O ticket médio é um indicador de vendas que descreve o valor médio das vendas de um negócio em um período. O valor é calculado dividindo o faturamento bruto pelo volume de vendas.
O ticket médio é uma boa maneira de identificar se o seu empreendimento está sendo um sucesso.
Sendo uma excelente métrica para acompanhar as vendas, o ticket médio ajudará a avaliar se suas estratégias para vender estão bem elaboradas ou se será necessário uma repaginada na abordagem direcionada ao possível comprador.
Nesse artigo você poderá entender o que é e como funciona essa métrica, bem como calcular a porcentagem do seu empreendimento de maneira simples.
O que é ticket médio?
O ticket médio é uma métrica que lhe informará um valor médio em relação aos produtos que foram vendidos em sua loja, dentro de um determinado período. Essa métrica é muito utilizada para averiguar se sua forma de abordar o cliente está dando certo ou se será necessário readequar o marketing.
No fim, o ticket médio será um termômetro do sucesso do seu negócio.
Nos próximos passos, você aprenderá como calcular e como aumentá-lo.
Como calcular o ticket médio?
Antes de tudo, você precisará determinar um período para fazer esse cálculo, mês passado por exemplo. Sinta-se livre para escolher qual o melhor período para avaliar sua empresa.
Para calcular o ticket médio não há segredo algum. É bem simples e você pode escolher dois meios para determinar essa métrica:
Através do faturamento bruto dividido pelo volume de vendas. Ou seja, Ticket médio = faturamento bruto / volume de vendas. Quer um exemplo?
Suponhamos que você vendeu 300 produtos em um mês, totalizando R$50.000,00 no faturamento bruto. Fazendo a conta:
R$50.000,00 / 300 = R$166,60
Tem-se que o ticket médio naquele mês foi de R$166,60. Simples não é?
A outra maneira, será trocando o volume de vendas por número de clientes. O cálculo é o mesmo.
Qual o ticket médio ideal para o meu negócio?
A avaliação do ticket médio, leva em conta o que você gasta para preencher e manter o estoque e qual o seu lucro em cima disso.
De forma lógica, você não tem um bom ticket médio se, ao gastar R$50.000,00 em mercadoria para revender, receber de retorno somente R$40.000,00. Qual o seu lucro em cima disso? Nenhum, certo?
Logo, o seu ticket médio sempre será bom à medida que o lucro for maior e superar seus gastos para manter o estoque.
Porém, é preciso atenção em alguns pontos: essa métrica não deve ser medida isoladamente.
Crie o hábito de fazer esse cálculo de tempos em tempos e averiguar como anda sua empresa. Afinal, o que você vendeu em agosto, não será o mesmo que você vendeu em dezembro, e o faturamento variará bastante.
Vale lembrar, por fim, que um ticket médio considerado bom pode mudar de um segmento para outro.
Porque o ticket médio é importante para o seu e-commerce?
Para o e-commerce – que precisa estar sempre de olho em como as estratégias têm chegado ao cliente – o ticket médio é mais um termômetro para averiguar isso.
Como dizíamos há pouco, essa métrica apontará se o retorno dos clientes está sendo aquilo que a empresa esperava ou se será necessário mudar alguma abordagem.
Afinal, se, mesmo com as mais variadas estratégias de vendas, você estiver vendendo pouco, é sinal de que algo está sendo feito de maneira incorreta.
Hora de rever o que precisa mudar e, dentro de algum tempo, refazer o cálculo para descobrir se seu ticket médio aumentou.
4 dicas de como aumentar o ticket médio
Para quem tem um empreendimento online, fica ainda mais evidente, onde e como mudar o engajamento para resultar em um número maior de vendas.
Veja abaixo como reforçar suas estratégias e como aumentar o ticket médio.
Invista no relacionamento com o seu cliente
Atualmente, sendo um pilar para quem possui loja online, a boa relação com o cliente é a principal forma de atraí-los para uma compra.
Oferecer um atendimento humanizado e até mesmo a presença nas redes sociais pode fazer com que o nome da sua marca seja lembrado quando o cliente buscar algum produto online.
Invista em e-mail marketing, pós vendas e interação saudável com seus seguidores.
Garanta a fidelização dos clientes
Você sabia que um cliente que já comprou da sua loja, possui ainda mais chances de comprar de novo do que quando buscamos por um novo possível comprador?
Por isso não tenha medo de estreitar ainda mais os laços com esse cliente.
Encaminhe promoções, invista no relacionamento como dito acima e não deixe-o esquecer do seu empreendimento.
Aposte no frete grátis
Sendo esse o maior desafio do vendedor online, o frete pode ser determinante na hora de fazer o cliente finalizar a compra. Sempre que puder, busque oferecer esse benefício e veja como as vendas aumentam.
Para mais, leia esse artigo e descubra como conseguir custos de frete mais econômico.
Agregar valor ao seu produto
E por fim, não deixe de intensificar a qualidade do seu produto. Sabemos que ele é ótimo e o seu cliente vai se encantar. Mas não se esqueça de disponibilizar uma embalagem bonita e um bom design — aposte no visual.
Outro ponto, é sempre melhorar seu produto, busque saber quais são as reclamações dos seus clientes. Importante também pensar em um preço justo e que justifique um custo benefício que chame a atenção do cliente.
O ticket médio é uma forte ferramenta para avaliar o desempenho da sua loja.
Ele determinará qual seu valor médio de vendas e se você está conseguindo um lucro significativo e real.
Para calculá-lo, tenha em mãos seu faturamento bruto e o número de compradores. Além do mais, não se esqueça de repetir o cálculo a cada período para determinar o sucesso da sua loja de tempos em tempos.
Sempre busque aumentar o ticket médio, seja com promoções, frete grátis, campanhas e, claro, manter e potencializar uma relação amigável com quem compra do seu negócio.