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E-commerce

Recommerce: descubra agora como investir nessa tendência

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
Recommerce

O que é recommerce, revenda de produtos, nova tendência, como montar um recommerce criativo, com variedade e exclusividade de produtos. Aqui você vai encontrar tudo que faltava para você dar os primeiros passos neste modelo de negócio reverso que vem sendo disseminado com muita rapidez entre os empreendedores.

Recommerce ou comércio reverso, é uma tendência que de novo não tem nada, e os sebos, brechós e bazares estão em nosso cotidiano há anos, nos provando que o que não me serve mais, pode servir a outra pessoa.

Os consumidores que precisam comprar algo para montar sua casa ou seu guarda-roupa de forma sustentável e gastando infinitamente menos do que comprando todo material em loja comum, sempre vão em busca de lojas que tenham produtos semi-novos.

O termo recommerce é parecido com o e-commerce, mas apesar dos dois se tratarem de vendas, o recommerce é mais específico no formato de material a ser vendido, já que se trata de um estilo de comércio que tem a sustentabilidade como principal motivação.

Se você ainda não conhece o que é um e-commerce, quer acompanhar e aprender tudo sobre como criar seu site, clique neste link aqui e tenha o guia definitivo para montar a sua loja online ou catálogo digital de vendas de produtos.

No recommerce, o consumidor vai encontrar itens antigos e exclusivos ou que estejam fora da coleção atual de uma loja, por um preço muito abaixo do valor de mercado, já que neste modelo de negócio as peças à venda são semi-novas ou usadas.

Tenho certeza que você já se interessou e está querendo saber tudo para montar o seu recommerce.

Então vem com a gente na leitura deste artigo, e descubra agora mesmo como investir nessa nova tendência, quais são as vantagens, benefícios e dicas de como montar o seu para ser um sucesso.

O que é recommerce?

O termo recommerce é utilizado para dar nome ao recomércio, comércio reverso, ou simplesmente revenda, basta que tenha ideia de sustentabilidade, economia e que tenha variedade de itens, podendo ter ainda peças exclusivas.

Se você está pensando aí agora que o recommerce é um tipo de comércio inspirado nos brechós, bazares e sebos, podemos te dizer que você tem toda razão, já que ele consiste em vender e comprar coisas de segunda mão de forma online.

Essa tendência tem beneficiado a todos, sejam compradores ou vendedores, lojistas e até quem nunca tenha vendido nada na vida, já que é um modelo que vai contra a lógica da extração desenfreada, a produção e o consumo de recursos finitos.

Como a tendência do recommerce surgiu?

Lembram das vendas nas garagens, onde as pessoas juntavam as amigas e alí vendia o que não lhe servia mais ou simplesmente porque enjoo? Então, embora ainda exista esse formato de revender produtos de segunda mão, com a chegada da tecnologia surgiram os comércios virtuais onde estes produtos passaram a ser vendidos com muito mais eficiência.

O recommerce surgiu com o interesse em reduzir o consumo desenfreado e desnecessário de comprar novos bens duráveis como móveis, utensílios domésticos, roupas, entre outros.

Essa nova tendência vem levando cada dia mais o mercado varejista a entrar nessa prática de cuidar do meio ambiente com uma roupagem diferente e mais elaborada através da venda de produtos semi-novos, usados, ou reformados.

Este modelo de negócio não é necessariamente novo, empresas como OLX e Mercado Livre já utilizam esse tipo de vendas em suas plataformas há muitos anos.

Por que o recommerce tem crescido tanto?

Comprar de segunda mão com certeza se tornou tendência entre as pessoas, principalmente com aquelas que têm consciência ambiental, já que essa prática causa muito menos impacto ao meio ambiente. Essa nova realidade levou muitos varejistas a entrar nesta onda, e alguns outros empreendedores entraram no mundo dos negócios através do recommerce. Algumas destas pessoas, entraram de forma despretensiosa, querendo apenas conseguir uma grana extra ou se livrar de algum produto que não lhe servia mais

Por outro lado, empresas puderam ver o potencial de aumento de seus lucros fazendo recommerce com peças de coleções antigas, principalmente lojas de roupas e de celular, que são materiais que estão lançando novos modelos todos os dias. Os modelos de eletrônicos podem ser dados como pagamento na compra de um novo modelo e os antigos, então, entram em vendas por um baixo preço no recommerce. Dessa forma a empresa ganha nos dois formatos de vendas, a tradicional e a de modelo reformado pela loja.

Dessa forma as pessoas vêm percebendo o potencial do recommerce em dar lucros impressionantes, já que, quem está do outro lado, outras pessoas, também estão em busca de algum produto, as vezes bem específico e que já saiu de linha, ou simplesmente ele quer economizar ou tem pouca grana para comprar algo novo.

A partir deste cenário cada vez mais comum é que se percebeu o constante crescimento do recommerce.

Como funciona essa estratégia?

A revenda de produtos já existe há muito tempo, mas nunca em grandes proporções como no atual momento.

Como falamos acima, a consciência de comprar produtos de segunda mão vem da necessidade de agredir menos o meio ambiente e de economizar dinheiro.

Já que um produto semi-novo pode custar menos matéria prima sendo retirada da natureza, menos poluição das indústrias e ainda podendo ser cerca de metade do preço de um ítem novo.

Várias estratégias podem ser usadas para o recommerce, como: Lista de transmissão no WhatsApp, grupos de vendas no Facebook, E-commerce no Instagram, site de vendas e catálogo de vendas online.

Vamos dar um exemplo de como surge um recommerce online:

Uma pessoa com muitas roupas no armário decide vendê-las para comprar outras novas. Então ela vai organizar as peças, fotografá-las de forma que as fotos sejam nítidas e montar um catálogo.

A partir daí, a pessoa divulga o link do seu catálogo e vende por um preço abaixo do mercado.

O Empreendedor pode montar sua loja online no Instagram e adicionar a sacolinha de venda nas fotos das peças. Muito mais fácil e rápido para quem vende e quem compra, já que o link adicionado pode levar o consumidor até o site de vendas do recommerce.

Todas as estratégias de recommerce que citamos aqui, valem para qualquer produto, sejam eles do mundo da moda ao utensílios domésticos.

Quem compra itens de recommerce?

O recommerce está crescendo 5x mais rápido do que o e-commerce graças a chamada geração Z, que são as pessoas nascidas já na era digital, a partir do ano de 1997 até 2010, e vem causando fortes mudanças culturais.

Então nada de surpresa ao serem as pessoas que mais compram itens no recommerce, já que essa geração Z está aí no mundo lutando pela melhoria no meio ambiente, são mais preocupadas com o futuro e qualidade de vida, buscando sempre formas de equilibrar tudo isso.

Mas não se engane, o recommerce é tão tendência e chegou para ficar, que como prova disso, pessoas de todas as gerações viraram adeptas a isso.

Na Internet e até mesmo nos programas de televisão podemos ver diversas vezes, quadros em que estilistas usam peças de brechó e bazar para ensinar a compor diversos looks estilosos e para todos os gostos, gêneros e idades.

Quais as vantagens de investir em recommerce?

Comprar coisas de segunda mão como roupas, sapatos, bolsas, livros, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis já é uma prática bastante antiga e que vem tomando uma nova roupagem com a chegada da tecnologia.

Mas quais as vantagens que uma pessoa pode ter investindo neste tipo de negócio? E a resposta é que as vantagens são de todos, tanto de quem tá vendendo que terá seu lucro, quanto de quem está comprando podendo economizar dinheiro.

E a maior vantagem ainda é do meio ambiente que estará sendo economizado pela indústria ao deixar de ligar suas máquinas e menos agredido na retirada de matéria prima para produzir um produto a menos.

Com o estímulo externo de pessoas influentes tanto da moda quanto de ornamentação e decoração de ambientes, reutilizando coisas, as vantagens de investir no recommerce já é uma realidade absurdamente grande.

Muitas blogueiras e artistas e pessoas bem vistas na sociedade usam peças de recommerce como roupas, sapatos e móveis, a tendência pelo novo modelo de comprar e vender vem se expandido e com grandes chances de não parar de crescer.

Em 2019, o Ebay na sua plataforma de vendas de produtos novos e usados faturou quase 3 bilhões de dólares. O que faz dela e de suas concorrentes Mercado Livre, e OLX, grandes exemplos de como é vantajoso investir no recommerce.

Em meio a tantas vantagens neste modelo de comércio, podemos destacar a redução de produção lixo e emissão de CO2 do meio ambiente, quesitos super importantes para qualidade de vida, já que um único ítem pode chegar a ter até 5 donos, passando de um para o outro pelo recommerce, sempre precisar fabricar um novo.

Quais itens são vendidos no recommerce?

Talvez os primeiros ítens a serem revendidos no mundo tenham sido livros e gibis nos sebos e brechós espalhados por todo o mundo.

Porém, com a praticidade e a diminuição de custos, logo chegaram os eletrônicos tomando um espaço importante neste mercado.

Já que o recommerce consiste na extensão da vida útil de produtos e na preservação do meio ambiente, se valendo da recolocação de produtos de volta ao mercado, muitos itens compõem essa lista do que são vendidos através deste modelo de varejo digital.

Especialistas garantem que o número de recommerce em todo o mundo deve dobrar até o ano de 2024, apesar de a maioria destas lojas hoje em dia serem de moda, dentro desses mercado varejista também encontramos muitos outros, como:

  • eletrônicos;
  • materiais, móveis e eletrodomésticos para casa em geral;
  • móveis e decorações para escritório;
  • materiais para escolas;
  • academias de ginásticas;
  • decoração de casas, studios de beleza, tatuagem, etc;
  • automóveis;
  • produtos para prática de esportes. Ex.: patins, pranchas de surf, bicicletas, raquetes entre outros.

Como implementar uma estratégia de recommerce?

Ao investir numa estratégia de recommerce, você e a sua empresa estarão abrangendo e alcançando um público bastante grande e com diferentes tipos de públicos. Então é importante que na implementação da sua estratégia, a definição da persona seja uma das primeiras coisas a serem feitas.

Afinal, quando se quer atingir todos os públicos de uma única vez em lojas online, a tendência é que faça efeito contrário e não atinja ninguém. E vamos combinar que isso é tudo que um empreendedor não quer e nem precisa não é mesmo?

Por isso insistimos tanto sobre a estratégia do seu recommerce ser feita em cima da sua persona, que podemos chamar aqui neste momento de “público alvo” para que fique mais claro aos que estão chegando agora neste mundo dos negócios.

Revenda os seus produtos em seu próprio site, pois nele você pode deixar o valor do ítem o menor possível, já que não precisará pagar comissão ao site de terceiros. Por exemplo: se você já tiver a sua loja online e quiser entrar no mundo do recommerce, pode criar uma categoria chamada “promoção”, “semi-novos”, “bazar” ou “brechó” e revender mercadorias de outras temporadas.

E, claro, crie estratégias para encontrar frete com custo mínimo, para que o valor do produto não ultrapasse o preço de um novo quando o cliente estiver próximo a fechar o carrinho e concluir a compra no seu site.

Contrate quem entende de loja virtual para deixar o seu recommerce pronto para lucrar muito. E a BAGY tem a melhor solução para e-commerce e recommerce, com suporte 24 horas por dia, onde você terá acesso ao seu estoque e faturamento na palma da sua mão através do seu smartphone.

Como ter sucesso no recommerce?

Devido à rápida evolução dos produtos e dos seus componentes, especialmente no meio eletrônico, mas não só nele, diversos ramos de negócios estão sendo incentivados pela tendência do modelo recommerce, já que se trata de sustentabilidade e consumo consciente.

Montamos 04 dicas para você ter sucesso no seu recommerce, confira a seguir:

Dica 01

Entenda sobre o que está vendendo. Estude o produto e se dedique a entendê-lo, assim poderá passar informações necessárias e minuciosas a quem está em busca de algo específico.

Dica 02

Crie campanhas de marketing baseadas em sua persona, e com estudo de insights da sua página do Instagram e Google Ads.

Utilize influenciadores digitais (que tenham a ver com a sua persona) em campanhas, tutoriais, vídeos, fotos com alta nitidez e qualidade para mostrar detalhes dos produtos.

Dica 03

Não fique estagnado ao público que você já tem, alcance novas pessoas através de promoção e requalificação de produtos não comercializáveis e estimule o consumo.

Dica 04

Invista numa plataforma de e-commerce segura e confiável, reduzindo os riscos de se expor a um comprador desconhecido e criando condições para diversificação dos lucros.

Agora que você já tem um artigo completo de como montar o seu recommerce, quais as vantagens e benefícios deste modelo de negócio, tenho certeza que já está com toda empolgação para começar algo novinho que vai mudar a sua vida financeira. Agora é só colocar em prática!

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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