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Marketing

Confira 11 ideias incríveis de stories para loja de roupas para interagir com usuários

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Imagem ilustrativa de ideias de stories para loja de roupas

Os stories são uma ótima ferramenta para ser explorada dentro do Instagram. No entanto, é preciso muita criatividade na hora de produzir o conteúdo. Enquetes, Batalha de Looks, Tendências, estão entre 11 deias de stories para loja de roupas.

Ao construir uma marca, muitos passos precisam ser dados até ela ser conhecida pelas pessoas – e um deles é a sua divulgação.

Quando uma boa divulgação é feita, as pessoas passam a associar um tipo de comunicação com uma marca ou com um produto em específico, o que é ótimo. Porém, muitos empreendedores não sabem ao certo o que fazer para que seu conteúdo chegue ao público visado.

Dentre as opções existentes, estão as redes sociais. Muito utilizadas para fins comerciais nos últimos anos, essas ferramentas além de conseguirem criar um contato mais próximo com as pessoas, também conseguem mostrar a elas o que a empresa vende e por que deveriam comprar ali.

Uma das plataformas mais queridinhas das marcas – principalmente as de roupas – é o Instagram. Pensada para ser bem visual, o Instagram possui diversos recursos que podem te ajudar não só a vender, mas também criar um bom engajamento. E se o seu ramo é o de moda, pode ter certeza que a ferramenta vai te ajudar – e muito!

Aliás, se você está pensando em abrir uma loja virtual, mas ainda não sabe o nicho que vai atuar, sabia que é possível montar uma loja de roupas com R$ 5 mil? É verdade! Com pouco investimento inicial você já pode começar a empreender e ter o seu próprio dinheiro.

Mas voltando ao Instagram: a rede social é muito utilizada por vários motivos, mas, principalmente, pelos números super positivos que apresenta.

Confira alguns deles:

  • Mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês;
  • 83% das pessoas usam a plataforma para avaliar produtos e marcas antes de efetuar uma compra;
  • Responsável por cerca de 70% das vendas feitas em redes sociais;
  • 90% das pessoas seguem, ao menos, uma marca comercial.

Viu só o tamanho do potencial que você pode ter dentro da rede? E ela vai muito além das fotos ou vídeos no feed. Na verdade, um dos recursos mais bacanas do Instagram são os Stories, conteúdos simples e rápidos que ficam disponíveis por apenas 24 horas no perfil.

Com os Stories, você tem uma gama de opções de conteúdo para entregar aos seus seguidores: enquetes, gravações do dia a dia, caixinha de perguntas, colocar efeitos engraçados… Enfim, as possibilidades de ideias de Stories para loja de roupas são inúmeras!

E no texto de hoje você vai conhecer um pouquinho mais sobre essas opções. Vamos lá?!

Looks para cada ocasião

As roupas são feitas para vestir, certo? Por isso, não fotografe elas de qualquer jeito.

Para esse tipo de Story, você pode criar diferentes tipos de looks, inclusive adicionando acessórios e sapatos para completar o visual.

Uma sugestão de como entregar exatamente o que o público quer é abrindo uma caixinha de perguntas para que as pessoas mandem uma ocasião e, assim, você poder montar o look. Por exemplo: roupa para ir ao shopping ou para ter um jantar romântico.

Enquetes

Quem não gosta de uma boa enquete, não é mesmo? Por isso, esse recurso precisa ser usado dentro dos seus Stories.

Com as enquetes, você disponibiliza uma pergunta e várias alternativas de respostas para as pessoas. Então, elas irão votar naquelas que acham ser a certa ou a mais adequada. Logo após o voto ser realizado, o Instagram irá calcular o percentual de cada resposta e mostrá-lo para o seguidor.

Mas atenção: é preciso utilizar as enquetes de maneira sábia – afinal, se todo mundo faz a mesma coisa, ela não é mais um grande chamariz. Algumas ideias de como usar as enquetes nos Stories é utilizá-las como base para conteúdo educativo ou para dar poder de escolha às pessoas.

Duelo qual você prefere

Muito próximo dos looks para cada ocasião, aqui no duelo você vai pensar em dois looks muito próximos, talvez mudando apenas uma peça, como a calça ou a blusa. E então, você posta a foto das duas montagens e pergunta aos seguidores qual delas preferem.

Batalha de looks

Na mesma linha da opção anterior, com a batalha de looks você consegue mostrar uma variedade de looks montados por você e deixar com que o público decida qual será o vencedor.

Vamos pensar de forma prática: se você tem um almoço em família num domingo, muito provavelmente o look a ser vestido será diferente de um jantar romântico. Então, pense nessa linha e monte de 3 a 4 looks para ver qual é o melhor.

A partir desse tipo de publicação, você pode ter ideias muito valiosas para suas próximas ações de marketing.

11 ideais de stories para loja de roupa

Perguntas no estilo quiz

Se as enquetes já fazem sucesso, por que não usá-las em formato de quiz? Aqui, você tem duas opções: ou dar alternativas de respostas às pessoas ou deixar a resposta em aberto.

Quer um exemplo? Grave um vídeo descrevendo o figurino de um filme famoso e depois abra uma caixinha para que as pessoas possam responder quem foi o ator ou atriz que usou aquele look nas telonas.

Demais, hein!? E pra deixar melhor ainda, você pode oferecer cupons de descontos àqueles que acertarem a resposta!

Lançamentos de produtos

Todo mundo gosta de lançamentos – e tem gente que gosta de ficar acompanhando todos os dias que antecedem o lançamento oficial.

Então, aqui, você pode criar uma série de conteúdos estratégicos para o grande dia, como pedaços dos detalhes da nova peça ou dicas do tecido que ela foi confeccionada.

Você vai ver que no dia marcado para lançar o produto, as pessoas já estarão ansiosas por ele.

Bastidores

Muito provavelmente você já percebeu que mesmo sua loja sendo de roupas, o que menos vai ter nos seus Stories são conteúdos relacionados a venda, né? E sabe por quê? Porque, lá no fundo, as pessoas gostam de criar uma conexão real com quem está por trás da marca.

Diante disso, que tal criar Stories focando os bastidores da sua empresa? Conte sobre você, o que gosta de fazer, por que resolveu criar a loja… Enfim, mostre aos seguidores que você é uma pessoa de verdade e que cuida de todos os detalhes para que eles recebam sempre o melhor.

Esclarecimento de dúvidas

Sabe quando surgem várias dúvidas sobre o seu processo de trabalho ou sobre os seus produtos? Então, uma boa forma de respondê-las é utilizando os Stories.

Ao abrir uma caixinha de perguntas, você deixa que seus seguidores te mandem o que querem saber. Depois, quando todas as perguntas forem enviadas, você seleciona aquelas que mais apareceram nas respostas e faz vídeos para esclarecê-las.

Se preferir, você pode também responder as dúvidas através de uma live, outro recurso bem interessante que o Instagram tem.

Frases motivacionais

Tente começar e terminar o seu dia (e o dos seus seguidores) com uma frase bem bacana, pois isso gera conexão com o público. Só atenção à faixa etária, ok? Se as pessoas que te seguem forem mais jovens, você pode usar memes ao invés das frases motivacionais.

Use a criatividade!

Tendências

Todos os anos, eventos de moda acontecem ao redor do mundo todo. E são neles que as pessoas se inspiram e ficam por dentro do que tem rolado nas passarelas.

Diante disso, você pode ser o meio de informação aos seus seguidores, mostrando a eles quais são as principais tendências do momento e divulgando o que você tem no estoque que mais se assemelha a elas.

Momento provador

O momento provador é, como o próprio nome já sugere, quando você faz uma série de fotos e/ou vídeos dentro do provador da loja. 

Sendo assim, vista looks atraentes e explique às pessoas o porquê dele ser interessante para uma certa ocasião. Você também pode fazer o contrário, isto é, explicar por que determinada calça não se usa com um tipo de sapato, por exemplo.

Mensurando seus resultados

Depois de pensar e produzir todos os seus Stories, é hora de mensurar os resultados de cada uma das ideias de Stories para loja de roupas. E para quem acha que isso é complicado, já adiantamos que não é!

Para quem possui uma conta comercial no Instagram, os dados dos stories podem ser acessados de forma descomplicada – e de 3 maneiras diferentes:

  1. No próprio Story: vá até a publicação e deslize a imagem para cima. Clique no ícone de gráfico e verifique os principais dados mensurados pelo Instagram. Essa opção está disponível apenas no aplicativo para smartphone e você só pode acessá-la enquanto o Story estiver ativo.
  2. Em “Informações”: em seu perfil, selecione o menu que está do lado superior esquerdo da tela e, depois, clique em “Informações”. Lá, você irá encontrar várias métricas – mas também só pode ser acessada através do app. Ao contrário dos dados disponibilizados direto no Story, aqui você consegue acessá-los por 14 dias depois da data de publicação.
  3. No Creator Studio: para quem prefere olhar as métricas pelo computador, a melhor forma de fazer isso é pelo Creator Studio. Para acessar os dados do Instagram nessa ferramenta, você precisa ir até a Biblioteca de Conteúdo. O prazo para análise também é de 14 dias.

As métricas são importantes para qualquer tipo de ação na internet, porque, com elas, você consegue ter uma noção do que está dando certo e o que não está. Dessa forma, você pode modificar sua estratégia e começar a produzir conteúdo que o seu público esteja mais a fim de ver.

Atualmente, existem dois tipos de métricas no Instagram: as de interações e as de descoberta. Entenda sobre cada uma delas abaixo:

  • Interações: mensuram as ações realizadas nos Stories, como visitas ao perfil, cliques no site, compartilhamentos, cliques no link, etc.
  • Descoberta: mensura quantas pessoas veem os seus Stories. Alguns dados desse tipo de métrica são a quantidade de pessoas alcançadas, seguidores e impressões.

Com a análise de resultados em mãos, você pode pensar em ações de marketing diferentes das que vinha fazendo até aqui. E uma forma de aplicar isso na prática é por meio do seu site – e se ele estiver vinculado com a sacolinha do Instagram, melhor ainda!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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