Como fazer um Instagram comercial? Abra seu perfil, vá em Configurações, encontre conta e clique em Mudar para conta profissional. Escolha uma categoria que represente o seu negócio e pronto! Você já tem um Instagram comercial.
Se é verdade o ditado que nos ensina que uma imagem vale mais que mil palavras, então podemos pensar que o Instagram é o melhor dos mundos para as lojas online. Por isso, é extremamente importante saber como fazer um Instagram comercial para sua marca.
Esta rede social que conta com mais de um bilhão de usuários ativos em todo o mundo alia o poder da imagem com o detalhamento do texto. E você, já é um adepto dos recursos do Instagram for Business?
Continue lendo este artigo para entender a importância de registrar sua loja online como uma empresa dentro da plataforma e saber como configurar seu perfil para alcançar o maior número possível de pessoas.
Também vamos te dar dicas de como fazer um Instagram comercial de sucesso. Ainda não está convencido? Bem, segundo pesquisas, mais de 50% dos internautas brasileiros já sentiram desejo de compra após ver um produto no feed de notícias. Leia este artigo e descubra as possibilidades do Instagram para o seu negócio!
O que é a conta comercial do Instagram?
O perfil comercial do Instagram nada mais é que uma forma de uso da rede social, que possui ferramentas gratuitas interessantes e vantajosas para marcas que querem ter um Instagram comercial de sucesso. Quando sua marca opta por usar o Instagram for Business é possível aumentar o número de conversões de leads de maneira bastante satisfatória, além de ser possível colher um número maior de informações que te ajudam a planejar suas ações de marketing dentro da rede.
Trabalhar com o Instagram como uma conta comercial também te ajuda a cuidar para que o engajamento dentro da sua rede de contatos e possíveis clientes aumente consideravelmente. Para te ajudar, aqui no Bagy nós já comentamos em um post super explicativo sobre a importância da métrica de alcance no Instagram. Mas, em resumo, para o Instagram, relevante é aquele perfil onde os posts são curtidos, compartilhados e salvos.
Investir em transformar um perfil pessoal em um perfil business é uma das formas de ter uma conta comercial de sucesso no Instagram. Continue a leitura e descubra como fazer!
Como criar um Instagram comercial?
Certo, agora que você já entendeu a importância de estruturar um perfil de negócios para sua loja online nessa rede social, é hora de criar um Instagram comercial de sucesso para impulsionar suas vendas e aumentar o engajamento entre sua loja e a audiência. E nada melhor que dicas simples e eficazes para te ajudar nesse momento. Que tal um passo a passo? Vamos lá!
Primeiro passo
O primeiro passo é você entrar em sua conta do Instagram. Na página inicial, você verá um ícone com três pontinhos. Entre no menu e observe as opções.
Segundo passo
Em seguida, encontre a opção configurações. Se abrirá um novo menu com diversas opções. Você deverá buscar por conta, entre as abas disponíveis.
Terceiro passo
O próximo passo é escolher a opção “mudar para conta comercial” caso você já tenha um perfil pessoal para sua marca. Ou, você pode começar seu cadastro do início, caso ainda não possua um perfil no Instagram.
Logo após esse processo, ao abrir a opção sobre mudar a funcionalidade de sua conta, escolha entre “Criador de Conteúdo” ou “Empresa”. Vá em “Empresa” e, pronto, você já pode usufruir dos benefícios de uma Instagram for Business!
É importante prestar atenção no fato de que o Instagram e o Facebook estão interligados, o que é muito benéfico para sua empresa. Mas, é preciso configurar as funcionalidades de sua FanPage, caso ela esteja linkada com o seu perfil.
Invista um tempo para deixar seu perfil e sua fanpage ligados de maneira correta porque, dessa maneira, sua loja online ganhará ainda mais benefícios e os clientes vão chegar com maior facilidade até você!
Existem alguns cuidados que precisam ser tomados quando posicionamos nossa marca como um Instagram comercial. Continue nesse artigo e descubra quais!
O que não fazer no Instagram Comercial?
O Instagram é um universo mas, para ter uma página comercial lucrativa e relevante, é preciso tomar alguns cuidados quando for investir tempo na ferramenta. Seguem algumas dicas sobre o que não fazer em seu Instagram comercial.
Misturar conta pessoal com conta profissional
É preciso atenção e cuidado para que você não misture seu perfil pessoal com sua identidade comercial nas redes. É verdade que a audiência gosta de ver bastidores de sua produção mas, em excesso, você pode acabar se confundindo e perdendo relevância para quem te segue, o que prejudica diretamente as vendas.
Não creditar as imagens utilizadas
Boas imagens podem ajudar, e muito, no crescimento do seu perfil comercial para o Instagram. Mas, é preciso que todas essas fotos e vídeos sejam devidamente creditadas, quando não forem produzidas por você ou sua equipe. Prestar atenção a esse detalhe te ajuda a manter seu perfil comercial engajado e com bom alcance.
Não planejar os conteúdos
Uma boa estratégia de marketing para sua loja online pede uma boa execução e uma ótima estratégia, que envolva boas imagens mas também conteúdo conceito e relevante. Tire um tempo para planejar seus posts com cuidado, pensando no que sua audiência costuma consumir e obtenha ótimos resultados em sua rede!
Usar as hashtags de forma equivocada
Trabalhar com hashtags não é apenas um jeito legal de escrever na internet. Esses palavras antecedidas por # são marcadores e organizadores dentro do Instagram. Existem formas de segui-las e encontrar o que se precisa através delas. Por isso, pense corretamente nas etiquetas que vão acompanhar suas postagens comerciais.
Utilizar apenas informações institucionais
Um dos pilares para o sucesso nas redes sociais é entender que, ali, estão potenciais clientes que consomem mas, também, gostam de interagir com outras pessoas. Postar apenas informações institucionais deixa seu perfil corporativo frio e pouco atraente. Coloque pitadas de descontração nos conteúdos e surpreenda-se!
Não seguir uma identidade visual
Um perfil bonito, organizado e harmônico é um perfil com alta alcance! Essa é uma ótima dica para o seu Instagram comercial de sucesso! Uma marca que tem sua identidade visual bem fixada também é facilmente lembrada pelos clientes, o que facilita ainda mais na hora da conversão das vendas.
Mas, afinal, porque transformar seu perfil em uma conta comercial? Descubra agora os principais benefícios!
Quais as vantagens de um Instagram comercial?
Acompanhando este artigo você já percebeu como é importante para uma empresa ter um perfil ativo no Instagram, já que esta é uma das redes sociais mais relevantes do mundo, correto? Mas, talvez você esteja se perguntando sobre as vantagens de investir nessa plataforma. Continue a leitura que vamos te mostrar porque criar um Instagram comercial para sua marca ou empresa.
Criar a sua própria loja
Já demos várias dicas para você criar seu perfil comercial de sucesso no Instagram, mas uma das principais vantagens dessa plataforma é a possibilidade de criar uma loja online do zero. E, como o seu objetivo é ter uma loja comercial de sucesso, que tal contar com o auxílio do Bagy? Temos uma plataforma exclusiva para que você elabore um ambiente de vendas virtual de qualidade, com apenas alguns cliques. Conheça a Bagy e se surpreenda com as possibilidades de crescimento para o seu negócio!
Mensuração de resultados
Outro grande trunfo para os empreendedores que já criaram um perfil comercial no Instagram é a possibilidade de acompanhar, praticamente em tempo real, mas métricas colhidas através das atividades e das interações dentro do seu perfil. Esse mapeamento gera dados que podem ser usados para que você crie boas campanhas de marketing e ofereça produtos capazes de sanar as dores de seu público.
Os dados são bastante completos, capazes de apontar, inclusive, quais os melhores horários para postar e interagir com seus seguidores. Portanto, preste atenção nas métricas para sempre melhorar o alcance de suas postagens!
Fortalecer o relacionamento com seu público
Você já ouviu a frase “informação é poder”? Pois é, quando pensamos na formatação de um perfil profissional no Instagram para a sua marca, esta afirmação é totalmente verdadeira. Com as métricas e demais dados em mãos é possível estabelecer uma comunicação mais direta e genuína com seu público, futuros consumidores dos seus produtos.
Só consegue produzir campanhas que encantam o público aquelas empresas que se preocupam em conhecer sua audiência através dos dados coletados, guarde isso sempre com você!
Quais são as métricas que você pode acompanhar no seu perfil comercial?
O quadro de dados oferecido gratuitamente pelos algoritmos dos perfis comerciais do Instagram é bastante amplo. É possível saber o gênero dos seus seguidores, quanto tempo ficam no seu perfil e, inclusive, em qual país estão!
Para analisar todas essas informações é preciso foco e o acompanhamento correto dos dados. Com muita informação você pode se perder, então preste atenção a alguns indicadores chave.
Atividade
Este é um dos principais índices que te informam sobre as peculiaridades e necessidades de sua audiência, consumidores em potencial. O que eles curtem, como comentam ou quando salvam seus posts é uma amostra de qual conteúdo é relevante para essas pessoas e o que não chama tanta atenção assim. Invista naquilo que faz sucesso e tenha ótimos resultados!
Conteúdo
A próxima dica é prestar atenção no conteúdo que gera essas atividades expressivas na sua página comercial do Instagram. Faça alguns testes de horário e tipo de texto e veja o que se encaixa melhor com sua audiência. Esse relacionamento íntimo com os seguidores da sua loja virtual facilitará vendas futuras e demais ações de impulsionamento de sua marca.
Público
Conheça seu público e tenha um perfil comercial de sucesso no Instagram! Esses dados te dizem quem te acompanha e o que eles desejam, por exemplo. Invista em explorar toda essa gama de informações a seu favor e tenha sucesso no engajamento. Para o Instagram, interação mais engajamento é igual a relevância e alcance. Tenha isso em mente quando fizer cada postagem em sua página empresarial.
Depois de todas essas informações importantes, que tal ótimas dicas para criar uma página profissional de sucesso no Instagram? Continue lendo este artigo!
5 dicas de como fazer um Instagram comercial de sucesso
Agora que você já sabe a importância de ter um Instagram comercial de sucesso e conhece algumas funcionalidades e dados que podem impulsionar as métricas e as vendas de sua empresa, é hora de botar a mão na massa. Essas dicas são indispensáveis para que você garanta o sucesso de seu perfil comercial e, como consequência, de sua loja online. Anote todas!
Preencha corretamente as informações do seu perfil
Parece uma providência pouco importante, mas não. Preencher corretamente as informações do seu perfil comercial no Instagram é uma das principais maneiras de fazer a plataforma entender do que você está falando e com quem pretende se comunicar. Portanto, atenção ao colocar dados como nome, localização e nome do perfil, por exemplo.
Crie um botão de contato
Para concretizar boas vendas com seu perfil comercial no Instagram é preciso que você consiga se comunicar com sua audiência. Por isso, é importante criar um botão de contato logo no começo do seu perfil. Uma boa dica é organizar todos os canais de comunicação em uma árvore de links. É prático e facilita bastante a vida dos seus clientes!
Crie conteúdo relevante
Aqui no Bagy nós sempre frisamos a importância da criação de conteúdo relevante, capaz de envolver e encantar seguidores e futuros compradores. Então, quando você estiver pensando nas postagens para sua página comercial do Instagram de sucesso, tenha isso sempre em mente. É o texto informativo e relevante que faz com que a audiência te acompanhe e passe a desejar tudo aquilo que você vende!
Explore todos os recursos disponíveis: stories, reels, IGTV, etc.
O Instagram é uma rede social bastante dinâmica e oferece vários recursos. Quanto mais você explorar todas essas funcionalidades, mais a rede aumenta o alcance de suas postagens de maneira orgânica, ou seja, de forma gratuita. Para tanto, basta que você empregue estratégia e tempo na elaboração do conteúdo certo para cada função. Então, pense em conteúdos diversificados e arrase!
Interaja com seus clientes: crie enquetes, quiz, perguntas
Além de recursos como reels, stores, IGTV, essa rede social também oferece diversos adesivos capazes de promover interações valiosas para seu perfil comercial de sucesso no Instagram. Use todas em seu benefício. Você pode perguntar o que sua audiência deseja, fazer enquetes comparando produtos ou quiz sobre a história da sua marca. Aqui, o céu é o limite e você deve explorar as possibilidades!
Dica extra: Aposte em um agregador de links
O agregador de links é literalmente, um link que agrega outros links. Esse único link você pode colocar na biografia do seu Instagram, conectando todo o conteúdo do seu negócio com a audiência de uma das redes sociais mais acessadas do Brasil.
O Instagram é uma rede social bastante frutífera para que micro e pequenas marcas se desenvolvam e obtenham sucesso. Transformar sua conta em um perfil comercial de sucesso é um importante passo para o crescimento e posicionamento sólido de sua loja online. Leia este artigo novamente, se precisar, e se dedique à tarefa da produção de conteúdos potentes para que o alcance da sua marca cresça.
Nós estamos prontos para apoiar seu crescimento com uma estrutura de vendas online intuitiva, confiável e atraente.
Conheça a Bagy e surpreenda-se!