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Redes Sociais

Passo a passo: aprenda agora como fazer um catálogo no WhatsApp

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como fazer o catálogo no WhatsApp

Aprender como fazer catálogo no Whatsapp é simples, e permite incluir vários produtos no seu perfil para facilitar a comunicação com seus clientes.

Tem um canal de mensagens para o seu negócio e não sabe como fazer catálogo no Whatsapp? Nós temos o tutorial certo para você!

Esse aplicativo se tornou um dos meios de contato mais populares entre os usuários, e também caiu nas graças do e-commerce.

Afinal, ele permite que empreendedores e clientes conversem de maneira prática e rápida, tirando todas as dúvidas sobre a compra em questão de minutos.

No entanto, o contato instantâneo não é o único benefício dessa plataforma, que conta com um recurso voltado especialmente para as empresas.

Com ele, é possível utilizar várias ferramentas práticas para as lojas virtuais, como incluir um catálogo de produtos diretamente no seu perfil.

No entanto, algumas pessoas podem não saber como fazer catálogo no Whatsapp Business.

Por isso, nós preparamos um passo a passo completo para você entender como ativar a função e facilitar a visualização dos seus clientes.

Como funciona o catálogo de produtos do WhatsApp?

Com a popularização do e-commerce e o surgimento de ferramentas cada vez mais modernas, se tornou possível fazer negócios por diversos canais, inclusive por mensagens.

Pensando nisso, um dos aplicativos mais populares desse segmento, o Whatsapp, criou uma plataforma exclusiva para empreendedores, o Business, que conta com funções que ajudam a loja em suas vendas.

Depois de aprender como fazer catálogo no Whatsapp, o vendedor permitirá que os clientes, com Whatsapp normal, acessem a lista de produtos oferecidos pelo estabelecimento, diretamente no perfil da loja.

Com isso, se torna mais prática fechar negócio por mensagem, além de facilitar o acesso dos clientes.

O catálogo do Whatsapp Business permite incluir produtos e serviços fornecidos pelo comércio, por meio de listas e fotos.

O aplicativo normal não conta com essa função, pois ela é voltada especialmente para empresas.

No entanto, é importante lembrar que a plataforma Business é independente, e demanda um número de celular exclusivamente para o perfil comercial. Caso contrário, não será possível seguir o passo a passo de como fazer catálogo no Whatsapp.

Por que criar um catálogo de produtos no WhatsApp?

Na correria do dia a dia, aplicativos como o Whatsapp são ideais para aproximar os vendedores dos seus clientes, por meio de contatos rápidos e práticos.

Além disso, a plataforma é uma das mais utilizadas pelos usuários. Segundo a própria plataforma, o aplicativo é um dos mais baixados em todo o mundo, com 2 bilhões de usuários em mais de 180 países.

Assim, ter um perfil comercial para mensagens pode ser uma boa alternativa para aumentar as vendas.

No entanto, os clientes também buscam praticidade e acessibilidade em suas compras, especialmente por conta da agilidade que a internet oferece.

Nesse caso, oferecer um catálogo de produtos pronto para o cliente é fundamental para aumentar a probabilidade de vender.

Afinal, se o cliente precisar sair da conversa para procurar seus produtos, as chances dele desistir são grandes.

Por isso, aprender como fazer catálogo no Whatsapp ajuda a complementar seu perfil comercial, tornando-o mais profissional.

Como fazer catálogo no WhatsApp?

Depois de entender a importância de usar as funções da plataforma Business, chegou o momento de aprender como fazer catálogo no Whatsapp.

O recurso é acessível e gratuito, e basta ter um perfil comercial ativo para localizar a funcionalidade. Confira as etapas abaixo:

Passo 1. Abra o menu do seu perfil comercial.

Ele está disponível por meio de três pontinhos localizados no canto superior direito.

Depois de clicar no menu, será possível visualizar todas as opções referente ao Whatsapp Business. Em seguida, selecione “Configurações da empresa”, disponível por meio de um ícone de loja.

Passo 2. Abra a opção “Catálogo”.

Dentro do menu de Configurações, você poderá ver a opção de catálogo. Selecione o botão e veja que o aplicativo abrirá o seu catálogo na próxima tela.

Caso ainda não tenha habilitado a função, não aparecerá nenhum item cadastrado. Abaixo da sua foto de perfil, você poderá ver todos os produtos incluídos depois de finalizar a operação.

Passo 3. Insira um novo produto.

Você poderá inserir um novo produto no seu catálogo clicando no botão “+”, no canto inferior direito.

Em seguida, preencha as informações solicitadas, incluindo:

  • nome do produto ou serviço;
  • preço, sendo opcional;
  • descrição;
  • link da sua loja;
  • código do produto ou serviço, que também é opcional.

Os campos obrigatórios ficarão destacados em vermelho, enquanto os campos opcionais podem ficar em branco.

Além disso, também é possível incluir um nome de visualização para o item, e fotos que acompanham sua exibição, caso o cliente entre nesse produto especificamente.

Embora seja opcional, vale a pena caprichar nas fotos, para atrair a atenção do usuário e mostrar melhor o produto que você está oferecendo.

Depois de inserir todos os dados necessários, finalize e veja seu produto no catálogo.

Pronto! Você já aprendeu como fazer catálogo no Whatsapp.

Todos os produtos ficam salvos na tela de inclusão, e constam apenas os dados inseridos por você no formulário.

Além disso, eles aparecem na ordem de inclusão, de modo que pessoas que desejam uma outra ordem de exibição devem se atentar para isso.

Como compartilhar o link do catálogo para WhatsApp?

Depois de aprender como fazer catálogo no Whatsapp e publicar todos os seus produtos, chegou a hora de compartilhar o link com seus amigos, familiares e clientes.

Para isso, basta entrar em um ícone de conversa e clicar na opção de anexo, identificada por um clip de papel.

O caminho é semelhante a encaminhar um anexo convencional pelo Whatsapp normal, mas com a diferença de que precisa estar no perfil comercial.

Em seguida, clique sobre a opção “Catálogo”, recém atualizada com os produtos que você acabou de incluir.

Por fim, escolha um item específico para compartilhar, ou selecione todo o seu catálogo para mandar para o contato.

Ele já poderá visualizar os detalhes do produto ou ver seu catálogo inteiro.

Além disso, quando os clientes selecionarem o seu perfil, poderão encontrar o catálogo inteiro na opção de anexos, logo abaixo da foto e da descrição da loja.

Assim, será possível navegar pelos itens e selecionar os que desejar conferir melhor.

É comum que algumas pessoas incluam em seu catálogo apenas fotos dos produtos ou de catálogos já prontos, para economizar tempo.

Isso também é possível, inserindo somente uma foto do catálogo inteiro. O cliente não terá problema em visualizar a imagem, mas não poderá verificar os detalhes de um produto em específico.

Quais outros recursos explorar no WhatsApp Business?

Finalmente, o Whatsapp Business oferece um mundo de possibilidades para quem possui e-commerce e deseja ter um perfil comercial.

Depois de aprender como fazer catálogo no Whatsapp, o empreendedor poderá explorar outros recursos disponíveis na plataforma. Veja alguns dos principais:

Localização

Assim como o catálogo, incluir a localização do seu negócio deixa seu perfil ainda mais completo e atrativo.

Dessa forma, quando o cliente entrar para conferir suas informações, poderá ver onde fica a loja física, e até mesmo sanar suas dúvidas com mais rapidez.

Além da localização, é possível incluir o horário de atendimento, ideal para informar ao público quando você atende mensagens e quando estará disponível.

Etiquetas

As etiquetas são recursos interessantes para quem deseja classificar seus contatos de um jeito mais prático e visual.

É comum que perfis comerciais interajam com um grande número de pessoas, e não apenas clientes. 

Afinal, também existem fornecedores, empresas parceiras e outras questões da loja que são resolvidas por mensagem.

Nesse caso, para não confundir nenhum ícone de conversa e priorizar seus contatos importantes, é possível usar as etiquetas e classificar cada mensagem não arquivada.

Além disso, também é uma boa forma de controlar pendências, novos pedidos e outros tipos de solicitações sem se perder.

Mensagem automática

Para economizar tempo e não deixar o cliente esperando, é possível criar mensagens automáticas para o seu perfil comercial.

Depois de aprender como fazer catálogo no Whatsapp, essa função pode ser uma complementação interessante, respondendo o contato mesmo sem estar online.

As respostas automáticas podem conter as informações que o comércio desejar, e serem enviadas em diferentes situações.

Por exemplo, cadastrar mensagens automáticas para quando estiver fora do horário comercial, ou em dias mais movimentados, alertando sobre a possível demora.

Além de ser prático e simples e ativar, as respostas automáticas podem melhorar a experiência do cliente, que não ficará esperando sem nenhum retorno.

Inclusive, nós possuímos um tutorial especial de como colocar resposta automática no Whatsapp. Não deixe de conferir! 

Link de divulgação

Por fim, o link de divulgação também é um recurso interessante do Whatsapp Business, pois ele permite que os clientes iniciem uma conversa com você sem precisar salvar seu número.

Assim, é muito mais simples entrar em contato, sem toda a burocracia de adicionar o contato.

Além disso, depois de saber como fazer catálogo no Whatsapp, você poderá criar links de divulgação com seus produtos, com ainda mais possibilidades de marketing.

Quer aprender mais sobre link de divulgação do Whatsapp? Confira o guia especial que preparamos sobre o assunto e não deixe de aproveitar todas as ferramentas que a plataforma tem para o seu negócio!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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