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Marketing

Como criar um blog: o seu guia completo sobre o tema!

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de como criar um blog

Para criar um blog é necessário se atentar para alguns detalhes, como o domínio, hospedagem e a plataforma. Além disso, é essencial se planejar para criar os conteúdos. Veja um tutorial completo para saber como fazer seu site e começar a postar!

Se você está planejando começar um novo negócio e quer trazer mais visibilidade para a sua marca, vale a pena aprender como criar um blog.

Afinal, esta é uma das ferramentas mais acessíveis e eficientes para quem quer ter um empreendimento de sucesso, responsável por tornar a sua marca uma autoridade, aproximar seu público e construir uma estratégia que ajuda seus clientes durante a jornada de compra.

Além disso, com a popularização da internet e a migração dos consumidores para o ambiente online, ter um canal de conteúdos deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito para os comércios virtuais.

Por isso, se você já sabe como criar um site e-commerce para vender seus produtos na internet, o próximo passo é dar vida ao seu espaço de criação e compartilhamento de posts.

Pensando nisso, preparamos um tutorial especial com tudo que você precisa saber para ter seu espaço personalizado de conteúdos e montar a melhor estratégia para o seu negócio. Continue acompanhando!

Qual a função do blog em estratégias de Marketing digital?

Aprender como criar um blog é fundamental para ter uma estratégia completa de marketing digital, uma vez que esse canal serve como gerador de autoridade, visibilidade e otimizador de vendas.

Com um espaço para criar e compartilhar conteúdos, você poderá se conectar melhor com o público por meio da internet.

Além disso, também permite que você apareça no Google, ficando mais próximo da sua audiência de forma orgânica.

Com um conteúdo de qualidade, é possível transmitir informações úteis para seus clientes, oferecendo mais do que apenas produtos, mas sim um aprendizado de valor. Todas essas ações auxiliam no processo de vendas, conquistando mais clientes e aprimorando os canais de contato que eles terão com você.

Ainda, vale a pena reforçar que aprender como criar um blog também permite que você tenha resultados permanentes. Afinal, mesmo se deixar de trabalhar com essa ferramenta, enquanto manter seu site ativo, os posts ainda estarão visíveis e gerando conversões.

Trata-se de um canal estratégico simples, acessível e que consolida a sua marca no mercado digital.

Por que criar um blog?

Além do caráter estratégico desse recurso, o blog também pode aumentar a visibilidade do seu negócio, com um custo-benefício atrativo e que pode, inclusive, gerar renda.

As etapas de criação desse canal são simples, e com baixo custo, comparadas a outras ferramentas de vendas. Inclusive, diversas empresas oferecem domínios gratuitos para quem está começando.

Enquanto isso, os blogs também complementam a imagem do seu negócio, oferecendo algo de valor para os clientes, e não apenas se concentrando em produtos. Isso é essencial para construir uma marca forte e de sucesso.

Ainda, vale a pena reforçar que um blog é um dos meios ideais para divulgar diferentes estratégias, sem se prender apenas no convencional.

Com um site bem-estruturado, existe até mesmo a possibilidade de gerar renda por meio de anúncios, banners e parcerias. Afinal, além de ser um recurso estratégico para o seu negócio online, ele também pode ser um meio de complementar o faturamento.

Como criar um blog de sucesso?

As etapas para criar um blog são simples, mas existe uma série de detalhes que precisam ser definidos previamente antes de seguir para evitar imprevistos e futuros problemas. 

Para tornar esse processo mais simples, separamos um passo a passo com tudo que você precisa considerar para criar o blog do seu negócio. Confira:

1. Escolha o segmento do seu blog

Antes de mais nada, é fundamental iniciar um planejamento a partir do segmento que você irá atuar. Isso significa escolher o nicho do seu blog.

Mesmo que ele esteja relacionado com o seu negócio, é preciso decidir sobre quais assuntos ele falará. 

Dessa forma, não apenas será mais simples construir esse canal, como você terá mais facilidade na elaboração das estratégias e dos conteúdos.

Por exemplo, se você vende produtos de maquiagem, pode ter um blog com tutoriais para iniciantes, ou falando sobre marcas e diferentes produtos lançados no mercado.

Ambos falam sobre o mesmo assunto, mas com direcionamentos diferentes, agilizando a construção da estratégia, com um foco mais específico para atingir o público. Por esse motivo, defina seu segmento antes de avaliar outras questões técnicas.

2. Escolha qual hospedagem, saiba mais sobre elas:

Com o segmento escolhido, é hora de decidir a hospedagem do seu blog. Esse recurso é o que permite a visibilidade do seu site na internet.

Afinal, os conteúdos precisam ficar em algum lugar para serem acessados por outros usuários. Esse local é o que hospeda as publicações.

Existem algumas opções para escolher, e muitos iniciantes, que não sabem como criar um blog, podem ter dúvidas sobre qual o mais indicado. Nesse caso, veja mais detalhes sobre os principais antes de decidir:

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é uma das opções mais acessíveis, indicada para quem está lançando seu primeiro site.

Ela utiliza um servidor dividido com outras pessoas, e reserva um espaço para o seu blog e as respectivas publicações. Por conta disso, é mais barato contratar em um primeiro momento.

A ferramenta é otimizada e monitorada assim como as outras opções, mas pode ser mais limitada, além de dividir os recursos com outros sites que fazem parte do servidor.

Hospedagem na nuvem

Enquanto isso, a hospedagem na nuvem, ou Cloud, como pode ser conhecida, atende a projetos maiores, geralmente voltadas para grandes empresas, mas com ferramentas igualmente simples.

A plataforma costuma ser mais ampla e menos limitada, por ficar na rede, e não precisar de servidores físicos. 

Os recursos são completamente voltados para o seu negócio, com soluções personalizadas, o que pode torná-lo um pouco mais caro do que as outras opções.

Hospedagem VPS

Ainda, vale a pena falar da hospedagem VPS, sigla para virtual private server (servidor virtual privado). Essa solução é a que traz mais liberdade e autonomia para o seu blog. Isso porque ela é reservada exclusivamente para as suas publicações, sem dividir recursos com ninguém.

No entanto, pode ser mais complexo de mexer, por conta do gerenciamento profissional. Para quem busca um blog mais simples, outras alternativas podem ser fáceis.

Contudo, para quem preza pela segurança e exclusividade, essa hospedagem pode ser a mais indicada, desde que tenha conhecimento técnico para administrar os posts corretamente.

3. Definiu a hospedagem? Agora, registre um domínio

Com a hospedagem definida, é hora de escolher o seu domínio. Em outras palavras, o endereço do seu site. Essa é uma das partes mais importantes de como criar um blog, pois é essa informação que irá permitir aos seus clientes chegar até o seu conteúdo.

Imagine que seu site é uma casa, e seus clientes são as visitas. No entanto, para eles chegarem até você, precisam do nome da rua. Isso é o seu domínio.

Geralmente, as pessoas utilizam o mesmo nome da empresa, mas pode ser que essa designação já tenha sido escolhida. Nesse caso, lembre-se de conferir se a sua ideia está livre para registro. Essa pesquisa pode ser feita de maneira gratuita pelo Registro.Br.

Após confirmar a disponibilidade, procure cadastrar o domínio em nome do seu CNPJ. Diversas companhias de hospedagem oferecem esse serviço para os clientes. Mas, se preferir, pode escolher o site de sua preferência.

Seu endereço também irá derivar as outras URLs de posts, páginas e seções. Por isso, escolha de forma estratégica.

4. Escolha a plataforma para o blog

Uma vez que você definiu todos os itens técnicos, o próximo passo de como criar um blog é escolher a plataforma.

Essa ferramenta é o que dará vida a estrutura do seu site, permitindo que você administre, crie e compartilhe seus posts na internet.

Na teoria, ela é conhecida como CMS, sigla para Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português.

Esse programa cria as páginas, gera os links e permite que seu conteúdo seja navegável para os usuários. Além disso, todo o monitoramento de resultados e comentários, por exemplo, é feito por meio dessa plataforma.

Existem vários nomes populares no mercado, e vale a pena conhecer alguns deles antes de escolher qual você irá aderir.

Lembre-se de escolher uma opção que seja compatível com outros sistemas, para tornar seu trabalho mais simples.

5. Instale e configure seu blog

Com todos os detalhes definidos, chegou o momento de instalar seu site. No passo a passo de como criar um blog, esta é uma das últimas etapas.

Isso porque é preciso ter cada componente escolhido antes de configurar a plataforma, para inserir o domínio, hospedar os conteúdos e abrir sua conta para gerenciamento.

Assim, procure realizar a instalação apenas depois de cuidar das outras etapas, como o registro do endereço.

No entanto, uma vez que está tudo definido, é simples realizar a configuração inicial, uma vez que a plataforma indica quais os dados exigidos para começar a postar.

Iniciantes podem ter dificuldades com a interface de um CRM, por conta do número de recursos. Entretanto, a primeira instalação, que permite o acesso do seu usuário, é rápida de ser feita.

Posteriormente, você deve escolher alguns outros detalhes, como o template do seu blog, que inclui fontes, cores e padrões. Além disso, poderá colocar banners, definir o menu e se terá conexão com as suas redes sociais, por exemplo.

Se quiser simplificar essa etapa, pode contratar uma plataforma especializada, como a Bagy, que além de publicar sua loja virtual, também possui integração com o blog e facilita a administração.

Ainda, esse trabalho costuma levar tempo, pois você sempre poderá personalizar e modificar sua estrutura quando desejar.

Para começar a postar, é preciso instalar a plataforma no seu dispositivo, e também realizar o login online, para integrar todas as funções web e desktop.

6. Faça uma campanha de pré-lançamento do blog:

Finalmente, você aprendeu como criar um blog e agora está pronto para começar a postar! Nesse caso, procure fazer uma campanha de pré-lançamento.

Afinal, você quer que seus clientes encontrem seus conteúdos, e, para isso, precisa fazer com que eles saibam desse canal.

Para isso, utilize suas plataformas convencionais de vendas, como redes sociais ou aplicativos de mensagem. Se você tem uma loja no Instagram, faça um post avisando sobre o lançamento do blog e insira o link na sua bio.

Dessa forma, todos os seguidores e futuros clientes saberão como chegar no seu portal, de maneira mais simples e conectada.

Ainda, vale a pena publicar algumas campanhas para movimentar o acesso e instigar os usuários, gerando mais visitas para seu novo blog.

Além disso, existem outros preparativos importantes, como:

7. Planeje a produção de conteúdo do blog

Não basta apenas aprender como criar um blog, é preciso ter um planejamento concreto da sua produção.

É fundamental que seu canal de conteúdos receba postagens periódicas, para ele se movimentar e ter uma boa visibilidade online.

Outro fator importante é que um calendário de produção bem organizado também evita que seu site fique sem novas publicações, o que prejudica os resultados.

Por isso, junto com a inauguração do seu blog, busque ter um plano de produções, para não se perder nem deixar de postar.

Comece a produzir e publicar conteúdo

Com o planejamento pronto, outra etapa importante é a produção, efetiva, dos conteúdos. Isso significa colocar a mão na massa e publicar seus posts.

Ao inaugurar seu novo canal, é recomendável que já tenha alguns posts disponíveis, para os clientes encontrarem as informações que buscam logo no primeiro momento.

No dia a dia, procure seguir seu calendário, para tornar o gerenciamento de conteúdos mais simples e assertivo.

Além disso, não deixe de publicar coisas diferentes, e não apenas textos padronizados. Pense em estratégias de marketing diversas, com posts de tamanhos diferentes, uso de imagens e assuntos que sejam relevantes.

Dessa forma, seu blog terá mais chances de ser um sucesso, contribuindo para a consolidação do seu negócio.

Como gerar resultados no blog?

Depois de aprender como criar um blog e quais as etapas mais importantes, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como gerar resultados, de fato, no seu canal.

Nesse caso, existem algumas estratégias fundamentais que devem fazer parte da sua abordagem. Confira as principais:

Aprenda o básico de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos de pesquisa e rankeiam as páginas com base nas palavras-chave.

Quando seu cliente procura alguma coisa no Google, ele irá encontrar vários resultados parecidos com seu blog.

Nesse caso, as páginas com a melhor otimização tem mais chances de chegar no topo das páginas de resultado, o que é o seu objetivo, para ter visibilidade e atrair os usuários.

Para alcançar essa posição, é fundamental saber o básico de SEO, como ele funciona e o que é preciso para que sua página seja bem avaliada pelos buscadores.

As principais práticas incluem conteúdos de qualidade, que não sejam plagiados, e tenham vários elementos pertinentes, com imagens e links. Além disso, usar estratégias técnicas, que as plataformas disponibilizam, também podem ajudar.

Assim, se você quer ter um canal bem posicionado, precisa aprender mais sobre SEO.

Faça pesquisa de palavras-chave

Esse elemento está diretamente ligado com o SEO, pois é por meio das palavras-chave que os seus clientes irão encontrar seu blog.

Ou seja, você também deve fazer uma pesquisa detalhada para entender o que o público está procurando na internet.

Dessa forma, você poderá construir conteúdos estratégicos para atender ao que as pessoas querem saber.

Além disso, não basta criar posts com palavras-chave genéricas, pois a concorrência é maior e seu blog pode não se posicionar bem. Nesse caso, uma pesquisa completa te ajuda a entender as dores do seu leitor e, com isso, atendê-las da melhor forma possível.

Analise seus concorrentes

Depois de aprender como criar um blog, você estará concorrendo diretamente com outros portais de conteúdos, que podem ter mais tempo e mais postagens online.

Assim, para saber como se destacar e conseguir visualizações, é essencial analisar o que seus concorrentes estão publicando.

Por isso, acesse outros portais e veja como os conteúdos deles são elaborados. Isso irá permitir que você tenha uma visão mais estratégica de como planejar seus próprios conteúdos.

Ainda, é essencial oferecer ao cliente o que ele ainda não encontrou. Conhecer os blogs que competem contra você é a principal forma de fazer isso.

Produza conteúdos de forma estratégica

Enquanto isso, saber como criar um blog não depende apenas de ter uma estrutura ou fazer publicações recorrentes, mas oferecer um conteúdo que seja estratégico.

O seu objetivo é consolidar sua marca, e, para isso, tudo que você compartilha deve estar diretamente ligado com o seu produto e as metas do seu negócio.

Se você quer aumentar as vendas de determinada mercadoria, precisa criar campanhas de conteúdo focadas nisso. Por exemplo, se quer atrair mais clientes para vender um batom, pode pensar em posts como:

  • Formas de passar batom;
  • Tendências de batom;
  • Por que usar batom na sua maquiagem?

Essas sugestões de conteúdos não são apenas para postar no seu blog, mas uma forma de atrair o leitor para a venda.

Produzir campanhas com esse tipo de estratégia é essencial para usar seu blog da maneira certa.

Promova seu blog e faça seu público crescer

Se você quer aprender como criar um blog de sucesso, precisa fazer seu público crescer.

Um portal iniciante pode ter um menor número de visualizações, mas é importante fazer isso mudar com as ações corretas.

Isso inclui promover seus conteúdos para o público e ter mais visibilidade online, por meio de práticas de SEO e estruturas alinhadas com os buscadores.

Dessa forma, o usuário irá encontrar o seu portal como referência do que ele está buscando.

Além disso, lembre-se de fazer campanhas para divulgar seu trabalho nos canais que seus clientes mais usam, como redes sociais ou outros aplicativos.

É importante chegar onde eles estão, especialmente para atrair mais usuários e promover mais conversões para o seu negócio.

Se for o caso, considere diferentes tipos de tráfegos, orgânicos ou pagos, para impulsionar suas visualizações.

Monetize seu conteúdo

Uma forma de divulgar seu blog e fazer com que mais pessoas saibam sobre ele é monetizar seus conteúdos por meio de publicidades e parcerias.

Diversas ferramentas do Google, por exemplo, permitem incluir banners e anúncios pagos no seu blog, gerando pagamentos por cliques.

Além disso, campanhas com outras empresas podem gerar conteúdos promocionais, que geram um rendimento, falando sobre o serviço de um parceiro, por exemplo.

Enquanto você alimenta seu blog com conteúdos, também estará monetizando suas criações, obtendo mais vantagens e gerando maior visibilidade para seu site.

Profissionalize o seu negócio

Aposte nas redes sociais

Por fim, para saber como criar um blog estratégico e consolidar sua marca na internet, é fundamental apostar nas redes sociais.

Muitas empresas começam suas divulgações nesses portais, por conta do alcance e da presença do seu público.

Nesse caso, usar essas ferramentas para aumentar as visualizações do seu blog é uma estratégia interessante, e vale a pena considerá-la.

Ao criar um novo conteúdo, divulgue na sua loja no Instagram ou em uma publicação no Facebook. Faça posts interativos, que possam ser compartilhados, e use ambos os canais para complementar a experiência do leitor.

Dessa forma, além de melhorar sua visibilidade, também irá construir uma rede de acessos mais ampla e estratégica.

Muitas pessoas acreditam que aprender como criar um blog é complicado, mas as etapas principais são simples, e acessíveis para iniciantes.

Basta saber o que é necessário para iniciar suas postagens, e decidir os detalhes mais importantes para configurar seu site.

Depois de alinhar o mais importante, é só começar a publicar e acompanhar seus resultados. Para isso, não deixe de contratar uma plataforma especializada, com as ferramentas que você precisa para ter um blog estratégico.

Venha conhecer as soluções da Bagy em nosso site e veja como é simples ter sua própria loja virtual integrada com um canal de conteúdo para aumentar as vendas na internet!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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