Como conhecer o cliente? Fazer pesquisas, estipular perguntas estratégicas, manter a base de dados atualizada são estratégias que te ajudam a chegar nas pessoas com perfil ideal para consumir seus produtos e serviços.
Como conhecer o cliente para criar uma campanha de vendas que seja a cara dele, pode ser uma tarefa difícil se olharmos de uma forma abrangente, mas com as dicas que vamos te passar aqui, você vai ver que é possível fazer um bom trabalho.
Vira e mexe você quer fazer uma promoção ou uma ação de vendas, e dar uma levantada na visibilidade da sua marca e não sabe escolher o público que vai receber os anúncios criados pela equipe de marketing, não é verdade?
Para que as pessoas certas recebam as suas ofertas, você precisa saber quem são os seus clientes e quais são as suas necessidades.
Como conhecer o cliente e as suas necessidades era um desafio para você e para sua empresa até você ler esse post. É isso mesmo, você não enlouqueceu! Continue lendo e fique expert no assunto!
Qual é a importância de conhecer quem é o seu cliente?
Quando você vê a campanha de marketing de uma empresa que as pessoas olham e os olhos brilham, você sabe que a campanha está super dando certo, isso se chama Marketing de atração.
A importância de conhecer o cliente é exatamente essa, fazer a sua campanha chegar para as pessoas certas, que são aquelas que têm o perfil de consumidor do seu produto e tem a necessidade em adquiri-lo.
Quando você conhece o seu cliente e as suas necessidades, a sua empresa investe nos produtos certos e não joga dinheiro fora com o que não vai dar certo para as vendas.
Melhorar o atendimento, comunicação e relacionamento
Conhecendo os seus clientes, é possível melhorar o atendimento, a comunicação entre a empresa e ele, e consequentemente o relacionamento, que será estreito, evitando assim que ele vá ao concorrente em algum momento.
Como identificar e segmentar clientes
Na rede social da empresa é possível criar formulários com perguntas que vão auxiliar a empresa a identificar em qual fase do funil estão os seguidores da sua loja.
Perguntas personalizadas nos stories do Instagram da empresa ajudam a empresa a segmentar os seus clientes entre os que não conhecem a marca, os que conhecem, as que se interessam em comprar e os que já compram.
Dessa forma, a empresa consegue focar em cada cliente como único nas campanhas de vendas, anúncios e nos envios de e-mails marketing.
Fidelizar clientes
Quanto mais a sua empresa conhece o cliente, mais vocês criam conexões. Isso quer dizer que quando ele pensar em comprar algo que a sua empresa oferece, logo ele vai pensar em você.
E antes de fidelizar o cliente, você precisa saber quem ele é e quais são as suas necessidades. Veja o exemplo!
Uma empresa especializada em enxovais para bebê precisa segmentar os seus anúncios para gestantes e pais com bebês que acabaram de nascer.
Assim, você conseguirá fazer uma personalização do atendimento, pois vai saber o sexo do bebê, qual paleta de cores pretendem usar no quarto, nome e tudo mais que esteja ligado aquela família.
O diferencial competitivo que você precisa está aí, você conheceu o cliente, está oferecendo um atendimento personalizado a ele, isso quer dizer que você está fidelizando o cliente porque conhece ele e faz de tudo para resolver as suas necessidades.
Dicas para conhecer o cliente
Como falamos acima, é necessário fazer pesquisas para conhecer o cliente, mas além desta forma, digamos, burocrática de conhecer o cliente através de respostas que ele mesmo lhe dá, é importante a empresa prestar atenção às individualidades de cada um.
Preste atenção nessas dicas que trouxemos para te orientar a como conhecer o cliente e suas necessidades.
Faça uma pesquisa
Na hora de conhecer um cliente, algumas informações são fundamentalmente importantes, tais como: nome do cliente, nome social (se for o caso de pessoas que trocaram de nome), sexo, idade, interesses, morador de qual cidade ou região e profissão.
Manter uma relação com o cliente que você conhece é uma via de mão dupla no mercado, principalmente em tempos de crise em que estamos vivendo, onde tais condutas podem gerar novas oportunidades de negócios.
Estipule perguntas estratégicas e anote suas respostas
Seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou Instagram, faça perguntas aos seus clientes que possam gerar respostas estratégicas para que você o conheça cada vez mais.
Questione sobre o que ele achou da loja e do atendimento, se encontrou o que estava a procura, qual a opinião sobre a qualidade do produto/serviço, e se está compatível com o custo benefício.
Perguntas como estas vão ajudar você a ter uma relação próxima ao seu cliente, porque faz com que ele se sinta importante.
Atualize constantemente sua base de dados
Se a sua empresa atua a bastante tempo no mercado, é importante dar uma boa revisada na sua base de dados, lá onde estão os cadastros dos clientes e o seu histórico de compras.
Entrar em contato para atualizar, vai fazê-los ter vontade de comprar novamente, talvez relembrar a sua existência para alguns clientes que se perderam pelo caminho.
Se a sua empresa é nova, nunca deixe de atualizar constantemente a sua base de dados, pois através dela você saberá o que mais vende na loja e pode fazer compras de mercadorias com a certeza de que seus clientes vão consumir.
Conheça o seus concorrentes
Podemos afirmar que existe alguma outra empresa próxima a você que oferece os mesmos tipos de serviços e produtos, não é verdade?
É muito importante que você conheça quem são seus concorrentes. Muitas vezes eles nem estão na mesma rua, bairro ou cidade.
Com a chegada da internet e o crescimento dos e-commerces, dependendo do seu ramo de atividade, o seu concorrente pode estar a milhares de km de distância de você e mesmo assim, pode vender mais do que a sua empresa na sua cidade.
Por isso é importante saber quem são de fato os seus concorrentes, quais preços eles praticam e se a qualidade dos produtos são as mesmas que dos seus.
Um cliente que opta em comprar no concorrente ao invés de comprar com você, pode ter alguma característica que somente eles estão percebendo, por isso a importância de estar atento aos detalhes do cliente desde que ele ainda seja lead.
Segmente os clientes
Entenda que a importância de segmentar os seus clientes vai trazer maiores possibilidades de vendas, pois, a estratégia de vendas com cada um deles será diferente.
Clientes antigos já tem um histórico de compras, e você já conhece o seu estilo e necessidade.
As pessoas que estão se tornando clientes, estão numa fase de conhecimento da empresa, então você pode enviar informações que farão eles confiar na empresa, como depoimentos de clientes mais antigos.
Há uma ampla variedade de clientes, e a sua empresa pode segmentá-los em grupos menores com características parecidas para dar um atendimento mais personalizado, de acordo com seu histórico.
Análise das redes sociais
É de suma importância o monitoramento das redes sociais da empresa. Algumas dicas para você conhecer o seu cliente através das redes sociais:
- Crie enquetes que eles possam responder com suas próprias palavras, assuntos relacionados aos seus gostos referente ao produto que a sua empresa oferece.
- Seja presente nas redes sociais dos seus clientes, participe das enquetes, comente nas fotos e vídeos deles;
- Tenha uma relação amistosa com seus clientes, criando conteúdos em que eles se identifiquem com a empresa e seus produtos.
Facilite a comunicação
Algumas regras devem ser cumpridas quanto a comunicação com o cliente para que a empresa não perca vendas.
A comunicação com o cliente deve ser facilitada. E uma das diversas formas, é manter o link para comunicação através do WhatsApp atualizado na bio do Instagram da loja.
Além disso, se você tem uma página de vendas no Facebook também deve dar atenção em até no máximo 24 horas aos que entrarem em contato por lá e pelo direct do Instagram.
Quando alguém está a procura de algum produto ou serviço, a tendência que ela não espere mais do que esse tempo por uma resposta, é altíssima, e a empresa perde aquela venda e a chance de fidelizar o cliente.
Use sistemas que empregam múltiplos canais como o omnichannel
Um sistema omnichannel é uma estratégia para juntar todos os canais de atendimento num só local, para que o cliente não sinta muita diferença entre o atendimento online e offline.
Uma grande opção é a criação de um catálogo de vendas online, com ele a empresa integra fotos dos produtos, formas de pagamento e os pedidos são direcionados para o WhatsApp.
A Bagy oferece de diversos planos para o seu catálogo de vendas que cabem diretamente no orçamento da sua empresa e na sua necessidade.
A sacolinha do Instagram e as páginas de marketplace também podem ser endereçadas com o link do seu catálogo de vendas online.
Como conhecer o cliente e entender as necessidades dele é um diferencial competitivo que leva a empresa a patamares mais altos, de muitas vendas, fidelização e alta lucratividade.