Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Conheça as principais ferramentas de produtividade para lojistas

ferramentas de produtividade

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você sente dificuldade para finalizar as tarefas da rotina e, geralmente, se sente exausto ao final do dia, mesmo que tenha procrastinado na maior parte do tempo? Se a sua resposta foi sim, continue lendo e veja as principais ferramentas de produtividade para lojistas.

A produtividade não acontece por acaso. Ela é uma soma do seu compromisso com as atividades da rotina, um planejamento inteligente e um esforço consistente.

No entanto, existe ainda um outro elemento que pode ajudar você a otimizar a sua rotina, indo além destes três pilares: são as ferramentas de produtividade.

Elas podem ajudar você a utilizar as suas 24 horas da melhor maneira possível, evitando problemas graves como o estresse e o burnout.

Não é à toa que a International Stress Management Association revelou, em uma de suas pesquisas, que o país mais estressado do mundo é o Brasil.

A causa disso é unânime: falta de tempo.

Se isso tudo parece familiar demais para você, nós sugerimos que você separe 10 minutos, faça uma pausa para analisar a sua rotina e comece a utilizar uma das ferramentas de produtividade que vamos mostrar a seguir. Continue lendo!

Gestão de tarefas

Trello

Já o Trello é uma ferramenta de gerenciamento de trabalho colaborativo, capaz de ajudar você a rastrear os projetos de todo o time, destacar as tarefas que estão sendo realizadas no momento, definir os responsáveis por cada tarefa e o prazo de conclusão do projeto.

De forma geral, o Trello se baseia nos princípios do Kanban, que falaremos sobre mais à frente, e ajuda a visualizar o seu fluxo de trabalho, fornecendo uma visão de todas as tarefas, do início ao fim.

Asana

O Asana também se enquadra em uma plataforma de organização das atividades de equipe de forma online e é bastante parecido com o Trello.

As suas funções incluem a organização de projetos, que podem ser feitas em formato de listas ou em um quadro com diversos cartões, além do recurso de fórum de discussão entre os membros do time.

No Asana, é possível administrar as tarefas do projeto, compartilhar com colegas e permitir que outras pessoas controlem os horários e definam prazos para cada tarefa.

Todoist

Já este aplicativo permite que você possa organizar as atividades do seu dia, semana ou mês. É possível adicionar tarefas simples em um checklist e marcar como “feitos” as que forem finalizadas.

Na conta gratuita do Todoist você pode criar:

  • até 300 tarefas ativas por projeto;
  • até 20 sessões ativas por projeto;
  • no máximo, 5 colaboradores em cada projeto.
  • Além da conta gratuita, também é possível fazer um upgrade para um plano pago e ter acesso a outras funcionalidades.

Automação de processos

Pluga

O Pluga é um sistema de automação, que tem o objetivo de automatizar os processos da sua empresa ao integrar as principais ferramentas do dia a dia, até mesmo as ferramentas de serviços de pagamento online e infraestrutura financeira.

O propósito desta ferramenta é ser bastante intuitivo para facilitar o dia a dia de empreendedores por meio da tecnologia.

Mailchimp

Já o MailChimp, ainda que também seja uma ferramenta de automação de processos, tem a função de auxiliar no envio de e-mails em massa, ou seja, para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Ele possui uma proposta muito simples, voltada para pequenos negócios, mas também agrega outros canais, como o Instagram, Facebook, Google Ads, landing pages e mais.

Em resumo: você consegue enviar e-mails e criar páginas no plano gratuito do MailChimp e se comunicar com os seus clientes de maneira muito mais fácil e ágil.

Gestão de tempo

Kanban

O método Kanban é um conjunto de princípios que têm o propósito de ajudar a gerenciar o seu fluxo de trabalho e promover melhorias graduais na sua produtividade.

Veja quais são estes princípios:

  • Comece com o que você está fazendo neste momento. Inicialmente, de acordo com o método, não é necessário fazer mudanças drásticas no seu método de gestão do tempo, mas sim aos poucos e em um ritmo que você esteja confortável;
  • Faça pequenas mudanças: O método afirma que pequenas mudanças funcionam melhor do que mudanças radicais, que podem levar à resistência da equipe;
  • Respeite as funções e responsabilidades atuais. Diferente de outros métodos, o Kanban não impõe uma mudança completa e afirma que a equipe, em conjunto, deve implementar as pequenas mudanças que forem necessárias;
  • Incentive atos de liderança. Para que o ponto anterior realmente funcione, deixe um espaço livre para que todo o time participe fornecendo ideias, liderando projeto e pensando em mudanças que ajudem a melhorar o trabalho.

Pomodoro

A técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo bastante conhecido e incentiva que as pessoas trabalhem com o tempo que possuem e não contra ele.

Funciona assim:

  • Divida o seu dia de trabalho em blocos de tempo de 25 minutos cada, separados por intervalos de 5 minutos;
  • Cada bloco de tempo de 25 minutos é chamado de pomodoro;
  • Depois de realizado 4 pomodoros, ou seja, depois de 4 períodos de 25 minutos, você faz uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.

O propósito do Pomodoro é trabalhar sob um senso de urgência, fazendo com que você pare de procrastinar por acreditar que tem tempo de sobra e foca, de fato, nas atividades que precisa finalizar, pois sabe que tem “apenas” 25 minutos para finalizar.

Apesar do senso de urgência, as pausas servem para evitar a sensação de esgotamento e exaustão que muitos profissionais sentem ao final de um dia de trabalho e também evitar passar horas na frente do computador, sem levantar, se alongar ou respirar fundo.

Google Keep

O Google Keep é um aplicativo do próprio Google e funciona como bloco de anotações e gerenciador de tarefas.

Além das listas de tarefas básicas, o Keep também é integrado com o Google Drive, permitindo que você consiga utilizá-lo pelo celular, computador e tablet.

Veja outras funcionalidades do Keep:

  • anotações por voz, para quando você não tiver tanto tempo;
  • compartilhar as anotações com outras pessoas;
  • definir lembretes com data e horário para que o Keep te envie uma notificação;
  • e, por fim, criar anotações com imagens, desenhos, gravações, checklists e outros detalhes.

Relacionamento com o cliente

Agendor

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como painel de controle e assistente pessoal para gestão das vendas da empresa.

Se a sua empresa possui vendedores, o Agendor ajuda você a:

  • controlar todo o processo comercial;
  • organizar as informações de vendas;
  • ter total visibilidade de todos os motivos para não fechamento de vendas;
  • não perder o contato de clientes antigos e que poderiam comprar novamente na empresa;
  • lembrar de compromissos importantes com clientes;
  • melhorar a comunicação interna com a equipe de vendas;
  • prospectar e conquistar novos clientes;
  • organizar cadastros e gerenciar o processo de vendas;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • identificar problemas no fechamento de vendas, para que você consiga desenvolver melhorias;
  • consolidar informações e criar relatórios das suas vendas.

Desta forma, o Agendor é uma excelente ferramenta para aumentar a eficiência da sua gestão de vendas e aprimorar o comercial.

Linkseller

Assim, como o Agendor, o Linkseller também é uma plataforma CRM que ajuda você a organizar e otimizar os seus processos de vendas, otimizar a produtividade e melhorar o relacionamento com os clientes.

Nesta ferramenta, é possível:

  • organizar os contatos para vendas;
  • criar filtros e configurações personalizada para visualizar melhor as suas vendas;
  • personalizar as etapas de vendas;
  • criar templates de e-mails, com alertas de visualização para facilitar e personalizar o envio de propostas comerciais.

Gestão de loja

Bagy

Por fim, para gerir a sua loja, temos a Bagy. Esta é uma plataforma de e-commerce criada para ajudar você a criar a sua loja virtual sem complicações, poupar tempo e vender de forma muito mais fácil na internet.

Em poucos cliques é possível desenvolver todo o seu e-commerce, adicionar os seus produtos e começar a faturar. Não importa quais sejam os seus níveis de conhecimento em desenvolvimento web, é possível criar a sua própria loja na Bagy.

Veja outras funcionalidades da Bagy:

  • suporte no processo de adesão da sacolinha do Instagram;
  • integração da sua loja da Bagy no Mercado Livre e Shopee;
  • opção para salvar o contato de todos os clientes que já compraram na sua loja, facilitando a realização de vendas para clientes antigos, envio de descontos, promoções, etc;
  • controle de pedidos e do estoque, sem precisar de um sistema externo;
  • integração com o Melhor Envio, diminuindo o valor do frete dos seus produtos;
  • zero reais em taxas pelas vendas realizadas na Bagy;
  • acesso ao melhor suporte do Brasil, de acordo com o Reclame Aqui, com especialistas em e-commerce disponíveis para atender você e tirar todas as suas dúvidas.

Além disso, a plataforma também ajuda você a gerenciar a sua loja por meio de um aplicativo muito simples e intuitivo.

Esse artigo fez sentido para você? Então, comece a sua loja online agora mesmo. Conheça a Bagy, crie o seu e-commerce com uma plataforma completa para vender na internet.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.