurar os resultados da sua campanha, e você pode observá-los para ver se teve o retorno esperado. Além disso, também é possível contar com a ajuda dos influenciadores, perguntando, por exemplo, se a campanha teve muitas interações. A parceria não precisa parar somente na divulgação, podendo ser uma oportunidade de estender sua rede de contatos e aumentar a influência da sua loja também.
Por isso, aprender como funciona a parceria no Instagram é uma ótima maneira de fazer seu negócio crescer e saber como aumentar as vendas de forma simples e eficiente! 😍
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