O Instagram é uma excelente maneira de iniciar um empreendimento online.
A plataforma possui ótimas ferramentas de vendas que são muito práticas para o e-commerce.
Porém, elaborar um bom plano de vendas e marketing é essencial para aumentar o engajamento no Instagram.
Conheça a seguir dicas práticas para ter uma boa performance na plataforma e aumentar o número de seguidores ativos!
Porque o Instagram é um grande aliado para quem vende online?
O Instagram se tornou parte do nosso dia a dia, e agora somos 300 milhões de usuários. Imagina o poder de compra de tanta gente junta? Por isso mesmo é importante estar presente na plataforma.
A Plataforma do Instagram, em sua política de algoritmo, menciona que as publicações são organizadas por nível de engajamento.
Ou seja, quanto mais interação houver no seu perfil/publicação, mais vezes irá aparecer para as outras pessoas.
Dessa maneira, ter um empreendimento na rede social – que possui um espaço dedicado totalmente ao e-commerce – pode ser um grande fator no crescimento da sua loja, caso ela tenha uma boa performance.
Como engajar o meu perfil no Instagram?
A presença na plataforma é essencial. Fazer publicações diversas, responder comentários e montar uma área comercial responsiva e prática para os visitantes que querem comprar é exatamente o caminho para crescimento da loja virtual. Mas como fazer isso acontecer?
Direcione o conteúdo
É importante atingir o público certo. Se você planeja uma publicação, para quem ela é adequada? E não tenha medo. Entre em contato com clientes em potencial, aqueles que você perceba ter um perfil que vai gostar do conteúdo, e assim poderá resultar em engajamento maior para sua marca.
Use o Stories frequentemente
Utilize-o para ter ainda mais proximidade com seu público. Use os recursos que essa ferramenta possui e deixe seu story atrativo para seu público sempre procurar por ele durante o dia.
Além disso, muita gente na correria do dia a dia acaba entrando no aplicativo e visualiza somente os rápidos stories. Por isso, não deixe de compartilhar seus posts do feed nos stories (basta clicar no símbolo de compartilhamento e envio do Instagram e selecionar tal migração).
Assim, aumentam as chances de alguém clicar nele e ser direcionado ao seu conteúdo (e quem sabe, até rolar pelo seu perfil e se interessar ainda mais pela sua marca);
Fale sobre assuntos variados
Outro ponto interessante é perceber que sua rede social é um espaço voltado para interação com o público. Não há necessidade de falar somente sobre seus produtos a todo momento. Toque em assuntos atuais e ofereça debates.
O engajamento é sempre possível. Mas atenção: seja verdadeiro e debata sobre assuntos que dizem a respeito dos valores da sua marca. Evite tocar em assuntos por conveniência.
Fotos e vídeos em qualidade
O Instagram é uma rede de imagens. Por isso, certifique-se de que as fotos e vídeos estão atrativas e com uma qualidade agradável.
Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones (até mesmo os considerados de entrada, ou seja, os mais simples) já possuem câmera boa o suficiente para que seu perfil seja recheado de boas fotos para alavancar as vendas.
Aqui no Blog do Bagy sempre trazemos dicas de como trazer qualidade para o perfil da sua marca, inclusive por meio de imagens.
Humanize sua marca
Pode parecer uma bobagem para alguns, principalmente se pensássemos isso há alguns anos. Mas fato é que, cada vez mais, os clientes gostam de sentir a humanização da sua marca, talvez reflexo de um período onde muita gente esquentou a cabeça para lidar com robôs o tempo todo no atendimento.
Além do mais, para pessoas que estão migrando gradativamente do varejo físico para o online, pode haver ainda mais essa demanda por sentir essa presença humana.
Então fale de forma personalizada com seu cliente, encare cada um como indivíduo único e com suas particularidades e gostos, e não tenha medo (caso se sinta à vontade para isso) de colocar o seu rosto nos stories, falando com seu cliente ou apresentando seus produtos.
10 ações simples para você começar a gerar agora maior engajamento no Instagram
Ok, você já viu engajar o seu público à sua marca, e quer saber como colocar em prática? Além das dicas listadas acima, há pequenas ações que ajudam a trazer esse engajamento, vamos lá?
- Use boas hashtags, mas sem abusar! As hashtags aumentam o engajamento, mas elas devem fazer sentido e serem usadas com moderação. Pense em veicular hashtags que contenham o segmento, localização, o produto, sua marca, a funcionalidade.
- Coloque a tag de geolocalização. Você pode ajudar o seu cliente a saber se consegue retirar o produto, ou ajudar o seu post aparecer caso a pessoa clique na localização em uma outra postagem.
- Publique na hora certa. Saiba quando seus seguidores mais interagem na plataforma e utilize esse tempo para postar as publicações mais importantes, garantindo o engajamento no Instagram que você deseja.
- Não se esqueça de manter seu feed atualizado. E uma dica extra é reviver aqueles produtos que não estão vendendo tanto casados com ofertas e descontos. Mas o importante é sempre fazer com que seu seguidor veja suas postagens com frequência.
- Não esqueça de responder seus clientes. Tanto comentários quanto mensagens diretas não devem ficar sem resposta, especialmente em pequenos negócios.
- Utilize recursos dos stories para trazer engajamento. Enquetes, botões de interação e caixas de perguntas são bons recursos para trazer interação entre você e sua marca e humanizar sua marca, pontos que levantamos agora há pouco.
- Esteja atento ao que está em alta, incluindo os memes! Utilize isso nos seus stories, posts e legendas.
- Mapeie possíveis influenciadores ou parceiros e trace estratégias que os inclua. Assim, tanto você quanto eles saem ganhando.
- Reposte elogios e stories dos seus clientes elogiando ou usando o seu produto. Lembre-se que seus clientes podem ser seus principais divulgadores.
- Seja criativo! Não poste sempre coisas no mesmo tom, ou seguindo um modelo único. Seu perfil precisa ser atrativo para a sua audiência.
Dica master: utilize a sacolinha do Instagram
Ótimas dicas acima, não é? Como você pode ver, várias das ações que podem resultar em engajamento no Instagram, passam pelo seu contato com o cliente, inclusive de forma humanizada.
E para ter um tempo maior para a dedicação de colocar tais estratégias em prática, não podemos nos esquecer daquilo que afasta o cliente. E muitas vezes eles acabam fugindo pela falta de informação e pela burocratização.
Utilize o recurso da sacolinha do Instagram, onde o preço fica visível a um clique e o redirecionamento à página do produto e da sua loja pode ser facilitado.
Assim, você consegue utilizar o tempo que seria gasto sanando dúvidas com interação orgânica, estreitando laços e traçando novas estratégias.
Se você não conhece o Bagy, saiba que é uma excelente oportunidade para ver que vender no Instagram pode ser mais simples e eficaz do que você imagina.
Para isso, os clientes Bagy contam com uma plataforma excelente para a gestão da sua loja online e um suporte eficiente para te ajudar a impulsionar suas vendas.
Conheça o Bagy e traga sua loja online para cá!