Neste artigo nós te damos cinco dicas valiosas para te ajudar a entender como reduzir custo de frete e diminuir os gastos da sua empresa. O objetivo é fornecer estratégias simples e práticas que podem fazer a diferença no dia a dia da sua loja online, trazendo economia para os envios e praticidade para as operações.
Fale a verdade: você também fica extremamente feliz quando aquele pacote tão especial finalmente chega até você, não é verdade? Seu cliente também pensa dessa mesma forma, por isso hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber para pagar menos no transporte dos produtos até seu cliente. Acompanhe este artigo para saber todas as estratégias que fazem a diferença na hora de enviar produtos e também sobre como reduzir custo de frete!
Continue lendo este artigo para conhecer 5 formas interessantes sobre como reduzir o custo de frete no e-commerce.
Por que se preocupar sobre como reduzir custo do frete?
Para se tornar competitivo no mercado, as lojas virtuais precisam estar atentas a todas as etapas da jornada do cliente, desde a escolha dos itens até o envio. Mas, para continuar vendendo sempre e vendendo bem, a saúde financeira da empresa também precisa estar em dia.
Por isso, é extremamente importante pensar em uma boa estratégia de envio dos produtos ofertados dentro de sua loja online e o frete é uma variável fundamental dentro dessa equação. Muitos empresários ficam angustiados pensando em como reduzir os custos do frete em um e-commerce.
Hoje no mercado existem diversas opções de envio e formas de pagamento variadas para esse serviço de entrega. Uma das mais comuns entre os lojistas online é o PAC dos Correios, mas você pode escolher formas que respondem melhor às necessidades de sua empresa.
Afinal de contas, de que adianta ter uma loja linda e funcional, com produtos bons precificados de maneira competitiva, se o cliente abandona o carrinho quando descobre o preço do custo de entrega do produto escolhido?
Segundo pesquisa E-commerce Trends, realizada em 2020, mais de 82% dos abandonos de carrinhos acontecem quando o cliente percebe que o alto custo do envio faz com que a compra online não seja mais uma vantagem.
Uma das estratégias mais vantajosas para driblar o preço das entregas e continuar competitivo no mercado é fazer com que as formas de envio sejam parceiras do seu negócio. O segredo de como reduzir custo de frete em uma empresa passa por estratégia e pesquisa.
Quais são os benefícios de ter o frete mais barato?
Oferecer benefícios atraentes na hora de informar ao cliente quanto o frete vai custar é um diferencial que sua empresa precisa começar a adotar hoje mesmo. É importante que o cliente que chega até sua loja online perceba que está “ganhando algo”ao comprar com você. Isso faz com que os pedidos sejam mais volumosos e o retorno do cliente seja garantido.
Você pode trabalhar com parceiros para conseguir esse benefício para sua empresa. Mas, também fazer pesquisas com seu público para entender o que ele deseja e, também, poder fazer ocasionalmente campanhas de frete grátis ou cupons de desconto.
Não veja essas estratégias apenas como custos a mais no seu caixa. Pense que você está fazendo um investimento em seu negócio e, se usar os mecanismos certos, acaba contando com seus clientes para te ajudar a baratear as vendas de cada item.
Continue lendo e descubra!
5 dicas infalíveis de como reduzir o custo do frete do seu produto
O frete pode ser um diferencial para sua empresa, mas é necessário agir com calma quando for implementar sua nova política de envio. Os consumidores gostam de honestidade, portanto uma coisa interessante a se pensar é já fornecer, no começo da compra, uma simulação de preço para a região onde o consumidor mora.
Essa atitude evita desistências na hora da compra e frustrações indesejadas. E você adquire a confiança do cliente no seu negócio. E, se o cliente confia, indica para outras pessoas e para compartilhar informações sobre sua empresa por aí. Esse é apenas o começo, uma das formas de reduzir os custos com o frete.
Veja agora cinco ótimas ideias para te ajudar a baratear os custos de envio de sua loja virtual.
Integre o valor do frete no produto
Quando se propõe a efetivar uma compra, o cliente precisa sentir que está fazendo um bom negócio e, se durante o trajeto, ele perceber que terá desconto na hora de calcular o frete, melhor ainda!
E, para você baratear este valor final, uma ótima estratégia é diluir o valor do frete nos produtos de seu catálogo de sua loja online. Você pode aumentar um pouquinho o valor final de cada um dos itens para continuar com a mesma margem de lucro e ainda ratear com seu cliente o custo do frete de seu e-commerce.
Essa estratégia não impacta muito no valor final pago pelo cliente e te ajuda a continuar oferecendo condições super favoráveis para os envios de sua loja. Nessa cara, existem outras estratégias que podem ser aplicadas.
Uma delas é o frete grátis, que você vai conhecer no nosso próximo tópico.
Faça promoções de frete grátis
Quando o consumidor vê, no layout de sua loja online, os dizeres “frete grátis”, com certeza se acende uma luz dentro desse futuro consumidor. Todo mundo gosta da sensação de estar fazendo um bom negócio, não é verdade? Nessa hora, o cliente nem percebe um asterisco ao lado da mensagem explicando as condições para este benefício.
Portanto, você pode arquitetar uma estratégia interessante para garantir o benefício. Por exemplo, em compras acima de 200 reais ou durante a semana da Black Friday. Seja criativo na hora de pensar nas melhores condições para sua empresa.
O volume alto de compras que essas vendas podem te trazer acabam impactando pouco em suas vendas. Portanto, com condições bem estabelecidas e em sazonalidades interessantes, vale a pena experimentar!
Aposte no frete fixo
Muitas transportadoras possuem pacotes de envio com soluções específicas para cada tipo de empresa. Esses pacotes já levam em conta o custo com combustível e pessoal, por exemplo. Para conseguir esses benefícios é interessante que você tenha alguma estimativa baseada em sua quantidade de vendas e em quais lugares sua loja costuma estar presente.
Desse modo, é possível pensar em um custo médio dos fretes de seu e-commerce e, em seguida, estipular uma taxa fixa de frete. Quando seu cliente já sabe desde o início qual o custo para ter aquela mercadoria, as chances de desistência na hora do check out diminuem drasticamente.
Converse com transportadoras parceiras e consulte as melhores condições para baratear os custos com o frete de sua loja virtual.
Aproveite o calendário comercial
Uma dica extremamente valiosa é: tenha sempre por perto os calendários comerciais com as datas sazonais mais importantes para o comércio de sua cidade, estado e, claro, do país também. Essas informações são muito importantes para te ajudar a pensar campanhas com fretes mais atrativos.
Além disso, é importante se atentar para esses momentos importantes para o comércio porque os fretes podem flutuar nesses momentos estratégicos onde o volume de vendas, e consequentemente, a quantidade de envios, aumenta consideravelmente.
Faça parcerias antecipadas com as transportadoras, tendo informações e estimativas de vendas para que você consiga melhores preços para você e, também, para seus consumidores.
Torne suas entregas mais competitivas
No mercado, existem diversas transportadoras e, cada uma delas, oferece um diferencial e um atrativo mais vantajoso para ajudar as empresas a baratearem os custos com os envios de produtos através das lojas online.
É muito importante que você esteja sempre atento aos preços do mercado, inclusive aos custos com combustível e demais insumos porque tudo isso interfere no preço final do frete.
E, se você está bem informado, suas chances de antecipar imprevistos e sanar possíveis problemas com antecedência aumentam bastante. Mas, existem formais mais práticas de acompanhar todas essas variáveis.
Uma delas é a plataforma Melhor Envio. Com essa ajuda especializada você consegue gerir melhor seus fretes já que a Melhor Envio te oferece um sistema amplo de cotações com transportadoras especializadas em atender vários nichos de mercado.
Através da Melhor Envio você consegue fazer cotações antecipadas de preços e condições de envio e pagamento. Para as empresas que vivem nos ambientes digitais, planejamento é fundamental, não é verdade?
Assim, você consegue oferecer condições competitivas para seus clientes sem perder de vista sua margem de lucro. Mas, para pensar em todas essas variáveis, conhecimento é fundamental.
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