Empreendedorismo

Aprenda a melhor forma de receber um elogio profissional

Imagem ilustrativa de como agradecer um elogio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Saber como agradecer um elogio pode ser um desafio para muitos. Apesar de não ser um mistério, algumas boas práticas são indispensáveis para esses momentos corriqueiros, mas especiais.

Você é do tipo de pessoa que não sabe receber feedbacks positivos? Por mais que pareça algo estranho, tem gente que não lida bem com isso. Logo, essas pessoas também não sabem como agradecer um elogio profissional. Antes de tudo, já te digo: é muito importante ter jogo de cintura nessas situações.

Seja por timidez, seja por não esperar palavras positivas, muitos ficam um tanto quanto perdidos. Elogios nem sempre são comuns no nosso dia a dia, mas precisamos lidar com eles. Afinal, quando eles chegam, é sinal de que você merece e fez por onde. Então, nada melhor do que responder educadamente e tirar aprendizado disso.

Quer saber como reagir nessas situações? Ensinamos como você pode agradecer esse elogio da maneira certa. Acompanhe!

Qual a importância de saber agradecer a um elogio profissional?

Um cliente insatisfeito pode gerar problemas para um negócio. Mas é importante saber também que uma pessoa feliz com seu trabalho pode trazer percepções positivas. Por isso, quando o elogio chegar, você precisa saber lidar com ele.

Profissionais que conseguem responder de maneira adequada a um feedback positivo se mostram preparados e seguros. Além de deixar claro sua educação ao agradecer a gentileza, você consegue transmitir confiança e normalidade com o elogio, mas claro, sem soar arrogante.

Se você faz um bom trabalho, certamente espera que os elogios cheguem. Mais do que isso, tem certeza de que são sinceros e fazem sentido. Logo, essas situações vão se repetir e, por isso, você precisa se acostumar.

Como agir ao receber um elogio profissional?

Um problema bastante comum é não saber receber um elogio e, por isso, não agradecer adequadamente. Todo feedback positivo vindo de um cliente é, acima de tudo, uma gentileza. Afinal, essa pessoa não tem a obrigação de ser gentil e demonstrar satisfação com seu negócio.

Em contrapartida, você precisa agradecer, fazendo isso da maneira certa. É o que ensinamos a seguir!

Diga um simples “obrigado”

O bom e velho “obrigado” não é nunca uma escolha ruim. É a resposta mais imediata, educada e precisa que você pode dar de maneira ágil e curta diante de um elogio. Assim, você mostra que entendeu a satisfação e deixa clara a sua postura de gratidão.

Esse seu “obrigado” pode vir de diferentes maneiras, entre as principais:

  • “muito obrigado pelas palavras”;
  • “obrigado pela gentileza”;
  • “obrigado, que bom que está satisfeito”;
  • “obrigado, fico feliz que tenha gostado”.

Compartilhe o crédito

Em muitos casos, você pode receber um agradecimento por um trabalho que não fez sozinho. E ainda que tenha feito na sua etapa, é provável que outras pessoas tenham também se dedicado para que a entrega final tenha sido perfeita.

Por isso, compartilhar o crédito é sempre uma atitude justa e gentil. Quando for o caso, agradeça e diga ao seu cliente que o bom resultado foi possível pelo trabalho em equipe, citando outras pessoas ou setores que tiveram papel importante na satisfação gerada.

Expresse sua gratidão com gestos

Gestos, ainda que simples em alguns casos, podem traduzir muito mais sentimentos do que palavras. Na hora de agradecer um elogio, use-os como ferramenta de expressão, principalmente se você sentir timidez após receber o feedback positivo.

Um sorriso, um olhar sincero, uma expressão facial receptiva e até mesmo um aperto de mão, em casos presenciais, podem ser ótimos caminhos para mostrar gratidão. Acredite: quem está do outro lado vai reparar nisso e você causará ótima impressão.

Não diminua o elogio

Por que diminuir um elogio se, muito provavelmente, ele é merecido? Por não saberem como agradecer e se sentirem tímidas, algumas pessoas fazem isso por meio de respostas como “imagina”, “não foi nada demais”.

Muitas vezes, esses elogios reforçam o resultado positivo da sua habilidade principal. Então, se você diz que não fez nada de especial, estará desvalorizando seu trabalho. Sempre agradeça, seja gentil e saiba dar o devido valor aos seus esforços e competência.

Mantenha os pés no chão

Ao mesmo tempo em que você precisa reconhecer que mandou bem, também não pode se deslumbrar. Recebeu um elogio? Ótimo, saiba que está fazendo um bom trabalho, mas também mantenha os pés no chão. Todo o esforço precisa ser mantido.

Em alguns casos, grandes profissionais passam a se dedicar menos por conta de um elogio. Em alguns casos, adotam posturas arrogantes por se acharem superiores ou por pensarem que o cliente já foi conquistado. Esse é o caminho mais rápido para errar e diminuir a qualidade do que você faz!

Responda que se sente feliz com o elogio

Sempre diga ao seu cliente que aquele elogio é importante e que você se sente feliz por conseguir entregar o melhor desempenho possível. Algumas pessoas também precisam dessa réplica ao elogio para entenderem que tiveram um ato louvável.

Além de demonstrar gratidão, você deixa claro que valoriza a opinião daquela pessoa, reforçando seu compromisso em executar um bom trabalho.

Lembre-se que menos é mais

Também não precisa exagerar e agradecer quase como se sua vida dependesse disso. É sempre ótimo receber bons feedbacks e eles são de grande ajuda. Mas são apenas elogios de momento e que podem não valer mais nada no dia seguinte.

Além disso, um agradecimento exagerado pode deixar a outra pessoa desconfortável. Então, lembre-se: menos é mais neste caso. Responda com uma palavra gentil, demonstre que está feliz, dê crédito a quem precisar e é isso.

Busque evoluir com o feedback recebido

Feedbacks positivos são respostas igualmente boas para o trabalho que você tem feito. Por vezes, você nem mesmo esperava receber essas palavras, então é necessário saber tirar o aprendizado do que você acaba de escutar/ler.

Os elogios precisam ser base para evolução, o que vai começar da manutenção do que você tem feito de positivo. Além disso, perceba também o que foi dito e que você nem mesmo esperava. Afinal, esses são os detalhes mais enriquecedores e que vão servir para abrir seus olhos.

Quais os erros a serem evitados ao agradecer um elogio profissional?

Dá para errar até mesmo na hora de agradecer um elogio ou no pós-elogio, ou seja, com a maneira que você age depois de receber esse feedback. Mostramos a seguir quais são as atitudes que podem acontecer, mas que você deve evitar a qualquer custo.

“Sentar” em cima do elogio

Tem gente que recebe um elogio e acha que o mesmo é passe livre para fazer o que quiser, como quiser, dali em diante. Em muitos casos, isso vai significar desleixo e queda do rendimento profissional. Isso acontece porque algumas pessoas pensam que o elogio basta, quando na verdade, ele retrata apenas o que já passou. É preciso seguir em frente.

Responder com um tom de autoconfiança exagerada

Não é de bom tom responder um elogio como um “É, eu sei”. Por mais que você saiba, afinal , confiar no próprio trabalho é importante. pega mal demonstrar isso assim. Sua afirmação vai certamente soar de maneira arrogante, o que não vai agradar quem fez o elogio. Por isso, sempre demonstre gratidão. Deixe o “eu sei” para você.

Pensar no elogio prolongadamente

Alguns elogios podem ecoar nas nossas mentes por dias, o que é compreensível. Porém, é importante saber pisar no freio para que isso não atrapalhe o seu trabalho dali em diante. Assimile o feedback positivo, extraia o que há de bom nele e bola pra frente. Siga fazendo o que foi feito, tente melhorar em outros pontos e vá em busca de novos elogios!

Usar um elogio para se gabar

Um dos piores erros é utilizar um elogio para se gabar, principalmente diante de colegas de trabalho. É claro que você pode comentar com essas pessoas sobre o feedback recebido, mas sempre em tom de gratidão. Do contrário, sua postura pode incomodar as pessoas, afinal, você vai acabar soando arrogante.

Como certas atitudes são mal vistas pelas pessoas?

Algumas posturas são vistas como inapropriadas pelo mercado de trabalho, seja qual nível você estiver. A arrogância é uma delas. Não agradecer um elogio ou usar dele para tentar inflar seu ego são atitudes que podem colocar sua imagem em risco. Humildade abre portas e é ótimo quando você a demonstra mesmo após um feedback positivo.

Dentro deste assunto, o egoísmo e a tentativa de centralizar méritos também é algo negativo. E isso pode ser evitado sempre que você consegue compartilhar os créditos com todos os envolvidos em um projeto ou processo. Se você é uma liderança, isso é ainda mais importante e serve para ganhar a confiança e respeito dessas pessoas.

Saber como agradecer elogio vai muito além do simples “obrigado”. Mas ainda assim, uma palavra tão simples e corriqueira tem um incrível poder em nossas vidas, sobretudo em ambiente profissional. Por isso, este conteúdo deve ser de grande ajuda para que você saiba responder e absorver bem os feedbacks daqui em diante.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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