Utilizar um texto pronto para vendas no WhatsApp pode ser o pontapé que você precisa para começar a utilizar e vender ainda mais nesta plataforma. Veja a seguir 12 modelos para se inspirar.
Com milhões de usuários ativos, o WhatsApp é a ferramenta ideal para aproximar você e seus clientes potenciais e aumentar as suas vendas.
Se você ainda não utiliza esta plataforma para fechar as suas vendas e está procurando modelos de textos prontos, a seguir mostraremos 12 opções para você utilizar na sua empresa e aumentar as suas vendas. Continue lendo!
Por que vender pelo WhatsApp?
Você sabia que 165 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp no Brasil?
Isso é mais de 80% da população brasileira e, apenas esta informação, já é suficiente para convencer você a começar a vender pelo WhatsApp o quanto antes.
Portanto, além de ser uma ferramenta amplamente utilizada, vender pelo WhatsApp também permite:
- Criar grupos personalizados com as principais ofertas da sua loja;
- Criar listas de transmissões e enviar mensagens para grupos específicos ou para todos os seus clientes;
- Comunicar-se diretamente com um cliente, seja para fechar uma venda, convencê-lo a retornar na sua loja ou oferecer suporte para algum problema ou dúvida de maneira mais rápida;
- Compartilhar mídias sem esforço, como fotos, vídeos, gifs, áudios, entre outras.
E se você utiliza o WhatsApp Business, ainda terá acesso a outras ferramentas que facilitarão o seu trabalho, ajudarão a fechar novas vendas e ainda são totalmente gratuitas.
Se você deseja utilizar estrategicamente o WhatsApp na sua loja, mas ainda não sabe por onde começar, nós vamos facilitar a sua vida e compartilhar 12 modelos de textos prontos para abordar os seus clientes online. Veja a seguir!
Confira 12 textos prontos para abordagem de venda pelo Whatsapp
Veja 12 modelos de textos prontos para você enviar por WhatsApp aos seus clientes e fechar muito mais vendas.
Lembre-se de adaptar a linguagem para a que você utiliza na sua empresa e acrescentar ou retirar todas as informações que achar pertinente. Aproveite a lista!
Prospecção de clientes
Oi, {nome do cliente}.
Eu sei que a sua rotina é corrida, por isso vou direto ao ponto. Hoje eu vim falar sobre: {objetivo da sua mensagem}.
Esta é a sua oportunidade para: {liste os benefícios da oferta}.
Como eu tenho certeza que o(a) {nome do produto} vai {acrescente a transformação que o seu produto vai fazer na vida do seu cliente}, então eu decidi oferecer {descreva a oferta}.
Responda essa mensagem com EU QUERO e eu vou tirar todas as suas dúvidas.
Aguardo a sua resposta.
Abordagem de vendas
Oi, {Nome do cliente}.
Como eu sei que você está bastante interessado(a) no {nome do produto}, eu consegui uma oferta exclusiva para você. Veja: 👇
{Descreva a oferta do produto + Vantagens, como parcelamento e data limite da oferta}
Faz sentido para você? Estou disponível para tirar todas as suas dúvidas.
Fico aguardando a sua resposta.
Marcação de agenda
Oi, {nome do cliente}. Tudo bem?
Nós temos somente estes dias e horários disponíveis para realização do {nome do serviço}.
📌 Segunda-feira, às 12h, 13h e 14h;
📌 Terça-feira, às 17h;
📌 Quarta-feira, às 10h e 11h.
📌 {acrescente ou altere as datas}
Para fazer o agendamento, envie:
📌 Nome completo
📌 Dia e horário desejado
📌 {acrescente ou altere as informações}
Aguardo a sua resposta para prosseguirmos com o agendamento.
Lembrete de encontro marcado
Oi, {nome da cliente}. Tudo bem?
🚨 Estou passando para lembrar da sua reserva para {nome do serviço}, no dia {data}, às {horário}.
Salve as informações importantes: 👇
📌 Endereço: {endereço da empresa}
📌 Telefone para contato: {telefone da empresa}
📌 Outras informações: {deixe aqui tudo o que a cliente precisa saber antes da data marcada}
Por favor, se você confirma a sua reserva, envie SIM.
Aguardo a sua resposta.
Follow-up
Oi, {nome do cliente}.
Aqui é {seu nome}, da {nome da empresa}.
Estou aqui para relembrar sobre {relembre o assunto abordado anteriormente}.
Gostaria de entender se você ainda possui interesse no {nome do produto ou serviço}.
Que tal conversarmos 10 minutos amanhã? Me diga se você está disponível.
Até breve.
Lançamento de coleção
🚨 Você não vai querer perder esta novidade. 🚨
No próximo dia {data de lançamento}, chegarão novos {nome do produto} aqui na {nome da loja}. 😱
Nós estamos preparando muitas surpresas, mas decidimos liberar alguns spoilers. Veja: 👇
📌 {nome do produto A}
📌 {nome do produto B}
📌 {nome do produto C}
Ficou curioso(a)? Envie QUERO SABER MAIS e eu vou colocar você na lista de prioridade para ser um dos primeiros a receber a nossa promoção de lançamento.
Estou aguardando a sua resposta!
Divulgação de material
{Nome do cliente}, eu trouxe um presente para você. 🎁
Como eu sei que {descreva os principais problemas do seu cliente e que esse material vai resolver}, hoje eu trouxe um: {nome do material gratuito}
Esse material ajudará você a: 👇
📌 {vantagem 1}
📌 {vantagem 2}
📌 {vantagem 3}
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE: {link de download do material}
Gostou? Então, me conta se você já baixou.
Condição especial de venda
Oi, {nome do cliente}. Você não pode acreditar no que eu consegui pra você! 😱
Conversei com a minha equipe e consegui {descreva a oferta) em {nome do produto ou serviço}.
Mas, atenção! 🚨
Essa oferta só é válida até o dia {data de encerramento da oferta}, até às {horário}.
Clique neste link para garantir logo a sua {vaga ou nome do produto}: {coloque o link}
O tempo está correndo, {nome do cliente}!
Foco nas vantagens do produto
{Nome do cliente}, você sabe o que o {nome do produto} pode te proporcionar? 🤔
📌 benefício 1
📌 benefício 2
📌 benefício 3
E muito mais. 🤫
Se você deseja saber mais sobre o {nome do produto} sem compromisso, é só me mandar um oi por aqui mesmo e eu vou tirar todas as suas dúvidas.
Estou aguardando a sua resposta.
Cupom de desconto
{Nome do cliente}, hoje eu tenho uma surpresa pra você: {valor do desconto} em {nome dos produtos que valem o desconto}!
É isso! Sem enrolação.
Eu tenho certeza que você vai aproveitar, por isso aqui está o link: {link da oferta}!
Você tem até o dia {data de encerramento do cupom} para aproveitar esse desconto.
Aproveite!
Cross-sell
Olá! Eu tenho uma notícia boa e uma ruim pra você. 😲
A notícia boa é que nós ouvimos você e decidimos trazer o combo {nome do produto 1} + {nome do produto 2} por {valor do combo}!
E a notícia ruim é que você só tem até o dia {data de encerramento da promoção} para garantir o seu combo por {coloquei uma porcentagem ou algo do tipo ‘metade do valor’}.
O tempo está correndo, então sugiro que você aproveite logo.
Estou te esperando.
Up-sell
Oi, {nome do cliente}. Lembra de mim? 👀
Você fez uma compra conosco há algumas semanas {pode ajustar o período para meses ou dias}, certo?
Estou vendo aqui que não te vejo aqui na {nome da loja} há algum tempo, então decidi passar para saber como anda a sua experiência com o {nome do produto}. 🤔
Se você quiser elevar a sua experiência, eu quero te apresentar o {nome de outro produto relacionado ao produto 1 comprado}.
Você pode clicar aqui para saber mais: {link do produto}
Ou, se preferir, me envie QUERO SABER MAIS e eu vou tirar todas as suas dúvidas sobre o {nome do produto}.
Até mais!
5 dicas para criar boas mensagens para vendas no WhatsApp
Apresente-se ao futuro cliente
Se você enviar uma mensagem abordando um possível cliente e oferecer um produto ou serviço de cara, a primeira coisa que ela vai pensar é: mas quem é essa pessoa?
Por isso, antes de oferecer qualquer oferta, siga estas dicas:
- Apresente-se de maneira clara e objetiva, afinal o cliente não tem tempo a perder com mensagens longas;
- Comece a conversa informando o seu nome e a empresa que você representa, assim o cliente já saberá quem é você;
- Seja cordial e educado, não esqueça de usar expressões formais, como “por favor” e “obrigado”;
- Seja profissional, evite usar abreviações, gírias ou mensagens excessivamente pessoais, como “querido(a)”, “amigo(a)”, “flor”, “amor”, entre outras;
- Seja paciente, afinal o cliente pode não estar interessado no momento, mas pode sentir interesse no futuro.
Formate suas mensagens
Você sabia que é possível formatar as mensagens enviadas pelo WhatsApp?
Desta forma, você garante que as mensagens serão facilmente lidas pelo celular e que o cliente não terá dificuldade para entender as informações.
Siga estas dicas:
- Utilize o negrito em palavras ou frases importantes: para usar o negrito, basta colocar asteriscos (*) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: *Negrito*;
- Utilize itálico em trechos que você deseja colocar um destaque de menor importância: para usar o itálico, basta colocar underline (_) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: _Itálico_;
- Utilize o riscado para riscar palavras: para riscar uma palavra ou frase, basta colocar um til (~) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: ~Riscado~;
- Crie lista para organizar as informações: para criar uma lista, basta usar o tracinho (-) antes de cada item. Exemplo: – Item 1; – Item 2;
- Insira emojis para humanizar a sua mensagem: para isso, basta clicar no ícone de emojis do teclado e escolher o que você deseja utilizar;
- Insira links em palavras ou frases, para evitar adicionar um link solto: para isso, basta colocar o link dentro de colchetes ([]) e depois colocar o texto que você deseja que apareça como link após os colchetes. Exemplo: [https://bagy.com.br/blog/]Blog da Bagy
- Insira GIFs e Imagens para ilustrar a sua mensagem: para isso, basta clicar no ícone de clipe de papel, em seguida, clique em “galeria”, selecione a imagem ou GIF, adicione uma legenda e clique em enviar.
Entenda o cliente
Não é raro encontrarmos casos de vendedores que acabam se estressando com os clientes e enviando desaforos através do WhatsApp.
Nós entendemos que algumas situações exigem mais cautela e paciência, por isso aconselhamos que, independentemente da situação, você entenda o lado do cliente e proponha uma conversa amigável.
Caso a situação fique impossível de ser controlada, procure ajuda externa ou peça para que outro vendedor o ajude a resolver a situação.
Lembre-se de sempre falar com o cliente de maneira tranquila e evite levar as conversas para o lado pessoal.
Se possível, crie um documento e determine um processo a ser seguido sempre que houver situações que exijam mais da paciência do vendedor.
Desta forma, os seus atendimentos serão mais leves e, em caso de problemas, você sempre saberá o que fazer.
Utilize técnicas de vendas para ter contato com leads qualificados
Existem diversas técnicas de vendas disponíveis no mercado, que você utilizar para atender os seus clientes e elevar a quantidade de vendas fechadas.
Veja algumas delas:
- Prospecção: ocorre quando a empresa procura o cliente de maneira proativa;
- Convencimento: ocorre quando uma pessoa entra em contato com a empresa demonstrando interesse e você precisa convencê-la a comprar;
- Negociação: depois de convencer o cliente, é hora de negociar o valor que faça sentido para ele e para a empresa;
- Fechamento: por fim, é hora de finalizar a transação e fechar a venda, de acordo com as necessidades do cliente.
Use o Whatsapp Business
O WhatsApp Business é uma maneira de usar a plataforma de maneira profissional. Veja algumas dicas:
- Crie uma conta comercial e personalize seu perfil: adicione informações úteis sobre sua empresa, como horário de funcionamento e endereço;
- Utilize as ferramentas de automação do WhatsApp Business: as ferramentas de automação permitem criar mensagens pré-definidas e respostas automáticas, assim você economiza tempo e melhora a eficiência da comunicação;
- Segmente sua lista de contatos: organize a sua lista de contatos e use tags para segmentá-los de acordo com as suas necessidades, como clientes engajados e desengajados, por exemplo;
- Monitore e analise as métricas das mensagens: com o WhatsApp Business você pode analisar o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, para entender melhor o desempenho de sua estratégia de vendas.
Afinal, como atender bem com mensagens para cliente no WhatsApp?
Atender bem os seus clientes pelo WhatsApp requer, antes de tudo, muita paciência e empatia. Afinal, para ser um bom vendedor, basta apenas ser um ser humano, concorda?
No entanto, também existem outras ações que podem dar uma forcinha e ajudar você a melhorar o atendimento dos seus clientes online. Veja:
- Configure corretamente o status do seu WhatsApp e o mantenha atualizado, para que os clientes saibam quando o seu atendimento está disponível;
- Crie resposta rápidas e automatizadas para perguntas comuns, economizando tempo e garantindo a consistência da sua comunicação;
- Mantenha sempre uma conversa profissional com os seus clientes, usando um tom amigável, mas evitando gírias, abreviações e palavrões;
- Lembre-se de sempre verificar as mensagens regularmente, para garantir que nenhum cliente esteja esperando uma resposta;
- Seja claro e direito nas suas respostas, para evitar confusões ou mal-entendidos;
- Personalize as suas respostas, usando o nome do cliente e referência à conversa anterior;
- Agende uma hora diária para responder as mensagens mais complexas ou que demandam pesquisa, a fim de evitar atrasos na resposta;
- Sempre agradeça aos clientes pelo contato e pergunte se há algo mais em que possa ajudar.
Agora que você conferiu nossas dicas, que tal unir o melhor das vendas pelo WhatsApp com a profissionalização do seu negócio? A Bagy pode ajudar você a dar um passo a frente com o seu negócio! Conheça nossa plataforma, confira todas nossas funcionalidades e escolha o plano ideal para começar agora mesmo!