Como expandir o negócio de forma eficaz e inteligente? A expansão empresarial é uma consequência natural do sucesso de um negócio. Porém, nem sempre o empresário sabe qual é o momento certo de seguir com ela, muito menos como colocá-la em prática.
Hoje em dia, o mundo todo passou a funcionar como uma grande rede – e tudo por conta da internet. Ao mesmo tempo em que as pessoas encontraram novas formas de conseguir fazer uma renda, novas empresas foram surgindo justamente por conta disso.
Segundo o Boletim do Mapa de Empresas referente ao terceiro quadrimestre de 2021, divulgado pelo Ministério da Economia, foram abertas mais de 4 milhões de empresas no Brasil só no último ano.
A maior parte dessas novas empresas é composta por MEIs, microempreendedores que buscam a profissionalização do seu negócio. Muitos deles, inclusive, já começam a atuar no online, justamente por ser uma área que está em constante crescimento e tem atraído cada vez mais pessoas.
Com um e-commerce, tanto empreendedor quanto cliente têm vantagens, mas para que a criação do ambiente seja adequada e de acordo com a proposta da marca, algumas dicas de como abrir uma loja são fundamentais.
Quando uma empresa tem resultados positivos, a expansão é uma consequência natural – afinal, todo mundo quer crescer no mercado. Diante disso, saber o que deve ser feito precisa estar muito claro para os empreendedores.
Veja no texto a seguir algumas formas de expandir empresarialmente.
Como expandir o negócio?
Uma empresa sempre precisa pensar em seu futuro. E mesmo que ela esteja exatamente no lugar em que imaginou estar, pensar em como expandir o negócio um pouco mais não é de todo ruim.
A expansão empresarial apresenta inúmeras vantagens, mas para que ela seja concluída de forma saudável, é preciso atenção em alguns pontos.
Confira quais são:
Estude bem o mercado
Uma análise de mercado bem feita evita vários imprevistos na hora de investir na expansão. Por isso, observe sempre as oportunidades e ameaças que você pode enfrentar, bem como quais são as forças e fraquezas da sua empresa.
Dessa maneira, fica muito mais fácil de você saber para onde tem que ir e de que jeito você vai chegar até lá.
Invista em marketing digital
Todo estabelecimento precisa de um bom marketing. Afinal, é com essa estratégia que as pessoas saberão quais são as novidades da sua marca.
Tenha sempre em mente a premissa de que para ser lembrado é preciso ser visto.
Busque inovação
A inovação é peça-chave de qualquer empreendimento. Quando se tem novidades, clientes novos surgem e passam a olhar sua empresa de maneira diferente.
Pense no produto que você vende
Se você está pensando em expandir por meio de novos produtos, atente-se ao fato de que ele precisa ser divulgado adequadamente e com o maior número de detalhes possíveis – principalmente se você for atuar no online.
Isso é muito importante porque, quando se compra algo de forma virtual, perde-se a interação física com o produto. Portanto, trabalhe sempre com honestidade e especifique todas as características e funcionalidades daquele item ao cliente.
Faça testes
Quando um novo negócio é lançado, analisar o seu desempenho torna-se imprescindível. É apenas com testes que você vai ter noção de que se o que você faz está dando certo ou não – e, caso não esteja, veja o que e onde você pode melhorar e continue tentando.
Aposte em parcerias com marketplaces
Os marketplaces funcionam como um grande shopping center – só que no virtual. Lojas como Submarino, Mercado Livre e Americanas podem te ajudar a captar mais pessoas na hora de vender seus produtos. Só não se esqueça de que, nesses ambientes, o seu preço precisa ser competitivo com os demais.
Crie a sua identidade visual
Entende-se por identidade visual a cara que sua marca tem, tanto no on quanto no offline. Logo, saber se posicionar como uma coisa única e sólida no meio de tantas empresas é muito importante, porque, assim, as pessoas saberão sem qualquer dúvida de quem é aquela mensagem.
Especifique seu nicho
Todo negócio precisa de um nicho para se posicionar. Por exemplo: se seu negócio é um restaurante, você precisa saber quais tipos de comida ele vai servir.
Após decidir o seu nicho de atuação, seu trabalho é explorá-lo, descobrindo novas maneiras de expandir o seu negócio dentro dele.
Diversifique os canais de venda
Já passou da época em que as empresas possuíam apenas um espaço para vender seus produtos. Hoje, mesmo a venda sendo online, ela pode ser efetuada em diferentes canais, como WhatsApp, e-commerce, redes sociais, etc.
Verifique onde o seu público está e invista no espaço.
Aumente o mix de produtos
Quando a sua marca já possui um número determinado de produtos para ser comercializado, é normal não querer aumentá-lo. Contudo, ao pensar em expansão empresarial, é inevitável que esse mix de produtos se expanda também.
Imagine que você tem uma loja de roupas para bebês. Ao expandi-la, por que não trabalhar, também, com roupas de banho e cama para bebês?
Perceba que seu nicho não foi modificado, apenas o mix de produtos é que aumentou.
Escolha um modelo de expansão
Não ache que existe só um jeito de expandir um negócio. Na verdade, para que sua empresa tenha a expansão correta, é preciso saber qual modelo você irá seguir.
Conheça as opções:
- Filial: uma das primeiras opções que vem à mente de todo empreendedor, as filiais são lojas a mais da sua empresa. Porém, só se deve escolher esse modelo se seu negócio tem crescido com constância e se tem um lucro consistente.
- Sistema de franquia: se você tem uma marca consolidada, há a opção de criar um sistema de franquias para ela. Dessa forma, o custo de investimento será do investidor e não seu.
- Licenciamento do produto: tem um produto bacana e diferenciado? Que tal licenciá-lo para que a fabricação aconteça em vários locais? Essa é uma forma de aumentar o seu lucro.
- Adquirir uma empresa: comprar ou se fundir com outra empresa pode ser uma ótima maneira de se expandir no mercado e alcançar um novo público.
- Montar uma loja virtual: ainda existem inúmeras empresas que não estão no digital e esse é um jeito bem pertinente de expandir seu negócio também.
Conte com uma plataforma especializada em vendas online
O e-commerce se transformou em um grande aliado de diferentes empresas, pois consegue aumentar a quantidade de vendas sem ter que abrir, de fato, um novo espaço físico.
Apresentando um bom custo-benefício, abrir uma loja online traz diversas vantagens, mas para que todas elas possam ser aproveitadas, contar com uma plataforma especializada no serviço é essencial, pois, assim, você evita gastos com manutenção e mantém sua loja sempre disponível para os clientes.
O que é expansão empresarial?
Como o termo já sugere, expansão é o que acontece quando uma empresa chega ao seu tamanho máximo e busca novas maneiras de obter lucros.
A expansão empresarial visa aumentar ainda mais um estabelecimento. Todas as opções que envolvem a expansão possuem um objetivo em comum: angariar novos clientes para que o negócio seja mais rentável.
Um dos grandes motivos para uma empresa querer expandir para novos horizontes é o aumento de sua visibilidade, bem como a diferenciação perante os concorrentes. Mas tudo isso só é atingido quando um bom planejamento é feito, onde é possível observar as etapas e saber exatamente o que precisa ser feito em cada uma delas.
Quando expandir o negócio?
A expansão de um negócio pode acontecer de diferentes formas. No entanto, não existe um momento específico para que alguém resolva seguir com ela.
Na realidade, cada estabelecimento precisa saber muito bem sobre o que está acontecendo para que uma decisão tão importante seja tomada. Nessa linha, algumas questões precisam ser observadas quando o assunto é como expandir o negócio:
- Visão de mercado;
- Saber como se adaptar à atualidade;
- Conhecer o diferencial do negócio;
- Planejamento financeiro;
- Prezar muito mais pelo racional do que pelo emocional.
Ao dosar tudo isso, a expansão se dará de um jeito natural e na hora certa.
Quais os desafios no momento da expansão?
Alguns acontecimentos são inesperados, o que faz com que todo um planejamento tenha que ser revisto ou adiado. Diante disso, é fundamental que o empresário saiba se adaptar às adversidades, perguntando-se, inclusive, se aquele é o melhor momento para a expansão.
Caso um negócio expanda em meio a uma situação delicada, alguns desafios podem surgir, como:
- Carência de mão de obra;
- Não prezar pela qualidade do produto ou serviço;
- Não conseguir arcar com os preços baixos que foram prometidos anteriormente;
- Lidar com legislações tributárias diferentes das de antes.
Quais as consequências de não pensar em expandir?
O mercado é composto por muitas empresas – e, muitas delas, atuam no mesmo nicho que o seu.
Portanto, se você não pensar em expandir a sua empresa, algum concorrente vai ter essa ideia e colocá-la em ação antes. E aí, você pode não só perder posição dentro do mercado, mas também possíveis clientes.
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