A estratégia competitiva é a maneira que os empreendimentos, negócios e marcas encontram para se diferenciar e sobressair da sua concorrência. Ela também tem como objetivo obter vantagens e ajudar a se posicionar melhor no mercado, sobretudo em áreas disputadas.
O mercado é um mundo de oportunidade e competitividade entre os setores, que para se destacar, a marca necessita desenvolver estratégia competitiva para o seu negócio. Mas você sabe como incluí-la em seus serviços e produtos e como ela proporciona as melhores experiências de compra ao seu cliente?
Quando a empresa tem estratégia competitiva e a coloca em prática, seus clientes desfrutam de uma experiência que permite que eles falem bem da sua empresa para outras pessoas, gerando assim, a famosa propaganda boca-a-boca e que pode auxiliar muito os seus ganhos financeiros.
É esta estratégia de marketing que permite à marca cobrar um preço mais alto pelo serviço ou produto que oferece e que faz o cliente ser fiel a empresa e sempre lembrar da sua marca quando houver necessidade do produto que oferece.
Quer saber como organizar estratégias competitivas e como colocá-las em prática, para a sua empresa se destacar da concorrência? Saiba mais com a leitura deste artigo até o final.
O que é estratégia competitiva?
A estratégia competitiva é o que a equipe de gestores deve montar de diferencial que levem os clientes sempre preferirem comprar da sua marca quando necessitarem de serviços ou produtos que sua empresa oferece.
Ter uma estratégia competitiva é encontrar o que torna a sua empresa única, e o que sobressalta aos olhos dos clientes, criando curiosidade na concorrência e talvez até fazendo-as ter vontade de copiar as suas estratégias de case de sucesso.
Para que serve a estratégia competitiva?
A estratégia competitiva montada pelos gestores da empresa e colocada em prática por toda equipe, servirá para que a marca seja autoridade no que oferece e ser referência no assunto.
Ela é um dos primeiros pontos, talvez dos mais essenciais é o primeiro ponto e diria que um dos mais essenciais e importantes de uma empresa, mesmo que seja o início de um negócio pequeno.
Quais os tipos de estratégia competitiva?
As estratégias para cada empresa deverá ser pensada de acordo com o seu nicho, suas habilidades, produtos ofertados, necessidades e projetos de almejo de ampliação no mercado.
Então, partindo destes princípios, diferentes estratégias podem ser adotadas no planejamento.
Algumas abordagens são:
Estratégia de Liderança no Custo Total
Essa estratégia é baseada em adquirir meios de produção que exigem menos investimento e vantagem financeira como, treinamento de pessoas, em tecnologia, de infraestrutura e de processos.
Estratégia de Diferenciação
Voltada em encontrar um produto diferenciado que consegue suprir as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Estratégia de Enfoque
A estratégia de Enfoque é basicamente focar em um grupo específico, e superar as expectativas daquele público alvo ao invés de querer atingir um maior número de pessoas, que não estão tão interessadas assim no seu produto, deixando apenas o perfil do comprador ideal do seu produto.
Estratégia Defensiva
O foco da empresa que coloca em prática a estratégia defensiva, é se destacar com o melhor produto desenvolvido por eles. São organizações que se especializam naquilo que fazem, se posicionando de forma centralizadora. Dessa forma conseguem ofertar o seu produto por um preço mais acessível.
Estratégia prospectora
É uma estratégia de maior risco, já que não se apega a um único produto nem apenas uma forma de lidar com as vendas. Apesar de seguir um rumo inverso ao citado acima, há chances de maiores ganhos quando se destacam .
Estratégia Analítica
Essa estratégia competitiva é a que podemos definir como sendo um pouco de todas as outras. Pois enquanto se mantém estática dando ênfase ao que está dando certo, ela analisa o movimento das outras estratégias para colocá-las em prática no momento oportuno, baseado no comportamento da concorrência.
Estratégia Reativa
E por fim, a estratégia reativa que ocorre somente quando a empresa opta por apenas reagir às demais variáveis de mercado, o que não é aconselhável como estratégia competitiva contínua, pois é a que causa instabilidade na corporação.
Como descobrir a sua estratégia competitiva
Para criar uma estratégia competitiva para sua empresa, você (caso seja microempreendedor que trabalhe sozinho), ou a equipe de gestores (caso seja empresa com setores diversificados e elaborados), precisam estar atualizados referente às tendências, as novidades do seu nicho e ao que a sua concorrência está propondo no mercado.
Avalie o tamanho do mercado, quanto cada empresa do seu ramo disputa nele, e compreenda a sua posição atual que a empresa está e onde quer estar no futuro.
É necessário descobrir qual a estratégia competitiva da sua empresa para que tenha valor agregado à marca, pois, o público quer relações duradouras com as marcas, serviços e produtos.
Como montar a sua estratégia competitiva
Trouxemos neste artigo alguns pontos chave que merecem toda atenção, quando o assunto se trata de como montar uma estratégia competitiva para ter sucesso em visibilidade de marca, alta lucratividade nas vendas e se destacar da concorrência.
Desenvolva um mapa da rivalidade
Desenvolver um mapa da rivalidade na estratégia competitiva para se destacar no mercado diante a grande concorrência que podemos encontrar nos nichos, significa que você deve mapear, anotar e observar alguns pontos do seu concorrente.
Primeiro é saber quem são esses concorrentes diretos e se eles negociam os mesmos materiais que você vende e se são nas mesmas indústrias que você.
O segundo ponto é saber os valores que o seu concorrente cobra pelos produtos iguais aos que você negocia.
Criar este mapa é essencial para o desenvolvimento das estratégias competitivas que a empresa vai elaborar, já que teremos uma visão clara do concorrente, podendo elaborar ações que nos diferencia dos nossos rivais.
E sem ele, não saberemos se o que ofertamos é um diferencial bom ou um diferencial que vá destruir a empresa.
È hora de definir as suas forças e fraquezas e medi-las com as dos seus concorrentes, identificando quem de fato compete com você, para que faça e coloque em prática uma estratégia competitiva muito assertiva.
Saiba quais as suas ameaças
Identifique no mercado quem são os seus concorrentes, como eles trabalham, como agem em relação ao atendimento ao cliente e aos produtos que vendem e além disso, qual a visão das pessoas sobre aquele seu concorrente.
Analise se a persona de vocês são parecidas e se a busca pelo público-alvo e locais de atuação forem as mesmas, isso será uma ameaça concreta.
Busque superar as expectativas
Milhares de empresas em todo o mundo, umas mais novas no mercado e outras com muitos anos de existência, sempre devem investir em estratégias que superem as expectativas dos seus clientes, para aumentar os seus lucros.
Para uma marca se consolidar no mercado, ser vista e lembrada, o cliente precisa saber que ao ter uma necessidade, aquela empresa em questão pode superar as suas expectativas.
Criar estratégia competitiva que supere as expectativas do cliente, significa que a empresa vai entregar um produto de qualidade, com um atendimento impecável e com diferenciais de ofertas ou condições de pagamento e entrega super atrativos.
Assim, sempre que o cliente precisar, ele vai voltar à sua loja em forma de compra online pelo site ou pela loja física (se for o seu caso).
Lembrando que os atendimentos pela loja online deverão seguir todas as regras de controle de qualidade em atendimento e suporte que o cliente precisar para que as expectativas deles sejam superadas.
A criação de site organizado, com suporte 24 horas por dia e de um time de funcionários engajado e motivado, faz toda diferença na busca por o melhor no seu nicho, por isso invista no melhor domínio de site e em treinamento e cursos para os seus funcionários.
Esteja preparado para novos concorrentes
As pessoas têm medo e preguiça de comprar em empresas que não tem site, por isso se aparecerem novos concorrentes, a sua empresa estará preparada também com o diferencial de ter um site profissional e automatizado, o que deixará para trás as empresas que chegam sem se modernizarem.
Além disso, cuide de pontos como:
- Atendimento impecável;
- cobrir orçamento da concorrência;
- Produto de qualidade indiscutível;
- Entrega diferenciada e se possível gratis;
- Uso de tecnologia para rapidez no atendimento;
- Diversificação de pagamento;
- Inclusão de pessoas com necessidades especiais no quadro de funcionários;
- Ofertas de magnitude irrecusável;
- Rapidez na resolução de problemas dos clientes;
- Conforto no estabelecimento;
- Singularidade no atendimento individualizado a cada cliente;
- Gentileza e simpatia;
- Brindes úteis (escolha ofertar algo que seus clientes façam uso);
- Etc.
Busque mais fornecedores e parceiros
Uma empresa que busca diferenciação no mercado através de estratégias competitivas, precisa ter uma equipe engajada, alinhada com os objetivos a serem atingidos, com fornecedores de qualidade e parceiros que façam diferença de forma positiva à empresa, seja ela um e-commerce ou loja física.
Além dos fornecedores serem de qualidade, a empresa deve procurar por preço baixo sem comprometer a qualidade do produto e formas de pagamento atrativas que possa repassar aos seus clientes.
Uma das maiores estratégias competitivas envolvendo a parceria com os fornecedores se baseia em os fornecedores oferecerem treinamento de manuseio do produto e treinamento técnico, quando necessário. Já que conhecer o produto a fundo vai convencer melhor o seu cliente, tornando a sua equipe um diferencial competitivo nas vendas.
A equipe de vendas é o primeiro contato do cliente, seja serviço ou produto. E quando uma equipe é bem treinada, se torna capaz de realizar grandes feitos numa empresa.
Quais as consequências de não ter uma estratégia competitiva?
A estratégia competitiva é um planejamento essencial para a empresa crescer de forma segura, principalmente nas suas finanças. A atitude de não realizar este planejamento deixa a empresa fora da concorrência, apagada, sendo apenas mais uma no mercado.
Empresas que não criam e colocam em prática a sua estratégia competitiva, correm grande risco de sumir do mapa, fechar as portas e acabar com uma grande dívida a pagar.
Por isso é importante conhecer os benefícios de criar uma estratégia competitiva, saber como fazer isso, e mudá-la quando houver necessidade e saber quando é este momento.
A estratégia competitiva prepara a sua empresa para lidar com a concorrência de forma leal, sabendo quais produtos ou serviços diretos lhe ameaçam e como desenvolver ações que permitam sair à frente e diferenciam a sua empresa das outras no mesmo nicho.
Portanto é necessário que valor agregado ao produto, preço, qualidade de material e atendimento andem juntos para tornar positivo o resultado das estratégias competitivas da sua marca.
É possível adequar a sua empresa às exigências do mercado para se tornar referência, conheça a Bagy e tenha uma importante ferramenta na sua estratégia competitiva.