As ferramentas de automação são excelentes aliadas para o desenvolvimento e otimização do seu negócio! É importante que os comerciantes online conheçam e aproveitem as tecnologias disponíveis no mercado. Venha saber mais sobre o tema aqui!
Quando se tem um negócio, é importante pensar em diversos aspectos que influenciam nas vendas. No ambiente online a situação não é diferente, você certamente busca possibilidades para alavancar as suas vendas que auxiliem nesse processo. Não é?
As ferramentas de vendas podem ajudar muito a lidar com as demandas de um e-commerce, simplificando as tarefas do dia a dia em seu negócio e expandindo o leque de oportunidades para ele.
Se você trabalha com vendas online, usa técnicas de negociação de maneira bem aplicada e, contudo, percebe que ainda precisa crescer e otimizar o acesso dos clientes aos seus produtos, então conhecer as ferramentas de automação pode ser uma ótima ideia!
Elas podem facilitar o seu trabalho em diversos aspectos, te permitindo investir o seu tempo e criatividade em outros setores da empresa. Tudo isso com um investimento não muito alto. Entenda:
O que é uma ferramenta de automação?
As ferramentas de automação são, primordialmente, instrumentos de facilitação de processos. Em que uma máquina, software, aplicativo ou inteligência artificial executam tarefas específicas.
Essas tarefas executadas de maneira automática otimizam o seu negócio. Além disso, elas tornam o seu trabalho absolutamente eficiente e aumentam a sua produtividade.
Se você tiver um bom site de compras e vendas, fizer uma implementação de técnicas de marketing eficiente, oferecer uma boa experiência de compra aos clientes, o próximo passo será investir nas ferramentas de automação!
É muito importante você se certificar de que a sua loja consegue escoar os produtos, oferecer bons preços e logística, ter uma boa imagem e processos de divulgação.
Assim, o próximo passo será investir em boas ferramentas de automação para auxiliar no manejo do seu tempo em seu negócio e nas redes sociais. Tudo isso vai otimizar o seu trabalho.
As soluções tecnológicas são meios excelentes de expandir o seu comércio, além de simplificar o acesso dos clientes às informações relativas ao seu nicho e sua loja.
Essas informações não comprometem a segurança e dados da sua loja, elas são facilitadoras e envolvem uma série de processos e muita tecnologia para assegurar a proteção dos clientes.
Otimizar as suas tarefas e organização vai acelerar o acesso dos clientes
à sua loja e te garantir mais estabilidade no mercado. A automação pode favorecer a conexão com os clientes, acelerar o seu marketing, distribuir informações adequadas sobre a sua empresa, etc.
Quando falamos em otimização, a questão se refere a permitir que ferramentas automáticas realizem trabalhos que poderiam demandar muito tempo ou uma equipe para serem realizadas.
Desse modo, a tecnologia trabalha em favor da sua empresa e simplifica processos que levariam muito tempo para serem executados de maneira manual por uma única pessoa.
Você pode aplicar as ferramentas de automação em seu marketing, na comunicação e atendimento aos clientes, gerenciamento das redes sociais e até mesmo na disseminação de dados e informações sobre seu negócio.
Tudo isso nos leva ao próximo ponto, que é saber exatamente quando usar as ferramentas de automação no seu negócio. Confira:
Quando usar ferramentas de automação no seu negócio?
A aplicação prática das ferramentas de automação tem como principal objetivo promover a eficiência nos seus negócios. Isso vai te permitir ter um melhor aproveitamento do tempo.
Ao buscar ferramentas de automação, você deve ter em mente quais funções deseja que sejam executadas em seu lugar. Logo, você saberá quais tipos de recurso está buscando e como investir.
Tenha um valor reservado para os custos dessas ferramentas no orçamento da sua loja. Isso vai te permitir investir em diferentes dispositivos e descentralizar os processos.
Você vai utilizar as ferramentas de automação quando quiser expandir o seu negócio e oferecer um melhor serviço para os clientes. Os motivos e momentos para fazer uso desse recurso são diversos, mas os principais a serem considerados, especialmente no marketing, são:
- Quando precisar oferecer maior eficiência em suas vendas;
- melhorar o relacionamento e atenção com os clientes;
- produção de leads;
- otimizar o funil de vendas;
- melhorar a gestão do tempo;
- reduzir os custos.
Existem diferentes tipos de automação, que vão te auxiliar em cada necessidade:
- Automação de vendas: reduzem a necessidade de trabalho humano na prospecção e contato com o público.
- Automação financeira: oferecem mais métricas e controle nas finanças do seu negócio.
- Automação de contratos: auxiliam na geração e tratamento de informações e documentos.
- Automação de marketing: simplificam a divulgação do seu negócio e auxiliam na captação de leads.
- Automação de propostas: auxiliam na manutenção de planilhas de prospecção.
- Automação para redes sociais: facilitam o diálogo e atenção ao cliente por meio de respostas automáticas nos canais de comunicação.
Para saber exatamente quando usar as ferramentas de automação, avalie qual a demanda do seu comércio, estude as ferramentas que podem auxiliar a lidar com cada uma delas e invista nisso!
Quais são os benefícios das ferramentas de automação?
Além da otimização de tempo, aumento da produtividade, facilitação de processos e alguns dos pontos citados ao longo deste texto, é possível elencar outros benefícios de investir na automação para aumentar suas vendas. Veja:
- Acesso à informação: as ferramentas de automação podem facilitar o acesso dos clientes e da sua empresa às informações relevantes para ambos.
É possível utilizá-las para disseminar conhecimento sobre o seu nicho e obter bons relatórios de dados que vão te auxiliar a compreender melhor o status da sua loja.
- Redução de custos: ao utilizar esses recursos, sua empresa pode reduzir custos com equipe e processos. Além disso, você terá mais facilidade em mapear e simplificar processos.
- Gestão simplificada e segura: as ferramentas de automação podem simplificar o atendimento ao cliente e oferecer dados valiosos sobre a experiência deles com a sua loja.
Você será capaz de compreender melhor diversos aspectos do seu comércio, como custos, concorrência, mercado e até mesmo a experiência do cliente!
- Padronização de tarefas: em processos automáticos, implementar a padronização de tarefas e respostas pode ser mais simples de executar do que em interações humanas.
Os erros serão reduzidos, o que vai resultar em um aumento da sua competitividade e melhora nos padrões da sua empresa, que estará evoluindo com tudo isso.
Quais as melhores ferramentas de automação para lojas?
Agora que você já conhece os benefícios de usar ferramentas de automação para lojas virtuais, você precisa conhecer as melhores possibilidades disponíveis no mercado.
- MailChimp: é um software online e gratuito que possibilita a integração com as redes sociais, criação de anúncios e e-mail marketing. Também simplifica a segmentação de contatos de acordo com a programação aplicada.
- GetResponse: uma plataforma polivalente de automação de marketing para lojas virtuais e outras empresas. Permite programar emails de recuperação de carrinho, criar anúncios, recomendar produtos com base no comportamento dos contatos, etc.
- RD Station: oferece uma série de atividades que podem facilitar a sua gestão, como análise de leads, disparo de e-mails, agendamento de publicações nas redes sociais, criação de landing pages, entre outras funções.
- HubSpot: é uma das plataformas mais completas disponíveis no mercado. Ela produz análises completas de métricas, auxilia na gestão de mensagens nas redes sociais, permite gerenciar leads, entre outras funções.
- Activecampaign: facilita a experiência de usuário e otimiza as estratégias de marketing geográfico. A ferramenta oferece uma série de funções que personalizam o conteúdo e produzem dados sobre os consumidores.
- InfusionSoft: oferece funções básicas para quem administra empresas menores, contudo pode ser muito útil. A ferramenta permite, entre outras questões, monitorar o comportamento do consumidor e criar ações personalizadas.
Nós te apresentamos 5 das principais ferramentas de automação para negócio. Contudo, você pode se informar e encontrar muitas outras que vão oferecer diferentes possibilidades .
Tudo vai depender das necessidades do seu negócio e em quais setores você deseja empregar cada uma delas. Assim, você poderá direcionar os seus investimentos para aqueles softwares ou dispositivos que se adequem às suas demandas.
É importante que você saiba quais processos precisam de mais atenção na sua empresa, conheça as suas falhas e faça o que puder para corrigi-las. As ferramentas de automação servirão como aliadas nessa mudança!
Sempre é possível aprimorar os seus serviços, fazendo com que eles se adequem às necessidades dos clientes. O mais importante é fazer um planejamento para entender as demandas.
Nem todas as ferramentas são gratuitas, portanto você pode entender mais sobre cada uma e estudar em quais vale a pena investir para obter um retorno efetivo e que aumente as suas chances de venda.
A sua empresa pode se destacar pelo atendimento, funcionalidades, gestão financeira e de mercado, entre vários outros aspectos, com o apoio das ferramentas de automação.
Se essa possibilidade te interessou e você precisa de uma atenção personalizada, que te ofereça uma estrutura de organização e estímulo nas vendas… não perca tempo, venha saber mais sobre como a Bagy pode te ajudar!