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Nutrição de leads: aprenda a fazer uma nutrição eficiente para seu negócio

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda tudo sobre nutrição de leads

Transformar os usuários do seu site em leads é a chave para criar um bom relacionamento, posicionar a sua marca e aumentar as vendas. Confira como captar leads e fazer uma nutrição inteligente de leads para ter bons resultados! 

Você sabe a importância de ter e nutrir leads? 

Nem sempre o cliente que entra no seu site está pronto para comprar o seu produto. Muitas vezes, ele pode estar procurando saber mais, conhecer opções e, ainda, pode nem saber ao certo o que precisa. Ou seja, a melhor forma de ajudar o seu cliente é fazendo a nutrição de leads!

Ao pegar o contato do cliente e criar um relacionamento com ele, vá munido de informações sobre os produtos e as soluções que você oferece, dessa forma ficará na lembrança do consumidor. 

Assim, quando ele estiver pronto para comprar, vai procurar primeiro a empresa que manteve um relacionamento, esteve disponível e foi mais interessante. Ele vai voltar e fechar negócio com você!! 

Mas não é tão simples! A nutrição de leads requer planejamento e pesquisa. Confira agora tudo que você precisa saber sobre leads e aprenda o passo a passo para iniciar um projeto de nutrição de leads eficiente e vender muito mais! 

O que são leads e por que é preciso tê-los? 

Primeiro, vamos relembrar o que são leads e por que eles podem fazer toda a diferença no seu negócio! 

Sabe aquela pessoa/contato que tem interesse na sua empresa, nos seus produtos, que sempre vê o seu conteúdo e que, por isso, já participou de alguma campanha informando nome, e-mail e telefone? Esse é o lead! 

No mundo do marketing, a geração de leads está atrelada a uma estratégia de conteúdo! Iniciando pelo marketing de atração e passando por uma estratégia e fluxo de automação, o conteúdo desenvolvido para ter leads é focado em resolver os problemas do consumidor e criar uma relação próxima a ele. 

Se você está começando agora, confira algumas dicas para captar bons leads e fazer um bom fluxo de nutrição para alavancar as suas vendas! 

Como conseguir leads?

Crie conteúdos relevantes!

Os conteúdos precisam conversar com a sua persona. Além disso, use copywriting (escrita persuasiva) e gatilhos mentais que deixem os textos do seu conteúdo bem convidativos. 

Tenha um tom mais leve, como quem conta a um amigo uma novidade, isso pode transmitir ao consumidor que você é uma empresa parceira. 

Dica: alguns formatos de conteúdo já são uma receita de sucesso para conseguir captar leads, por exemplo: cursos gratuitos, e-books, kits de brindes, planilhas, templates, webinars, aulas-show. 

Tenha boas chamadas, use CTAs!

O CTA (sigla para call to action ou chamada para ação) pode ser em formato de um botão, um banner ou uma parte mais chamativa do texto, com um botão que direciona o consumidor para uma ação.

Por exemplo: “Clique e confira o nosso e-book exclusivo!”. 

O importante é que ao clicar o cliente seja direcionado para uma outra atividade que lhe chame a atenção e, nesse momento, você pode solicitar algumas informações de contato para usar no futuro. 

Dica: peça apenas as informações indispensáveis para não cansar o seu consumidor. Para facilitar ainda mais, você pode usar opções de preenchimento automático ou listas suspensas que agilizam o preenchimento dos dados.

Se você está atraindo leads como falamos acima, é hora de qualificar e nutrir os seus leads! E o que isso quer dizer? Nem sempre ter várias pessoas na sua base de dados é sinônimo de que essas pessoas vão virar compradoras. 

Na verdade, as pessoas que acabam de se inscrever informando seus dados estão no topo do funil de vendas

Conheça o funil de conversão
Fonte: Fleeg  

Apesar de conseguir muitas pessoas, à medida que o seu relacionamento com o lead vai se afunilando e ele vai se tornando mais qualificado e interessado no seu produto, menos pessoas ficarão, porém, ao final, eles estarão prontos para confiar e comprar com a sua empresa. 

A ideia é a seguinte: no início você está em busca de atração, atrai o máximo de usuários possível para conhecer e saber mais sobre o seu produto. Eles serão captados com um CTA chamativo e começarão a ser nutridos por conteúdos de qualidade, que gerem mais interesse e confiança na sua marca. 

O próximo passo é a conversão, quando esse usuário já se sente seguro para configurar e comprar com você. Você fecha a venda com um consumidor que já gosta da sua marca e que pode, inclusive, divulgar o seu produto! 

Mas, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante nesse processo é a nutrição. Continue a leitura e saiba por que e como fazer uma boa nutrição de leads! 

O que é a nutrição dos leads? 

A nutrição dos leads, nada mais é do que desenvolver e sustentar um relacionamento com os usuários interessados no seu produto. Ao longo do tempo e dos conteúdos enviados para os usuários, eles aprendem mais e passam a encontrar as soluções que precisam. 

O mais comum nesse processo são os envios de e-mails marketing. Mas, o planejamento é muito importante! 

É preciso agregar valor, entregar conteúdos relevantes, de qualidade, que vão ajudá-los enquanto eles conhecem um pouco mais sobre a sua empresa. Manter esse relacionamento faz toda a diferença, é o que torna um lead frio em lead quente e comprador em potencial! 

Confira o passo a passo para fazer uma nutrição de leads de sucesso! 

Como fazer essa nutrição? 

O mais importante para criar uma boa estratégia para nutrição de leads é conhecer o seu público. Pesquise e tente entender quais são suas dores, como sua empresa pode resolver o problema e o que esse consumidor busca aprender. 

Após analisar quem é o seu lead, é o momento de criar um fluxo de nutrição de leads

Esse fluxo é a sequência de conteúdos que respondem às maiores questões pesquisadas acima. É importante destacar que em cada parte do processo o seu lead estará em um nível diferente (mais atraído e engajado, ou menos atraído e engajado), isso também faz diferença na hora de produzir os conteúdos. 

Então, crie segmentações e um funil de conteúdos, com informações que vão atender às necessidades de cada etapa do processo.  Você pode visualizar o funil como na imagem: 

Aprenda sobre fluxo de conteúdo
Fonte: Fleeg  

Mas, lembre-se: um fluxo de nutrição precisa ter um bom gatilho, que chame a atenção e convide o usuário para saber mais. Uma sequência de conteúdos bem planejados e, principalmente, tempo de espera entre o envio dos e-mails. Não canse o seu lead, entregue conteúdos pontualmente, para que ele não se esqueça de você, mas não enjoe do material que você está produzindo. 

Se você acompanhou até aqui, você já sabe que manter um bom relacionamento com um usuário/lead poderá vender mais. Mas, a nutrição de leads pode ter ainda mais vantagens, confira!  

Quais as vantagens de nutrir e gerar leads? 

Além de alavancar as suas vendas, a nutrição de leads pode ajudar no posicionamento da sua empresa! 

O seu conteúdo irá auxiliar o consumidor a entender mais o que ele precisa. Eles devem falar sobre soluções de problemas e não apenas sobre as vantagens da sua empresa. Por isso, dê dicas e mostre ao lead que você é um parceiro que entrega informações valiosas! 

Essa estratégia vai contribuir para o posicionamento da sua marca no mercado, dando mais credibilidade e se colocando próxima ao consumidor. O cliente saberá qual o tom de voz da sua empresa, quais produtos você oferece e terá uma imagem positiva, podendo, até mesmo, te indicar para outras pessoas. 

Ou seja, independentemente do tamanho do seu negócio e do quão avançada esteja a sua estratégia de marketing digital, é uma boa ideia adotar a nutrição de leads. 

Mas, fique atento! Alguns erros são comuns na nutrição de leads, e você não pode cometê-los! 

O seu e-mail não pode cair no spam! Para isso você precisa contar com boas plataformas de e-mail marketing ou planejar de maneira coerente o tempo entre os e-mails. 

Além disso, torne os seus e-mails da forma mais pessoal possível! A padronização e impessoalidade afastam o usuário, quando você busca, na verdade, se aproximar e ter uma conversa que agregue. 

Parte importante do processo é analisar e monitorar para sempre aperfeiçoar o fluxo! A nutrição de leads pode entregar constantes resultados, seja o número de adesões, o número de abandonos ou o número de conversão em vendas. 

Aprenda sobre quem está interessado na sua marca e aperfeiçoe para ser cada vez mais assertivo, os consumidores podem te dar feedbacks e te ajudar a entender ainda mais sobre o processo e também sobre o seu produto.  

Por fim, planeje e estude novas formas de aumentar a propensão de compra de seus leads. Além de, claro, buscar uma nutrição de leads automatizada. Gerar e nutrir os leads de conteúdo é trabalhoso e demanda tempo, que pode ser reaproveitado com outras atividades. Por isso, invista em plataformas de automação seguras e sem gastar muito. 

Lembre-se que existem vários negócios virtuais em que você pode trabalhar, lucrar muito e ter uma estratégia de nutrição de leads, confira alguns que separamos para você! 

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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