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Gestão

Correios ou transportadora? Descubra qual é a melhor forma de enviar um produto para seu cliente

Por Jessica Azevedo

4 anos atrás
Correios ou transportadora?

Muitas pessoas que desejam vender online têm dúvidas sobre qual é a melhor forma de enviar as produtos para o endereço dos seus clientes. Na prática, a maneira ideal depende do volume de vendas, o tipo de produto e a distância da entrega.

Quem tem uma loja virtual já passou pelo dilema de escolher a melhor opção de envio para a chegada dos produtos até o cliente de forma segura, ágil e econômica. 

Embora os Correios sejam uma excelente opção por sua credibilidade e preço baixo, o serviço ainda assim pode sofrer algumas limitações.

Por outro lado, as centenas de transportadoras pelo país oferecem uma entrega ainda mais ampla, porém os valores podem aumentar. Saiba qual das opções escolher entre correio ou transportadora para enviar os seus produtos.

Correio ou transportadora: prós e contras

Saber a melhor forma de transportar as compras efetuadas no seu estabelecimento é garantir a satisfação do cliente. Afinal, prazo, qualidade da entrega e preço podem inclusive decidir se aquela compra vai ser efetuada ou não.

Na hora de decidir qual meio de envio utilizar – Correios ou transportadora –  é preciso bastante pesquisa. Selecionamos então alguns benefícios e dificuldades que encontramos nas duas formas de envio;

Credibilidade

Os Correios é um serviço tradicional fundado em 1663. Essa empresa está no cotidiano de todo brasileiro há mais de três séculos e até faz parte da nossa cultura. 

Por conta disso, ela já está no imaginário da população e tornou-se sinônimo de serviço de entrega para muitos dos brasileiros. 

As transportadoras por outro lado, ainda que prestem um serviço de qualidade, precisam oferecer melhores condições para ganhar o mercado e ir trabalhando sua marca. Muitos pequenos empresários não conhecem quais as suas opções de transporte particular.

Descontos

Outro ótimo aspecto dos Correios é a possibilidade de conseguir desconto por remessa. Esse benefício é concedido a quem entrega regularmente um volume pré-definido de mercadorias. 

Esse serviço é chamado de E-sedex e pode ser feito um contrato para pagamento mensal por ele.

Entrega ilimitada

Uma desvantagem do Correio é a entrega em locais de risco. Lugares de difícil acesso ou que possuam histórico de assalto a mercadorias podem ficar inválidos para entrega. 

O cliente precisa se deslocar a um polo de entrega para pegar a mercadoria. As empresas privadas de transporte realizam esse serviço, contudo, o valor do serviço tende a aumentar.

Negociações

Enquanto os Correios firmam um contrato definindo valor de entregas pelo E-sedex, as transportadoras são mais práticas quanto às negociações. 

Escolher bem uma transportadora que entregue próximo aonde seu cliente mora pode sair bem mais em conta do que uma entrega pelos correios por exemplo.

Rastreamento

Saber onde e quando o produto irá chegar é algo muito importante para oferecer aos seus clientes. Os Correios oferecem esse serviço de rastreamento em todas as entregas, porém no caso de algumas transportadoras esse serviço não está disponível. 

Busque contratar aquelas que possuam opção de rastreio para permitir um maior conforto ao cliente.

Restrições de peso

Leve em consideração as dimensões do produto. Nada adianta um serviço ser econômico se ele não puder realizar um produto que depende do peso. Os Correios possuem um limite máximo de 30 Kg por envios Sedex. 

Já as transportadoras têm limites variados, chegando a 50 Kg. Nesse caso, a escolha de uma transportadora particular é fundamental para a entrega de produtos maiores e mais pesados. 

Valor de frete

E um dos fatores principais para sua empresa decidir a forma de transportar mercadorias é o valor das entregas. 

Os Correios, como a gente disse anteriormente, oferecem contratos para grandes volumes de entregas, e as transportadoras têm possibilidade de negociação. Contudo, é preciso saber que as transportadoras possuem catálogos definidos para valores de entregas. 

Nesse caso, é preciso pesquisar com cautela porque os preços podem variar bastante de empresa para empresa.

Prazo de entrega

E por fim, o que mais conta para o cliente – além do valor do frete – é em quanto tempo ele receberá o produto. 

Apesar dos muitos benefícios dos Correios, a entrega feita por ele pode ser mais demorada que uma transportadora particular. Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a possibilidade de ocorrerem greves na estatal, o que irá deixar seu cliente no prejuízo. 

O que não ocorre em transportadoras, onde normalmente a entrega é mais rápida e sem muitos imprevistos, porém o valor tende a ser mais caro.

Qual a melhor opção de envio para a minha loja online: correio ou transportadora?

Essa escolha tende a levar mais em consideração o tempo de entrega e o preço. Mas, dependendo do que você comercializa, algumas das opções podem ser mais ou menos benéficas.

Uma dica interessante, é antes de optar pelos Correios que oferece uma gama de benefícios, pesquisar por transportadoras da região de entrega do seu cliente. 

Entre em contato e busque uma negociação, a entrega no fim pode sair econômica e ainda chegar bem rápido nas mãos do seu cliente.

Posso optar pelas duas formas de envio? 

Ambas as opções de envio tem seus benefícios e objeções. Pode acontecer de para determinados produtos ou locais, uma opção sobressair à outra. 

Lembre-se que a escolha deve ser sempre pensada no conforto do seu cliente. Pesquise a melhor forma de atendê-lo e então escolha entre correios ou transportadoras.

Também veja de que forma seu produto será embalado e entregue com segurança.

Ter uma empresa com tamanha tradição no país irá deixar seus clientes ainda mais seguros para receber suas compras. 

Mas é preciso pesquisar e não acabar saindo no prejuízo na hora de enviar suas mercadorias. Afinal, apesar de oferecer uma boa experiência para o cliente, ainda existem muitas transportadoras privadas que também irão oferecer um serviço de extrema qualidade e, quem sabe até de forma mais ilimitada. 

Mas é preciso ter atenção aos valores variados e não fazer uma má escolha entre correio ou transportadora. No fim, um norte para escolha sempre deve ser: atenda o seu cliente como você gostaria de ser atendido!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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