No Calendário Comercial consta as principais datas do ano onde ocorrem mais atividade nos comércios. A partir dele, os lojistas planejam as suas estratégias para o ano, a fim de aumentar as suas vendas.
O calendário comercial é bastante necessário para os lojistas se guiarem nas datas festivas ao longo do ano. Durante o carnaval, dia dos namorados, fim de ano e outras comemorações, os índices de vendas costumam aumentar disparadamente.
É preciso ter atenção nestes momentos e elaborar a melhor estratégia de venda que esteja de acordo com o calendário do e-commerce. Veja a seguir.
O que é o Calendário Comercial
Como o próprio nome já diz, um calendário comercial consta as principais datas do ano em que mais ocorrem atividades no comércio.
É uma maneira estratégica para direcionar as vendas de acordo com um dia do ano pré determinado — uma vez que é uma data cíclica, já que se repete todos os anos.
Dessa maneira, lojistas se preparam meses antes para alcançar o público com a melhor estratégia de vendas baseada na data comemorada.
Para o e-commerce, a importância de seguir um calendário comercial é justamente no foco para chegar aos clientes.
Com base numa data específica podemos direcionar, por exemplo, uma campanha de e-mail marketing, fazer promoções, itens gráficos condizentes com a data e outras maneiras ainda mais incisivas para conquistar o nosso cliente. Para mais, muitas lojas que possuem um público de nicho podem tornar seu marketing ainda mais específico, direcionando um conteúdo mais assertivo.
Datas importantes para o comércio virtual
Pensando no calendário como um todo, selecionamos abaixo as datas que mais ocorrem atividade comercial. É interessante notar os motivos desse aumento e elaborar sua estratégia de vendas de acordo. Veja a seguir:
01 de Janeiro — Ano Novo
Como você já deve ter ouvido falar, o ano novo traz a sensação de que estamos recomeçando. É momento de estar com quem gosta. Nesse sentido, opte por presentear seus clientes para começar um novo ano com um cupom, por exemplo. É uma forma de reforçar sua relação com o público.
É uma época de trocas de presente também e de liquidações. Aproveite!
Fevereiro/Março — Semana de Carnaval
Momento de muita alegria, o Carnaval ocorre durante 05 dias mas costuma se estender durante todo o mês. Muitos usam o momento para descansar ou se esbaldar nas festas.
É interessante focar num atendimento mais festivo e descontraído para atrair o folião. Invista em cores nos seus produtos, com certeza serão mais visados.
8 de março — Dia da Mulher
Trazendo uma data bastante específica, hora de falar com seu público feminino. O dia da mulher veio para lembrar a força das mulheres numa data muito significativa. Fuja dos clichês, como flores. É hora de dar total atenção a elas e enaltecer sua garra.
Hora também de investir em condições especiais para esse público.
15 de março — Dia do Consumidor
Esse dia é marcado pelas muitas promoções. Não deixe de falar da importância do consumidor para seu comércio e, claro, descontos são muito bem vindos.
Abril — Domingo de Páscoa
A Páscoa, na visão do comércio, é o momento perfeito para atrair a atenção da criançada. Mas também é tempo de estar com quem amamos. Repleta de emoção, essa data pede um chamado do comércio ainda mais íntimo e sereno.
E claro, não esqueça dos chocolates!
Maio — Dia das Mães
O segundo domingo do mês de maio é um momento de muita emoção. Esse dia é marcado pela aquisição e presenteamento de cestas, perfumes, roupas, enfim, uma extensa gama a favor do comércio.
E lembre-se que a ideia da mãe atrelada exclusivamente ao lar ficou no passado!
12 de Junho — Dia dos Namorados
No Brasil comemoramos um dia antes do dia de Santo Antônio — santo casamenteiro. É a hora certa para sermos românticos. E também é uma das maiores datas para o comércio. As cores quentes, os corações, as flores, os chocolates e itens de beleza são os fortes dessa data.
É uma ótima oportunidade também para fazer condições exclusivas para compras em casal, como o (a) parceiro (a) poder desfrutar de descontos após a data.
12 de Outubro — Dia das Crianças
Para as crianças, é um dia que não falta presente. Para conquistá-las é sempre interessante pensar em algo lúdico e colorido.
Novembro — Black Friday
Época de muitas vendas, a quarta sexta-feira do mês é marcada por muitas compras, promoções imperdíveis e muita atividade comercial em detrimento do Natal e ano novo que se aproximam. Hora de conquistar os clientes com promoções e descontos de encher os olhos.
Lembre-se que, com o passar dos anos, essa data foi ficando marcada no calendário brasileiro e há quem se prepare financeiramente ao longo do ano para gastar nesse dia.
Final de Dezembro — Natal e Reveillon
Deu pra notar que os últimos meses do ano são marcados por muita atividade comercial, não é? E Dezembro não seria diferente, o dia 25 é marcado por muitas comemorações com a família e o dia 31 repleto de mensagens para o ano que se inicia.
É uma data emotiva e festiva.
Como montar meu próprio calendário comercial?
Comece desde já a pensar nas próximas datas importantes para o comércio e baseie sua estratégia em torno disso.
Durante o ano ocorrem também dezenas de outras datas, como o Dia do Livro, Cyber Monday e Dia dos avós. Use-as à favor da sua loja — principalmente se vender para um público específico e de nicho.
Trabalhe buscando parabenizar o cliente por aquele dia que o representa.
Uma dica interessante para montar seu próprio calendário comercial é focar nos dias em que você mais vende e com isso buscar dobrar essa meta, além, é claro, de buscar entender porque nos outros dias do ano as vendas não são tão grandes também.
Conclusão
O calendário comercial é focado exatamente na cultura do país. Não fique com receio de que talvez você não irá vender naquele dia, por você vai, visto que estas datas são marcadas pela busca dos consumidores por itens do comércio.
Mas acima de tudo, priorize se aproximar melhor do seu público e garantir que as vendas continuem ao longo do ano.
Algo que devemos redobrar a atenção é perceber que na maioria das vezes estamos homenageando o nosso cliente e não apenas realizando uma venda.
Pense em como ele é importante para sua marca e o gratifique, seja com um recado via e-mail, um cartão de presente, e outras formas de mostrar que ele é querido.
Você já pensou em ter uma loja virtual? Além de ser o modelo de comércio do futuro, é uma excelente maneira, não somente para começar, mas também para alcançar novos clientes.
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