E-commerce

Como registrar o domínio do site e onde fazer esse registro?

Imagem ilustrativa de registrar dominio

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para registrar o domínio do seu site é preciso primeiro verificar se o domínio está disponível, acessando o site registro.br e fazendo seu cadastro.

Se você está planejando abrir uma loja virtual, precisará cumprir alguns passos, e um deles é registrar o domínio do site.

Apesar de parecer uma tarefa muito complexa, na verdade pode ser um processo simples, mas fundamental para a publicação do seu negócio na internet.

Afinal, é apenas com esse elemento que os seus clientes serão capazes de te encontrar online.

Por esse motivo, realizar essa etapa é essencial para permitir que você tenha sucesso com o seu empreendimento digital.

Além disso, um bom domínio também poderá tornar a sua empresa mais profissional, passar mais credibilidade para o público e fazer com que você seja único.

Assim, saber como escolher e registrar esse componente é um dos primeiros passos para iniciar a sua jornada empreendedora.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para te ajudar, com dicas para você elaborar um planejamento estratégico antes de publicar o seu site, e as melhores sugestões para encontrar o nome ideal.

Continue acompanhando e veja a importância de registrar o domínio e como fazer isso na prática!

O que é domínio de site?

O domínio de site nada mais é do que o seu endereço virtual. Ele é utilizado como uma maneira dos clientes te encontrarem online, e é o que retorna o seu conteúdo para o público quando é acessado.

Na internet, todas as coisas estão em um destino diferente, mas único, que permite identificar as diferentes páginas e o que elas oferecem.

No entanto, para acessar esse material, o usuário deve saber qual caminho tomar. E é nesse momento que ele digita o domínio na barra de pesquisa e encontra a sua loja virtual.

Esse nome garante que o seu negócio esteja em uma direção única, e possa ser encontrado pelos compradores.

De forma simples, o domínio é como se fosse o endereço da sua casa. As pessoas devem saber qual é e pegá-lo para chegar até você.

Dentro da internet, esse elemento é composto por várias camadas, incluindo o nome e a extensão.

Quais as extensões disponíveis?

Ao registrar o domínio, o proprietário não apenas tem a chance de escolher o nome do site, mas também a extensão que o acompanha. Trata-se dos termos que vêm depois da identificação.

Por exemplo, no domínio bagy.com.br, Bagy é o nome do site, e a extensão é o que vem depois, .com.br.

Esta é uma das mais comuns, mas existem outras opções disponíveis. Veja quais são e quando elas são recomendadas:

ExtensãoUso
.comRecomendada para empresas comerciais, mas é usada pela maioria dos outros segmentos;
.com.brA mais comum no Brasil, acompanha a sigla BR, indicando conteúdos personalizados em português;
.net Costuma ser usada por empresas de tecnologia e prestadoras de serviço nessa área
.orgRecomendada para sites como ONGs e entidades sem fins lucrativos
.infoUsada em sites informativos, como enciclopédias online.
.govCostuma ser usada por instituições governamentais

Existem outros tipos de extensão, com usos recomendados para diferentes sites. No entanto, as mais comuns são “.com” ou “.com.br”, pois apresentam mais chances de ranqueamento nas pesquisas.

O que significa registrar o domínio?

Registrar o domínio significa atribuir o endereço a você, ou seja, se tornar proprietário daquele nome e extensão combinados.

Cada componente é único, e direciona o usuário para uma página exclusiva. No entanto, ele também deve ter um titular oficial.

Nesse caso, ao realizar o registro do seu domínio, você se torna o dono daquele endereço e das suas eventuais páginas.

Dessa forma, as pessoas que estiverem buscando a sua loja saberão que o endereço é seu, ao mesmo tempo em que nenhum outro usuário poderá utilizá-lo para seus conteúdos.

Além disso, esse registro também assegura esse elemento com direitos autorais, impedindo a veiculação dele sem autorização, pois faz parte da sua marca e, como tal, deve ser protegido.

Qual a importância de registrar o domínio?

Além de ser um elemento de extrema importância para a sua loja virtual, existem outros fatores que tornam esse registro essencial.

Veja alguns dos pontos de maior destaque e entenda porquê realizar esse procedimento:

Credibilidade

Um domínio registrado apresenta uma série de seguranças que passam mais credibilidade para o usuário.

Ele estará oficialmente vinculado a você como proprietário, dando confiança para os consumidores que procuram pela sua empresa.

Além disso, os endereços que passam por registro oficial também podem receber certificados de proteção, como SSL, e exibem um endereço mais concreto, com extensão conhecida.

Dessa forma, ao ser acessado, exibe mais transparência e autenticidade.

Mais alcance nas redes de pesquisa

Ao registrar o domínio, você estará inserindo ele oficialmente na internet, com uma extensão profissional, que pode ter maior alcance nas redes de pesquisa.

Os mecanismos priorizam componentes que pareçam seguros, para sugerir aos usuários. Assim, ter um site oficialmente cadastrado permite um melhor ranqueamento nas principais ferramentas.

Além disso, como mencionado, algumas extensões são mais comuns, e aparecem mais facilmente nos resultados. Ao registrar o domínio, você também poderá escolher uma opção para te ajudar a ranquear.

Proteção da marca

O seu domínio faz parte da sua marca, que envolve toda a empresa, os seus produtos e a sua identidade. Como tal, ele também deve ser protegido com direitos autorais.

Assim, fazer o registro permite preservar parte da sua marca contra cópias e plágios, além de torná-lo proprietário oficial do endereço.

Caso alguém passe a utilizar seu domínio sem autorização, existe respaldo legal para um processo jurídico, evitando problemas associados ao seu endereço.

Independência

Muitas pessoas que buscam construir uma loja virtual pensam em plataformas que oferecem uma página. No entanto, ficarão dependentes desses servidores, com uma visão menos profissional.

Registrar o domínio pode trazer mais independência para o seu site, pois ele terá um endereço único, com credibilidade e autenticidade.

Não será preciso trazer o nome de outra empresa na marca, e será mais fácil ter bons posicionamentos nas pesquisas com um único componente.

Baixo custo

Ainda, vale mencionar que fazer o registro do seu domínio não é um procedimento caro. A maioria dos sites que realizam essa verificação cobram uma pequena assinatura anual.

Dessa forma, o baixo custo permite a manutenção do endereço de forma profissional e assegurada, com baixo investimento, mesmo para iniciantes.

Qual a diferença entre hospedagem e domínio?

O domínio é o endereço do seu site, enquanto a hospedagem é o servidor que permite que ele seja acessado, armazena seus arquivos e mantém eles no ar.

Toda página virtual precisa de um espaço para ser hospedada, ou não conseguirá retornar resultados quando o usuário interagir com ela.

Assim, todo site precisa deste serviço, e o domínio é a forma de solicitar que o conteúdo seja exibido.

Em uma comparação simples, o domínio é como a rua da sua casa, e a hospedagem é o terreno onde ela é construída.

Como escolher o melhor domínio?

Antes de registrar o domínio, é preciso saber como escolher o melhor nome para a sua empresa. Afinal, ele irá estampar o seu endereço e permitir que os clientes encontrem você na internet.

Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar nessa decisão. Confira:

Considere o nome da sua empresa

O melhor domínio é aquele que representa a sua empresa. Por isso, não deixe de considerá-la na hora de fazer a sua escolha.

Geralmente, é o caminho que a maioria das pessoas escolhe, por ser mais simples e funcional. Afinal, se os usuários pesquisarem pela sua empresa, irão encontrar seu site, por estar diretamente associado.

Assim, se a sua marca tiver o nome EXEMPLO, nada mais simples do que escolher o domínio exemplo.com.br.

Use o seu serviço ou segmento

Outra ideia que ajuda na escolha do domínio é considerar os serviços que você oferece, ou o seu segmento, para complementar o endereço.

Uma empresa de maquiagem pode usar o domínio exemplomaquiagem.com.br. Ou, ainda, lojademaquiagemexemplo.com.br.

Isso ajudará a tornar seu endereço único, se já existir um site registrado, e também orientar os usuários que estão entrando na página, já indicando sobre o que se trata.

Pense em opções fáceis de decorar

Seja qual for o nome que você escolheu, garanta que ele seja fácil de decorar.

A internet possui milhões de páginas e empresas, e o seu cliente pode, rapidamente, cair em outro site se digitar o endereço errado.

Por isso, vale a pena garantir que seja um domínio simples, para evitar perder tráfego e ajudar o público a encontrá-lo sem problemas.

Quais os tipos de domínio que existem?

Os tipos de domínio são um elemento mais técnico, mas que também é importante na hora de registrar o seu endereço.

Entenda quais são as camadas e a função de cada uma delas:

Tipo de domínioFunção
Domínio de Nível Superior (TLD) São os mais tradicionais, conhecidos como a extensão de domínio padrão. Eles estão logo depois do nome personalizado da marca;
Domínio Territorial ou Geográfico (ccTLD)São registros associados a um país específico. É o caso da extensão .br no final dos endereços;
Domínio de Nível Superior Internacionalizado pelo Código do País (IDN ccTLD)Esse domínio é uma subcategoria específica, com estruturas diferentes, pois são codificadas. É o caso de endereços chineses, que utilizam o mandarim, com grafia adaptada;
Domínio Genérico (gTLD)São subcategorias de domínios menos comuns. Alguns exemplos incluem:.app;.auto;.club;.digital;
Domínio de Segundo Nível (SLD)Trata-se do nome localizado à esquerda do Domínio Superior. Consiste na parte personalizada do endereço. Em google.com.br, o Domínio de Segundo Nível é “google”;
Domínio de Terceiro Nível (Third-level Domain)É o elemento que pode vir à esquerda da SLD. É o caso de endereços como “blog.site.com”, uma subpágina com domínio específico.

Quanto custa registrar um domínio?

Registrar um domínio no site “Registro.br”, portal mais famoso no Brasil, demanda um pagamento de R$40,00, válido por 1 ano.

No entanto, se o proprietário desejar cadastrar seu endereço em pacotes de serviços de hospedagem, por exemplo, o valor pode variar.

Ele irá depender do total contratado, e, em alguns casos, pode ser gratuito, como uma cortesia da plataforma, por exemplo.

Qual o passo a passo para fazer o registro?

Depois de conhecer mais sobre esse endereço, chegou o momento de conferir o passo a passo para registrar o domínio na internet.

Veja as principais etapas e como seguir em cada uma dela:

1. Verifique a disponibilidade do domínio

Antes de mais nada, é recomendável verificar a disponibilidade do domínio, ou seja, se ele já foi cadastrado anteriormente e se já possui proprietário.

Isso pode ser feito em sites como “Registro.br”, que oferecem uma busca gratuita.

Se o site já possuir um registro, ele não estará disponível para a sua marca. Nesse caso, tente outras variações, e se a pesquisa não retornar resultados, ele pode ser usado.

2. Registre o seu domínio

Se o endereço escolhido estiver livre, basta seguir para registrar o domínio de sua preferência. Escolhe o site que desejar, geralmente o Registro.br, e insira as informações requisitadas, que incluem:

  • CPF ou CNPJ;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Data de nascimento.

Esses dados serão utilizados para identificar o proprietário e enviar as demais orientações para os canais de contato.

Além disso, o serviço irá solicitar o DNS do servidor em que o seu site está hospedado. Se ainda não tiver contratado nenhuma empresa, poderá utilizar o DNS do próprio Registro.br, alterando no futuro.

3. Realize o pagamento

Por fim, basta realizar o pagamento correspondente ao registro. As formas incluem cartão de crédito e boleto. Outros sites podem permitir transferências também.

Em seguida, aguarde as orientações sobre o processamento, que pode levar algumas horas até confirmar o sucesso do cadastro.

Com isso, o endereço já será seu, e poderá ser usado em plataformas de hospedagem ou qualquer serviço que deseje contratar para construir sua página.

Onde registrar o domínio?

Além dos sites convencionais, existem outros portais que permitem registrar o domínio com serviços adicionais de hospedagem. 

Confira alguns dos principais nomes do mercado:

1. Locaweb

A Locaweb é uma empresa conhecida pela hospedagem, mas que também conta com a contratação de domínio. 

Ela permite cadastrar novas marcas e transferir sites antigos, caso você já tenha um domínio, sendo esse um dos principais diferenciais oferecidos.

Seu tempo de espera se destaca, com apenas 1 hora até concluir o processo com sites locais.

A contratação pode ser feita tanto por chat e por telefone, de maneira simples e facilitada para o usuário.

2. Hostnet

O Hostnet oferece um catálogo variado de domínios, e também se destaca por ser uma empresa credenciada com o Registro.br, atuando em parceria com a plataforma para facilitar pesquisas de disponibilidade.

Além disso, oferece proteção adicional contra fraudes e seu painel administrativo é completo, para que o proprietário possa realizar o gerenciamento do site e de outros serviços no mesmo lugar.

Embora seja uma empresa com base internacional, pode atender satisfatoriamente os procedimentos brasileiros.

3. Hostgator

Enquanto isso, a Hostgator também é um dos nomes mais fortes no mercado de hospedagem, e oferece registro de domínios também. 

Como vantagem, traz a possibilidade de desconto no primeiro ano de contratação, e abrange várias extensões diferenciadas para atender os proprietários.

Seu gerenciamento e solicitação podem ser feitas por chat, telefone e e-mail, com orientação direta de um consultor.

4. Weblink

A Weblink se destaca no serviço de registrar domínio por apresentar atendimento por especialistas via chat 24 horas por dia.

Dessa forma, o usuário pode seguir com a contratação no momento que preferir.

Além disso, a empresa também conta com uma variedade de opções, que não se restringem apenas a .com ou .com.br, mas incluem complementos mais baratos.

As renovações também possuem preço acessível no primeiro ano, sendo uma alternativa interessante para iniciantes.

5. UOL Host

Por fim, a UOL Host também foi uma das pioneiras no mercado brasileiro de hospedagem, com mais de 10 anos de experiência em serviços voltados para páginas web.

Atualmente, conta com mais de 1 milhão de domínios registrados, além de ter preços flexíveis que variam conforme o período de contratação.

Dessa forma, o proprietário terá mais opções para solicitar, de acordo com as suas necessidades. Ainda, existe a chance de ter um ano de domínio gratuito, se contratar a hospedagem da plataforma.

Vale a pena registrar o domínio da minha loja virtual?

Registrar o domínio da sua loja virtual irá garantir que ela seja única na internet, além de passar uma imagem mais profissional e com maior credibilidade.

Além disso, ter um endereço exclusivo também ajudará seus clientes a encontrar seu serviço com segurança e rapidez, um grande diferencial para a sua marca.

Por isso, vale a pena realizar o registro do seu domínio em plataformas adequadas, e começar a usar um endereço autêntico e que represente a identidade do seu negócio.

Crie o seu site e registre seu dominio agora com a Bagy! Não perca tempo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!