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Gestão

O que é a metodologia OKR e como implementá-la na empresa?

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de okr

A metodologia OKR é utilizada para que empresas e profissionais saibam exatamente quais são os seus objetivos e metas, determinando indicadores específicos que devem ser monitorados para ter certeza de que os resultados são, de fato, positivos como o que foi planejado.

Quando você cria um negócio, é natural definir alguns objetivos, como metas de vendas, não é mesmo? Apesar de ser muito importante, é preciso ir além disso e desenvolver mais para assegurar o foco de toda a sua equipe. Para isso, a metodologia OKR pode ter um impacto bastante relevante.

Mas como essa metodologia funciona? O que significa essa sigla na prática? Quais são as melhores ideias e estratégias para colocar esse conceito em ação no dia a dia operacional do seu negócio? E quais são os benefícios de utilizar a metodologia OKR?

O que acha de responder todas essas perguntas? Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre metodologia OKR e como esse conceito pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é OKR?

A metodologia OKR é uma estratégia utilizada para direcionar os esforços de uma empresa ou equipe a partir de um objetivo bem definido. A ideia é criar metas que sejam mensuradas e monitoradas de perto, garantindo que qualquer ajuste necessário seja feito sem maiores problemas.

A partir da implementação dessa metodologia, se torna possível potencializar a performance de cada profissional envolvido. Afinal, fica mais simples de achar quais são os erros e os acertos no fluxo de trabalho que vão ajudar (ou atrapalhar) a busca por melhores resultados do seu negócio.

Com esse conceito em prática, a tendência é que toda a equipe atue de maneira integrada e alinhada, com todos sabendo exatamente quais são as suas funções e responsabilidades no ambiente de trabalho. Com isso, comunicação e transparência também surgem como outros benefícios.

Para entender a metodologia OKR na prática, é necessário entender como o seu método de trabalho funciona. Ele é dividido em duas etapas:

  • objetivo: a meta global que deve ser alcançada por um profissional, equipe ou negócio como um todo em um prazo;
  • resultados: o que deve ser conquistado ao longo da jornada para que a meta global seja atingida.

O que acha de um exemplo prático? Imagine que você tem um e-commerce e quer melhorar a satisfação dos consumidores com a etapa de entrega dos seus produtos, o que foi identificado como um problema. Utilizando o OKR, você pode dividir da seguinte forma:

  • objetivo: melhorar a experiência do consumidor a partir de uma entrega mais eficiente;
  • resultado 1: reduzir o tempo de entrega em 20% durante os três primeiros meses de 2023;
  • resultado 2: oferecer preços 15% mais baixos de frete durante os três primeiros meses de 2023;
  • resultado 3: investir 5% do seu orçamento em melhorias no estoque e armazenamento dos produtos.

Viu? Aqui estamos falando de um objetivo global, que não tem, necessariamente, uma meta estabelecida. Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso ter indicadores que sejam possíveis de serem metrificados. E é nesse momento que entram os diferentes resultados que são esperados.

Como surgiu?

Apesar de ter se popularizado no mercado nos últimos dez anos, a metodologia OKR é um conceito utilizado já faz algumas décadas. Em 1970, Andry Grove, co-fundador da Intel, modernizou o conceito de Management by Objectives (MBO) e desenvolveu o termo OKR.

Dentro da Intel, essa metodologia funcionou muito bem por anos, mas foi apenas no final da década de 1990 que essa sigla se popularizou em outras empresas e organizações. E isso passou diretamente por Jon Doerr, que aprendeu a metodologia enquanto trabalhava na Intel.

O sucesso foi tão grande que a metodologia OKR começou a fazer parte do dia a dia operacional de uma série de empresas em todo o mundo, como o Google. E, desde então, vem se estabelecendo cada vez mais como uma opção viável para negócios que querem otimizar suas performances.

Quais os objetivos?

O principal objetivo da metodologia OKR é proporcionar um direcionamento mais claro para as empresas e empreendedores. Afinal, é uma forma de ter métricas bem definidas sobre o que deve ser feito e como cada etapa deve ser desenvolvida para que o objetivo final seja conquistado.

Uma loja pode ter como objetivo melhorar o atendimento ao cliente, mas é a aplicação da metodologia OKR que vai permitir que os profissionais entendam, no dia a dia de trabalho, quais vão ser as funções que eles precisam desempenhar para que o atendimento ao consumidor seja melhor.

Em outras palavras, a metodologia OKR serve para direcionar os esforços de toda a empresa para aquilo que realmente importa. Deixando de lado as metas e os objetivos mais lúdicos, sempre focando em métricas e números que podem ser, de fato, monitorados de perto.

Qual a diferença entre OKR e KPI?

Dentro desse assunto, uma dúvida muito comum é na relação entre OKR e KPI. O Key Performance Indicator (ou Indicador-chave de Desempenho) é um termo bastante popular, já que indica uma métrica ou indicador que é utilizado para avaliar se os resultados foram alcançados ou não.

Enquanto isso, como falamos anteriormente, a metodologia OKR é muito mais ampla, abrangendo não apenas o KPI, mas também um objetivo global e maior para uma empresa, por exemplo. Na prática, portanto, são dois conceitos que podem atuar de maneira complementar.

Seguindo aquele exemplo que citamos anteriormente, fica mais claro de entender. Todas as quatro linhas abaixo representam o OKR, enquanto os KPIs são representados pelos três itens detalhados em “resultado 1”, “resultado 2” e “resultado 3”:

  • objetivo: melhorar a experiência do consumidor a partir de uma entrega mais eficiente;
  • resultado 1: reduzir o tempo de entrega em 20% durante os três primeiros meses de 2023;
  • resultado 2: oferecer preços 15% mais baixos de frete durante os três primeiros meses de 2023;
  • resultado 3: investir 5% do seu orçamento em melhorias no estoque e armazenamento dos produtos.

Dessa forma, por mais que sejam distintos, são dois conceitos que podem ser trabalhados em conjunto para potencializar o entendimento do seu negócio, por exemplo, sobre o que precisa ser feito para garantir os melhores resultados possíveis.

Quais os benefícios do OKR?

Mas, na prática, quais são os benefícios que a metodologia OKR proporciona para uma empresa ou empreendedor? Afinal, será que realmente vale a pena ter tanto esforço para colocar essa ideia em prática? Confira!

Priorização de tarefas e foco

A metodologia OKR prega o foco em tarefas e objetivos que realmente importam para a sua equipe ou o projeto como um todo. Sem espaço para suposições, os profissionais sabem exatamente o que precisam entregar e em qual momento. Em vez de perder tempo com tarefas pouco relevantes, o colaborador tem foco.

Transparência

Outro ponto positivo para as equipes que utilizam a metodologia OKR é a criação de uma comunicação mais direta e transparente entre todo o time. Além de criar um clima organizacional mais saudável para o seu negócio, proporciona benefícios como a maior produtividade e redução do retrabalho.

Alinhamento das equipes

A cultura colaborativa é comumente associada aos negócios de sucesso no mercado, especialmente, as startups. Com o uso do conceito OKR, a tendência é que a equipe seja mais unida, criando conexões entre os objetivos individuais. O esforço conjunto para atingir essas metas amplifica as chances de sucesso.

Gestão de performance

Para empreendedores e gestores em posição de liderança, a metodologia OKR se torna ainda mais importante, afinal, se torna também um mecanismo muito eficiente para avaliar a performance dos colaboradores e estratégias, assegurando que tudo esteja funcionando como o planejado.

Motivação dos profissionais

Por fim, a metodologia OKR proporciona benefícios também na criação de um ambiente de trabalho melhor e mais eficiente. Afinal, todos os profissionais ficam muito mais motivados, entendendo exatamente quais são as suas funções e responsabilidades em cada etapa.

Como implementar na empresa?

Agora que você já sabe o que é a metodologia OKR e como ela funciona, o que acha de descobrir como implementá-la na sua equipe? Confira o que deve ser feito!

Considere as necessidades

A primeira etapa antes de implementar a metodologia OKR é identificar quais são as necessidades do seu negócio. Afinal, algumas empresas podem ter o foco em melhorar o atendimento, enquanto outras precisam reformular as suas entregas finais para os consumidores.

Por isso, é muito importante que toda a empresa (ou, pelo menos, as posições de liderança) estejam envolvidos no processo, garantindo que essa definição esteja de acordo com os objetivos principais da companhia como um todo.

Definir metas

O primeiro passo é definir um objetivo claro a ser alcançado pela sua equipe. A ideia é que todos os profissionais do time saibam exatamente o que deve ser feito para atingir as metas estipuladas.

Somente a partir de uma determinação mais clara do que deve ser atingido é que o planejamento pode ser traçado e as soluções implementadas, não é mesmo?

Separe os objetivos entre top-down e bottom-up

Mas não basta apenas listas quais são as metas e objetivos, é necessário separar também uma hierarquia entre eles. Dentre todas as necessidades que foram identificadas, quais são as mais urgentes de serem corrigidas para o seu negócio?

Imagine uma loja virtual, que identificou vários problemas, mas alguns deles, sem dúvidas, vão ter um impacto maior do que outras nas operações. E essa separação também se torna importante até mesmo para direcionar quais vão ser os passos seguintes do negócio.

Estabelecer prazos

Outro ponto importante para que a metodologia OKR seja implementada com sucesso é a definição de prazos curtos para as diferentes etapas de um projeto. A ideia é proporcionar maior velocidade e eficiência na execução de cada tarefa.

A ação também otimiza a gestão de pessoas, criando uma motivação extra e tirando a equipe da zona de conforto.

Fazer uma divisão de tarefas

Após as duas etapas acima, é o momento de escolher quem é responsável por qual tarefa para a melhor execução do projeto. Todos os profissionais devem estar por dentro de metas, prazos e, é claro, as suas responsabilidades e tarefas para que o processo avance.

A troca de informações e a comunicação são duas etapas essenciais para o sucesso da implementação da OKR no seu time.

Deixe à vista de todos

Além de todos esses aspectos, é muito importante que a metodologia OKR esteja clara para todos os envolvidos. Afinal, estamos falando de um conceito que passa diretamente pela transparência, certo? Por isso, todos os profissionais devem visualizar e entender o que está acontecendo.

Avaliar os resultados

A grande vantagem da aplicação da metodologia é a possibilidade de acompanhar exatamente o que está acontecendo em cada etapa do projeto, certo? Para que seja eficiente, porém, o monitoramento e avaliação frequente dos resultados é fundamental.

Esse processo garante que os erros sejam reduzidos e as correções necessárias sejam colocadas em prática sempre que possível. Além disso, a própria ideia do OKR é assegurar que essa avaliação seja constante no dia a dia do seu negócio.

Como mensurar os resultados?

A metodologia OKR é, por si só, uma estrutura desenvolvida pensando em mensurar resultados, certo? Sendo assim, esse monitoramento deve ser feito de forma constante, apenas acompanhando de perto quais foram os resultados definidos e o que tem sido feito para alcançá-los.

Em um cenário de tanta competitividade, é muito importante ter em mente que a eficiência é um diferencial das empresas. E, para garantir que isso tenha um impacto esperado, utilizar a metodologia OKR pode ser fundamental para garantir o foco de todo o seu negócio. Mas para ter sucesso é necessário fazer muito mais do que adotar a metodologia OKR, certo?

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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