O dia do cliente é comemorado no dia 15 de setembro e foi criado para que as marcas possam estreitar o seu relacionamento com os seus clientes e também atrair novas vendas.
Se você possui uma loja virtual, já deve saber que as datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as suas vendas, atrair novos clientes e também agradar os seus compradores mais antigos.
Por esse motivo, anualmente, diversas marcas se aproveitam desta data para criar ações, promoções e promover momentos inesquecíveis do cliente com a marca.
Pensando nisso, trouxemos aqui 6 ideias para você implementar ainda este ano e aumentar o faturamento da sua loja nesta data. Veja a seguir!
Quando é o Dia do Cliente?
O dia do cliente é comemorado anualmente no Brasil, no dia 15 de setembro.
Por que a data foi criada?
O dia do cliente existe desde 2003 e foi criado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego. A data foi criada com o objetivo de homenagear os clientes e estreitar o relacionamento entre os consumidores e a empresa.
Desde então, outras empresas começaram a adotar a data para enviar presentes aos clientes ou fazer ações específicas, como promoções, sorteios, brindes e descontos.
Qual a importância do Dia do Cliente?
O dia do cliente vai muito além de uma data comercial, pois também se mostra como a oportunidade perfeita para as marcas que desejam estreitar os laços com os seus consumidores.
Portanto, este dia é importante para mostrar a importância de um bom relacionamento com os clientes, que já não buscam mais apenas um preço baixo.
Ao longo dos últimos anos, temos notado uma mudança de comportamento dos consumidores, principalmente quando se trata da sua relação com as empresas.
Atualmente, muitas pessoas preferem pagar um pouco mais caro, em troca de um atendimento mais humanizado, um suporte rápido e também comunicação e atenção.
Diante disso, diversas organizações ao redor do mundo decidiram transformar a maneira como fazia a entrega dos seus produtos ou serviço, proporcionando maior valor aos clientes.
Por isso, o dia do cliente é tão valorizado, pois é um dia de oportunidade para uma marca demonstrar o quanto se importa com os seus clientes.
Ideias para aumentar as vendas no Dia do Cliente
Promova ações personalizadas
Nesta data, você pode ir na contramão dos descontos e promoções e criar uma ação personalizada para os seus clientes. Veja algumas ideias:
- envie um presente personalizado para alguns clientes selecionados;
- pense em uma ação criativa na sua loja física ou virtual, na qual o cliente poderá ganhar um brinde;
- inspire-se em ações de marketing de guerrilha, para criar uma ação offline da sua marca.
Ações desse tipo tendem a impactar positivamente os seus clientes e também mostrar às outras pessoas o quanto a sua marca se importa com os consumidores, fazendo com que elas tenham maior interesse no seu produto e/ou serviço.
Faça a distribuição de brindes
Uma outra ideia para aumentar as vendas no dia do cliente é distribuir brindes na sua loja física ou virtual.
Você pode escolher:
- presentear todas as pessoas que comprarem na sua loja no dia do cliente;
- ou presentear apenas quem comprar acima de um valor específico.
Uma boa sugestão é divulgar a distribuição de brinde antes do dia do cliente e fazer uma antecipação nas suas redes sociais, pois desta forma as pessoas ficarão esperando pela data para realizar a compra antes de todo mundo.
Ofereça frete grátis
Além das ideias anteriores, oferecer frete grátis também é uma boa opção para quem não tem muito dinheiro para investir em grandes ações.
Neste caso, você pode escolher:
- colocar todo o site com frete grátis;
- definir apenas uma parte do site para o frete grátis;
- ou liberar somente para compras acima de um valor específico.
Realize sorteios
Fazer sorteios no dia do cliente é uma das ações mais comuns e esperadas para esta data.
Esta pode ser uma boa oportunidade para atrair novos públicos, que chegarão ao seu perfil por conta do sorteio, mas que terão a oportunidade de conhecer melhor a sua marca e realizar novas compras no futuro.
Neste caso, você pode fazer um sorteio para:
- todas as pessoas que acompanham ou não a sua marca;
- somente para os seus clientes;
- ou para as pessoas que fizeram alguma compra de um valor específico no seu site.
Crie promoções irresistíveis
Criar uma promoção nesta data, assim como os sorteios, é uma excelente maneira de atrair novos públicos, mas também pode ser utilizada como estratégia para zerar um estoque antes de um lançamento de uma nova campanha ou vender produtos que não possuem tanta saída.
Neste caso, pense sempre em toda a estratégia da promoção. Ou seja, desde o planejamento, antecipação e divulgação nas redes sociais, logística no dia do cliente e também o pós-venda e entregas.
Quanto mais organização, maiores as chances de sucesso. Afinal de contas, esta é uma data bastante concorrida e cheia.
Capriche nas embalagens
Caprichar nas embalagens é uma ação que deve ser mantida todos os dias, não apenas no dia do cliente.
No entanto, por ser uma data especial, você pode criar uma embalagem exclusiva que será utilizada somente neste dia, como:
- uma ecobag da sua marca;
- uma sacola personalizada;
- uma embalagem que também pode ser utilizada como porta-objetos;
- entre outras opções que só serão entregues para quem fizer uma compra na sua loja.
Assim como nas outras ações, lembre-se de divulgar com antecedência e fazer uma antecipação nas suas mídias digitais, para que todas as pessoas saibam o que irá acontecer nesta data.
Quais os cuidados no Dia do Cliente?
Pensar em ideias diferentes é bastante divertido, mas o planejamento desta data não deve ficar apenas na diversão.
Lembre-se que por ser uma data bastante famosa por ter diversas ações, brindes e promoções de marcas, os clientes já esperam por isso e não vão tolerar erros.
Portanto, tome cuidado nos seguintes aspectos:
- caso faça uma promoção, revise todos os textos sobre a ação, para evitar ambiguidade e confusão entre os clientes;
- deixe claro quais são todos os requisitos para participar de uma ação;
- planeje com paciência e mantenha a organização, para evitar transtornos;
- caso vá fazer uma ação na sua loja física, certifique-se de que a loja tenha estrutura para o que você deseja fazer, evitando confusão, barulho e clientes aborrecidos;
- caso vá fazer uma ação na sua loja virtual, certifique-se de que o site possui estrutura suficiente para aguentar, caso haja um excesso de acessos ao mesmo tempo;
- preocupe-se com o atendimento e treine a sua equipe para que eles tratem bem todas as pessoas, com paciência e gentileza;
- e, por fim, pense também no pós-venda, na logística de entrega dos produtos e certifique-se de que possui estoque suficiente para o que você deseja vender.
Nós sabemos o quanto o dia do cliente é importante para a sua marca, mas lembre-se que criar um relacionamento com os seus clientes também exige que você se preocupe com ações durante todo o ano.