Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Entenda o que é a cubagem, o que é peso cubado e como o tamanho da embalagem influencia nisso.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você costuma perceber divergências entre o valor do frete pago pelo cliente e o preço cobrado pela transportadora? Infelizmente, essa é uma situação comum vivida por muitos lojistas que vendem pela internet, especialmente quando realizam o cálculo do frete manualmente. No entanto, um fator que pode explicar essa divergência é o peso cubado.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar a diferença entre peso real e peso cubado e qual a influência do tamanho da embalagem no cálculo. Confira abaixo:

Cubagem

A cubagem é a relação entre o peso de um produto e todo o espaço que ele irá ocupar dentro do veículo de transporte.

Assim, calculamos o peso cubado utilizando um fator de cubagem.

Diferença entre peso real e peso cubado

O peso real nada mais é do que o peso do produto já embalado e pronto para ser despachado.

Já o peso cubado é necessário um cálculo matemático utilizando o fator de cubagem e as dimensões da mercadoria.

Dessa maneira, a transportadora irá utilizar o maior valor entre o peso real e o cubado para realizar o cálculo do frete.

Ou seja, se o peso real de um determinado produto é 5 kg, mas o peso cubado é de 6 kg, a transportadora irá considerar o peso cubado. O mesmo vale ao contrário. Se o peso real é 5 kg e o cubado é de 4 kg, será considerado o peso real para o cálculo do frete.

Fator de cubagem

O fator de cubagem é um número definido entre a relação do peso e volume de uma carga. Desse modo, o seu valor equivale a um metro cúbico (1 m³) do espaço do veículo usado para transportar a mercadoria.

Cada transportadora utiliza um fator de cubagem. No entanto, os mais utilizados são:

  • Rodoviário: 1 m³ = 300 kg = 300 kg/m³
  • Aéreo: 1 m³ = 167 kg = 167 kg/m³

Além disso, as transportadoras também podem utilizar fatores de cubagem diferentes, de acordo com as cargas transportadas.

Cálculo na prática

Para realizar o cálculo do peso cubado é preciso utilizar uma fórmula matemática que consiste na multiplicação das dimensões da embalagem e do fator de cubagem. Ou seja: altura x largura x comprimento x fator de cubagem.

Vale ressaltar que para realizar o cálculo do peso cubado é necessário utilizar as dimensões na unidade de medida metro. Sendo assim, se a dimensão possui 25 centímetros, converta para 0,25m para fazer o cálculo.

Para melhor exemplificar, confira abaixo o cálculo na prática:

Exemplo 1

  • Dimensões: (altura: 13cm; largura: 22cm; comprimento: 26cm)
  • Fator de cubagem: 300 kg/m³ (rodoviário)
  • Peso real: 5 kg
  • Peso cubado: 0,13 x 0,22 x 0,26 x 300 = 2,23 kg

Nesse caso, no cálculo do frete seria considerado o peso real de 5 kg, já que ele é superior ao peso cubado de 2,23 kg.

Exemplo 2

  • Dimensões: (altura: 24cm; largura: 32cm; comprimento: 47cm)
  • Fator de cubagem: 167 kg/m³ (aéreo)
  • Peso real: 4,5 kg
  • Peso cubado: 0,24 x 0,32 x 0,47 x 167 = 6,02 kg

Neste exemplo o valor do peso cubado (6,02 kg) seria utilizado para realizar o cálculo do frete pois ele é superior ao peso real (4,5 kg).

Impacto do tamanho da embalagem

O tamanho da embalagem influencia diretamente no cálculo do frete e no peso cubado. Inclusive, é um dos causadores de divergência entre o valor exibido no site e o preço que realmente é cobrado pela transportadora.

Em alguns casos, o cliente insere mais de um item no carrinho de compras, o que pode gerar divergências no cálculo. Isso ocorre pois o cálculo de frete é realizado separadamente para cada produto, e a cubagem é individual.

Após calcular o peso de cada produto individualmente no carrinho, realizamos uma soma para determinar o peso total de todos os produtos. No entanto, o sistema não sabe qual é o tamanho da embalagem que o lojista irá enviar todos os produtos. Por esse motivo, é necessário recalcular o valor do frete novamente depois de embalado, o que pode fazer com que ocorra diferença de valor.

Sendo assim, uma possível solução para esse problema é a criação de kits. Ou seja, você pode disponibilizar a venda de produtos similares, que costumam sair juntos, em um combo.

Além disso, outra opção é cadastrar as dimensões reais de cada produto e não as dimensões dele já embalado se fosse enviar separadamente.

O que fazer para minimizar os problemas com tamanho de embalagem?

Outro caso comum é o peso cubado possuir uma diferença muito grande do peso real, o que impacta no custo do frete. Por exemplo:

Um e-commerce que vende apenas camisetas que possuem dimensões 30x30x30 cm e peso real 300 gramas. Se o fator de cubagem da transportadora for 300 kg/m³, o peso cubado desse produto seria: 0,30×0,30×0,30x300kg/m³= 8,1 kg. Portanto, consideramos o peso cubado para calcular o frete, já que é maior que o peso real.

Entretanto, é fácil dobrar uma camiseta e enviá-la em uma embalagem menor, como, por exemplo, 27x27x04cm. Dessa maneira, o peso cubado seria: 0,27×0,27 x 0,04x300kg/m³= 0,8748 kg, o que mudaria significativamente o valor final do frete.

Porém, vale ressaltar que não há garantia que em todos os casos isso funcionará. Assim, em casos nos quais houver várias quantidades de camisetas, aplicaremos o peso cubado à quantidade informada.

Aproveitar a economia do frete para vender mais

A economia do frete em uma loja virtual desempenha um papel vital no aumento do lucro. Ao otimizar estratégias de logística, como oferecer frete grátis acima de um determinado valor de compra ou negociar tarifas mais baixas com transportadoras, as lojas podem atrair e reter clientes. Além disso, a eficiência no gerenciamento de estoque e na escolha de métodos de envio mais econômicos não apenas reduz os custos operacionais, mas também pode ser um diferencial competitivo. Ao priorizar a economia do frete, as lojas virtuais não só melhoram a experiência do cliente, mas também maximizam a rentabilidade ao manter os custos de envio sob controle.

Portanto, além dos cuidados com a divergência no cálculo de frete por conta do peso cubado, se atente a estratégias de frete e nas datas especiais, como a Black Friday.

Autor Convidado

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.