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Texto pronto para vendas no Whatsapp: confira 12 textos e dicas de atendimento

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de texto pronto para vendas no whatsapp.

Utilizar um texto pronto para vendas no WhatsApp pode ser o pontapé que você precisa para começar a utilizar e vender ainda mais nesta plataforma. Veja a seguir 12 modelos para se inspirar.

Com milhões de usuários ativos, o WhatsApp é a ferramenta ideal para aproximar você e seus clientes potenciais e aumentar as suas vendas.

Se você ainda não utiliza esta plataforma para fechar as suas vendas e está procurando modelos de textos prontos, a seguir mostraremos 12 opções para você utilizar na sua empresa e aumentar as suas vendas. Continue lendo!

Por que vender pelo WhatsApp?

Você sabia que 165 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp no Brasil?

Isso é mais de 80% da população brasileira e, apenas esta informação, já é suficiente para convencer você a começar a vender pelo WhatsApp o quanto antes.

Portanto, além de ser uma ferramenta amplamente utilizada, vender pelo WhatsApp também permite:

  • Criar grupos personalizados com as principais ofertas da sua loja;
  • Criar listas de transmissões e enviar mensagens para grupos específicos ou para todos os seus clientes;
  • Comunicar-se diretamente com um cliente, seja para fechar uma venda, convencê-lo a retornar na sua loja ou oferecer suporte para algum problema ou dúvida de maneira mais rápida;
  • Compartilhar mídias sem esforço, como fotos, vídeos, gifs, áudios, entre outras.

E se você utiliza o WhatsApp Business, ainda terá acesso a outras ferramentas que facilitarão o seu trabalho, ajudarão a fechar novas vendas e ainda são totalmente gratuitas.

Se você deseja utilizar estrategicamente o WhatsApp na sua loja, mas ainda não sabe por onde começar, nós vamos facilitar a sua vida e compartilhar 12 modelos de textos prontos para abordar os seus clientes online. Veja a seguir!

Mantenha-se atualizado sobre as tendências para vender online. Acompanhe o Dicas para Lojistas e fique por dentro das novidades.
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Confira 12 textos prontos para abordagem de venda pelo Whatsapp

Veja 12 modelos de textos prontos para você enviar por WhatsApp aos seus clientes e fechar muito mais vendas.

Lembre-se de adaptar a linguagem para a que você utiliza na sua empresa e acrescentar ou retirar todas as informações que achar pertinente. Aproveite a lista!

Prospecção de clientes

Oi, {nome do cliente}.

Eu sei que a sua rotina é corrida, por isso vou direto ao ponto. Hoje eu vim falar sobre: {objetivo da sua mensagem}.

Esta é a sua oportunidade para: {liste os benefícios da oferta}.

Como eu tenho certeza que o(a) {nome do produto} vai {acrescente a transformação que o seu produto vai fazer na vida do seu cliente}, então eu decidi oferecer {descreva a oferta}.

Responda essa mensagem com EU QUERO e eu vou tirar todas as suas dúvidas.

Aguardo a sua resposta.

Abordagem de vendas

Oi, {Nome do cliente}.

Como eu sei que você está bastante interessado(a) no {nome do produto}, eu consegui uma oferta exclusiva para você. Veja: 👇

{Descreva a oferta do produto + Vantagens, como parcelamento e data limite da oferta}

Faz sentido para você? Estou disponível para tirar todas as suas dúvidas.

Fico aguardando a sua resposta.

Marcação de agenda

Oi, {nome do cliente}. Tudo bem?

Nós temos somente estes dias e horários disponíveis para realização do {nome do serviço}.

📌 Segunda-feira, às 12h, 13h e 14h;

📌 Terça-feira, às 17h;

📌 Quarta-feira, às 10h e 11h.

📌 {acrescente ou altere as datas}

Para fazer o agendamento, envie:

📌 Nome completo

📌 Dia e horário desejado

📌 {acrescente ou altere as informações}

Aguardo a sua resposta para prosseguirmos com o agendamento.

Lembrete de encontro marcado

Oi, {nome da cliente}. Tudo bem?

🚨 Estou passando para lembrar da sua reserva para {nome do serviço}, no dia {data}, às {horário}.

Salve as informações importantes: 👇

📌 Endereço: {endereço da empresa}

📌 Telefone para contato: {telefone da empresa}

📌 Outras informações: {deixe aqui tudo o que a cliente precisa saber antes da data marcada}

Por favor, se você confirma a sua reserva, envie SIM. 

Aguardo a sua resposta.

Follow-up

Oi, {nome do cliente}.

Aqui é {seu nome}, da {nome da empresa}.

Estou aqui para relembrar sobre {relembre o assunto abordado anteriormente}.

Gostaria de entender se você ainda possui interesse no {nome do produto ou serviço}.

Que tal conversarmos 10 minutos amanhã? Me diga se você está disponível.

Até breve.

Lançamento de coleção

🚨 Você não vai querer perder esta novidade. 🚨

No próximo dia {data de lançamento}, chegarão novos {nome do produto} aqui na {nome da loja}. 😱

Nós estamos preparando muitas surpresas, mas decidimos liberar alguns spoilers. Veja: 👇

📌 {nome do produto A}

📌 {nome do produto B}

📌 {nome do produto C}

Ficou curioso(a)? Envie QUERO SABER MAIS e eu vou colocar você na lista de prioridade para ser um dos primeiros a receber a nossa promoção de lançamento.

Estou aguardando a sua resposta!

Divulgação de material

{Nome do cliente}, eu trouxe um presente para você. 🎁

Como eu sei que {descreva os principais problemas do seu cliente e que esse material vai resolver}, hoje eu trouxe um: {nome do material gratuito}

Esse material ajudará você a: 👇

📌 {vantagem 1}

📌 {vantagem 2}

📌 {vantagem 3}

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE: {link de download do material}

Gostou? Então, me conta se você já baixou.

Condição especial de venda

Oi, {nome do cliente}. Você não pode acreditar no que eu consegui pra você! 😱

Conversei com a minha equipe e consegui {descreva a oferta) em {nome do produto ou serviço}.

Mas, atenção! 🚨

Essa oferta só é válida até o dia {data de encerramento da oferta}, até às {horário}.

Clique neste link para garantir logo a sua {vaga ou nome do produto}: {coloque o link}

O tempo está correndo, {nome do cliente}!

Foco nas vantagens do produto

{Nome do cliente}, você sabe o que o {nome do produto} pode te proporcionar? 🤔

📌 benefício 1

📌 benefício 2

📌 benefício 3

E muito mais. 🤫

Se você deseja saber mais sobre o {nome do produto} sem compromisso, é só me mandar um oi por aqui mesmo e eu vou tirar todas as suas dúvidas.

Estou aguardando a sua resposta.

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Cupom de desconto

{Nome do cliente}, hoje eu tenho uma surpresa pra você: {valor do desconto} em {nome dos produtos que valem o desconto}!

É isso! Sem enrolação.

Eu tenho certeza que você vai aproveitar, por isso aqui está o link: {link da oferta}!

Você tem até o dia {data de encerramento do cupom} para aproveitar esse desconto.

Aproveite!

Cross-sell

Olá! Eu tenho uma notícia boa e uma ruim pra você. 😲

A notícia boa é que nós ouvimos você e decidimos trazer o combo {nome do produto 1} + {nome do produto 2} por {valor do combo}!

E a notícia ruim é que você só tem até o dia {data de encerramento da promoção} para garantir o seu combo por {coloquei uma porcentagem ou algo do tipo ‘metade do valor’}.

O tempo está correndo, então sugiro que você aproveite logo.

Estou te esperando.

Up-sell

Oi, {nome do cliente}. Lembra de mim? 👀

Você fez uma compra conosco há algumas semanas {pode ajustar o período para meses ou dias}, certo?

Estou vendo aqui que não te vejo aqui na {nome da loja} há algum tempo, então decidi passar para saber como anda a sua experiência com o {nome do produto}. 🤔

Se você quiser elevar a sua experiência, eu quero te apresentar o {nome de outro produto relacionado ao produto 1 comprado}.

Você pode clicar aqui para saber mais: {link do produto}

Ou, se preferir, me envie QUERO SABER MAIS e eu vou tirar todas as suas dúvidas sobre o {nome do produto}.

Até mais!

5 dicas para criar boas mensagens para vendas no WhatsApp

Apresente-se ao futuro cliente

Se você enviar uma mensagem abordando um possível cliente e oferecer um produto ou serviço de cara, a primeira coisa que ela vai pensar é: mas quem é essa pessoa?

Por isso, antes de oferecer qualquer oferta, siga estas dicas:

  • Apresente-se de maneira clara e objetiva, afinal o cliente não tem tempo a perder com mensagens longas;
  • Comece a conversa informando o seu nome e a empresa que você representa, assim o cliente já saberá quem é você;
  • Seja cordial e educado, não esqueça de usar expressões formais, como “por favor” e “obrigado”;
  • Seja profissional, evite usar abreviações, gírias ou mensagens excessivamente pessoais, como “querido(a)”, “amigo(a)”, “flor”, “amor”, entre outras;
  • Seja paciente, afinal o cliente pode não estar interessado no momento, mas pode sentir interesse no futuro.

Formate suas mensagens

Você sabia que é possível formatar as mensagens enviadas pelo WhatsApp?

Desta forma, você garante que as mensagens serão facilmente lidas pelo celular e que o cliente não terá dificuldade para entender as informações.

Siga estas dicas:

  • Utilize o negrito em palavras ou frases importantes: para usar o negrito, basta colocar asteriscos (*) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: *Negrito*;
  • Utilize itálico em trechos que você deseja colocar um destaque de menor importância: para usar o itálico, basta colocar underline (_) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: _Itálico_;
  • Utilize o riscado para riscar palavras: para riscar uma palavra ou frase, basta colocar um til (~) antes e depois da palavra ou frase. Exemplo: ~Riscado~;
  • Crie lista para organizar as informações: para criar uma lista, basta usar o tracinho (-) antes de cada item. Exemplo: – Item 1; – Item 2;
  • Insira emojis para humanizar a sua mensagem: para isso, basta clicar no ícone de emojis do teclado e escolher o que você deseja utilizar;
  • Insira links em palavras ou frases, para evitar adicionar um link solto: para isso, basta colocar o link dentro de colchetes ([]) e depois colocar o texto que você deseja que apareça como link após os colchetes. Exemplo: [https://bagy.com.br/blog/]Blog da Bagy
  • Insira GIFs e Imagens para ilustrar a sua mensagem: para isso, basta clicar no ícone de clipe de papel, em seguida, clique em “galeria”, selecione a imagem ou GIF, adicione uma legenda e clique em enviar. 

Entenda o cliente

Não é raro encontrarmos casos de vendedores que acabam se estressando com os clientes e enviando desaforos através do WhatsApp.

Nós entendemos que algumas situações exigem mais cautela e paciência, por isso aconselhamos que, independentemente da situação, você entenda o lado do cliente e proponha uma conversa amigável.

Caso a situação fique impossível de ser controlada, procure ajuda externa ou peça para que outro vendedor o ajude a resolver a situação.

Lembre-se de sempre falar com o cliente de maneira tranquila e evite levar as conversas para o lado pessoal.

Se possível, crie um documento e determine um processo a ser seguido sempre que houver situações que exijam mais da paciência do vendedor.

Desta forma, os seus atendimentos serão mais leves e, em caso de problemas, você sempre saberá o que fazer.

Utilize técnicas de vendas para ter contato com leads qualificados

Existem diversas técnicas de vendas disponíveis no mercado, que você utilizar para atender os seus clientes e elevar a quantidade de vendas fechadas.

Veja algumas delas:

  • Prospecção: ocorre quando a empresa procura o cliente de maneira proativa;
  • Convencimento: ocorre quando uma pessoa entra em contato com a empresa demonstrando interesse e você precisa convencê-la a comprar;
  • Negociação: depois de convencer o cliente, é hora de negociar o valor que faça sentido para ele e para a empresa;
  • Fechamento: por fim, é hora de finalizar a transação e fechar a venda, de acordo com as necessidades do cliente.

Use o Whatsapp Business

O WhatsApp Business é uma maneira de usar a plataforma de maneira profissional. Veja algumas dicas:

  • Crie uma conta comercial e personalize seu perfil: adicione informações úteis sobre sua empresa, como horário de funcionamento e endereço;
  • Utilize as ferramentas de automação do WhatsApp Business: as ferramentas de automação permitem criar mensagens pré-definidas e respostas automáticas, assim você economiza tempo e melhora a eficiência da comunicação;
  • Segmente sua lista de contatos: organize a sua lista de contatos e use tags para segmentá-los de acordo com as suas necessidades, como clientes engajados e desengajados, por exemplo;
  • Monitore e analise as métricas das mensagens: com o WhatsApp Business você pode analisar o número de mensagens enviadas, entregues e lidas, para entender melhor o desempenho de sua estratégia de vendas.
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Afinal, como atender bem com mensagens para cliente no WhatsApp?

Atender bem os seus clientes pelo WhatsApp requer, antes de tudo, muita paciência e empatia. Afinal, para ser um bom vendedor, basta apenas ser um ser humano, concorda?

No entanto, também existem outras ações que podem dar uma forcinha e ajudar você a melhorar o atendimento dos seus clientes online. Veja:

  • Configure corretamente o status do seu WhatsApp e o mantenha atualizado, para que os clientes saibam quando o seu atendimento está disponível;
  • Crie resposta rápidas e automatizadas para perguntas comuns, economizando tempo e garantindo a consistência da sua comunicação;
  • Mantenha sempre uma conversa profissional com os seus clientes, usando um tom amigável, mas evitando gírias, abreviações e palavrões;
  • Lembre-se de sempre verificar as mensagens regularmente, para garantir que nenhum cliente esteja esperando uma resposta;
  • Seja claro e direito nas suas respostas, para evitar confusões ou mal-entendidos;
  • Personalize as suas respostas, usando o nome do cliente e referência à conversa anterior;
  • Agende uma hora diária para responder as mensagens mais complexas ou que demandam pesquisa, a fim de evitar atrasos na resposta;
  • Sempre agradeça aos clientes pelo contato e pergunte se há algo mais em que possa ajudar.

Agora que você conferiu nossas dicas, que tal unir o melhor das vendas pelo WhatsApp com a profissionalização do seu negócio? A Bagy pode ajudar você a dar um passo a frente com o seu negócio! Conheça nossa plataforma, confira todas nossas funcionalidades e escolha o plano ideal para começar agora mesmo!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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