Aprenda o passo a passo para abrir uma loja de 1 real de sucesso e confira dicas para montar a loja presencial, além de vender online, aumentando o faturamento.
Descubra como faturar com uma loja de 1 real! No artigo a seguir vamos explicar o passo a passo para ter uma loja de 1 real sem dor de cabeça. Além de algumas dicas para vender mais e alavancar o seu negócio.
Você sabe o que é uma loja e 1 real?
Para começar, você sabe o que é uma loja de 1 real?
Antigamente era comum encontrarmos lojinhas de produtos variados em toda esquina, com o preço máximo de 1 real. Hoje em dia essas lojas não vendem mais produtos de apenas 1 real, mas produtos de utilidades gerais com baixo preço.
Ou seja, o nome “loja de 1 real” representa um segmento. É um apelo comercial para uma grande diversidade de produtos na loja.
O que você precisa saber é: a chave para esse negócio é oferecer produtos diversificados, mercadorias baratas e de qualidade, num ambiente confortável para que o cliente sempre volte.
Por que abrir uma loja de 1 real?
Esse negócio pode ser muito lucrativo para quem está pensando em empreender!
Por ter produtos diversificados, a loja de 1 real acaba satisfazendo as necessidades de muitos públicos, mantendo um alto fluxo de vendas sem se prender a apenas um nicho do mercado.
O investimento para abrir esse negócio é relativamente baixo e contando com um bom planejamento, o faturamento é alto em pouco tempo. Isso porque você estará comprando mercadorias em atacado, muitas vezes, direto com o fornecedor. O que torna o preço mais acessível para compras em quantidades e permite uma revenda de alto rendimento.
Mas não se engane, o lucro da loja de 1 real está associado ao volume de venda, por isso, para atingir o sucesso é importante ser estratégico na hora de montar esse negócio. Confira algumas dicas e o passo a passo para começar a sua loja!
Saiba como montar uma loja de 1 real na prática:
Tudo começa com planejamento e pesquisa!
Aqui vamos te explicar o passo a passo para abrir a sua loja de 1 real.
Primeiro: visite lojas concorrentes.
Observe o que você gosta e o que mudaria e tenha em mente que um trabalho bem feito, focado no lucro, mas também no bom atendimento do cliente, pode fazer toda a diferença!
Essa observação irá te ajudar a montar um planejamento mais real sobre o seu negócio e sobre como você quer administrá-lo.
Pense sobre quais produtos você gostaria de colocar na sua loja. O objetivo é ter bastante diversidade, mas alguns produtos já são esperados nesse tipo de loja e garantem que as pessoas procurem o local por conveniência!
Bons exemplos são:
- Utensílios para cozinha (talheres, panelas, panos de prato e etc)
- Utilidades domésticas (tapetes, vasilhas, rodos, vassouras e etc)
- Doces e salgadinhos
- Itens de papelaria
- Brinquedos
- Bijouterias
- Itens de decoração
Ao planejar você também precisa pensar nos gastos para montar uma loja de 1 real. Vamos falar mais sobre como escolher as melhores opções neste artigo, mas alguns gastos são:
- Legalização e formalização do negócio.
- Locação do imóvel.
- Compra de mobiliário para a loja e estoque.
- Compra dos produtos produtos de atacado.
- Contratação de mão de obra para atendimento, logística e de sistemas para o controle do estoque e fluxo de caixa.
Segundo: estude o mercado e seu público-alvo.
Embora muita gente ache que as lojas de 1 real têm um público de baixa renda, isso não é verdade! Essa é uma loja acessível para qualquer um que busque praticidade.
Com isto, o mais importante é entender os hábitos de consumo do público-alvo da sua loja, o que as pessoas da região sentem falta, o que chama mais atenção e o que elas já encontram na concorrência.
Essas informações são de grande ajuda para que você crie estratégias que destacam o seu negócio e assim, alcance mais lucros.
Terceiro: escolha uma boa localização.
O local onde você irá abrir a sua loja de 1 real pode ser um diferencial marcante na estratégia do negócio. Ele pode influenciar nos produtos que o seu público mais procura, ditando assim as melhores mercadorias para se ter no estoque!
Pense em regiões que tenham movimento, como bancos, lotéricas ou estabelecimentos comerciais mais populares. Caso não seja uma região central, uma dica bacana é realizar um investimento maior em comunicação e na fachada, para atrair o público e incentivá-lo a conhecer o seu estabelecimento.
Contudo, para entender melhor a localização, tente observar a região frequentando-a em diferentes dias e horários durante a semana. Você também pode conversar com os comerciantes e visitar as lojas concorrentes, caso existam.
Quanto ao tamanho, isso pode depender do seu capital disponível para o investimento.
Em espaços maiores você terá mais opções de organização e disposição dos produtos, deixando o cliente à vontade para transitar.
Quarto: defina os produtos e tenha bons fornecedores.
Depois de analisar o público, a região e possíveis concorrências, você estará apto para definir quais produtos são mais estratégicos para colocar na sua loja. Sabendo que o foco é ter variedade de mercadorias.
Lembre-se que o consumidor está em busca de preços baixos, mas também de qualidade e por isso, bons fornecedores fazem toda a diferença.
Uma das melhores alternativas são os fornecedores no atacado que trabalham com a venda de produtos do segmento que você procura. No entanto, pesquise distribuidores ou pequenas fábricas que ofereçam produtos baratos e que podem ser revendidos em seu espaço (isso pode até se tornar um dos destaques do seu negócio).
Faça orçamentos com mais de um fornecedor, saiba os prazos de entrega e a qualidade dos produtos, para assim se sentir mais seguro em manter o contato e receber as mercadorias no fluxo correto da sua loja. Nem sempre você encontrará todos os produtos no mesmo fornecedor e não há problema em negociar em diferentes frentes.
Colocamos aqui algumas lojas que se destacam no fornecimento de mercadorias em atacado para loja de 1 real, mas fique atento e procure sempre novas opções!
- Grupo Real Forte
- Dallas Comercial
- Mercado Livre
- Loppel Distribuidora
- Sirius 1,99
- Casa Lima Utilidades
- Atacadão 1,99
Quinto: monte o estoque com inteligência.
Em uma loja com variedade de produtos e cujo objetivo é o alto fluxo de vendas, o estoque precisa ser gerido de maneira estratégica.
No começo, crie um estoque mínimo e observe o que mais vende, observe também os produtos que ficam parados por mais tempo e a demanda diária da loja como um todo. A reposição do estoque deve acontecer de acordo com essa análise.
Você também pode saber mais sobre as ferramentas que existem que podem te ajudar na gestão desse estoque e estratégias logísticas para otimizar os produtos e burlar o estoque parado.
Sexto: resolva as burocracias
Para abrir um negócio algumas questões burocráticas são cruciais. A seguir listamos as certificações legais necessárias e onde consegui-las.
Uma dica é procurar um profissional para conduzir essa parte, isso pode te ajudar a passar pelos processo burocrático sem muito estresse e garantir que nada fique de fora.
- Registro na Junta Comercial. Esse é o órgão do governo responsável por armazenar os registros de atividades ligadas às empresas.
- Registro na Secretaria da Fazenda. Esse é o órgão responsável pela fiscalização da arrecadação de impostos e controles contábeis de recursos públicos de cada Estado.
- Registro na Secretaria da Receita Federal. Esse órgão é responsável pelo cadastro nacional da sua empresa.
- Registro na Prefeitura do Município. Cadastro do contribuinte na prefeitura. Esse cadastro tem relação direta com o ISS.
- Alvará de Funcionamento. Esse é o documento que comprova a autorização da empresa para funcionar no local. O órgão responsável pela emissão é a prefeitura do município.
Além destes, confira o PROCON para garantir que o Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990) esteja em vigência na sua loja.
Diferenciais para a sua loja de 1 real
Após seguir todos os passos e estar pronto para abrir a sua loja oficialmente, alguns detalhes podem fazer a diferença para vender mais. Confira!
Organização do espaço físico
Como comentamos anteriormente, as lojas de 1 real contam com muitos produtos para atender de maneira prática e conveniente às necessidades dos consumidores. Ou seja, são lojas cheias e que precisam de um espaço otimizado e estratégico para apresentar todos os produtos sem atrapalhar a locomoção do cliente. Por isso, investir em estantes e móveis que comportem a quantidade de produtos é uma dica valiosa.
Manter os produtos limpos e organizados nas prateleiras é muito importante, os preços também devem ser visíveis com facilidade. Além disso, você pode posicionar as mercadorias em promoção mais próximo ao balcão de atendimento e alguns produtos de uso rotineiro ao lado do caixa.
Essa organização deixará o seu cliente mais confortável em circular e ele possivelmente encontrará coisas que gostaria de comprar, mesmo que não estivesse planejando inicialmente.
O ambiente precisa ser convidativo e agradável, isso fará com que o cliente se sinta à vontade para voltar e divulgue a sua loja. Conte com uma boa iluminação, música em som ambiente e bom atendimento. Você pode ter água disponível e lugares para sentar, entre outras ideias que tornem o seu ambiente confortável.
Estratégias de marketing online e offline
Divulgar o seu negócio é a chave para o sucesso!
Você já deve saber a importância do marketing, seja online seja offline, para atrair e engajar o público com os produtos. Ou seja, o marketing é a ferramenta que pode te destacar no segmento e alavancar as suas vendas!!
Confira tudo que você precisa saber para uma boa estratégia de marketing de produto. E leve em conta algumas dicas:
- A maneira mais eficaz de divulgar os seus produtos ou serviços e interagir com os clientes da sua loja é através das redes sociais. Invista em fotos bonitas, reels e tiktoks. Conteúdos que entreguem informação, mas que também mostrem ao seu consumidor que ele pode encontrar tudo que precisa indo a loja.
- Se atente às datas comemorativas. Sua loja pode vender produtos temáticos, como artigos de halloween, fantasias de carnaval, ou artigos para serem utilizados na praia ou piscina.
- Crie promoções. Estude seus clientes e descubra os produtos que mais lhe interessam, a partir disso, crie promoções e ofertas que vão atrair a atenção e fidelizar o seu cliente.
- Venda também online. Uma loja virtual pode te ajudar a atingir um público que não está no bairro onde a loja física está. Com isso, o planejamento e a logística são diferentes, mas você pode alavancar ainda mais as vendas.
Lembre-se que todos se rendem à praticidade oferecida por essas lojinhas. Por isso, entre nesse mercado e busque trazer diferenciais para os seus clientes!! Aos poucos e com um inteligência financeira nos negócios, você pode investir em novas tecnologias, gerenciamento de estoque, mais funcionários, novas estratégias de marketing, aumento nas vendas online e ter ainda mais sucesso na sua loja de 1 real.
Você não precisa colocar todos os produtos da sua loja de 1 real online, mas pode trabalhar com um catálogo de produtos online que faça o faturamento aumentar!! A Bagy te ajuda a começar a vender com sua loja na internet!