Vendas

Estratégias de pós-venda para usar na Black Friday e vender mais no natal!

Pós-venda na Black Friday

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As melhores estratégias de pós-venda para usar na Black Friday e vender no Natal são enviar mensagens de agradecimento, capturar informações necessárias dos clientes, ofertar condições exclusivas para quem comprou na data em questão, manter contato com os clientes, produzir conteúdo de valor, usar feedbacks a seu favor e avisar sobre as novidades.

Já sabemos que a Black Friday é uma das épocas mais importantes do ano para as vendas, mas sabia que essa data também é uma oportunidade para fidelizar seus clientes para vender mais no natal?

Mas, ao mesmo tempo, o varejista passa por diversos desafios como a disponibilidade de estoque, logística de entrega, atendimento ao cliente e muito mais para que tudo encaminhe bem depois que a compra for finalizada, correto?

Para você que já está se organizando para esse evento tão esperado no mercado digital, principalmente, separamos algumas estratégias de pós-venda para usar na Black Friday da sua loja!

O que é pós-venda?

O pós-venda é um conjunto de estratégias focadas na experiência do consumidor depois que ele realiza uma compra. Os objetivos dessas estratégias são fidelizar os clientes e gerar futuras vendas.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Entende o porquê? Um consumidor que não conhece a sua empresa e seus produtos precisa de muitos esforços para ser conquistado, como investimentos em anúncios, muitas dúvidas sobre a empresa, etc. 

Já o cliente que já realizou uma compra com você dispensa as apresentações. E, Já pensou no quanto este cliente pode ajudar a empresa a atrair novos clientes simplesmente a indicando?

Outro motivo para você investir no pós-venda é o marketing de boca-a-boca. Todos sabemos que as pessoas indicam os produtos que elas gostam e falam mal dos que não gostam, ou seja, essa estratégia pode determinar a reputação da sua marca e atrair novos clientes por indicações.

Envie mensagens de agradecimento

Para muitos pode parecer apenas um detalhe, dispensável, mas quando você cede um tempo do seu dia para mandar uma mensagem especial para seu cliente isso muda a percepção dele sobre sua loja.

É essencial mostrar para o consumidor como sua empresa preza pela satisfação dele e, com certeza, quando ele for fazer suas compras de natal irá se lembrar da ótima experiência que teve com você, comprar mais e até indicar para seus amigos e familiares!

Capture o máximo de informações dos clientes

Quanto mais informações do seu cliente você tiver, mais fácil você consegue direcionar suas ações de pós-venda a ele. Isso inclui seus dados de contato, data de aniversário, os produtos comprados, etc.

Lembrando que, preste atenção para não parecer muito invasivo com ele. Pergunte com sutileza e aceite se não for da vontade dele te passar os dados!

Faça condições exclusivas para quem comprou na Black Friday

Uma ótima estratégia de pós-venda é oferecer um cupom de desconto especial para todas as pessoas que compraram de você na Black Friday.

Com isso, você mostra como estes clientes são especiais para sua empresa e como você não esqueceu de nenhum deles, estimulando mais uma vez as futuras compras e indicação.

Sabia que, na Bagy você pode criar cupons de descontos especiais para seus clientes? Venha conhecer!

Mantenha o contato com clientes

A venda não acaba quando o cliente recebe o produto, muito menos quando ele coloca o cartão no seu site, é essencial que você mostre para eles que o relacionamento de vocês ainda não acabou.

Como fazer isso? Mande mensagens confirmando a chegada da encomenda, um tempo depois pergunte como está sendo a experiência dele com o produto, veja se você pode resolver alguma dúvida, etc.

Confira 5 dicas infalíveis para ter um pós-venda de sucesso na sua empresa!

Ofereça os canais de atendimento

O cliente que está comprando de você está investindo na sua marca, ele está depositando o dinheiro dele em algo que você está prometendo, então até a chegada do produto ele estará inseguro.

Coloque em suas redes sociais e site os canais de atendimento disponíveis para ele te chamar e resolver qualquer dúvida. Pode ser seu WhatsApp, direct ou e-mail, o importante é você mostrar para ele que, independente de sua dúvida, você está disponível para ajudá-lo.

Além de colocar nas suas redes sociais, na Bagy você pode adicionar o seu número de WhatsApp, para seus clientes te chamarem diretamente pelo site, e o seu e-mail na descrição da sua loja!

Produza conteúdo de valor

Essa é uma das principais estratégias de pós-vendas para lojas online e um dos maiores diferenciais que uma marca pode ter, sabia?

Faça conteúdos que vão ajudar o seu cliente a resolver alguma necessidade, conteúdos realmente úteis que ele vai querer continuar acompanhando mesmo depois da compra, por exemplo:

  • Dicas de conservação do seu produto;
  • Formas diferentes de usar o mesmo produto;
  • Produtos semelhantes;
  • Como foi a produção do produto;
  • Novidades sobre o seu segmento;
  • Significado de termos desse ramo do mercado;

Veja nosso artigo sobre produção de conteúdo para Instagram!

Peça feedback positivo dos clientes

Você pode utilizar essa data para atrair novos clientes, sabia? 

Peça para os clientes que compraram de você e ficaram satisfeitos um feedback da experiência que eles tiveram, além de mostrar o quanto você se importa com a opinião deles, isso pode servir como uma prova social para atrair novos consumidores!

Avise sobre as novidades

Não deixe que os clientes descubram suas promoções e novidades apenas pelas redes sociais, eles devem ser os primeiros avisados dessas oportunidades.

Mande mensagens no WhatsApp e e-mails com os produtos novos e os descontos especiais para que ele sinta que já faz parte da sua rede de relacionamento. Agora você já sabe como aplicar estratégias de pós-venda para os seus clientes da Black Friday continuarem com você até o natal!

E se você ainda não tem uma loja virtual para o seu negócio, a Bagy é a oportunidade perfeita que você estava esperando para começar. Confira nossas integrações, todas nossas funcionalidades, escolha o plano ideal para o seu negócio e faça sucesso com as vendas online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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