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Produtos e Nichos

Kits para vender: aprenda a criar e saiba como usar essa estratégia para aumentar suas vendas

Por Jessica Azevedo

7 meses atrás
Imagem ilustrativa de kit para vender

Kits para vender na sua loja virtual são atrativos para os consumidores. Eles facilitam a compra e oferecem vantagens, enquanto ajudam a aumentar seu faturamento, liberar produtos encalhados e satisfazer os clientes.

Criar kits para vender é uma forma de maximizar os lucros do seu e-commerce. Eles servem como mimos para os clientes, porque reúnem diferentes produtos em uma combinação que facilita a sua compra. Mas também servem para criar atrativos de vendas e aumentar o valor que eles gastam na sua loja.

Os kits de produtos podem reunir itens de uma mesma categoria ou de diferentes segmentos, podem ser usados para compor sugestões de presentes, aproveitar datas comemorativas ou ainda oferecer um melhor preço na soma total.

A seguir, você vai entender melhor o que é um kit de produtos e como usar essa estratégia para vender mais na sua loja virtual. Acompanhe!

O que é um kit de produtos?

Um kit de produtos é a combinação de diferentes itens da sua loja virtual para serem comprados juntos. É uma estratégia de vendas para lojas de comércio de produtos, que reúnem, em uma mesma oferta, produtos que se complementam entre si.

As lojas costumam usar esse tipo de estratégia para montar ideias de presentes, especialmente em datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia dos Namorados. Um kit de produtos valoriza o presente e o torna mais atrativo.

Mas não precisa ser somente com esse propósito. O que importa é criar kits que tragam alguma vantagem para o consumidor — como um desconto ou frete grátis — ao adquirir mais de um produto em uma mesma compra.

Quais as vantagens de trabalhar com a estratégia de kits?

Agora vamos entender melhor como a estratégia de kits de produtos pode ajudar a sua loja a vender e ganhar mais. Confira as principais vantagens:

Atrair clientes e vendas

Primeiramente, o que você mais quer na sua loja é atrair mais clientes e gerar mais vendas, não é? Então, a estratégia de kits de produtos pode te ajudar nisso.

Os kits são atrativos porque facilitam a compra. Você já pensou em uma combinação atrativa de produtos que se complementam entre si, então o consumidor não precisa quebrar a cabeça para fazer isso. Além disso, oferece uma vantagem para a compra desses produtos em conjunto, o que faz o consumidor se interessar ainda mais.

Aumentar o ticket médio

Um dos principais motivos para criar kits de produtos é aumentar o ticket médio. Vale lembrar que o ticket médio é o valor, na média, que os clientes estão gastando com a sua loja.

Quando eles compram kits de produtos, geralmente acabam gastando mais do que gastariam. Afinal, talvez eles pensassem em levar apenas um produto do kit, mas, como você oferece uma vantagem ao comprar o combo, eles entendem que vale a pena gastar um pouco mais para aproveitar.

Girar o estoque

As vendas de kits de produtos também são uma oportunidade de girar o estoque. Você pode incluir no combo aqueles itens encalhados, que não estão tendo saída e já estão gerando prejuízo para a sua loja.

Para isso, o ideal é combinar o estoque parado com produtos que têm maior giro, que são mais atrativos e estimulam o cliente a comprar o kit inteiro.

Oferecer um frete mais vantajoso

Criar kits de produtos pode ser uma oportunidade para oferecer um frete mais vantajoso ao seu cliente.

Ao vender mais de um produto em uma mesma compra, você pode reuni-los em uma caixa e conseguir um valor mais interessante com a transportadora do que seria com os produtos enviados separadamente. Assim, isso se torna mais um argumento de venda e uma vantagem para a compra.

Satisfazer e fidelizar clientes

Quando você criar ofertas criativas e atrativas, que ainda facilitam a vida do consumidor, a sua loja está criando fidelização.

Os clientes sentem que podem confiar na sua loja quando precisam de uma solução, seja para comprar um presente, seja para adquirir um produto para eles mesmos. Dessa forma, eles tendem a voltar outras vezes e ainda indicar a sua loja para os seus conhecidos.

Aproveitar datas sazonais

Os kits para vender também ajudam a sua loja a aproveitar as datas sazonais. Muitas vezes, em períodos como Dia das Mães, dos Namorados, do Pais ou das Crianças, falta criatividade para criar ofertas interessantes aos clientes.

Então, os kits de produtos servem como atrativo para essas datas sazonais, que são oportunidades de aumentar as vendas do seu negócio.

Qual a diferença de kits de produtos e venda casada?

Esta é uma dúvida comum quando o assunto são os kits de produtos: qual a diferença deles em relação à venda casada? Não é a mesma coisa?

Vamos entender melhor. A venda casada é uma prática considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor no Brasil. Trata-se de uma estratégia mal-intencionada de obrigar o cliente a adquirir um produto para ter acesso a outro, mesmo contra a sua vontade.

A ideia de um kit de produto é diferente. O consumidor não deve ser obrigado a adquirir o combo — caso a pessoa queira comprar os produtos avulsos, você deve oferecer essa opção. Mas também não vale cobrar um preço abusivo pelo produto individual, ok? Isso força o cliente a comprar o kit, o que pode ser enquadrado como venda casada. Tenha cuidado.

Qual a diferença entre kits de produtos e cross-selling?

Outra dúvida que pode ocorrer é sobre a diferença entre kits de produtos e cross-selling. Essa estratégia consiste em oferecer produtos complementares ao item que o consumidor deseja comprar.

Então, os kits de produtos podem ser entendidos como um tipo de cross-selling, em que você planeja previamente os itens que podem se combinar para compor uma oferta atrativa.

Mas é importante saber que o cross-selling também pode ocorrer durante ou até depois de uma compra. No e-commerce, se a pessoa está pesquisando por um notebook, por exemplo, você pode oferecer um mouse para que ela inclua junto no carrinho. Se a pessoa já comprou esse notebook, você pode enviar ofertas de mouse por e-mail depois da compra.

Como escolher produtos para montar um kit?

A ideia de montar kits para vendas é que eles despertem o interesse dos consumidores. Então, precisa ser uma estratégia bem pensada! Vamos ver agora algumas dicas para fazer isso.

Entenda o seu público

O primeiro passo é conhecer bem o seu público. Você deve entender o que elas achariam mais interessante comprar, quais produtos seriam melhor combinados, quais seriam mais atrativos para determinadas datas sazonais, entre outros aspectos.

Então, reúna os dados que você já tem sobre o seu público e analise o comportamento do seu consumidor. Você também pode rodar um questionário focado em elaborar a estratégia de kits de produtos.

Identifique um produto como carro-chefe

Os kits de produtos funcionam melhor quando você tem um item que é carro-chefe de vendas. Eles funcionam como o grande incentivo à compra, que pode carregar consigo até mesmo produtos não tão desejados assim.

Os produtos considerados como carro-chefe dos kits são aqueles que têm mais saída na sua loja, que os consumidores mais gostam. Então, acesse os dados do e-commerce e identifique quais produtos se destacam.

Combine produtos complementares

É importante que os itens do kit de produtos façam sentido entre si. O consumidor deve perceber que pode aproveitar todos os produtos do kit, especialmente se puder utilizá-los em conjunto.

Pense nos produtos complementares a partir do carro-chefe do kit. Quais produtos podem ser usados com ele? Quais itens costumam ser comprados com o carro-chefe? Mais uma vez, analise os dados das vendas da sua loja para identificar essas questões.

Aproveite para desencalhar produtos

Analise também o seu estoque e identifique quais produtos estão parados há mais tempo. Se você trabalha com produtos eletrônicos, por exemplo, talvez eles já estejam ficando obsoletos. Se trabalha com perecíveis, talvez eles já estejam perto da data de validade.

Então, o ideal é liberar logo esses itens do estoque. Verifique quais itens encalhados combinam com o seu carro-chefe e crie um combo interessante.

Ofereça vantagens reais para o comprador

O consumidor deve perceber alguma vantagem em adquirir o combo em vez dos produtos avulsos. Geralmente a principal vantagem é um desconto no valor total, mas você também pode oferecer um frete mais vantajoso ou até mesmo grátis.

Para isso, é importante alinhar a definição do preço e do frete com o seu planejamento financeiro. Crie ofertas que vão aumentar sua lucratividade, não prejudicar a sua saúde financeira.

Confira 10 ideias de kit para vender

Quer algumas ideias de kits de produtos para a sua loja virtual? Veja agora algumas inspirações para conquistar os seus clientes!

1. Kit de maquiagem

Em um kit de maquiagem, você pode incluir batom, base, corretivo, pó, máscara de cílios, delineador, demaquilante, entre outros itens. Pense naquilo que as pessoas mais costumam usar junto, como base, corretivo e pó. Você também pode criar kits de maquiagem para diferentes perfis, como para iniciantes, profissionais, dia a dia, festa, entre outros.

2. Kit de volta às aulas

Kits de volta às aulas podem facilitar muito as escolhas das crianças e, principalmente, o bolso dos pais. Nele você pode incluir mochila, estojo, caderno, canetas, borracha, régua etc. Fica mais legal ainda se você incluir algum brinquedo educativo, que agrade tanto aos pais quanto aos pequenos.

3. Kit de artigos de papelaria

Um de artigos de papelaria deve reunir itens para quem gosta de escrever e desenhar com materiais diferenciados. Esse tipo de kit pode ter cadernos, folhas especiais, planners, sketchbooks, adesivos, canetas, lápis, entre outros. Deve ser um kit encantador, não só pela sua qualidade, mas também pela sua estética.

4. Kit festa

Quem organiza festas sabe como isso é trabalhoso, não é? Tem que pensar na decoração, na comida, na música… Então, a ideia do kit festa é facilitar a vida de quem está organizando um evento. Você pode pensar em kits de papelaria, de comidinhas, de brincadeiras etc. É interessante pensar em uma temática que integre todos os itens.

5. Kit cama, mesa e banho

Se você trabalha com itens para casa, kits de cama, mesa e banho podem ajudar muito nas vendas. Esses produtos são sempre muito procurados em conjunto.

Pense em jogos de cama, que podem reunir fronha, lençóis, colcha e porta-travesseiro. Um kit de mesa pode trazer pratos, talheres, guardanapos, souplats e outros adereços. Já um kit banho reúne toalhas de banho e de rosto, muitas vezes em dobro, para um casal.

6. Kit happy hour

Um kit happy hour é para fazer um final de tarde mais feliz! Por isso, esse kit pode ter bebidas (geralmente alguma alcoólica) e petiscos, talvez um copo, uma tábua de servir, talheres e pequenas cumbucas. Dessa forma, as pessoas podem montar um happy hour na sua própria casa sem precisar comprar cada item em separado.

7. Kit café

Um kit café deve agradar ao paladar e ao olfato. Você pode utilizar uma cafeteira como carro-chefe e agregar um copo térmico, xícaras, biscoitos e, é claro, o café para as pessoas prepararem. Esse pode ser um super presente, mas também um kit básico para preparar um gostoso café em casa

8. Kit chocolate

Um kit chocolate também é de dar água na boca. A ideia aqui é reunir diferentes tipos de chocolates — preto, branco, com flocos de arroz, com castanhas, bombons, trufas, biscoitos e o que mais você imaginar. Os kits de chocolates podem fazer bastante sucesso na Páscoa, mas também no Dia dos Namorados e outras datas comemorativas.

9. Kit utilidades domésticas

Utensílios de cozinha, ferramentas, caixas organizadoras, itens de jardinagem, materiais de home-office — tudo isso pode compor um tipo de kit de utilidades domésticas. Estamos sempre precisando de utensílios que facilitem a nossa vida em casa — então, nada melhor que já encontrar tudo reunido em um conjunto, não é?

10. Kit de livros

Kits de livros também podem fazer sucesso em forma de presente, mas também como um mimo para si mesmo. Reúna títulos para determinados perfis de leitores, como para quem gosta de suspense, romance, clássicos etc., ou de determinado autor, ou de determinada série.

Pronto, agora você já tem várias ideias para montar kits de produtos na sua loja virtual! Mesmo que você não venda esses produtos que citamos, inspire-se e monte os kits para vender na sua loja, a partir de um carro-chefe e itens complementares.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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