Quer fazer seu negócio crescer? O “As armas da persuasão”, “O poder do hábito” estão entre os 7 livros que todo empreendedor deve ler para ter novas ideias e soluções para o dia a dia do seu negócio!
Na vida de um empreendedor, é comum a busca por novos conhecimentos que os atualizem sobre o mercado e ajudem a crescer o seu negócio. Com a internet, muitos fazem isso a partir de diferentes ferramentas, como pesquisas no Google e Youtube ou então utilizando as redes sociais.
Mas, não há sombra de dúvidas de que ler um bom livro ainda é a melhor forma de aprender novos conceitos e aplicá-los na sua vida! Os livros conseguem trazer um entendimento maior sobre um tema, além de nos ajudar a pensar em novas soluções para nossos principais desafios!
Pensando nisso, a Bagy separou neste post 7 livros que todo empreendedor deve ler para fazer o seu negócio crescer! Também separamos ótimas dicas para você iniciar seu hábito de leitura!
Qual a importância da leitura para o empreendedorismo?
Já estamos cansados de saber que a leitura é um ótimo hábito para se manter. Mas porque ler tem uma importância maior para quem empreende?
Quando temos um negócio, precisamos lidar com várias áreas diferentes. Temos que saber fazer um bom atendimento, conhecer mais sobre marketing e vendas e lidar com o financeiro para fechar o mês sempre no verde.
Porém, muitas vezes podemos cometer vários erros durante o processo que podem ser evitados com o hábito da leitura. Quando lemos, conhecemos novos pontos de vista e conseguimos desenvolver nosso pensamento crítico para aplicar um novo conhecimento na nossa realidade.
Além disso, a leitura ajuda a melhorar nosso vocabulário, deixando a nossa escrita melhor e otimizando a nossa comunicação com as outras pessoas. E essa é uma habilidade muito importante quando empreendemos, já que precisamos lidar com pessoas a todo momento.
E não podemos esquecer que a leitura ajuda a construir uma noção melhor da realidade. Com um bom livro em mãos, já conseguimos saber se uma ideia ou estratégia funcionaria ou não e podemos aprender muitas coisas a partir da experiência de vida de outras pessoas.
Por conta disso, todo empreendedor precisa começar o hábito da leitura, pois é a partir dela que aprendemos mais e sabemos o que funciona ou não para aplicar no nosso negócio!
Dicas de leitura que todo empreendedor deve saber
Ler é muito importante, mas colocar esse hábito na nossa rotina pode ser um pouco desafiador, principalmente para os empreendedores, que nem sempre têm tempo de sobra para a leitura.
Mas é importante começar a enxergar a leitura como um investimento para o seu futuro. Só assim conseguimos dar prioridade a ela e manter o foco para concluir um livro.
Para iniciar o hábito, é interessante colocar metas diárias de leitura com o tempo que você tem disponível. Se você não tiver nenhum tempo para ler, precisará criar esse tempo. Nesse momento, é interessante começar com metas pequenas, como ficar de 10 a 15 minutos lendo.
Você pode começar a fazer isso ao entender para onde vai o seu tempo, e começar a fazer algumas mudanças para ter alguns minutos para ler, como passar suas demandas menos importantes para outra pessoa ou ficar menos tempo nas redes sociais.
Outra prática que você pode fazer é consumir audiolivros, onde você pode simplesmente ouvir outra pessoa lendo o livro para você. Você consegue encontrar vários audiolivros no Youtube por exemplo, e pode deixá-los tocando quando está no trânsito!
Quando iniciar as suas leituras, escolha um livro sobre um tema que você gosta ou que seja algo que ajudará você a resolver algum problema do seu negócio. E por mais difícil que seja, não caia na tentação de ler mais de um livro ao mesmo tempo. No começo, o melhor é ler um livro de cada vez para não ficar sobrecarregado.
7 livros que todo empreendedor deve ler
Agora que você já conferiu algumas dicas de como implantar a leitura na sua rotina, chegou o momento de conhecer a lista dos livros que todo empreendedor deve ler!
A seguir, separamos 7 livros bem conhecidos e que vão ajudar você a crescer o seu negócio e manter uma rotina saudável como empreendedor!
O essencialismo – Greg Mckeown
O essencialismo é o livro ideal para quem deseja administrar melhor seu tempo. O autor mostra uma estratégia que ajuda a identificar o que é realmente importante para o seu objetivo e como priorizar isso e eliminar o restante.
Para quem é empreendedor, essa é uma leitura essencial! Muitas vezes, podemos ter diversas tarefas para completar durante o dia, mas nem todas são essenciais para o negócio. Saber como identificá-las e priorizar somente as importantes é uma habilidade valiosa para um empreendedor.
Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck
Para quem gostaria de desenvolver uma nova forma de enxergar a vida, pode encontrar a resposta no livro Mindset: A nova psicologia do sucesso. Ele foi escrito por uma professora de psicologia da Universidade de Stanford que é especialista em sucesso e motivação.
Com a leitura, você aprenderá a como evoluir com os desafios cotidianos e saberá como lidar com seus objetivos de forma que alcance o sucesso!
Tudo isso é possível através do mindset, termo que significa algo como “configuração da mente”, que a autora conceitua como a forma que encaramos a vida e que pode ser alterada para alcançarmos nossas metas.
Mude seus horários, mude sua vida – Dr. Suhas Kshirsagar
Muitas vezes, os empreendedores deixam sua saúde de lado e passam a dormir menos e comer mal para dar conta de todas as atividades do dia. Porém, manter esses hábitos não ajuda a atingir o sucesso no seu negócio.
No livro Mude seus horários, mude sua vida, o autor nos mostra como usar o nosso relógio biológico para ter mais saúde e energia durante o dia. Com ele aprendemos como ter mais qualidade de vida e a importância de manter hábitos saudáveis, como se exercitar e se alimentar melhor.
O autor mostra a partir de casos reais, como a mudança nos horários e a implementação de hábitos saudáveis ajudou as pessoas a serem melhores e mais produtivas nos seus trabalhos, sem precisar sacrificar suas horas de sono.
O poder do hábito – Charles Duhigg
Você já parou para pensar como os hábitos são formados? Sendo um empreendedor, esse conhecimento é muito valioso, porque pode ajudá-lo a entender os padrões de comportamento do seu público, ou então melhorar a sua equipe a partir da implantação de um novo hábito.
No livro O poder do Hábito, o autor nos mostra como o nosso cérebro desenvolve novos hábitos e de que formas podemos usar esse padrão no nosso cotidiano, seja para adicionar novos hábitos na nossa vida, entender os hábitos das pessoas para desenvolver produtos ou então melhorar o desempenho de uma equipe.
O autor mostra que ao dominar a ciência dos hábitos, podemos transformar diversas coisas na nossa vida, ou no nosso negócio, para ter uma performance melhor.
Customer Success. Como as Empresas Inovadoras Descobriram que a Melhor Forma de Aumentar a Receita e Garantir o Sucesso dos Clientes – Dan Steinman
Você já ouviu falar no termo Customer Success? Traduzido do inglês, ele significa Sucesso do Cliente, e indica uma série de práticas que implementamos no negócio para garantir que no final do serviço ou do consumo de um produto, o cliente saia totalmente satisfeito.
Esse é um termo que está ganhando muita popularidade atualmente, já que a maioria das empresas investe no sucesso do cliente como forma de retê-los e garantir negócios no futuro.
Para aprender mais sobre esse conceito, indicamos essa leitura, onde o autor mostra como essa estratégia ajuda o seu negócio a ter uma receita recorrente, além de ajudá-lo a construir a estratégia no seu negócio e ter um time centrado nela.
A Estratégia do Oceano Azul – W. Kim e Rene Mauborgne
Se está cansado de lidar com a concorrência, esse livro pode mostrar uma resposta a você. A Estratégia do Oceano Azul mostra uma nova estratégia de negócios onde as empresas criam novos nichos que dominam, fazendo com que a concorrência se torne irrelevante.
Os autores chegaram até a estratégia do oceano azul a partir de um estudo, onde foram analisadas 150 empresas bem sucedidas para entender qual movimento as levou nesse patamar.
A partir disso, eles descobriram que essas empresas criaram seu próprio “oceano azul”, um mercado no qual somente elas dominam e que as mantém separadas do “oceano vermelho” onde tem os concorrentes.
Esse é um dos livros que todo empreendedor deve ler que pode gerar novas ideias de como lidar com seu negócio para que ele cresça no mercado.
7. As armas da persuasão – Robert Cialdini
Por fim na nossa lista, mas definitivamente não o menos importante, temos essa obra que promete ensinar a você como usar seis princípios básicos da persuasão nas suas interações diárias.
Escrito por um psicólogo cansado de cair na lábia de vendedores, Robert Cialdini resolveu estudar a fundo os fatores que fazem as pessoas dizerem “sim” aos pedidos. No seu livro, ele mostra mais sobre as principais práticas utilizadas para persuadir as pessoas ou para não ser persuadido.
Essa leitura é fundamental para os empreendedores que desejam aprender a negociar melhor com seus clientes e fornecedores e assim garantir mais sucesso ao negócio.
Agora que você já conhece os livros que todo empreendedor precisa ler, o que acha de adquirir ainda mais conhecimento para fazer o seu negócio crescer?