As melhores dicas para melhorar a gestão da loja virtual são ter um planejamento estratégico, fazer a gestão do seu estoque com exelência, dar atenção para logística, ter controle financeiro, estretégia de marketing eficiente e apostar na tecnologia.
O crescimento do comércio virtual é uma realidade e que especialmente após a pandemia se consolidou entre os consumidores.
A possibilidade de abrir uma loja virtual vem atraindo muitos empreendedores, pelas inúmeras oportunidades de mercado que o comércio eletrônico oferece.
Mas, para ser bem sucedido na empreitada e obter lucros com seu negócio, você precisa conhecer o básico sobre gestão da sua loja virtual, pois dar “tiro no escuro” não é uma opção. A concorrência é grande e, nesse cenário, saber administrar seu negócio pode fazer toda a diferença!
Dessa forma, vamos abordar vários assuntos pertinentes para auxiliar você, tais como:
- O que é uma loja virtual;
- Desafios para gerenciar esse tipo de negócio;
- Dicas para melhorar a gestão da sua loja virtual.
Por isso, não perca o post de hoje, pois as informações vão fazer o seu negócio decolar.
O que é uma loja virtual?
Sem entender esse conceito não se vai longe, porque muito se fala do universo das vendas on-line, mas você sabe explicar com propriedade sobre o que é uma loja virtual?
Se a resposta for negativa, não se preocupe! Com tantos termos e canais de venda que circulam pela internet (marketplaces, redes sociais…) é normal não saber diferenciar um conceito de outro.
A loja virtual trata-se de um site próprio criado com intuito exclusivo para vendas on-line, no qual o vendedor expõe seus produtos e/ou serviços por meio de fotos e especificações bem detalhadas para que o consumidor não fique com dúvidas.
Outra coisa que diferencia a loja on-line de outros sites é que ela oferece integração com meios de pagamento e soluções logísticas, de forma que o cliente compra por ali, podendo pagar com facilidade e, inclusive, ao informar seu CEP, já saberá o custo do frete da encomenda.
A loja virtual possui essa característica de ser um site exclusivo do lojista, para que ele possa alterar o que lhe aprouver, desde a identidade visual, paleta de cores e até mesmo as formas de pagamento aceitas.
Agora que você compreendeu o conceito de uma loja virtual, veja quais os principais desafios para gerenciar um negócio assim.
8 desafios de gerenciar uma loja virtual
Antes de passarmos as dicas para uma melhor gestão da sua loja virtual, você precisa conhecer os maiores desafios para gerenciar esse tipo de negócio e não cair nesses erros, ok?
Pois, assim como qualquer outro empreendimento, vender em uma loja on-line envolve vários processos de gestão muito importantes, cujo objetivo é garantir o sucesso do empreendimento.
E ignorar algum desses passos pode sim comprometer o seu negócio.
Não contar com um plano de gestão
Sem ter uma boa gestão da sua loja virtual é impossível manter a saúde financeira do negócio, pois isso incorrerá em problemas nas áreas específicas da empresa e tornará praticamente impossível identificar com assertividade e precocidade os fatores que ameacem atingir os resultados almejados.
Contar com uma gestão eficiente da sua loja virtual evita desperdícios e permite maior controle do estoque, além de auxiliar na elaboração do planejamento estratégico mais preciso e a desenvolver campanhas e ações de marketing mais efetivas, entre inúmeras outras vantagens.
Não ter planejamento estratégico
O planejamento estratégico de uma loja virtual engloba os principais objetivos do negócio, bem como as metas estabelecidas para um determinado espaço de tempo e um plano de ação para atingir esses resultados. O ideal é que cada setor da loja possua seu próprio planejamento, para que as equipes saibam o que precisa ser feito para atingir os objetivos.
Registro do fluxo de caixa incoerente ou deficiente
Deixar de registrar os movimentos do seu fluxo de caixa – tudo que entra e sai do caixa da sua loja virtual – é um erro grave que pode colocar a saúde financeira do negócio em xeque, pois, sem esse controle, o gestor não identifica onde há desperdícios e consequentemente não consegue buscar medidas para economizar e potencializar os lucros do negócio.
Não calcular as despesas e os custos fixos
Esse é outro erro comum na gestão de um e-commerce, mas igualmente sério como o item acima. Por isso é preciso fazer um cálculo periódico de todas as despesas da loja, considerando os custos fixos, variáveis e os demais gastos, porque manter esse controle financeiro ajuda a avaliar se é possível fazer novos investimentos ou contratar mais colaboradores, por exemplo.
Não ter um controle de estoque
Não fazer a administração do seu estoque direito é um erro gravíssimo que deve ser evitado na gestão da sua loja. O controle de estoque é importante e necessário para eliminar desperdícios e prejuízos, pois evita o descarte de mercadorias fora da validade, ajuda a criar promoções e também identificar os produtos com maior e menor saída, fazendo campanhas de marketing mais bem direcionadas. Um controle bem feito do estoque inclusive auxilia a economizar nos gastos com armazenagem.
Considerar estratégias de marketing como gasto
Isso é absolutamente comum, infelizmente. Mas o marketing é um investimento poderoso para sua loja virtual e não algo supérfluo! Com a amplitude da concorrência, somente confiar na qualidade dos seus produtos e em preços atrativos não é o suficiente. Para seu negócio on-line se destacar, investir em marketing digital é imprescindível.
Isso pode ser feito de várias formas: com estratégias de marketing de conteúdo, técnicas de SEO, anúncios patrocinados, remarketing, e-mail marketing, postagens nas redes sociais… as opções são várias! De forma que dissociar a gestão de uma loja virtual de um bom planejamento de marketing é impossível na configuração atual do mercado.
Não acompanhar os indicadores de desempenho
Quando se faz a gestão de uma loja virtual é preciso estabelecer metas de onde se quer chegar e de forma periódica acompanhar os resultados obtidos para avaliar se o negócio está no caminho certo. Para tanto, monitorar de perto os indicadores de desempenho ajuda a identificar se as estratégias usadas têm apresentado os resultados esperados, a tomar decisões assertivas e a fazer ajustes de rota se for necessário.
Soluções de frete ineficazes
Com tanta concorrência no mercado das lojas virtuais, um e-commerce que possui opções de entrega restritas e/ou um serviço de entrega caro, lento, ineficiente… pode dificultar o crescimento da loja, pois gera abandono de carrinho na certa. Começar uma loja virtual sem contar com uma estrutura que ofereça opções de frete eficientes e baratas, que conte com prazos de entrega ágeis é um erro crasso que leva à perda de clientes.
6 dicas para melhorar a gestão da loja virtual
Agora que apresentamos os maiores erros, passamos para as dicas que irão solucionar essas questões e melhorar a gestão da sua loja virtual. Confira!
Tenha um planejamento estratégico
Sem um bom planejamento é impossível direcionar os esforços da sua loja para alcançar os objetivos traçados.
O planejamento estratégico ajuda o empreendedor a entender com clareza qual a proposta do seu negócio e o contexto do nicho em que ele está inserido, delimitando o público-alvo dos seus produtos e as metas que se pretende atingir.
Dessa forma, sua loja virtual consegue estruturar as melhores estratégias de posicionamento no mercado e obter os resultados que se espera.
Faça gestão de estoque com excelência
Gerenciar os produtos da sua loja de forma organizada é um passo essencial para a gestão de um e-commerce, pois esse processo contribui para a agilidade das entregas, permite melhor controle da rotatividade das mercadorias e compreender de forma mais assertiva a sua demanda de vendas.
Ao contar com um estoque bem estruturado, sua loja virtual poderá planejar as reposições com mais eficiência e tomar decisões mais estratégicas nas vendas.
Ao acompanhar de perto o seu estoque, você também consegue verificar quais itens estão parados, e/ou possuem baixa vendabilidade para posteriormente elaborar ações promocionais que incentivam a saída do que está parado e liberar espaço para novos produtos.
Com organização do estoque você evita tanto a falta de mercadorias no estoque, quanto o excesso – além de prevenir a venda de produtos fora de estoque, contribuindo para o giro das mercadorias e prevenindo que sua loja sofra prejuízos financeiros.
Dê atenção para logística
Não existe situação mais frustrante para seu consumidor do que realizar uma compra on-line na sua loja e receber seu pedido atrasado, danificado, mal embalado ou com algum produto errado – seja na cor, tamanho ou qualquer outra questão.
Quem escolhe uma loja on-line para fazer sua compra é porque sentiu confiança e acredita que esse negócio em específico oferece a melhor experiência para seu cliente, desde a compra até a entrega.
Então a dica aqui é: tenha muita atenção aos seus processos logísticos em cada etapa deles:
- Gestão de pedidos;
- Embalo dos produtos;
- Despacho da encomenda para o comprador.
Pois cada um desses passos deve ser bem definido para garantir a eficiência e a agilidade da sua cadeia logística.
Também procure contar com parceiros cuidadosos e confiáveis para transportar as encomendas, então busque empresas que sejam reconhecidas no mercado pela qualidade e agilidade nas entregas, para evitar descumprir os prazos prometidos ao seu cliente.
Não se esqueça também de oferecer a logística reversa para casos de trocas e devoluções, pois isso faz com que o cliente se sinta amparado e tenha uma experiência positiva que o leve a voltar a comprar em sua loja.
O ideal é que sua loja ofereça várias opções de frete para os clientes, então para melhorar a gestão do seu e-commerce, disponibilizar uma calculadora de frete on-line para que o consumidor compare os preços e decida qual modalidade logística fica mais em conta para ele.
Também estude a possibilidade de oferecer frete grátis a partir de determinado valor ou ainda um valor de frete fixo aos compradores para estimular as vendas.
Faça o controle financeiro
Administrar uma loja on-line requer uma gestão financeira eficaz, assim como ocorre em qualquer outro negócio. Então nossa dica é que você planeje seu orçamento de forma cuidadosa levando em consideração todas as despesas fixas e variáveis e o retorno que você deseja ter com cada investimento.
Também faça um controle tipo “pente fino” na emissão das suas notas fiscais, no pagamento dos tributos e na movimentação de entradas e saídas financeiras da loja (o tal do fluxo de caixa).
O capital de giro da sua loja virtual é outro fator de atenção, já que este é um importante indicador financeiro que determina o valor que você precisa ter disponível para manter a operação do negócio funcionando de forma regular.
Opte por ter uma rotina de acompanhamento das métricas financeiras mais importantes do seu negócio – já que isso auxilia a encontrar oportunidades para reduzir gastos e planejar estratégias de crescimento.
Crie estratégias de marketing eficientes
O marketing digital é uma importante estratégia para construir presença digital da sua loja virtual e possibilitar a expansão do negócio.
Busque mapear a jornada de compra do seu cliente para entender as etapas pelas quais ele passa até comprar na sua loja. Esse mapeamento oferece um direcionamento para a criação de estratégias específicas para o consumidor, em cada etapa da jornada em que ele estiver.
A partir dessas definições, você poderá fazer um planejamento efetivo e segmentar as ações de marketing, de forma que elas atinjam o público-alvo do seu e-commerce.
Você deve também acompanhar os indicadores de desempenho de forma a identificar quais canais estão trazendo os melhores resultados e aqueles cuja performance não está funcionando tão bem, otimizando a sua estratégia.
Aposte em tecnologia
A tecnologia pode e deve ajudar você a melhorar a gestão da sua loja virtual, agilizando e automatizando processos operacionais. Então, não hesite e busque soluções disponíveis no mercado que auxiliem no crescimento do seu negócio.
Um exemplo muito pertinente que auxilia na gestão de lojas virtuais é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de um sistema de gestão empresarial que ajuda na administração e na integração dos mais diferentes processos de um negócio, atuando nas mais distintas frentes: desde a logística, passando pelo marketing e organizando até mesmo o financeiro!
Aqui nossa dica é optar pelo ERP da Bling, o sistema mais completo do mercado, com uma extensa lista de funcionalidades testadas e aprovadas para melhorar a gestão da sua loja on-line.
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