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Vendas

Entenda o que é o plano de vendas e como criá-lo para sua loja

Por Jessica Azevedo

4 anos atrás
Plano de vendas

O plano de vendas consiste em estratégias estipuladas para atrair e fidelizar os clientes. Por esse motivo, se torna essencial que as empresas estabeleçam objetivos e metas para impulsionar suas vendas. Neste artigo você vai ler sobre a temática.

Se manter ativo e lucrativo no mercado online requer o uso de algumas táticas. Nesse artigo iremos falar sobre o planejamentos de vendas e como elaborá-lo. Partindo da ideia de que o presente e o futuro apontam para o comércio online, é preciso então saber se firmar no mercado. 

Nesse sentido, reconhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa como um todo é uma excelente maneira de se adaptar, seja entendendo sua equipe, seu público alvo, ou estar atento às críticas e sinais vindos tanto de quem a consome ou revende.

Neste artigo vamos explicar o que é, quais as vantagens e como criar um plano de vendas para o seu negócio. Confira a seguir!

O que é plano de vendas?

O planejamento das vendas vai muito além de conhecer o seu público alvo. Essa prática, na verdade, aponta toda a estrutura para cativar antigos e novos clientes por meio de objetivos e metas. 

Dito isso, o plano de vendas é uma série de tópicos a serem seguidos durante um período de tempo que mostrará onde a empresa deve ou não otimizar sua estratégia de venda. Acima de tudo, o planejamento deve ser adaptável, para se adequar ao cenário em que a empresa e o mercado se encontram.

Para que serve um planejamento de vendas?

Na prática, o planejamento de vendas serve para alavancar a captação de clientes e, consequentemente, o número de conversões e visitas no seu site. Sendo assim, utilizamos de vários recursos, como a análise da taxa de conversão, a abordagem e a jornada do cliente. 

Conhecer os interesses e ideias da sua equipe e se inteirar do comportamento do mercado digital também são excelentes formas de reforçar o seu plano de vendas.

Conheça a seguir quais são as vantagens de um plano de vendas!

Conheça as vantagens de um plano de vendas

Você já deve ter percebido que tudo requer planejamento, não é mesmo? Ainda mais quando falamos de trabalho. 

Sabendo disso, selecionamos alguns benefícios quando criamos um plano de vendas bem estruturado.

Aumento da taxa de conversão

Como dissemos anteriormente, o plano de vendas nada mais é do que processos a serem seguidos durante um período para impulsionar as vendas. É através dele que aumentaremos não somente a cartela de clientes como também o número de vendas.

Direcionamento para o marketing

A propaganda é a alma do negócio, por isso não poderíamos deixar de mencionar. 

Quando possuímos um plano de vendas, devemos saber também quem é o nosso público alvo e, assim,  traçar estratégias o atinja, tornando o marketing digital e a abordagem nas redes sociais ainda mais assertivos.

Fidelização e planejamento futuro

Se você registra estratégias e define seu plano de vendas, fica muito mais fácil de você entender o seu cliente! Assim, você consegue planejar quais produtos investir, quais destaques você deve dar para que ele fidelize ao seu negócio e, consequentemente, você consiga continuar a vender. 

Vale lembrar que um cliente fiel facilmente vira um divulgador espontâneo da sua marca!

Como elaborar um plano de vendas

Agora que você sabe o que é um plano de vendas, entenda como é simples elaborá-lo quando se tem uma boa equipe e um bom conhecimento do seu público alvo!

Estabeleça metas

Objetivos nos movem, não é? Com uma empresa não seria diferente. Inicialmente é preciso, dentro de sua realidade, estabelecer onde você quer que sua empresa chegue, e pode até ousar um pouco ao planejar sua meta dos sonhos. 

Além disso, ter um propósito pode manter sua equipe motivada e alinhada, o que pode refletir nos seus resultados e no ambiente de trabalho.

Pesquise o mercado

É primordial que você saiba bem o que e para quem você está vendendo. Não deixe de conhecer esses pontos que são essenciais para que direcione o conteúdo do seu planejamento na direção certa.  Conheça também sua concorrência e fique de olho nas tendências do segmento que você trabalha para não ficar para trás!

Conheça a sua equipe

A sua equipe é ponto importantíssimo para aumentar suas vendas! Crie a cultura de envolvê-la no processo de vendas e no planejamento. Ouça suas ideias e críticas, o que eles ouvem dos clientes.

É sempre muito bem vindo o conhecimento que sua equipe tem do mercado, não somente como profissional mas também como consumidor.

Dê atenção no pós venda

Engana-se quem acredita que após a compra do cliente ser finalizada, o vínculo com a empresa acaba alí. É justamente nesse ponto que precisamos focar ainda mais naquele cliente específico! Afinal, é mais certeiro incentivar um antigo cliente a adquirir um novo produto da sua marca (que ele conhece e aprova).

Não meça esforços para manter um antigo cliente na sua cartela de consumidores.

O que é determinante para implementação dessas estratégias?

Nos passos anteriores mencionamos os principais tópicos que não podem faltar no plano de vendas e, apesar de simples, é preciso ter bastante atenção. 

No momento da elaboração das estratégias, é preciso ter a certeza da realidade da sua empresa. Recursos disponíveis, lugar no mercado e o objetivo entre os funcionários são importantes para basear o seu planejamento.

Mas afinal, por que o planejamento é tão importante para as vendas online?

No e-commerce, ao mesmo tempo em que sua marca compete com muitas outras, você consegue atingir muito mais pessoas, oferecendo mais chances de compartilhamento, e até a reconsideração da compra interrompida, como o carrinho abandonado

Por isso é importante criar um planejamento de vendas bem estruturado. É preciso conhecer seu produto, o propósito da sua marca e conhecer o seu público. 

Além disso, tal plano auxilia a traçar estratégias e a prevenir imprevistos. Adotar essa prática, por fim, permite que você ao final tenha um diagnóstico do que deu ou não certo de acordo com o seu planejamento, e assim, traçar os próximos. 

Além de um bom planejamento, ofereça ao seu cliente um ambiente e uma experiência agradável para que mais vendas sejam efetuadas. 

Para isso, a Bagy ajuda você. Sua loja online criada com umas das plataformas mais completas do mercado, com o apoio de uma equipe especializada, e com diversos recursos para que você coloque seu plano de vendas em prática! Conheça a Bagy e verá como nossa equipe ajudará você a impulsionar o seu negócio.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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